SanderoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Aumento do giro quando vai realizar troca de marcha
alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque EmptyTer Fev 27, 2024 8:39 am por ekabruno

» Luzes do painel de comando do Ar condicionado
alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque EmptyQui Jan 11, 2024 7:14 pm por Paulo Pereira

» ELM327 OBD2 NÃO CONECTA ECU SANDERO STEPWAY 2013
alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque EmptySáb Jun 24, 2023 2:08 pm por andersonmartins

» Desgaste prematuro da corrente de comando
alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque EmptyQui maio 25, 2023 4:59 pm por Ricardo Souza

» Sandero Stepway 1.6 16v automático 2013/2014 tem correia dentada?
alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque EmptyQui Abr 06, 2023 11:50 am por brunolima2000

» Luzes acende mas carro não dá partida
alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque EmptyDom Mar 26, 2023 5:27 am por castellano_br

» FALHA NA IGNIÇÃO (PARTIDA)
alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque EmptyDom Mar 26, 2023 5:24 am por castellano_br

» Limpeza nos dutos de Ar quente e frio
alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque EmptySeg Mar 20, 2023 5:34 pm por Chico_2020

» trocar filtro do ar condicionado sandero 1.0 16v
alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque EmptySeg Mar 20, 2023 5:32 pm por Chico_2020

» troca do filtro de cabine do sandero 1.6 2008 expression
alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque EmptySeg Mar 20, 2023 5:31 pm por Chico_2020

Parceiros
SlyRacing

InFlow

TuningParts

AutoCustom

Notícias Automotivas

Forum Carros


alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

+6
Pedro Augusto
roby.ms
Admin
ALOISIO
Stivens
paulo roberto
10 participantes

Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por paulo roberto Qua Ago 07, 2013 7:41 pm

alguem pode me ajudar de algum tutorial de como instalar o engate no sandero expression, comprei um e queria saber como instalar

grato paulo roberto

paulo roberto

Mensagens : 47
Reputação : 1
Data de inscrição : 25/02/2013
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por paulo roberto Ter Nov 19, 2013 1:34 pm

consegui instalar meu engate de reboque, muito fácil, porém cansativo.

paulo roberto

Mensagens : 47
Reputação : 1
Data de inscrição : 25/02/2013
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por Stivens Ter Nov 19, 2013 7:27 pm

Faz um tutorial aí pra gente, estou louco para instalar um também. No mercadolivre o engate tá saindo 170,00, já na loja de som os caras estão cobrando o engate mais a instalação trezentão. Na base do faça vc mesmo dá para economizar 130 pilas.
Stivens
Stivens

Mensagens : 51
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/07/2013
Idade : 46
Cidade : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por ALOISIO Sex Nov 22, 2013 2:21 pm

cara não precisa de tutorial, esses lugares que trocam escapamentos muitas vezes colocam reboque tambem

ALOISIO

Mensagens : 18
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/10/2013
Idade : 65
Cidade : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por paulo roberto Sáb Nov 23, 2013 1:36 pm

Aluisio,

Lugares que trocam escapamento, colocam sim, porém se não gastar é melhor né?
e para instalar é necessário uma duas chapinhas com um parafuso, isso não acompanha no reboque quando se compra. (pelo menos no meu não veio)

grato

paulo roberto

Mensagens : 47
Reputação : 1
Data de inscrição : 25/02/2013
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por Admin Sáb Nov 23, 2013 6:42 pm

Paulo
Acredito que instalar o reboque nao é o problema. Mas você precisa fazer a instalação elétrica (luzes de seta, freio, lanterna e placa) que requer um pouco mais de habilidade para identificação dos fios, corte e passagem. Sem a instalação vai ficar fácil de perder numa blitz.
Fica no aguardo. Quem sabe alguém já instalou e descreve como faz.
Você comprou onde? internet?
Admin
Admin
Reputação

Mensagens : 362
Reputação : 12
Data de inscrição : 07/10/2011
Idade : 41
Cidade : Rio de Janeiro

http://forum.sanderoclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por paulo roberto Dom Dez 01, 2013 4:02 pm

Admin,

O meu eu comprei no olx, um cara tinha um para vender na minha cidade, no valor de 200,00 reais, eu não fiz a parte elétrica pq não uso reboque, foi mais por estética e proteção da traseira, mas não é tão difícil, é só puxar das lanternas. FICOU LINDO


paulo roberto

Mensagens : 47
Reputação : 1
Data de inscrição : 25/02/2013
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por Stivens Dom Dez 01, 2013 9:14 pm

paulo roberto escreveu:Admin,

O meu eu comprei no olx, um cara tinha um para vender na minha cidade, no valor de 200,00 reais, eu não fiz a parte elétrica pq não uso reboque, foi mais por estética e proteção da traseira, mas não é tão difícil, é só puxar das lanternas. FICOU LINDO

Eu também, seu eu for instalar vai ser só por estética e para proteger minha saia traseira. Dizem que se não tiver a parte elétrica instalada e por acaso parar numa blitz leva uma canetada. Como que eles vão saber que a parte elétrica não está ligada sem um reboque?
Stivens
Stivens

Mensagens : 51
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/07/2013
Idade : 46
Cidade : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por Convidado Seg Dez 02, 2013 8:01 pm

Lei:
A resolução 197, publicada no dia 31 de julho de 2006, no Diário Oficial da União, regulamenta o uso do “dispositivo de acoplamento mecânico para reboque” (engate) em veículos com até 3.500 kg de PBT (peso bruto total), ou seja, quase todos os veículos do nosso dia a dia, com algumas considerações, como:
Comprar um veículo cujo fabricante tenha feito os testes do INMETRO.
Este veículo deverá ser apropriado para rebocar objetos. Em outras palavras, não é todo veículo que tem a capacidade rebocar e caso não tenha essa capacidade, não teria motivo para possuir um engate.
O engate deverá trazer uma “plaqueta inviolável” com o nome empresarial do fabricante, CNPJ, identificação do registro concedido pelo INMETRO, modelo e capacidade máxima de tração do veículo a que o engate se destina e referência à resolução 197.

A principio pode parecer muita burocracia, porém imagine a gravidade de acidentes que podem ocorrer se, devido ao engate, uma carreta com um barco ou moto se desprender do veículo a uma velocidade de 100 km/h. Portanto muito cuidado com a qualidade do produto, e tão importante quanto, a instalação do mesmo.

Segue esquema elétrico:

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Ei69

Quanto ao teste da parte elétrica em uma blitz, basta o policial ter um multímetro, que hoje em dia sai por menos de R$10,00 nas casas de 1,99.
Você arriscaria???

Fica a dica.

Clairton

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por paulo roberto Sáb Dez 07, 2013 7:56 pm

Clairton Borges,

Até hoje não vi e nem ouvi falar em policial usar multímetro, já vi quando o veículo está usando reboque acoplado ao veículo, o policial verificar iluminação e documentação. O meu engate segue todas as normas, só não liguei a parte elétrica, um dia que eu usar para rebocar algo só ligo a parte elétrica.

grato

paulo roberto

Mensagens : 47
Reputação : 1
Data de inscrição : 25/02/2013
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por Convidado Dom Dez 08, 2013 8:01 am

paulo roberto escreveu:Clairton Borges,

Até hoje não vi e nem ouvi falar em policial usar multímetro, já vi quando o veículo está usando reboque acoplado ao veículo, o policial verificar iluminação e documentação. O meu engate segue todas as normas, só não liguei a parte elétrica, um dia que eu usar para rebocar algo só ligo a parte elétrica.

grato
Bom dia!
Embora você não tenha visto ou ouvido falar, acredite, se o policial quiser verificar, ele o fará... Mas como disse antes, fica por conta e risco de cada um.
O foco da minha resposta é apenas mostrar o esquema elétrico (para aqueles que querem economizar com eletricista) e alertar sobre a legislação.
Fiz minha contribuição!
Abraço.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por roby.ms Sáb maio 16, 2015 11:58 am

Galera, poderiam me passar também as fotos do seu engate e se possível como ele foi fixado no carro? Pois to com um engate mas me falaram que precisa furar a longarina para instalação. O de vocês foi também? email: roby.ms@ig.com.br

roby.ms

Mensagens : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/05/2015
Idade : 39
Cidade : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por Pedro Augusto Sex Ago 07, 2015 9:43 pm

Eu comprei um engate pois levei uma multa por arrebatar o banco e usá-lo como mala. Resultado, acabei comprando uma "carrocinha" pra mim. O engate saiu por 230,00 já instalado. Pelo que o rapaz me informou na hora da instalação abaixo do carro tem o lugar exato para fixar o engate. Porém, ele me perguntou se poderia fixá-lo no piso da mala alegando que ficaria melhor fixado. E assim fez dois furos na mala e fixou. Como o tapete fica por cima... Nem tem problemas.

Pedro Augusto

Mensagens : 92
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/09/2014
Idade : 31
Cidade : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por Pinafi Ter Out 06, 2015 8:59 am

Galera bom dia.
Eu sou instalador e é o seguinte.
O sandero de ano até 2010, é necessário fazer dois furos nas longarinas um em cada, à partir do sandero 2011 até o atual "novo Sandero" é necessário fazer de quatro a seis furos, sois em cada longarina e um ou dois na saia do painel traseiro, dependendo do modelo de engate.
A instalação é simples porém trabalhoso, quanto a parte eletrica recomendo que leve até a concessionária pois do novo sandero o chicote elétrico é multiplexado e pode dar curto circuito no carro, podem ter certeza que se isso acontecer não vai sair barato...
Pinafi
Pinafi

Mensagens : 13
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/06/2014
Idade : 42
Cidade : Indaiatuba

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por falcao360 Ter Out 06, 2015 2:15 pm

Tem reboques que não é necessário a furação do chassi! mas ai esse tipo de instalação é recomendada só pra quem quer usar o reboque só como protetor mesmo, se for tracionar algo ai é outra historia!

Furar chassi é uma coisa arriscada porque dependendo onde voce fura esta tirando a força da estrutura inteira e fragilizando a peça (falo porque ja vi casos de quebra de chassi por causa de furos, principalmente na linha vw gol) é necessário ter um cuidado muito grande pra esse tipo de instalação não desmerecendo o amigo instalador acima mas eu jamais furaria chassi! porque eu sei o que pode dar.

Porem hoje em dia algumas linhas de carro ja saem de fabrica com um suporte dele ligado originalmente de fabrica caso a pessoa deseje no futuro por o engate, é o caso no novo civic, ele vem com um par de suporte com 4 furos de cada lado para que voce possa instalar depois um reboque. Ou seja, a peça é feita no próprio chassi, dispensando furos que não são de fabrica.
falcao360
falcao360

Mensagens : 637
Reputação : 42
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 40
Cidade : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por Pinafi Ter Out 06, 2015 2:24 pm

Falcão respeito sua opinião e em alguns casos isso realmente pode ocorrer porém não é o caso do sandero e nenhum carro da linha Renault, pois quando comecei a instalar procurei informações na concessionária.
Em específico pro sandero não tem engate que não precise fazer furação.
Pinafi
Pinafi

Mensagens : 13
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/06/2014
Idade : 42
Cidade : Indaiatuba

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por falcao360 Ter Out 06, 2015 2:50 pm

Pois é Pinafi por isso que a maioria das pessoas resolvem furar mesmo porque os de pressão mesmo com um impacto ate que pequeno posso dizer assim eles "correm" ai acaba fazendo o que a pessoa nao quer que é pegar no parachoque ehhehehe.

Fora que uma grande maioria de carros hj em dia quando encostam ja pegam em cima mesmo ai o engate nem tem muita serventia. Se eu botasse um, seria pra isso, proteção de "mini-encoxadas"
falcao360
falcao360

Mensagens : 637
Reputação : 42
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 40
Cidade : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty engate instalado no sandero 2015

Mensagem por jppsbombeiro Qui Jun 29, 2017 10:20 pm

Pinafi escreveu:Galera bom dia.
Eu sou instalador e é o seguinte.
O sandero de ano até 2010, é necessário fazer dois furos nas longarinas um em cada, à partir do sandero 2011 até  o atual "novo Sandero" é  necessário fazer de quatro a seis furos, sois em cada longarina e um ou dois na saia do painel traseiro, dependendo do modelo de engate.
A instalação é simples porém trabalhoso, quanto a parte eletrica recomendo que leve até a concessionária pois do novo sandero o chicote elétrico é multiplexado e pode dar curto circuito no carro, podem ter certeza que se isso acontecer não vai sair barato...
Olá pessoal. Possuo um sandero 2015. Comprei um engate pelo mercado livre, chegou tudo certinho. No primeiro local que eu fui o funcionário era meio enrolado e disse que tinha que furar e talz, ai decidi por não furar e entrar em contato com o vendedor do engate, já que no anúncio diz que não precisava fazer furação. No dia seguinte, antes de entrar em contato com o vendedor, levei o carro em outra equipadora e lá o funcionário me mostrou que não precisava furar nada. O sandero 2015 possui 4 furos na longarina do chassi que são protegidos com uma borracha, ao tirar a borracha é só enfiar uma chave de fenda neste local que do outro lado já sai uma espécie de adesivo que cobre o outro lado da furação. Não precisou furar nada. Engate instalado certinho.

jppsbombeiro

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/08/2016
Idade : 42
Cidade : Palmeira dos índios

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Barulhos após intalação do engate de reboque!!

Mensagem por wcp2020 Sáb Mar 07, 2020 1:57 pm

Senhores....após instalação do engate de reboque no meu stpeway iniciou um barulho estranho na parte traseira do carro, não sei se aconteceu com o carro de alguem? já levei em tres oficinas e ninguem consegue achar o barulho.

wcp2020

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/03/2020
Idade : 36
Cidade : montes claros

Ir para o topo Ir para baixo

alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque Empty Re: alguem tem um tutorial como instalar o engate de reboque

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos