Como se interpreta o Marcador de RPM
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Como se interpreta o Marcador de RPM
Pessoal , nunca liguei para RPM, mas vejo q influi muito no funcionamento legal do motor.
Quem pode dar umas dicas legal?
Abç
Quem pode dar umas dicas legal?
Abç
divalwind- Mensagens : 718
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Data de inscrição : 26/10/2012
Idade : 53
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
Trocando as marchas em 3200 rpm tá bom..
Murilo Botto- Mensagens : 852
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Rotações por minuto
A unidade, tanto para a frequência angular quanto para a velocidade angular (ou rotacional), é o radiano por segundo (rad.s−1). Porém, essa unidade é mais especificamente usada no domínio acadêmico-científico com enfoque mais teórico e de pesquisa.
A unidade "rotações por minuto" (RPM), por sua vez, é de uso generalizado na caracterização de vários tipos de motores, referindo-se, no caso dos motores automóveis, à velocidade de rotação da cambota ou virabrequim. De modo geral, para máquinas rotativas de qualquer natureza (elétrica, hidráulica, mecânica, térmica etc.), geradoras ou motoras (sob a óptica da conversão "de/para–mecânica"), fala-se em "rotações por minuto" para se referir à velocidade angular do eixo principal da máquina (de entrada, se for geradora; de saída, se motora). Nesse caso, tem-se frequência angular e velocidade angular cada qual em sua base conceitual, a depender do tipo de análise físico-matemática que se venha a fazer.
fonte : wiki
A unidade "rotações por minuto" (RPM), por sua vez, é de uso generalizado na caracterização de vários tipos de motores, referindo-se, no caso dos motores automóveis, à velocidade de rotação da cambota ou virabrequim. De modo geral, para máquinas rotativas de qualquer natureza (elétrica, hidráulica, mecânica, térmica etc.), geradoras ou motoras (sob a óptica da conversão "de/para–mecânica"), fala-se em "rotações por minuto" para se referir à velocidade angular do eixo principal da máquina (de entrada, se for geradora; de saída, se motora). Nesse caso, tem-se frequência angular e velocidade angular cada qual em sua base conceitual, a depender do tipo de análise físico-matemática que se venha a fazer.
fonte : wiki
Vinnícyus- Mensagens : 85
Reputação : 2
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 39
Cidade : Teresina
RPM
Um conta-giros de automóvel oferece leitura dos giros em RPM
(o número indicado pelo ponteiro deve ser multiplicado por mil)
ABRAÇO.
(o número indicado pelo ponteiro deve ser multiplicado por mil)
ABRAÇO.
Vinnícyus- Mensagens : 85
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Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 39
Cidade : Teresina
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
Vinicius , vc deu aula de mecância , há há há , mas eu quero aula de interpretação do relógio de RPM. Qdo tiver tempo passa umas dicas , sem muita enrolação técnica.
OK ?
Ex: Qto dever ficar em RPM com o carro parado em P morto? na 1ª , 2 , 4... etc
OK ?
Ex: Qto dever ficar em RPM com o carro parado em P morto? na 1ª , 2 , 4... etc
divalwind- Mensagens : 718
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Data de inscrição : 26/10/2012
Idade : 53
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
Cara a técnica não é enrolação ... vc tem que ler mesmo ... mas vou procurar ser mais didático .ok
Vinnícyus- Mensagens : 85
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Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 39
Cidade : Teresina
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
para se falar de RPM vc deve conhecer primeiro o motor .
Vinnícyus- Mensagens : 85
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Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 39
Cidade : Teresina
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
Ex: Qto dever ficar em RPM com o carro parado em P morto? na 1ª , 2 , 4... etc
Resp: Um motor normalmente ligado em marcha lenta gira algo em torno de 800rpm, e a capacidade de giro máximo do motor depende de vários fatores( disposição dos cilindros, R/L, material usado, peso e balanceamento das partes móveis, etc)
Resp: Um motor normalmente ligado em marcha lenta gira algo em torno de 800rpm, e a capacidade de giro máximo do motor depende de vários fatores( disposição dos cilindros, R/L, material usado, peso e balanceamento das partes móveis, etc)
Vinnícyus- Mensagens : 85
Reputação : 2
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 39
Cidade : Teresina
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
Olä tb fico muito na duvida ainda em relação a troca de marcha, principalmente da da 3○ pra 4○.... varia muito mas seria bom se alguem mais experiente pudesse dar uma dica. Vi na net que alguns carros (tipo Fiat) vem com avelocidade adequada para cada marcha....isso no geral.....
Tb acho o pedal da embreagem horrivelmente alta.... tem um topico falndo disso....
Tb acho o pedal da embreagem horrivelmente alta.... tem um topico falndo disso....
roberta123- Mensagens : 1
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Data de inscrição : 09/08/2013
Idade : 36
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
Mas Murilo, trocando as marchas em 3200 rpm não faz aumentar muito o consumo de combustível?Murilo Botto escreveu:Trocando as marchas em 3200 rpm tá bom..
Antes do Sandero eu tinha um Fiesta 1.0 e sempre trocava as marchas entre 2000 e 2500RPM. Quando eu peguei o Sandero, eu estranhei que o consumo dele era mais alto do que o normal. Pesquisando na net, descobri que os carros com motores 16v, precisam de uma rotação maior do que os carros 8v. Passei então a esticar mais e a trocar as marchas entre 2500 e 3000RPM. Com essa mudança, consegui reduzir o consumo. Agora trocar as marchas em 3200RPM não seria exagero, não sei, estou com medo de testar e aumentar de novo o consumo. Gostaria também de saber a sua opinião e a dos amigos do fórum. Será que estou trocando as marchas numa rotação muito baixa?
Abraço a todos.
Stivens- Mensagens : 51
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Cidade : Guarulhos
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
NA VERDADE, ESTE CONTA-GIROS SÓ FAZ É ATRAPALHAR. ACHO QUE AO INVÉS DELE PODERIA TER UM VISOR INDICANDO TROCA DA PROXIMA MARCHA PARA CIMA OU PARA BAIXO,TERIA MUITO MAIS UTILIDADE.
ENQUANTO NÃO TEM ESTE INDICATIVO O MELHOR MOMENTO DE TROCAR UMA MARCHA ESTÁ NO SENTIDO DE CADA MOTORISTA!
ENQUANTO NÃO TEM ESTE INDICATIVO O MELHOR MOMENTO DE TROCAR UMA MARCHA ESTÁ NO SENTIDO DE CADA MOTORISTA!
Antonio Bonfim- Mensagens : 728
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Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 67
Cidade : Salvador
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
Simplificando, se você quer economia ande com o giro baixo (3000 rpm pra baixo). Se você quer desempenho, por exemplo, precisa ultrapassar um bi-trem em pista de mão dupla com o carro cheio até a boca, ai pode levar até próximo do corte que é mais o menos em 6400 rpm..
Gustavo_HM- Mensagens : 17
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Data de inscrição : 09/12/2013
Idade : 31
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
cara, o ponto de corte do meu chegou perto de 6, achei estranho.
para motor 1.0 16v como amg acima falou, é mais econômico trocar em 2500 p 3000 rpm doq de 2000 p/ 2500.
para motor 1.0 16v como amg acima falou, é mais econômico trocar em 2500 p 3000 rpm doq de 2000 p/ 2500.
San Ferreiira- Mensagens : 145
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/08/2013
Idade : 30
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
Troco entre 2000 e 2500 rpm e acho meu consumo muito bom. 1.6 8v
Luan Mauricio- Mensagens : 1501
Reputação : 102
Data de inscrição : 02/08/2013
Idade : 34
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
Realmente tem diferença entre 1.0 e 1.6 para RPMs nas trocas de marcha. Já tive um Sandero 1.0 16 V e agora tenho um 1.6 16 V.
No 1.0 eu costumava trocar marchas entre 2.000 e 2.500 RPM e o consumo e desempenho eram ótimos.
Agora, com este 1.6, conforme comentaram, realmente parece ser melhor aumentar um pouco os giros antes de trocar marchas. Algo entre 2.500 e 3.000 RPM nas subidas. Do contrário, o motor fica fraco pra retomar velocidade.
Mas, nas retas e descidas, até 2.000 RPM tá ótimo. Até pra ter menor consumo.
No 1.0 eu costumava trocar marchas entre 2.000 e 2.500 RPM e o consumo e desempenho eram ótimos.
Agora, com este 1.6, conforme comentaram, realmente parece ser melhor aumentar um pouco os giros antes de trocar marchas. Algo entre 2.500 e 3.000 RPM nas subidas. Do contrário, o motor fica fraco pra retomar velocidade.
Mas, nas retas e descidas, até 2.000 RPM tá ótimo. Até pra ter menor consumo.
andersonmartins- Mensagens : 207
Reputação : 27
Data de inscrição : 21/05/2013
Idade : 39
Cidade : São Paulo
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
acredito que a questão vá da especificação do motor, simplificando minha opinião.
16v: 2500 - 3000
8v: 2000 - 2500
16v: 2500 - 3000
8v: 2000 - 2500
San Ferreiira- Mensagens : 145
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/08/2013
Idade : 30
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
Olá pessoal.
Vou explicar um pouco do que sei sobre as rotações dos motores e como é melhor de se trabalhar com ela.
Primeiro, vamos lembrar que o Sandero e Logan variam os seguintes motores:
- D4D: conhecido como 1.0 16v
- K7M: conhecido como 1.6 8v
- K4M: conhecido como 1.6 16v
Pensando em RPM's, vamos esquecer a potência do motor (1.0 e 1.6), vamos pensar nas válvulas. Os carros 8v tem resposta melhor em baixo pra médio giro e os 16v tem resposta melhor de médio pra alto giro.
Então já sabe, se vc precisa correr com motor 16v, esqueça o consumo e mantenha sua rotação lá em cima nas marchas. Falando como deve ser na prática, pra correr com um motor 16v, trabalhe sempre de 3500 giros pra cima, não deixe cair muito disso (mas vai beber!).
Sendo assim, é mais gostoso de dirigir um 8v dentro da cidade e um 16v na estrada. Melhor que isso é como a Honda faz, os motores tem 16v e em baixa velocidade "anulam" 4 válvulas, trabalhando como um motor de 12v (um excelente meio-termo); infelizmente a Renault não pensou nisso ainda.
Em ponto morto, quanto menos rotação tem no seu motor, menor está sendo o consumo dele. Então o ideal é ficar em uma rotação apenas suficiente para o motor não morrer (o seu carro se estiver bem regulado, vai fazer isto). O meu é motor K4M e fica em 500 giros no ponto morto. Mas geralmente os carros ficam em torno de 750 giros (ao menos é o que costumo ver por aí).
Se o seu objetivo é economizar, com qualquer um desses motores, tente fazer sua condução em torno de 2500 giros. Ou seja, em movimento, suba a marcha quando tiver por volta dos 2700 giros e desça a marcha se acabar ficando por volta dos 2150.
Faz tempo que não tenho carro manual, mas continuando a ideia de economizar, nas frenagens, sempre utilize freio motor. Freie com a marcha atual engatada até ela ficar num giro baixo (acredito que por volta de uns 1500), daí reduza a marcha e repita isto até parar com a primeira marcha, passando pra ponto morto antes do carro morrer, claro.
Em descidas, principalmente em serras, utilize ao máximo o seu freio motor. Desça engrenado em uma marcha que não vai deixar seu carro ganhar mais velocidade que vc quer e que também não caia muito da velocidade desejada. O ideal é vc descer a serra toda utilizando o freio em quase momento algum. Quando vcs usam o freio motor, a injeção eletrônica corta a gasolina. Seu motor passa a girar com o próprio peso do carro na descida, passando a ter consumo ZERO. Até o ar condicionado sai na faixa! Pra vcs terem uma ideia, eu abasteci dentro da cidade de Campos do Jordão, atravessei a cidade bem devagar (por volta de 40km/h - o que não dá um consumo razoavelmente baixo) e desci a serra toda em freio motor. Após a descida da serra, estava marchando 42km/l. Cheguei em São Paulo com trânsito na Dutra e o consumo ainda não tinha caído de 28km/l...
Se vc quer economizar na estrada, pense bem! Dá pra economizar, no D4D andando a 2500 giros na estrada normal (com subidas e descidas) eu já fiz 17km/l. Mas isto significa +ou- 85km/h! Não compensa pelo tempo.
Resumindo:
Pra economizar, use bem o freio motor e ande sempre por volta de 2500 giros. Em cidade grande não compensa andar diferente disso, pois o tempo final é praticamente sempre o mesmo de ir rápido. Já o consumo, melhora muito.
Agora quer um bom custo benefício? Isto vale pra vias sem trânsito e principalmente estrada: ande por volta dos 3500 giros. Vc vai andar a mais ou menos 110km/h. É o melhor custo benefício, vai ter consumo bom e bom tempo de viagem!
As informações que falei aqui se baseiam nos carros Renault que eu tive (Sandero D4D e K4M AT, e também Logan K7M e K4M AT). Já rodei uns 150.000km com esses carros.
Pra quem tem as versões automática, a dica é sempre pisar de leve e deixar o carro ir ganhando velocidade. As trocas de marchas vão ser boas. Na estrada, se atende aos giros, assim como nos carros manuais.
Vc pode começar seguindo minhas dicas, mas tente sentir bem seu carro, se dá pra reduzir mais ainda o giro na hora do freio motor e tudo mais... Vc vai começar a aprender a evitar os trancos na hora do freio motor e vai aprimorar o seu modo de dirigir conforme o seu carro. Mesmo os motores sendo iguais, cada motor é um motor e cada carro é um carro.
Abraços.
Vou explicar um pouco do que sei sobre as rotações dos motores e como é melhor de se trabalhar com ela.
Primeiro, vamos lembrar que o Sandero e Logan variam os seguintes motores:
- D4D: conhecido como 1.0 16v
- K7M: conhecido como 1.6 8v
- K4M: conhecido como 1.6 16v
Pensando em RPM's, vamos esquecer a potência do motor (1.0 e 1.6), vamos pensar nas válvulas. Os carros 8v tem resposta melhor em baixo pra médio giro e os 16v tem resposta melhor de médio pra alto giro.
Então já sabe, se vc precisa correr com motor 16v, esqueça o consumo e mantenha sua rotação lá em cima nas marchas. Falando como deve ser na prática, pra correr com um motor 16v, trabalhe sempre de 3500 giros pra cima, não deixe cair muito disso (mas vai beber!).
Sendo assim, é mais gostoso de dirigir um 8v dentro da cidade e um 16v na estrada. Melhor que isso é como a Honda faz, os motores tem 16v e em baixa velocidade "anulam" 4 válvulas, trabalhando como um motor de 12v (um excelente meio-termo); infelizmente a Renault não pensou nisso ainda.
Em ponto morto, quanto menos rotação tem no seu motor, menor está sendo o consumo dele. Então o ideal é ficar em uma rotação apenas suficiente para o motor não morrer (o seu carro se estiver bem regulado, vai fazer isto). O meu é motor K4M e fica em 500 giros no ponto morto. Mas geralmente os carros ficam em torno de 750 giros (ao menos é o que costumo ver por aí).
Se o seu objetivo é economizar, com qualquer um desses motores, tente fazer sua condução em torno de 2500 giros. Ou seja, em movimento, suba a marcha quando tiver por volta dos 2700 giros e desça a marcha se acabar ficando por volta dos 2150.
Faz tempo que não tenho carro manual, mas continuando a ideia de economizar, nas frenagens, sempre utilize freio motor. Freie com a marcha atual engatada até ela ficar num giro baixo (acredito que por volta de uns 1500), daí reduza a marcha e repita isto até parar com a primeira marcha, passando pra ponto morto antes do carro morrer, claro.
Em descidas, principalmente em serras, utilize ao máximo o seu freio motor. Desça engrenado em uma marcha que não vai deixar seu carro ganhar mais velocidade que vc quer e que também não caia muito da velocidade desejada. O ideal é vc descer a serra toda utilizando o freio em quase momento algum. Quando vcs usam o freio motor, a injeção eletrônica corta a gasolina. Seu motor passa a girar com o próprio peso do carro na descida, passando a ter consumo ZERO. Até o ar condicionado sai na faixa! Pra vcs terem uma ideia, eu abasteci dentro da cidade de Campos do Jordão, atravessei a cidade bem devagar (por volta de 40km/h - o que não dá um consumo razoavelmente baixo) e desci a serra toda em freio motor. Após a descida da serra, estava marchando 42km/l. Cheguei em São Paulo com trânsito na Dutra e o consumo ainda não tinha caído de 28km/l...
Se vc quer economizar na estrada, pense bem! Dá pra economizar, no D4D andando a 2500 giros na estrada normal (com subidas e descidas) eu já fiz 17km/l. Mas isto significa +ou- 85km/h! Não compensa pelo tempo.
Resumindo:
Pra economizar, use bem o freio motor e ande sempre por volta de 2500 giros. Em cidade grande não compensa andar diferente disso, pois o tempo final é praticamente sempre o mesmo de ir rápido. Já o consumo, melhora muito.
Agora quer um bom custo benefício? Isto vale pra vias sem trânsito e principalmente estrada: ande por volta dos 3500 giros. Vc vai andar a mais ou menos 110km/h. É o melhor custo benefício, vai ter consumo bom e bom tempo de viagem!
As informações que falei aqui se baseiam nos carros Renault que eu tive (Sandero D4D e K4M AT, e também Logan K7M e K4M AT). Já rodei uns 150.000km com esses carros.
Pra quem tem as versões automática, a dica é sempre pisar de leve e deixar o carro ir ganhando velocidade. As trocas de marchas vão ser boas. Na estrada, se atende aos giros, assim como nos carros manuais.
Vc pode começar seguindo minhas dicas, mas tente sentir bem seu carro, se dá pra reduzir mais ainda o giro na hora do freio motor e tudo mais... Vc vai começar a aprender a evitar os trancos na hora do freio motor e vai aprimorar o seu modo de dirigir conforme o seu carro. Mesmo os motores sendo iguais, cada motor é um motor e cada carro é um carro.
Abraços.
respindola- Mensagens : 82
Reputação : 3
Data de inscrição : 24/02/2014
Idade : 34
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
respindola escreveu:Olá pessoal.
Vou explicar um pouco do que sei sobre as rotações dos motores e como é melhor de se trabalhar com ela.
Primeiro, vamos lembrar que o Sandero e Logan variam os seguintes motores:
- D4D: conhecido como 1.0 16v
- K7M: conhecido como 1.6 8v
- K4M: conhecido como 1.6 16v
Pensando em RPM's, vamos esquecer a potência do motor (1.0 e 1.6), vamos pensar nas válvulas. Os carros 8v tem resposta melhor em baixo pra médio giro e os 16v tem resposta melhor de médio pra alto giro.
Então já sabe, se vc precisa correr com motor 16v, esqueça o consumo e mantenha sua rotação lá em cima nas marchas. Falando como deve ser na prática, pra correr com um motor 16v, trabalhe sempre de 3500 giros pra cima, não deixe cair muito disso (mas vai beber!).
Sendo assim, é mais gostoso de dirigir um 8v dentro da cidade e um 16v na estrada. Melhor que isso é como a Honda faz, os motores tem 16v e em baixa velocidade "anulam" 4 válvulas, trabalhando como um motor de 12v (um excelente meio-termo); infelizmente a Renault não pensou nisso ainda.
Em ponto morto, quanto menos rotação tem no seu motor, menor está sendo o consumo dele. Então o ideal é ficar em uma rotação apenas suficiente para o motor não morrer (o seu carro se estiver bem regulado, vai fazer isto). O meu é motor K4M e fica em 500 giros no ponto morto. Mas geralmente os carros ficam em torno de 750 giros (ao menos é o que costumo ver por aí).
Se o seu objetivo é economizar, com qualquer um desses motores, tente fazer sua condução em torno de 2500 giros. Ou seja, em movimento, suba a marcha quando tiver por volta dos 2700 giros e desça a marcha se acabar ficando por volta dos 2150.
Faz tempo que não tenho carro manual, mas continuando a ideia de economizar, nas frenagens, sempre utilize freio motor. Freie com a marcha atual engatada até ela ficar num giro baixo (acredito que por volta de uns 1500), daí reduza a marcha e repita isto até parar com a primeira marcha, passando pra ponto morto antes do carro morrer, claro.
Em descidas, principalmente em serras, utilize ao máximo o seu freio motor. Desça engrenado em uma marcha que não vai deixar seu carro ganhar mais velocidade que vc quer e que também não caia muito da velocidade desejada. O ideal é vc descer a serra toda utilizando o freio em quase momento algum. Quando vcs usam o freio motor, a injeção eletrônica corta a gasolina. Seu motor passa a girar com o próprio peso do carro na descida, passando a ter consumo ZERO. Até o ar condicionado sai na faixa! Pra vcs terem uma ideia, eu abasteci dentro da cidade de Campos do Jordão, atravessei a cidade bem devagar (por volta de 40km/h - o que não dá um consumo razoavelmente baixo) e desci a serra toda em freio motor. Após a descida da serra, estava marchando 42km/l. Cheguei em São Paulo com trânsito na Dutra e o consumo ainda não tinha caído de 28km/l...
Se vc quer economizar na estrada, pense bem! Dá pra economizar, no D4D andando a 2500 giros na estrada normal (com subidas e descidas) eu já fiz 17km/l. Mas isto significa +ou- 85km/h! Não compensa pelo tempo.
Resumindo:
Pra economizar, use bem o freio motor e ande sempre por volta de 2500 giros. Em cidade grande não compensa andar diferente disso, pois o tempo final é praticamente sempre o mesmo de ir rápido. Já o consumo, melhora muito.
Agora quer um bom custo benefício? Isto vale pra vias sem trânsito e principalmente estrada: ande por volta dos 3500 giros. Vc vai andar a mais ou menos 110km/h. É o melhor custo benefício, vai ter consumo bom e bom tempo de viagem!
As informações que falei aqui se baseiam nos carros Renault que eu tive (Sandero D4D e K4M AT, e também Logan K7M e K4M AT). Já rodei uns 150.000km com esses carros.
Pra quem tem as versões automática, a dica é sempre pisar de leve e deixar o carro ir ganhando velocidade. As trocas de marchas vão ser boas. Na estrada, se atende aos giros, assim como nos carros manuais.
Vc pode começar seguindo minhas dicas, mas tente sentir bem seu carro, se dá pra reduzir mais ainda o giro na hora do freio motor e tudo mais... Vc vai começar a aprender a evitar os trancos na hora do freio motor e vai aprimorar o seu modo de dirigir conforme o seu carro. Mesmo os motores sendo iguais, cada motor é um motor e cada carro é um carro.
Abraços.
Caracaaa..
Show.
O freio motor que voce se refere é a famosa "reduzida" neh?!?
Na prática os giros do motor "aumentam" exatamente por isso imaginei que o consumo aumentasse rsrs....
Muito boa essa dica Spindola....
Abraços Leandro Spina hahhaha
leandrospina- Mensagens : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/11/2013
Idade : 37
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
Isso, é a chamada "reduzida"! Mas faça corretamente pra não comer a embreagem (não fique com o pé encostado nela e nem segurando meia embreagem até o carro chegar em uma velocidade menor, engate a marcha na hora que vc se sente confortável pra reduzir, ou reduza de uma vez sentindo o carro segurar mesmo um pouco).
Sim, na hora que reduzir os giros vão aumentar, é porque o peso do motor está ajudando a freiar seu carro e a inércia que está fazendo seu motor girar, ou seja, consumo zero de combustível (a injeção controla pra ser zero mesmo).
Abs.
Sim, na hora que reduzir os giros vão aumentar, é porque o peso do motor está ajudando a freiar seu carro e a inércia que está fazendo seu motor girar, ou seja, consumo zero de combustível (a injeção controla pra ser zero mesmo).
Abs.
respindola- Mensagens : 82
Reputação : 3
Data de inscrição : 24/02/2014
Idade : 34
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
Show !!
Vou testar!!
Abs.
Vou testar!!
Abs.
leandrospina- Mensagens : 38
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/11/2013
Idade : 37
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
que aula, obrigado.
San Ferreiira- Mensagens : 145
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/08/2013
Idade : 30
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
Disponha... Os giros para as trocas de marcha que sugeri não são exatamente os que eu faço... Sugeri desta forma pra vcs começarem a fazer sem dar muito tranco no carro... Aos poucos vcs vão pegando o jeito e aperfeiçoam bem o momento de fazer as trocas de marcha no seu carro!
Abs.
Abs.
respindola- Mensagens : 82
Reputação : 3
Data de inscrição : 24/02/2014
Idade : 34
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
Vou testar sua excelente explicação/aula e postarei os resultados.
foscolo- Mensagens : 11
Reputação : -1
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 55
Re: Como se interpreta o Marcador de RPM
Seguindo suas orientações,NOSSA, reduzi o consumo em +- 1,2 km/l tanto no etanol como na gasolina.....
No início foi difícil ficar controlando velocidade x rpm, mas depois, só alegria!!!!
Mais uma vez, obrigado pela excelente aula!!!
No início foi difícil ficar controlando velocidade x rpm, mas depois, só alegria!!!!
Mais uma vez, obrigado pela excelente aula!!!
foscolo- Mensagens : 11
Reputação : -1
Data de inscrição : 27/04/2014
Idade : 55
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