SanderoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Aumento do giro quando vai realizar troca de marcha
CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO EmptyTer Fev 27, 2024 8:39 am por ekabruno

» Luzes do painel de comando do Ar condicionado
CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO EmptyQui Jan 11, 2024 7:14 pm por Paulo Pereira

» ELM327 OBD2 NÃO CONECTA ECU SANDERO STEPWAY 2013
CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO EmptySáb Jun 24, 2023 2:08 pm por andersonmartins

» Desgaste prematuro da corrente de comando
CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO EmptyQui maio 25, 2023 4:59 pm por Ricardo Souza

» Sandero Stepway 1.6 16v automático 2013/2014 tem correia dentada?
CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO EmptyQui Abr 06, 2023 11:50 am por brunolima2000

» Luzes acende mas carro não dá partida
CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO EmptyDom Mar 26, 2023 5:27 am por castellano_br

» FALHA NA IGNIÇÃO (PARTIDA)
CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO EmptyDom Mar 26, 2023 5:24 am por castellano_br

» Limpeza nos dutos de Ar quente e frio
CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO EmptySeg Mar 20, 2023 5:34 pm por Chico_2020

» trocar filtro do ar condicionado sandero 1.0 16v
CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO EmptySeg Mar 20, 2023 5:32 pm por Chico_2020

» troca do filtro de cabine do sandero 1.6 2008 expression
CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO EmptySeg Mar 20, 2023 5:31 pm por Chico_2020

Parceiros
SlyRacing

InFlow

TuningParts

AutoCustom

Notícias Automotivas

Forum Carros


CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO

5 participantes

Ir para baixo

CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO Empty CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO

Mensagem por zecarj Ter Jul 16, 2013 4:04 pm

fonte :4 rodas

CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO Images?q=tbn:ANd9GcRBr0dAQPQELomSasUOm8e2DWRSWhrLYw9Ek2YSOUKTIgKoRjnK
Se você acha que lavar o carro com cera no posto é suficiente para manter a pintura em perfeito estado, é porque tem muito a aprender sobre o assunto. Os cuidados com a lataria vão do tradicional enceramento ao local onde o carro pernoita e até mesmo antes da compra do carro, na hora da escolha da cor. “Pinturas sólidas tendem a queimar mais rapidamente. Isso porque as metálicas têm pó de alumínio e as perolizadas, cristais de quartzo. Esses elementos ajudam a refletir a luz solar e sujeitam o carro a menos raios ultravioleta do sol, um grande vilão da pintura”, diz Reinaldo Nascimbeni, supervisor de serviços técnicos da Ford.
CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO Images?q=tbn:ANd9GcQiKrvpUzxSRT9M_L12iOuU6NEavnd2eAE5xIfjEnWWL_9EJj8BJaO0XIGj

Assim, se você não tem garagem coberta em casa ou no trabalho, compensa gastar um pouco mais para ter um carro com pintura mais resistente às intempéries. Para quem tem de estacionar sempre na rua, cuidado com árvores ou fios, que costumam atrair pombos. “Fezes de pássaros, infiltração de prédios, resina de árvore e sabão com soda cáustica, entre outros, agem diretamente na superfície da pintura, deixando-a com baixo nível de brilho e uniformidade”, afirma Marcelo Pereira, especialista do serviço técnico de reparação automotiva da 3M do Brasil. Outro veneno são papéis e folhas de árvore sobre a lataria, que podem entrar em putrefação e gerar ácidos que corroem a pintura. A recomendação, nesse caso, é uma só. “Fezes de pássaros chegam a arrancar o verniz. Se o carro for atingido por alguma, tire-a da pintura assim que puder. Nunca a deixe secar”, diz Nascimbeni.

Infiltrações em prédios também são perigosas, porém mais fáceis de remover. “Se não conseguir limpar o carro antes de as gotas de infiltração secarem, pode pingar vinagre ou limão sobre a mancha e esperar agir. O ácido reage com os restos da mancha e forma um sal que é fácil de remover. Faça isso até eliminar a mancha completamente”, afirma o supervisor de serviços técnicos da Ford. Mas tenha muito cuidado. “Tudo deve ser feito sempre à sombra, para não causar queimaduras graves na pintura ou na pele”, diz Hideo Carlos Matsui, engenheiro químico da Poly Epoxy, que produz os produtos AutoShine.

José Palacio, auditor do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), lembra outros perigos da pintura. “Cuidado com a gasolina. Se cair sobre a pintura, deve ser lavada imediatamente. E lavagem com sabão ou detergentes em geral, sob sol, queima a pintura”, diz. Receitas caseiras, como óleo de mamona, querosene e produtos com solvente, também são um veneno. “Se deixados por algum tempo sobre a pintura, podem ocasionar manchas ou defeitos, além de remover a cera aplicada para proteção”, afirma Pereira.

Para lavar o carro, o correto é usar um tipo especial de sabão. “Recomendamos só lavar com xampu neutro, pois não possui nenhum componente químico que prejudique a pintura”, diz Marco Pacheco, diretor de pós-vendas da Chevrolet. Há outro vilão que parece inocente, mas que ataca discretamente em regiões de trânsito pesado: a chuva. Subproduto da queima de combustíveis fósseis, o enxofre fica no ar. Quando chove, forma-se o ácido sulfúrico. “Chuvas ácidas devem ser lavadas logo em seguida”, afirma Palacio.

Para não entrar em uma obsessão por limpeza, o que se recomenda é lavar o carro toda semana, encerando- o quando necessário. Mas como só isso pode não ser suficiente, veja no texto abaixo outros métodos para garantir uma boa aparência do seu carro.




PROTEÇÃO SOB MEDIDA

Enceramento: é o procedimento mais simples de proteção da pintura. Com a aplicação de cera automotiva, cria-se uma camada que reduz a ação da chuva ácida, da oxidação da tinta ou surgimento de manchas por produtos químicos em geral. “Basta aplicar a cera sobre o carro e retirá-la. As duas operações devem ser feitas com o algodão, e não estopa”, diz Nascimbeni. O segredo para saber se o carro precisa ser encerado de novo é a mera observação. Em dias de chuva, se a água escorrer pela pintura, ela ainda tem cera. Se gotas ficarem agarradas em algum ponto, a proteção já começou a desaparecer. Só tome cuidado, pois algumas ceras atacam borrachas e peças plásticas, provocando seu ressecamento.

Polimento: quando a pintura já está maltratada, só a cera não é suficiente. É preciso polir a carroceria. “Só deve ser feito em carros com riscos profundos ou pintura queimada. O processo consiste em usar massa de polir número 2, com politriz e boina específica”, diz Matsui. O polimento retira a menor parte possível da camada mais superficial da pintura, o verniz. Apesar de deixar a lataria com aspecto revigorado, o polimento não deve ser feito mais que três vezes durante a vida útil do carro, sob pena de retirar todo o verniz, apagando o brilho e reduzindo o nível de proteção. O polimento numa empresa especializada custa entre 190 e 300 reais.

Cristalização, espelhamento ou revitalização: os nomes variam, mas o processo é o mesmo – aplicação de uma resina protetora sobre a pintura. As diferenças de nomenclatura se devem mais a motivos comerciais. O da 3M, por exemplo, é chamado de espelhamento: “É o nivelamento da superfície da pintura a fim de deixá-la uniforme, removendo qualquer defeito. É feito, na maioria das vezes, com uma lixa adequada e um processo com polidores, lustradores e cera de alta durabilidade que deixam a pintura com alto nível de reflexão de imagem e brilho”, diz Marcelo Pereira. Mais conhecida pelo nome de cristalização, algumas pessoas têm receio de fazê-la por causa de boatos de que ela danificaria a pintura. Como a cristalização quase sempre exige polimento para limpar e recuperar a pintura, sua aplicação constante pode remover as camadas de vernizou até a própria pintura. Porém nem sempre a cristalização exige polimento. Se a pintura já for bem conservada, basta apenas aplicar essa resina cristalizadora. Um dos pontos negativos da cristalização é que a presença dessa cera especial na carroceria atrapalha a repintura do carro. Os elementos que a compõem impedem a aderência ideal da nova tinta. Antes de fazer um serviço de funilaria, portanto, é preciso retirar toda a resina cristalizadora. A duração de uma cristalização seria em média de três a seis meses. Os preços podem variar de 180 a 800 reais, dependendo da região do país e de quem aplicará o produto.






XÔ, RODINHO!

Evite os flanelinhas que, nos semáforos, querem limpar o para-brisa. Primeiro porque você não sabe o tipo de sabão que é misturado à água que eles usam. Segundo porque, além de ressecar a borracha das palhetas, a mistura também pode se acumular e queimar a pintura, ainda mais sob o sol.




outra fonte




Diferenças sobre Polimento X Cristalização X Espelhamento:


POLIMENTO
Se seu carro já faz muito tempo que não recebe um polimento ou revitalização ,se está muito riscado, com a pintura sem brilho , manchada ou queimada, isso são indícios que seu carro está precisando de um polimento. Polimento é um processo efetuado com máquina, usando uma massa abrasiva, e que só deve ser efetuado por pessoa qualificada, pois qualquer tipo de erro pode ocasionar danos a pintura, que só fazendo uma reparação completa para eliminar este dano.

ESPELHAMENTO DE PINTURA

Espelhamento de pintura é um novo processo de polimento recém lançado pela 3M americana, que consiste em várias etapas de um polimento, usando materiais importados, como massas, líquidos de polimento espumas e papel para polir, que revitalizam a pintura, eliminam manchas e riscos que afetaram o verniz ou camada superficial, e no acabamento é usado uma cera importada a base de carnaúba e teflon que dá um brilho duradouro (cerca de 6 meses), e uma camada de proteção contra chuva acida, cocô de passarinho, seivas de árvore, etc...

O que é Espelhamento de Pintura?

O espelhamento de pintura é o melhor "tratamento de beleza" para o seu carro,consiste em um sistema especial de polimento para recuperar o brilho e remover riscos superficiais, manchas, oxidação e outros pequenos defeitos na pintura. Cria uma película protetora que garante o brilho perfeito da pintura por até 6 meses ou 20 lavagens.
Depois da pintura do automóvel se transformar em um verdadeiro espelho, o trabalho se completa com a aplicação de produtos 3M para limpeza de vidros, partes cromadas, pneus e rodas, etc.


ENCERAMENTO

Enceramento ,que é o processo de passar cera no carro, pode ser feito mensalmente, sempre usando uma cera de boa qualidade, isenta de silicone , que afeta a pintura. De outra forma com polimentos avançados como espelhamento de pintura não existe a necessidade de passar cera, sendo mais adequado fazer um polimento completo de 6 em 6 meses para deixar ele sempre em estado de novo.


Cristalização do Veiculo

Esse é o engana trouxa, já fiz duas vezes e me ferrei, é o mesmo processo do polimento só que lixam o carro com uma abrasivo e lixa especial, passam uma camada de polimero que nâo sei a marca e depois passam a massa de polir, só que o polimero deles que é o diferencial da cristalização só funciona na hora pois ele precisa de 243º graus para fizarna pintura, ai na hora que faz acha lindo, tenho certeze de que a porcentagem de que o pessoal falou que num gostou era profissional enganador que fez cristalização e falou que era espelhamento.

Segue abaixo uma explicação sobre como fazer a Cristalização correta e a conservação da mesma.

Muitas vezes, damos aquele trato na caranga com polimento, enceramento e cristalização. Chegamos a gastar em determinados lugares muita grana, para fazer todo esse processo e muitas vezes, não feito da maneira correta pelo estabelecimento ou com o uso de produtos antiquados a base de solventes. Detemos a tecnologia de produzir polidores de ultima geração a base d água (polidor liquido e super brilho) com o rendimento e o acabamento bem superior aos produtos a base de solventes convencionais. O processo correto de cristalização é: Polimento, Enceramento e depois a Cristalização. Dessa forma todos os riscos e imperfeições podem ser tiradas nesse processo, deixando o carro com aparência de novo. Tenho ouvido de algumas pessoas que lugares tem apenas cristalizado ou comprado à cera cristalizadora e aplicando ele mesmo, achando que o apenas brilho é o suficiente. Mas onde fica a retirada das imperfeições que o dia a dia trás a pintura da caranga? Desta forma estamos passando aos leitores mais desavisados do processo correto e para que eles possam exigir o correto para com sua caranga. Também depois de tudo isso não adianta esquecer de cuidar da caranga, deixando de lavar, usando xampus alcalinos ou ácidos. produtos a base de querosene principalmente e produtos que não foram desenvolvidos para carro. Assim em pouco tempo todo o dinheiro e brilho do seu veiculo ira embora, e sempre culpamos o estabelecimento onde o serviço foi executado, quando na verdade a culpa é nossa pela escolha tanto do local como dos produtos usados quando lavado em casa.
Espero esclarecer qual o processo correto e a importância de se usar produtos desenvolvidos para carros e não para uso doméstico ou sem a aprovação do Ministério da Saúde e sem saber o que eles contem exatamente


zecarj
zecarj

Mensagens : 351
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/06/2013
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO Empty Re: CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO

Mensagem por Murilo Botto Ter Jul 16, 2013 4:33 pm

Boa Zeca!
Murilo Botto
Murilo Botto

Mensagens : 852
Reputação : 8
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 30
Cidade : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO Empty Re: CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO

Mensagem por Josie.drm Sex Set 13, 2013 8:21 pm

Nossa, adorei esse tópico! Acabei de perceber que eu não sabia nada... rs
Josie.drm
Josie.drm

Mensagens : 111
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/08/2013
Idade : 37
Cidade : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO Empty Re: CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO

Mensagem por SwagMax Qui Out 24, 2013 1:12 pm

fera, topico profi...
SwagMax
SwagMax

Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/10/2013
Idade : 36
Cidade : CWB

http://www.suavenanave.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO Empty Re: CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO

Mensagem por divalwind Sex Out 25, 2013 9:05 am

Pessoal , sem desmerecer os ensinamentos acima, pois o material é caro demais , mas é bom, vou adiantar a vcs que uso a cera Brilho da 3 M, R$ 12,00 e meu carro tá com brilho de espelhado, parecendo Meguiars., e dura mais de 2 mêses tranquilamente( mas rodo pouco e dorme em garagem coberta).
O segredo , é que não lavo carro com shampoo de posto , uso Sabonete de glicerina Granado( líquido) , pois assim não detona a cera do carro.
Outra, se tiver de poeira apenas, mando jatear muita água no lavajato, SEM SHAMPOO, que uso , muito pouco. Meu carro , brilha assim, como este pretinho aqui agora no Forum/18 Out , no link "Roubo do Estepe do Sandero STW," dêem uma olhada.

divalwind

Mensagens : 718
Reputação : 8
Data de inscrição : 26/10/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO Empty Re: CUIDADOS COM A PINTURA = POLIMENTO X ESPELHAMENTO X ENCERAMENTO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos