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Sandero 1.6 8v 2009 Partida/ignição falhando

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Mensagem por Malikoff Qua Fev 19, 2014 6:37 pm

Colegas, preciso da ajuda de vocês. Busquei em diversos tópicos e não encontrei uma situação parecida com o que estou vivenciando, então estou abrindo um novo tópico.

Em agosto do ano passado troquei o meu Celta 2012 em um Sandero 1.6 8v 2009. Estava querendo um carro mais confortável e potente e terminei fazendo essa troca. Na época, coloquei uma bateria nova, velas e cabos de velas. Até cerca de um mês não tive problemas com o carro. Ocorre que ele começou a não pegar ao girar a chave, o painel e demais componentes eletrônicos acendem, mas a partida não é completada. Geralmente, toda manhã tava acontecendo isso pelo menos uma vez e na segunda tentativa ele ligava. Detalhe, só abasteço com gasolina. Não coloquei etanol nenhuma vez.

Ocorre que - como toda desgraça pouca é bobagem - o problema começou a acontecer mais vezes e em momentos variados do dia, até que há uns 10 dias o carro não pegou de jeito nenhum, isso eu estava no Carrefour e tive a iniciativa de ir numa oficina que fica no estacionamento do supermercado e solicitei uma avaliação por um mecânico, que apontou que era defeito na bomba de combustível que não estava funcionando bem. Como não tenho nenhuma referência de mecânico aqui em Natal/RN e não entendo absolutamente nada de mecânica/eletrônica automotiva, não tive embasamento pra saber se o que ele estava dizendo procedia e terminei autorizando a troca da bomba - foi instalada uma Bosch-, aí morri em quase R$ 350.

Infelizmente o problema não desapareceu e o carro continuou a apresentar o mesmo defeito. Não voltei ainda na mesma oficina, por falta de tempo. Mas hoje pensei que teria que chamar o reboque, falhou pelo menos umas sete vezes até que ele pegou... Estou muito preocupado sem saber o que pode estar acontecendo com o meu carro...

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?!

Desde já agradeço a ajuda!

P.S.: Há cerca de uns três meses adquiri uma Central Multimidia de 7" da Multilaser, com diversas funções entre elas GPS e Câmera de Ré. Comprei uma moldura adaptada para esse tipo de central que vende no ML e mandei instalar. Será que essa instalação atrapalhou a eletrônica do carro e danificou alguma coisa?!

Malikoff

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Mensagem por pauloalmeida Seg Dez 28, 2015 1:18 pm

boa tarde,
estou com um problema parecido, conseguiu resolver?

pauloalmeida

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Mensagem por Malikoff Seg Dez 28, 2015 7:34 pm

pauloalmeida escreveu:boa tarde,
estou com um problema parecido, conseguiu resolver?

Prezado, vendi o carro e estou com um modelo de outra marca.

Ocorre que à época a solução que encontrei foi mudar a minha forma de dar partida, antes girava a chave quase que automaticamente quando a colocava. Descobri que precisava inserir fazer um giro curto para acender o painel, esperar uma luz em formato de círculo se apagar e só então fazer o restante do movimento para ligar o carro.

Isso tudo demora uns 5s. Depois que adotei essa prática o carro praticamente deixou de falhar.

Boa sorte! Espero que resolva o seu problema!!

Malikoff

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Mensagem por pauloalmeida Ter Dez 29, 2015 4:24 am

Valeu, é esse processo de espero eu sempre espero, até porque como o carro vem com problema a algum tempo eu prefiro fazer o processo devagar, ouço a bomba mandar o combustivel, tudo apagar do painel e aí sim dou a partida.

Valeu, obrigado.

pauloalmeida

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Mensagem por jurema Seg Abr 04, 2016 3:31 pm

Malikoff escreveu:Colegas, preciso da ajuda de vocês. Busquei em diversos tópicos e não encontrei uma situação parecida com o que estou vivenciando, então estou abrindo um novo tópico.

Em agosto do ano passado troquei o meu Celta 2012 em um Sandero 1.6 8v 2009. Estava querendo um carro mais confortável e potente e terminei fazendo essa troca. Na época, coloquei uma bateria nova, velas e cabos de velas. Até cerca de um mês não tive problemas com o carro. Ocorre que ele começou a não pegar ao girar a chave, o painel e demais componentes eletrônicos acendem, mas a partida não é completada. Geralmente, toda manhã tava acontecendo isso pelo menos uma vez e na segunda tentativa ele ligava. Detalhe, só abasteço com gasolina. Não coloquei etanol nenhuma vez.

Ocorre que - como toda desgraça pouca é bobagem - o problema começou a acontecer mais vezes e em momentos variados do dia, até que há uns 10 dias o carro não pegou de jeito nenhum, isso eu estava no Carrefour e tive a iniciativa de ir numa oficina que fica no estacionamento do supermercado e solicitei uma avaliação por um mecânico, que apontou que era defeito na bomba de combustível que não estava funcionando bem. Como não tenho nenhuma referência de mecânico aqui em Natal/RN e não entendo absolutamente nada de mecânica/eletrônica automotiva, não tive embasamento pra saber se o que ele estava dizendo procedia e terminei autorizando a troca da bomba - foi instalada uma Bosch-, aí morri em quase R$ 350.

Infelizmente o problema não desapareceu e o carro continuou a apresentar o mesmo defeito. Não voltei ainda na mesma oficina, por falta de tempo. Mas hoje pensei que teria que chamar o reboque, falhou pelo menos umas sete vezes até que ele pegou...  Estou muito preocupado sem saber o que pode estar acontecendo com o meu carro...

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?!

Desde já agradeço a ajuda!

P.S.: Há cerca de uns três meses adquiri uma Central Multimidia de 7" da Multilaser, com diversas funções entre elas GPS e Câmera de Ré. Comprei uma moldura adaptada para esse tipo de central que vende no ML e mandei instalar. Será que essa instalação atrapalhou a eletrônica do carro e danificou alguma coisa?!

Ola! Me senti na obrigação de repassar essa experiência.
No meu caso começou a apresentar essa dificuldade na partida a um mês aproximadamente. Depois não conseguia nem ligar mais, ficou parado na garagem. Liquei então para um mecanico de emergencia (Help Car) q estava noutra cidade e ele orientou assim:

"Debaixo do banco traseiro, retire a tampa plástica que protege o local da bomba da gasolina. Verifique q há uma conexao eletrica, deconecte o engate.
Em seguida, dê a partida algumas vezes. A intenção é consumir o excesso de gasolina, pois o carro está "afogado". Após esse procedimento, reconecte o cabo da bomba novamente. Dê a partida e pronto!"

Fiz esse procedimento, confesso q não estava com fé q daria certo... Mas para minha felicidade, deu certo! O carro estava afogado, provavelmente, devido à injeção eletronica não reconhecer o combustivel, q não tem um padrão constante. Portanto, estamos sujeitos a esse problema sempre. Pois nosso combustivel não é padronizado, pelo menos onde abasteço, não sei se há postos q obedecem há um padrão rígido ou se é viável nesse caso.

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Mensagem por AlexMatos Ter Out 06, 2020 9:48 am

Bom dia pessoal,

Comigo estava acontecendo que o carro só dava a partida na segunda tentativa...

O problema era no aterramento da bateria (fio preto). Foi feito um lixamento no conector que aterra na carcaça do veículo, e também colocado novo fio para reforçar o negativo da bateria.

Feito isso agora dá a partida de primeira. : )

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Mensagem por Johefer Ferraz Sex Out 09, 2020 7:41 pm

Boas a todos! Importante o relato da Jurema e do Alex, são feedbacks como esses que nos ajudam a solucionar problemas que às vezes ocorrem nos carros. A questão de aterramento da bateria é muito importante para toda a parte elétrica do carro, podendo inclusive influenciar no funcionamento da central e leitura de sensores. Já a questão do combustível infelizmente ficamos à mercê da honestidade ou da falta dela dos donos de postos. O ideal para evitar problemas com a bomba ou com a sonda lambda é abastecer sempre gasolina ou Etanol, não fazer misturas do tipo "meio a meio" ou 30 litros de gasolina e 20 de etanol. O carro foi projetado para funcionar com ambos os combustíveis ou a mistura deles em "qualquer proporção", mas na prática não é bem assim. O acerto de fábrica é baseado na gasolina (com a porcentagem oficial de etanol - 27%) ou apenas Etanol. Quando misturamos a sonda não consegue idenficar um  padrão e a queima fica prejudicada. Você não vai ter nem a potência máxima gerada pelo etanol e nem a economia gerada pela gasolina, ou seja, é tiro no pé. Vale lembrar: rodar sempre com o mesmo combustível também causa falha na sonda caso decida usar o outro combustível com o qual não abastecia o carro a muito tempo. Pode até sair do posto andando, mas corre o risco de após parar não dar mais a partida e precisar de um reboque para levar o carro a uma oficina e fazer o reparo que na maioria das vezes consiste em substituição da sonda e reset na memória de falhas da central.
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