TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
os dois bornes totalmente desligados da bateria.
Luan Mauricio- Mensagens : 1501
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
arruma a imagem ai !! quero ver como é para fazer tbm !
fbocosta- Mensagens : 3
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Ativando o tópico só para agradecer o Antonio Bonfim... e os demais membros!
Fiz todo o processo, só que utilizei limpa contato, R$ 9,50, ao invés do CAR 80.
Tenho um Sandero Expression 1.0 16v, completo, 2010... estava extremamente fraco, lento nas retomadas e quando ligava o ar... ae ele caía a 250rpm.
Agora está SHOW!
Fiz todo o processo, só que utilizei limpa contato, R$ 9,50, ao invés do CAR 80.
Tenho um Sandero Expression 1.0 16v, completo, 2010... estava extremamente fraco, lento nas retomadas e quando ligava o ar... ae ele caía a 250rpm.
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erleynunes- Mensagens : 4
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Data de inscrição : 16/11/2015
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Cidade : Avaré
Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Muito útil e esclarecedor esse tópico. Parabéns ao Antônio Bonfim e demais membros do Clube que colaboraram. A minha grande dúvida era justamente se o carro iria fazer a leitura correta da posição da borboleta após o desligamento da bateria. Já em relação ao código do rádio vou verificar se não vem na documentação junto com o manual. Se não vier, o jeito é solicitar na Renault.
Johefer Ferraz- Mensagens : 375
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Antônio, parabéns pelo post muito bom mesmo cara, vejo que estamos no caminho certo do ideal do clube compartilhando os erros e acertos.
No meu caso o mecânico disse que teria qie trocar o corpo da borboleta, ainda não fiz o procedimento de limpeza mas pelo que li será realmente a minha solução.
Irei realizar o procedimento e posteriormente posto o resultado.
No meu caso o mecânico disse que teria qie trocar o corpo da borboleta, ainda não fiz o procedimento de limpeza mas pelo que li será realmente a minha solução.
Irei realizar o procedimento e posteriormente posto o resultado.
Robson Mendes- Mensagens : 14
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Data de inscrição : 10/08/2015
Idade : 37
Cidade : Salvador
Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Galera, realizei o procedimento e logo ao ligar percebi que o giro se manteve estável o que já é muito satisfatório, agora irei acompanhar o desempenho e o consumo e relato aqui a seguir.
Robson Mendes- Mensagens : 14
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Data de inscrição : 10/08/2015
Idade : 37
Cidade : Salvador
Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Boa tarde galera,
Fiz o procedimento, não estava muito sujo, pois, quando comprei o carro pedi para o mecânico fazer.
Segundo nosso amigo Antonio Bonfim, ele desconectou o borne negativo e conectou ao positivo, tenho uma dúvida em relação a isso.
Desconecto os dois da bateria e encosto um no outro? Ou desconecto apenas o negativo e ligo ao positivo que está conectado na bateria?
Obrigado e boa domingo a todos!
Fiz o procedimento, não estava muito sujo, pois, quando comprei o carro pedi para o mecânico fazer.
Segundo nosso amigo Antonio Bonfim, ele desconectou o borne negativo e conectou ao positivo, tenho uma dúvida em relação a isso.
Desconecto os dois da bateria e encosto um no outro? Ou desconecto apenas o negativo e ligo ao positivo que está conectado na bateria?
Obrigado e boa domingo a todos!
Phelype- Mensagens : 3
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Data de inscrição : 12/08/2014
Idade : 29
Cidade : Guarulhos
Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Johefer Ferraz escreveu:Muito útil e esclarecedor esse tópico. Parabéns ao Antônio Bonfim e demais membros do Clube que colaboraram. A minha grande dúvida era justamente se o carro iria fazer a leitura correta da posição da borboleta após o desligamento da bateria. Já em relação ao código do rádio vou verificar se não vem na documentação junto com o manual. Se não vier, o jeito é solicitar na Renault.
Alguém sabe dizer se o código do rádio vem na documentação de manual do carro? Ou só concessionária Renault faz isso? Alguém já fez, é caro?
Outra dúvida pessoal, meu sandero só marca no painel a quilometragem total e a quilometragem que andei com o tanque desde zerado pelo botão. Sei que normalmente os paineis tem botão pra marcar distância percorrida e também km/l e quanto dá pra percorrer com o que resta do tanque, mas o meu não faz isso. Zerando a central volta ao normal?
mlgborges- Mensagens : 6
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Data de inscrição : 16/02/2016
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Cidade : Piracicaba
Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
mlgborges escreveu:Johefer Ferraz escreveu:Muito útil e esclarecedor esse tópico. Parabéns ao Antônio Bonfim e demais membros do Clube que colaboraram. A minha grande dúvida era justamente se o carro iria fazer a leitura correta da posição da borboleta após o desligamento da bateria. Já em relação ao código do rádio vou verificar se não vem na documentação junto com o manual. Se não vier, o jeito é solicitar na Renault.
Alguém sabe dizer se o código do rádio vem na documentação de manual do carro? Ou só concessionária Renault faz isso? Alguém já fez, é caro?
Outra dúvida pessoal, meu sandero só marca no painel a quilometragem total e a quilometragem que andei com o tanque desde zerado pelo botão. Sei que normalmente os paineis tem botão pra marcar distância percorrida e também km/l e quanto dá pra percorrer com o que resta do tanque, mas o meu não faz isso. Zerando a central volta ao normal?
Amigo, o código do rádio do meu sandero privilege 1.6 2013/2014 veio escrito a caneta numa etiqueta na tampa da caixa de fusíveis
Dario Portillo- Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/03/2015
Idade : 55
Cidade : São José
Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
NOS NOSSOS ENCONTROS MENSAIS DO SBBAHIA.
SEMPRE FAZEMOS ESSA LIMPEZA EM NOSSOS CARROS.
SEMPRE FAZEMOS ESSA LIMPEZA EM NOSSOS CARROS.
Antonio Bonfim- Mensagens : 728
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Data de inscrição : 25/06/2012
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Cidade : Salvador
Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Antonio, para "zerar" os leitores, você une os cabos negativo e positivo da bateria. Pelo que entendi você desliga o negativo e mantem unido ao positivo por 10 segundos. Minha dúvida é se o cabo positivo está ligado a bateria, ou os dois cabos estão desligados da bateria?
Antonio Bonfim escreveu:MAIS UMA COLABORAQÇÃO IMPORTANTE:
Re: Falha ao acelerar
Mensagem por Clairton Borges em Sex Ago 09, 2013 1:36 pm
Pessoal, como já havia dito ao Carlos Marchiori, resolvi pesquisar a respeito do assunto (falha ao acelerar) e, por conta própria, tentar resolver o problema.
Bem, coincidência ou não, tal falha não tem ocorrido desde que fiz os passos a seguir:
- 1º - comprei um descarbonizante de motores, chamado CAR-80, ao custo de R$12,00 aqui na região aonde moro (só não confunda com o lubrificante W40). Acredito que qualquer outro descarbonizante que cumpra a função sirva também. Com tal produto efetuei a limpeza do corpo da borboleta (TBI). Este procedimento é bem simples, bastando aplicar o produto diretamente na peça, com o motor ligado e mantendo uma certa aceleração (2.000 a 3.000 rpm). O ideal é ter alguém que possa acelerar o motor enquanto você aplica o descarbonizante. Há diversos vídeos no youtube que mostram como proceder, é simples.
- 2º - Após feita a limpeza, desliguei o borne (cabo) NEGATIVO da bateria e uni o mesmo ao borne POSITIVO por certa de 10 segundos, efetuando, assim, um reset das leituras dos sensores do veículo, gravados na central. Teoricamente, a partir disto, a leitura dos mesmos passou a ser a leitura de fábrica, sem vícios. Nesta etapa tive o cuidado de pegar ANTES, junto a concessionária, o 'code' de meu rádio pois, ao ligar a bateria, o mesmo pediu tal código, que é ÚNICO.
- 3º - Antes de efetuar a partida, liguei a chave (parte em que acendem todas as luzes do painel) e aguardei por cerca de 2 minutos, tempo o suficiente da central fazer a leitura do censor do TBI e ajustar a abertura correta da entrada de ar, bem como dos demais sensores.
- 4º (e último) - Dei a partida no motor, SEM ACELERAR, e deixei-o assim até que a ventuinha do radiador ligasse (isto levou cerca de 20 minutos). Acredito que, com isso, a central tenha feito todas as leituras de todos os sensores e guardado em sua memória, sem 'vícios' algum.
Como disse antes, coincidência ou não, meu carro parou de "pinotear"!
Não sou especialista no assunto, muito menos mecânico ou representante de produtos destinados a este fim. O que relatei foi a forma que achei de resolver o problema, a mais sensata e não prejudicial ao veículo, sem contar a MAIS ECONÔMICA.
Testem e, por favor, postem caso tenham algum sucesso também!
Enfim, espero ter ajudado!
brunocorradi- Mensagens : 2
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Cidade : Marilia
Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
RECOMENDO, ISSO MESMO. ESSA INICIATIVA É UMA BAITA ECONOMIA
Antonio Bonfim- Mensagens : 728
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Idade : 67
Cidade : Salvador
Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Antonio Bonfim escreveu:RECOMENDO, ISSO MESMO. ESSA INICIATIVA É UMA BAITA ECONOMIA
Mas ainda ficou a dúvida: ao unir os cabos, o negativo está desligado e o positivo está ligado a bateria ou os dois estão desligados da bateria?
brunocorradi- Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/05/2017
Idade : 44
Cidade : Marilia
Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
brunocorradi escreveu:Antonio Bonfim escreveu:RECOMENDO, ISSO MESMO. ESSA INICIATIVA É UMA BAITA ECONOMIA
Mas ainda ficou a dúvida: ao unir os cabos, o negativo está desligado e o positivo está ligado a bateria ou os dois estão desligados da bateria?
tbm fiquei nessa duvida, mas como tem comentários la em cima falando que tem que desconectar os dois e unir por uns 10 segundos, então fazer assim , mas se alguém tiver a certeza comenta ai, Obrigado galera, vai ajudar muito!
Johnyson- Mensagens : 9
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Data de inscrição : 17/07/2017
Idade : 33
Cidade : Fortaleza
Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Pessoal,no tutorial abaixo informa que tem que encostar o borne negativo no positivo ligado na bateria.
irei fazer no meu quando trocar a vela e limpar o TBI.
irei fazer no meu quando trocar a vela e limpar o TBI.
Kulik- Mensagens : 1
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Data de inscrição : 16/08/2017
Idade : 33
Cidade : Curitiba
Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Tem relato por este forum ,de gente que falou q ao limpar o corpo da borboleta , a aceleração ficou oscilando. Procede isto??
divalwind- Mensagens : 718
Reputação : 8
Data de inscrição : 26/10/2012
Idade : 53
divalwind- Mensagens : 718
Reputação : 8
Data de inscrição : 26/10/2012
Idade : 53
Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Após fazer a limpeza é necessária zerar a central, quem teve oscilação zerou a central?
Marcos Boechat- Mensagens : 23
Reputação : 3
Data de inscrição : 20/01/2016
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