TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
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TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Fazendo apenas uma limpeza no TBI - corpo da borboleta, você pode evitar vários problemas como; sensor do painel acendendo constantemente, mal-mecânico diz\endo que e bico sujo, etc., inclusive de desempenho do motor pois, um circulo de carbonização ao redor da borboleta, pode causar tudo isso ou mais. Veja como: (E MUITO CUIDADO COM OS PARAFUSOS)
1 - Remova o tampão do filtro.
2 - Retire o filtro E OBSERVE SE A ENTRADA DE AR ESTA CARBONIZADA. Na foto abaixo está limpíssimo, caso contrario estaria preto.
3 - Remova a base, E AFASTE TUDO QUE PUDER PASSAR PELA ENTRADA DE AR, use um spray descabonizador CAR-80 e apliquei o produto na entrada de ar, fique acelerando e aplicando o produto. Depois limpei com um pano limpo, sem fiapos pode ser de uma camisa de malha de algodão.
OBS;. Veja também no YouTube dica do Dr. Carro.
(as fotos estão com problemas no imageshack
1 - Remova o tampão do filtro.
2 - Retire o filtro E OBSERVE SE A ENTRADA DE AR ESTA CARBONIZADA. Na foto abaixo está limpíssimo, caso contrario estaria preto.
3 - Remova a base, E AFASTE TUDO QUE PUDER PASSAR PELA ENTRADA DE AR, use um spray descabonizador CAR-80 e apliquei o produto na entrada de ar, fique acelerando e aplicando o produto. Depois limpei com um pano limpo, sem fiapos pode ser de uma camisa de malha de algodão.
OBS;. Veja também no YouTube dica do Dr. Carro.
(as fotos estão com problemas no imageshack
Última edição por mifnob56 em Seg Abr 28, 2014 8:35 am, editado 2 vez(es)
Antonio Bonfim- Mensagens : 728
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
é muito boa essa dica, pois quando o carro esta contando "ligado parado" se o tbi ta sujo ele fica tremendo e com mudanças na aceleração. é bom verificar a cada 6 meses.
paulo roberto- Mensagens : 47
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Antônio, este procedimento foi um dos procedimentos que adotei para solucionar meu problema relatado no tópico "Falha ao Acelerar" em 'Oficina' (http://forum.sanderoclube.com.br/t586-falha-ao-acelerar).
Pena que postei a solução sem olhar seu tutorial antes, senão colocaria lá o link.
Valeu!
Abraço.
Pena que postei a solução sem olhar seu tutorial antes, senão colocaria lá o link.
Valeu!
Abraço.
Clairton Borges- Mensagens : 26
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
E bom sempre que a gente for fazer alguma coisa no carro lembrar de registrar para um tutorial que pode servir de ajuda para muito membro do clube. Pena que a gente esquece, eu mesmo recentemente instalei a camera de ré do gps e não me liguei para registrar.
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A. Bonfim
Antonio Bonfim- Mensagens : 728
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
MAIS UMA COLABORAQÇÃO IMPORTANTE:
Re: Falha ao acelerar
Mensagem por Clairton Borges em Sex Ago 09, 2013 1:36 pm
Pessoal, como já havia dito ao Carlos Marchiori, resolvi pesquisar a respeito do assunto (falha ao acelerar) e, por conta própria, tentar resolver o problema.
Bem, coincidência ou não, tal falha não tem ocorrido desde que fiz os passos a seguir:
- 1º - comprei um descarbonizante de motores, chamado CAR-80, ao custo de R$12,00 aqui na região aonde moro (só não confunda com o lubrificante W40). Acredito que qualquer outro descarbonizante que cumpra a função sirva também. Com tal produto efetuei a limpeza do corpo da borboleta (TBI). Este procedimento é bem simples, bastando aplicar o produto diretamente na peça, com o motor ligado e mantendo uma certa aceleração (2.000 a 3.000 rpm). O ideal é ter alguém que possa acelerar o motor enquanto você aplica o descarbonizante. Há diversos vídeos no youtube que mostram como proceder, é simples.
- 2º - Após feita a limpeza, desliguei o borne (cabo) NEGATIVO da bateria e uni o mesmo ao borne POSITIVO por certa de 10 segundos, efetuando, assim, um reset das leituras dos sensores do veículo, gravados na central. Teoricamente, a partir disto, a leitura dos mesmos passou a ser a leitura de fábrica, sem vícios. Nesta etapa tive o cuidado de pegar ANTES, junto a concessionária, o 'code' de meu rádio pois, ao ligar a bateria, o mesmo pediu tal código, que é ÚNICO.
- 3º - Antes de efetuar a partida, liguei a chave (parte em que acendem todas as luzes do painel) e aguardei por cerca de 2 minutos, tempo o suficiente da central fazer a leitura do censor do TBI e ajustar a abertura correta da entrada de ar, bem como dos demais sensores.
- 4º (e último) - Dei a partida no motor, SEM ACELERAR, e deixei-o assim até que a ventuinha do radiador ligasse (isto levou cerca de 20 minutos). Acredito que, com isso, a central tenha feito todas as leituras de todos os sensores e guardado em sua memória, sem 'vícios' algum.
Como disse antes, coincidência ou não, meu carro parou de "pinotear"!
Não sou especialista no assunto, muito menos mecânico ou representante de produtos destinados a este fim. O que relatei foi a forma que achei de resolver o problema, a mais sensata e não prejudicial ao veículo, sem contar a MAIS ECONÔMICA.
Testem e, por favor, postem caso tenham algum sucesso também!
Enfim, espero ter ajudado!
Re: Falha ao acelerar
Mensagem por Clairton Borges em Sex Ago 09, 2013 1:36 pm
Pessoal, como já havia dito ao Carlos Marchiori, resolvi pesquisar a respeito do assunto (falha ao acelerar) e, por conta própria, tentar resolver o problema.
Bem, coincidência ou não, tal falha não tem ocorrido desde que fiz os passos a seguir:
- 1º - comprei um descarbonizante de motores, chamado CAR-80, ao custo de R$12,00 aqui na região aonde moro (só não confunda com o lubrificante W40). Acredito que qualquer outro descarbonizante que cumpra a função sirva também. Com tal produto efetuei a limpeza do corpo da borboleta (TBI). Este procedimento é bem simples, bastando aplicar o produto diretamente na peça, com o motor ligado e mantendo uma certa aceleração (2.000 a 3.000 rpm). O ideal é ter alguém que possa acelerar o motor enquanto você aplica o descarbonizante. Há diversos vídeos no youtube que mostram como proceder, é simples.
- 2º - Após feita a limpeza, desliguei o borne (cabo) NEGATIVO da bateria e uni o mesmo ao borne POSITIVO por certa de 10 segundos, efetuando, assim, um reset das leituras dos sensores do veículo, gravados na central. Teoricamente, a partir disto, a leitura dos mesmos passou a ser a leitura de fábrica, sem vícios. Nesta etapa tive o cuidado de pegar ANTES, junto a concessionária, o 'code' de meu rádio pois, ao ligar a bateria, o mesmo pediu tal código, que é ÚNICO.
- 3º - Antes de efetuar a partida, liguei a chave (parte em que acendem todas as luzes do painel) e aguardei por cerca de 2 minutos, tempo o suficiente da central fazer a leitura do censor do TBI e ajustar a abertura correta da entrada de ar, bem como dos demais sensores.
- 4º (e último) - Dei a partida no motor, SEM ACELERAR, e deixei-o assim até que a ventuinha do radiador ligasse (isto levou cerca de 20 minutos). Acredito que, com isso, a central tenha feito todas as leituras de todos os sensores e guardado em sua memória, sem 'vícios' algum.
Como disse antes, coincidência ou não, meu carro parou de "pinotear"!
Não sou especialista no assunto, muito menos mecânico ou representante de produtos destinados a este fim. O que relatei foi a forma que achei de resolver o problema, a mais sensata e não prejudicial ao veículo, sem contar a MAIS ECONÔMICA.
Testem e, por favor, postem caso tenham algum sucesso também!
Enfim, espero ter ajudado!
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Antonio Bonfim- Mensagens : 728
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Vou fazer essa limpeza no final de semana, mas um coisa é certa, o reset funciona mesmo, após o consumo melhorou muito, agora falta a limpeza e vou dar um novo reset como o colega explicou.
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Garagem -> http://forum.sanderoclube.com.br/t481-prata-etoile-2010
Danilo Olivette- Mensagens : 69
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
galerinha esse tal código que é pedido fica no radio original?
no meu carro o antigo proprietario trocou o radio original por um radio
comum jvc, eu tentando resetar a central tambem precisará do mesmo código?
no meu carro o antigo proprietario trocou o radio original por um radio
comum jvc, eu tentando resetar a central tambem precisará do mesmo código?
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Luan Mauricio- Mensagens : 1501
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Ótimas dicas.Parabens Bonfim e Clairton Borges.
marcus pimentel- Mensagens : 23
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Sabem se essa dica vale também para o motor 1.0 16v? Estou com problemas na 1º partida, sempre tenho q acelerar para pegar. Parece carro carburado kkk...
Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Caro Fernando, serve para todos os veiculos principalmente os flex.
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Antonio Bonfim- Mensagens : 728
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Boa noite otimo tuto essa dica do Antonio bomfim muito boa, mas gostaria de saber se juntar os cabos da bateria não gera nenhum curto no sistema elétrico e no meu caso que comprei um sandero expression 1.6 8v com 38000 instalei um dvd se eu fizer esse processo vou precisar dessa chave do radio como vc citou?
RAMON_BRUTAL777- Mensagens : 2
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Por experiencia própria, juntar os cabos (10 SEGUNDOS) não causa nenhuma pane ou curto no sistema.
A chave é solicitada no radio/player original do carro, no seu caso não será necessário, caso o seu dvd/player tenha esta opção será o código do fabricante.
A chave é solicitada no radio/player original do carro, no seu caso não será necessário, caso o seu dvd/player tenha esta opção será o código do fabricante.
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A. Bonfim
Antonio Bonfim- Mensagens : 728
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Bom dia.
Meu Sandero Stepway (1.6 16V) 2010 estava fraco, com baixa rotação, assim que eu ligava. Demorava alguns segundos pra ligar (abastecido no álcool) e melhorava após alguns minutos / metros percorridos.
Este problema permaneceu mesmo após a troca de velas e bateria.
Só resolveu este problema após a limpeza e ajuste do TBI (borboleta), bicos injetores e troca de filtro de combustível.
Resta saber se o consumo no álcool melhora, pois até cerca de três semanas atrás eu conseguia fazer pouco mais de 10 KM/L e, após este período, estava fazendo menos de 7 KM/L. Votarei aqui para informar.
Fiz esta manutenção ontem na mecânica Shazan, em Pirituba, Zona Norte de São Paulo, e gastei 350,00. Recomendo lá: www.shazan.com.br
Obs.: Eles disseram que a limpeza e ajuste do TBI em motores 1.6 do Sandero é bem mais cara devido à mão de obra, comparado com motor 1.0.
Meu Sandero Stepway (1.6 16V) 2010 estava fraco, com baixa rotação, assim que eu ligava. Demorava alguns segundos pra ligar (abastecido no álcool) e melhorava após alguns minutos / metros percorridos.
Este problema permaneceu mesmo após a troca de velas e bateria.
Só resolveu este problema após a limpeza e ajuste do TBI (borboleta), bicos injetores e troca de filtro de combustível.
Resta saber se o consumo no álcool melhora, pois até cerca de três semanas atrás eu conseguia fazer pouco mais de 10 KM/L e, após este período, estava fazendo menos de 7 KM/L. Votarei aqui para informar.
Fiz esta manutenção ontem na mecânica Shazan, em Pirituba, Zona Norte de São Paulo, e gastei 350,00. Recomendo lá: www.shazan.com.br
Obs.: Eles disseram que a limpeza e ajuste do TBI em motores 1.6 do Sandero é bem mais cara devido à mão de obra, comparado com motor 1.0.
andersonmartins- Mensagens : 194
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Tentarei limpar o TBI hoje, estou com problema de perda de força no carro quando ligo o ar. Já até abri um tópico http://forum.sanderoclube.com.br/t1465-carro-perde-forca-e-desliga-apos-ligar-o-ar-condicionado
Pelos relatos, creio que limpar o TBI vai ajudar muito no problema.
Sou bem leigo no assunto, sobre resetar a injeção é um procedimento de baixo risco? Sem problemas de curto ou outra coisa? Devo retirar os cabos da bateria e liga-los entre si, ou apenas inverter a ligação da bateria por 1 hora?
Pelos relatos, creio que limpar o TBI vai ajudar muito no problema.
Sou bem leigo no assunto, sobre resetar a injeção é um procedimento de baixo risco? Sem problemas de curto ou outra coisa? Devo retirar os cabos da bateria e liga-los entre si, ou apenas inverter a ligação da bateria por 1 hora?
caioprimo- Mensagens : 12
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
boa tarde:
para resetar você deverá retirar os cabos da bateria e unir as duas pontas, não inverta os cabos na bateria, eu costumo unir os dois bornes com arame após retirar da bateria e deixo passar a noite desse jeito e coloco o tapete do carro entre os cabos que eu uni e a bateria para não correr o risco de passar energia.
no meu sandero anterior eu troquei velas e cabos de velas, fiz a limpeza de tbi e resetei a central, ficou ótimo.
para resetar você deverá retirar os cabos da bateria e unir as duas pontas, não inverta os cabos na bateria, eu costumo unir os dois bornes com arame após retirar da bateria e deixo passar a noite desse jeito e coloco o tapete do carro entre os cabos que eu uni e a bateria para não correr o risco de passar energia.
no meu sandero anterior eu troquei velas e cabos de velas, fiz a limpeza de tbi e resetei a central, ficou ótimo.
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Luan Mauricio- Mensagens : 1501
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Quando comprei meu carro, stepway 1.6 16V o painel registrava apenas a média de KM/H no computador de bordo. Um amigo meu tem um logan 1.0 e falaram com ele para fazer a descarbonização utilizando este spray. Ele fez com a metade do spray e disse que era para eu fazer também. Utilizando metade do produto, o carro está ligando bem melhor e o computador de bordo voltou a funcionar todas as opções de controle.
danilogomes- Mensagens : 1
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
MUITO BOM VER QUE ESTE TÓPICO/TUTORIAL TEM AJUDADO MUITA GENTE.
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A. Bonfim
Antonio Bonfim- Mensagens : 728
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
É bom mesmo.
melhor ainda é quando os amigos que fizeram a experiencia voltam e relatam a melhoria obtida.
melhor ainda é quando os amigos que fizeram a experiencia voltam e relatam a melhoria obtida.
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Luan Mauricio- Mensagens : 1501
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Desmontar e limpar o corpo da borboleta na oficina é mais negócio que injetar spray, ou dá no mesmo? É serviço trabalhoso e caro?
divalwind- Mensagens : 706
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Galera não entendo nada de cod de radio, e quando troquei a bateria , não ví o cara tomar este cuidado, mandou apenas desligar tudo. O radio funciona normal( é original do ssandero)
divalwind- Mensagens : 706
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Alguém pode me dizer onde fica o corpo da borboleta do Sandero 1.0 16v Expression - 2012?
Preciso remover aquela tampa do motor? Alguma sugestão ou melhor forma de fazer isso?
Comprei o CAR-80 mas ainda não limpei.
Preciso remover aquela tampa do motor? Alguma sugestão ou melhor forma de fazer isso?
Comprei o CAR-80 mas ainda não limpei.
caioprimo- Mensagens : 12
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
tem que remover 1º o filtro de ar, depois com cuidado com os parafusos remove o compartimento do filtro, agora com toda a visão do tbi, realiza a limpeza conforme tutorial
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A. Bonfim
Antonio Bonfim- Mensagens : 728
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Realizei a limpeza ontem. Precisei retirar 1 parafuso do filtro de ar e o restante foi só desencaixar.
A borboleta não estava muito suja, mas mesmo assim efetuei a limpeza com o carro em aceleração utilizando CAR-80.
Estava com problema no carro com a marcha lenta oscilando e quando ligava o ar praticamente ele morria.
Na sexta meu pai havia levado o carro para colocar um rastreador do seguro e a pessoa q instalou o disse que também realizou um procedimento no ar condicionado q aparentemente estava entupido e com problemas.
Depois disso o carro ficou bom e depois que limpei o corpo da borboleta e resetei a injeção ele ficou ainda melhor.
A borboleta não estava muito suja, mas mesmo assim efetuei a limpeza com o carro em aceleração utilizando CAR-80.
Estava com problema no carro com a marcha lenta oscilando e quando ligava o ar praticamente ele morria.
Na sexta meu pai havia levado o carro para colocar um rastreador do seguro e a pessoa q instalou o disse que também realizou um procedimento no ar condicionado q aparentemente estava entupido e com problemas.
Depois disso o carro ficou bom e depois que limpei o corpo da borboleta e resetei a injeção ele ficou ainda melhor.
caioprimo- Mensagens : 12
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
BELEZA CARA!
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A. Bonfim
Antonio Bonfim- Mensagens : 728
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
uma duvida, ao unir o negativo ao positivo, o positivo tem que estar fora da bateria ou ligado?
wandokosta- Mensagens : 77
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Desconectado da bateria
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A. Bonfim
Antonio Bonfim- Mensagens : 728
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Pessoal,
Estou com este problema, é a mesma coisa?
Meu carro tem GNV, hoje troquei velas, cabos e bobina e não resolveu.
Estou com este problema, é a mesma coisa?
Meu carro tem GNV, hoje troquei velas, cabos e bobina e não resolveu.
mrebitte- Mensagens : 1
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Já tentou andar com ele usando gasolina por um tempo. Não esquecendo que o tanquinho tem que estar sempre como gasolina, independente de gasolina, álcool ou gás
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A. Bonfim
Antonio Bonfim- Mensagens : 728
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
mrebitte escreveu:Pessoal,
Estou com este problema, é a mesma coisa?
Meu carro tem GNV, hoje troquei velas, cabos e bobina e não resolveu.
leve a uma instaladora de gnv para fazer uma regulagem do sistema.
pode ler o tutorial aqui em cima e fazer uma limpeza no tbi, aproveita e já verifica o estado do filtro de ar.
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Luan Mauricio- Mensagens : 1501
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Re: TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA)
Bom dia, só uma duvida devo desligar os dois bornes da bateria positivo e negativo e unir os dois desligados ou deixar o positivo ligado na bateria e unir o negativo.
paulostm- Mensagens : 1
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