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Freio fica com pedal duro e perde eficiência(problema aleatório)

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Freio fica com pedal duro e perde eficiência(problema aleatório) - Página 2 Empty Re: Freio fica com pedal duro e perde eficiência(problema aleatório)

Mensagem por andersonmartins Sex Out 16, 2015 8:17 am

Mas será que realmente é problema?

Se for freio ABS, você pisa mais forte e ele freia, parabéns! Seu freio ABS está funcionando corretamente.

A função dele é de fato não travar as rodas.

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Freio fica com pedal duro e perde eficiência(problema aleatório) - Página 2 Empty Re: Freio fica com pedal duro e perde eficiência(problema aleatório)

Mensagem por pvmarc Ter Nov 03, 2015 3:11 pm

Olá amigos, tudo bem? sou novo no fórum. Estou fazendo umas pesquisas a respeito do freio do Sandero e encontrei essas postagens.

O meu carro derrapa demais. é um sandero 12/13 e já estive em uma situação no ano de 2014 onde perdi os 4 pneus do meu carro devido a uma derrapagem na dutra. por pouco escapei de um acidente violento. de lá pra cá eu nunca mais confiei no freio no sandero. não lembro exatamente a velocidade em que estava mas sei que estava dentro do permitido considerando o fato de que eu nunca tinha andado naquela pista e não a conhecia.
nesse final de semana estava na pista e um cara entrou de uma vez num posto de gasolina sem entrar no trevo, e enquanto todos os carros da fila freavam, eu vinha atrás derrapando e só escapei de pegar o carro da frente porque joguei para o acostamento. estava a 110 km/h no máximo.

meu carro não tem abs.

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Freio fica com pedal duro e perde eficiência(problema aleatório) - Página 2 Empty Re: Freio fica com pedal duro e perde eficiência(problema aleatório)

Mensagem por Johefer Ferraz Qui Nov 05, 2015 9:26 am

pvmarc escreveu:Olá amigos, tudo bem? sou novo no fórum. Estou fazendo umas pesquisas a respeito do freio do Sandero e encontrei essas postagens.

O meu carro derrapa demais. é um sandero 12/13 e já estive em uma situação no ano de 2014 onde perdi os 4 pneus do meu carro devido a uma derrapagem na dutra. por pouco escapei de um acidente violento. de lá pra cá eu nunca mais confiei no freio no sandero. não lembro exatamente a velocidade em que estava mas sei que estava dentro do permitido considerando o fato de que eu nunca tinha andado naquela pista e não a conhecia.
nesse final de semana estava na pista e um cara entrou de uma vez num posto de gasolina sem entrar no trevo, e enquanto todos os carros da fila freavam, eu vinha atrás derrapando e só escapei de pegar o carro da frente porque joguei para o acostamento. estava a 110 km/h no máximo.  

meu carro não tem abs.

Todo carro sem ABS em uma frenagem de emergência como essa que você relatou tem tendência a travar as rodas e deslizar mesmo. O que é necessário fazer é frear forte no início mas depois aliviar a força no pedal se os pneus começarem a derrapar. Isso não é fácil de fazer na hora da emergência, requer treino e experiência. Já com ABS é como o nosso colega falou. Você pisa FORTE no pedal do freio e depois pisa na embreagem também. O carro vai frear sem travar e você pode até virar o volante pra corrigir a trajetória.
Se o freio do seu carro não é bom é porque tem problema. Tem de fazer uma revisão geral. Conferir disco e pastilha. Verificar se não há nenhum vazamento nos cilindros e nos frexíveis/canduítes de freio. Feito isso recomendo a substituição do fluido de freio por um de boa marca, DOT 4 ou superior se houver.

Obs: a calibragem dos pneus também influencia na qualidade da frenagem. Pneu muito cheio vai deslizar mais e derrapar com mais facilidade. Já pneus descalibrados pra menor (vazios) desequilibram o carro na hora da frenagem puxando pro lado que o pneu estiver mais vazio. Nesse último caso podem até destalonar e causar a perda de controle do veículo.
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Freio fica com pedal duro e perde eficiência(problema aleatório) - Página 2 Empty Re: Freio fica com pedal duro e perde eficiência(problema aleatório)

Mensagem por otavioafm Seg Nov 09, 2015 2:40 pm

Pessoal, tenho um LOGAN 1.0 2014/2015 e estou com problema semelhante ao relatado também. Quando estou manobrando o carro na garagem o pedal fica duro também como se o carro estivesse desligado. Por algumas vezes tive até que puxar o freio de mão pois dei ré e quando pisei no freio não atuou de forma satisfatória deixando o carro chegar praticamente na parede. Vou levar na concessionária para verificar o problema, mas isso não é funcionamento de ABS ou coisa do tipo, é problema mesmo. Tenho um Livina também e isso nunca aconteceu com o livina, e os dois possuem Freio ABS. Por enquanto tenho percebido o problema com o carro frio e em baixa velocidade, mas estou preocupado pois isso na minha opnião é muito sério. Será que mais alguem teve problema semelhante?

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Mensagem por Johefer Ferraz Ter Nov 10, 2015 9:14 am

otavioafm escreveu:Pessoal, tenho um LOGAN 1.0 2014/2015 e estou com problema semelhante ao relatado também. Quando estou manobrando o carro na garagem o pedal fica duro também como se o carro estivesse desligado. Por algumas vezes tive até que puxar o freio de mão pois dei ré e quando pisei no freio não atuou de forma satisfatória deixando o carro chegar praticamente na parede. Vou levar na concessionária para verificar o problema, mas isso não é funcionamento de ABS ou coisa do tipo, é problema mesmo. Tenho um Livina também e isso nunca aconteceu com o livina, e os dois possuem Freio ABS. Por enquanto tenho percebido o problema com o carro frio e em baixa velocidade, mas estou preocupado pois isso na minha opnião é muito sério. Será que mais alguem teve problema semelhante?

Amigo, concordo com você que o ABS não tem parte nisso. O que faz a frenagem ficar mais fácil, ou seja, o pedal ficar leve pra frear é o hidrovácuo. Ele fica instalado entre o pedal de freio e o cilindro mestre justamente para amplificar a força que fazemos no pedal e aumentar a eficiência da frenagem sem que o motorista tenha de fazer muita força pra parar o veículo. Se o hidrovácuo apresentar problema pode haver vazamento do fluido de freio, o pedal pode ficar baixo (freio mucho) ou ao contrário ficar duro, mais difícil para frear o veículo.
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Mensagem por cleiton fabio Qui Nov 12, 2015 7:21 am

Bom dia,
Alguém sabe me dizer qual a marca das pastilha de freio do novo sandero 2015?
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Mensagem por Johefer Ferraz Sex Nov 13, 2015 5:21 am

cleiton fabio escreveu:Bom dia,
Alguém sabe me dizer qual a marca das pastilha de freio do novo sandero 2015?

Amigo, nos anteriores a esse modelo (até 2014) a pastilha original é a COBREQ. O melhor é você fazer uma consulta à CSS. Liga lá e pergunta quanto fica a troca das pastilhas e qual a marca da mesma. Depois liga numa casa de peças da tua cidade e compara o preço.
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Freio fica com pedal duro e perde eficiência(problema aleatório) - Página 2 Empty Pedal de freio duro com perda de eficiência.

Mensagem por Claudinei Oliveira Sex Dez 02, 2016 10:33 am

Boa tarde pessoal. Acabo de adquirir um Stepway 13/14. Tive o mesmo o problema nos freios. As vezes deixo um colega de trabalho em uma parada de ônibus, sendo muito comum as ondas e deformações no asfalto da parada. Pela terceira vez, aconteceu de, ao estar encostando na parada por sobre as ondulações, o pedal endurecer e o veículo não frear. Na primeira vez foi um susto. Na segunda vez já estava preparado e consegui evitar o pior. Aconteceu novamente e com isso bateu a preocupação, pois minha esposa as vezes também usa o meu carro. Estou pesquisando sobre o assunto sem muito sucesso na questão. Neste fórum consegui pelo menos mais pessoas o mesmo problema. Agora sou um integrante também.
Alguém obteve solução no caso que possa ajudar? Grato.

Obs: notei que isso acontece, porque uma das rodas, neste caso a direita, fica suspensa logo que passa por uma ondulação mais alta. É quando o pedal endurece.

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Mensagem por Johefer Ferraz Sex Dez 02, 2016 7:11 pm

Claudinei Oliveira escreveu:Boa tarde pessoal. Acabo de adquirir um Stepway 13/14. Tive o mesmo o problema nos freios. As vezes deixo um colega de trabalho em uma parada de ônibus, sendo muito comum as ondas e deformações no asfalto da parada. Pela terceira vez, aconteceu de, ao estar encostando na parada por sobre as ondulações, o pedal endurecer e o veículo não frear. Na primeira vez foi um susto. Na segunda vez já estava preparado e consegui evitar o pior. Aconteceu novamente e com isso bateu a preocupação, pois minha esposa as vezes também usa o meu carro. Estou pesquisando sobre o assunto sem muito sucesso na questão. Neste fórum consegui pelo menos mais pessoas o mesmo problema. Agora sou um integrante também.
Alguém obteve solução no caso que possa ajudar? Grato.

Obs: notei que isso acontece, porque uma das rodas, neste caso a direita, fica suspensa logo que passa por uma ondulação mais alta. É quando o pedal endurece.

Diante do seu relato fiquei pensando se não esta relacionado ao ABS mas o normal seria o pedal de freio ficar vibrando em baixo do seu pé mas afundar normalmente para efetuar a frenagem. Endurecer não é normal. Isso precisa ser verificado em uma oficina mecânica. Não há outra maneira de descobrir e solucionar esse problema. Assim que for solucionando não deixe de contar aqui o que foi necessário fazer pra que outros proprietários com o mesmo problema possam se informar através da sua experiência.
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Mensagem por Claudinei Oliveira Ter Dez 06, 2016 6:37 am

Liguei para um amigo de São Paulo, mecânico especialista, e fiz uma pré-consulta sobre o que está acontecendo. Ele me explicou como fazer alguns testes para saber se o problema está no ABS ou no sistema de hidrovácuo. De qualquer forma, como o carro ainda está em garantia de 3 meses, ele me recomendou ir até a loja, explicar os acontecidos e começar pelo básico: troca do fluído. Na opinião dele não é o ABS, mas é bom esgotar todas as possibilidades.

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Mensagem por daan0094 Ter Dez 06, 2016 10:19 am

Johefer, acredito que seja pior pisar na embreagem e frear, tem que deixar o motor atuar como freio também, ou estou errado ?
Eu pelo menos, já aconteceu comigo algumas vezes de ter que frear bem em cima, meu carro não tem ABS e consigo controlar bem o carro, sem travar roda. Sempre pressiono a embreagem quando está por volta de 1000RPM

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Mensagem por Johefer Ferraz Qui Dez 08, 2016 12:43 pm

daan0094 escreveu:Johefer, acredito que seja pior pisar na embreagem e frear, tem que deixar o motor atuar como freio também, ou estou errado ?
Eu pelo menos, já aconteceu comigo algumas vezes de ter que frear bem em cima, meu carro não tem ABS e consigo controlar bem o carro, sem travar roda. Sempre pressiono a embreagem quando está por volta de 1000RPM

É exatamente isso daan. No final da frenagem, quando o carro já reduziu bastante a velocidade, tem de pisar na embreagem pro carro não apagar. Nos carros com ABS é do mesmo jeito e até consta em alguns manuais de condução.
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Mensagem por Paulo Miguel Arantes Dom maio 07, 2017 12:30 pm

Mano esse probleminha é infelizmente típico no Sandero ou Logan. Isso ocorre por causa de uma válvula que se encontra atrás, na parte de baixo do veículo onde fica o estepe.
Do meu carro essa válvula deu problema de vazamento de óleo, daí fui em uma especializada em freios aqui na minha cidade e eles me falaram que uma válvula dessa custaria mais de 800 conto, e é muito difícil encontrar, e, eles isolava ela para acabar com o vazamento.
Foi o que foi feito no meu, isolamos a válvula, não muda nada no freio, fica até melhor, e, por consequência, sumiu tb este problema...
E Melhor, gastei apenas R$ 68,00
Tente fazer isso, no meu deu resultado...

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