Stall test, teste de stall ou teste de stol
SanderoClube :: Oficina :: Tutoriais
Página 1 de 1
Stall test, teste de stall ou teste de stol
Um belo dia meu carro com 5 ocupantes com mais ou menos 300 Kg no total subindo um aclive não muito acentuado deu giros muito altos em torno dos 4.000 RPM, causando muito ronco e consumo excessivo de gasolina.
Nunca tinha acontecido isso e não aconteceu mais, por enquanto.
Preocupado, comecei a pesquisar e vi casos em que o problema era em que o câmbio automático estava patinando e afetava diretamente o conversor de torque do câmbio automático.
Descobri também que você mesmo faz um teste para saber se seu câmbio automático está com o conversor de torque com problemas.
Este teste se chama stall test e consiste em você ir de preferencia em local aberto e seguro, caso seu sistema de freio falhe ou você cometa algum erro no procedimento.
- Dê partida em seu carro e espere atingir a temperatura ideal que é 90 graus ou 2 pauzinhos no painel.
- Puxe o freio de mão total.
- Mude a posição da alavanca de P para N.
- Mude a posição da alavanca de N para D.
- Com o pé esquerdo no freio pisando firme e o direito no acelerador vá acelerando gradativamente para ver até onde vai o conta giros. O meu chegou na casa dos 2.000 RPM que é considerado dentro dos parâmetros. Se passar dos 3.000 RPM seu câmbio pode estar patinando e com problemas no conversor de torque.
Vou no mecânico esta semana para fazer uma revisão de 40.000 e ver com ele o que aconteceu com meu carro que um dia ficou sem potência.
Espero ter ajudado.
Nunca tinha acontecido isso e não aconteceu mais, por enquanto.
Preocupado, comecei a pesquisar e vi casos em que o problema era em que o câmbio automático estava patinando e afetava diretamente o conversor de torque do câmbio automático.
Descobri também que você mesmo faz um teste para saber se seu câmbio automático está com o conversor de torque com problemas.
Este teste se chama stall test e consiste em você ir de preferencia em local aberto e seguro, caso seu sistema de freio falhe ou você cometa algum erro no procedimento.
- Dê partida em seu carro e espere atingir a temperatura ideal que é 90 graus ou 2 pauzinhos no painel.
- Puxe o freio de mão total.
- Mude a posição da alavanca de P para N.
- Mude a posição da alavanca de N para D.
- Com o pé esquerdo no freio pisando firme e o direito no acelerador vá acelerando gradativamente para ver até onde vai o conta giros. O meu chegou na casa dos 2.000 RPM que é considerado dentro dos parâmetros. Se passar dos 3.000 RPM seu câmbio pode estar patinando e com problemas no conversor de torque.
Vou no mecânico esta semana para fazer uma revisão de 40.000 e ver com ele o que aconteceu com meu carro que um dia ficou sem potência.
Espero ter ajudado.
Gilmakson- Mensagens : 24
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/06/2015
Idade : 49
Cidade : Sorocaba
Tópicos semelhantes
» Full Power - Teste
» Teste de Segurança Latin NCap
» Teste de compressão e fazer o motor no RJ.
» TUTORIAL VÍDEO - Acesso ao modo de teste
» [video] Teste pós instalação do comando do Clio R.S. 182
» Teste de Segurança Latin NCap
» Teste de compressão e fazer o motor no RJ.
» TUTORIAL VÍDEO - Acesso ao modo de teste
» [video] Teste pós instalação do comando do Clio R.S. 182
SanderoClube :: Oficina :: Tutoriais
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Ter Fev 27, 2024 8:39 am por ekabruno
» Luzes do painel de comando do Ar condicionado
Qui Jan 11, 2024 7:14 pm por Paulo Pereira
» ELM327 OBD2 NÃO CONECTA ECU SANDERO STEPWAY 2013
Sáb Jun 24, 2023 2:08 pm por andersonmartins
» Desgaste prematuro da corrente de comando
Qui maio 25, 2023 4:59 pm por Ricardo Souza
» Sandero Stepway 1.6 16v automático 2013/2014 tem correia dentada?
Qui Abr 06, 2023 11:50 am por brunolima2000
» Luzes acende mas carro não dá partida
Dom Mar 26, 2023 5:27 am por castellano_br
» FALHA NA IGNIÇÃO (PARTIDA)
Dom Mar 26, 2023 5:24 am por castellano_br
» Limpeza nos dutos de Ar quente e frio
Seg Mar 20, 2023 5:34 pm por Chico_2020
» trocar filtro do ar condicionado sandero 1.0 16v
Seg Mar 20, 2023 5:32 pm por Chico_2020
» troca do filtro de cabine do sandero 1.6 2008 expression
Seg Mar 20, 2023 5:31 pm por Chico_2020