SanderoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Aumento do giro quando vai realizar troca de marcha
Sensor de Temperatura EmptyTer Fev 27, 2024 8:39 am por ekabruno

» Luzes do painel de comando do Ar condicionado
Sensor de Temperatura EmptyQui Jan 11, 2024 7:14 pm por Paulo Pereira

» ELM327 OBD2 NÃO CONECTA ECU SANDERO STEPWAY 2013
Sensor de Temperatura EmptySáb Jun 24, 2023 2:08 pm por andersonmartins

» Desgaste prematuro da corrente de comando
Sensor de Temperatura EmptyQui maio 25, 2023 4:59 pm por Ricardo Souza

» Sandero Stepway 1.6 16v automático 2013/2014 tem correia dentada?
Sensor de Temperatura EmptyQui Abr 06, 2023 11:50 am por brunolima2000

» Luzes acende mas carro não dá partida
Sensor de Temperatura EmptyDom Mar 26, 2023 5:27 am por castellano_br

» FALHA NA IGNIÇÃO (PARTIDA)
Sensor de Temperatura EmptyDom Mar 26, 2023 5:24 am por castellano_br

» Limpeza nos dutos de Ar quente e frio
Sensor de Temperatura EmptySeg Mar 20, 2023 5:34 pm por Chico_2020

» trocar filtro do ar condicionado sandero 1.0 16v
Sensor de Temperatura EmptySeg Mar 20, 2023 5:32 pm por Chico_2020

» troca do filtro de cabine do sandero 1.6 2008 expression
Sensor de Temperatura EmptySeg Mar 20, 2023 5:31 pm por Chico_2020

Parceiros
SlyRacing

InFlow

TuningParts

AutoCustom

Notícias Automotivas

Forum Carros


Sensor de Temperatura

4 participantes

Ir para baixo

Sensor de Temperatura Empty Sensor de Temperatura

Mensagem por gabrielbusanna Sex maio 05, 2017 8:39 am

Bom Dia,

Estou enfrentando um problema em meu Sandero, quando pego transito pesado (anda e para) o sensor da temperatura começa a oscilar, aumenta para todos os riscos, abaixa dois, aumento novamente. Outro sintoma é que quando ligo o carro o sensor de temperatura não mostra nenhuma barrinha, muito depois de alguns quilômetros ele exibe dois risco e depois os 4.

Porém o carro não demonstra nenhuma sinal de aquecimento, tanto que já parei o carro e coloquei a mão sobre o capô o mesmo estava praticamente gelado.

A principio achei que a ventoinha do radiador não estava ligando, mas foi testado em uma auto elétrica e a mesma está funcionando normalmente.

Outra ponto que percebi é que o carro está usando bastante o liquido do reservatório arrefecimento, comprei o carro a um mês e foi trocado o liquido para que ficasse na marca de máximo.
Esses dias fui verificar novamente o nível, e está abaixo no nível máximo.

Não sei se tem relação com o problema do sensor de temperatura ou são problemas diferentes.

gabrielbusanna
gabrielbusanna

Mensagens : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/05/2017
Idade : 28
Cidade : Blumenau

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor de Temperatura Empty Re: Sensor de Temperatura

Mensagem por daan0094 Sex maio 05, 2017 9:25 am

Bom dia Gabriel, seus "sustos" são todos os mesmo que tive com o meu quando adquiri haha.
Adianto que tudo isso relatado é normal.
O sensor só funciona de duas em duas barras mesmo. Começa sem nada e de repente pula para duas barras.
Há um problema da Renault relacionado com o cabo negativo da bateria que ocasiona um erro ao exibir as barras, quanto mais equipamento elétrico estiver utilizando, maior as chances de mostrar mais de 4 barras em transito intenso. (Isso pode ser resolvido trocando esse cabo negativo, mas não ocasiona nenhum problema)
Diferente dos demais carros, o Sandero demora muito para atingir 100Cº, que é a temperatura em que a ventoinha aciona (desliga ao chegar em 90Cº), e, pelo menos no meu modelo que é 2008, é super silencioso, dentro do carro com o som em um volume mediano, é impossível de escutar.
O líquido de arrefecimento se expande com o calor e se contrai com o frio dentro do reservatório. Deve-se abastecer até o máximo com o motor frio (sempre com aditivo de radiador). Após esquentar, ele vai subir um pouco do máximo, mas é normal pois está quente. E em dias mais frios, estará abaixo do MAX, mas não complete, o importante é que fique entre os dois.

daan0094

Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 29
Cidade : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor de Temperatura Empty Re: Sensor de Temperatura

Mensagem por daan0094 Sex maio 05, 2017 9:36 am

Se ainda estiver receoso pelo líquido de arrefecimento, observe ele de tempo em tempo, mas não complete ele. Se passar da marca de mínimo, aí sim você deve se preocupar, possivelmente com vazamentos (o pior deles é dentro da câmara de combustão), mas pode ser por todo trajeto e até dentro do painel por onde passa para esquentar o ar (quando se gira a temperatura do ar interno para o vermelho)

daan0094

Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 29
Cidade : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor de Temperatura Empty Re: Sensor de Temperatura

Mensagem por gabrielbusanna Seg maio 08, 2017 1:21 pm

Obrigado pela ajuda daan0094, sexta levei meu carro para trocar o óleo na CSS da Renault da minha cidade. Falei do problema e ele disse que poderia ser o sensor de temperatura, ele desconectou o mesmo e conectou novamente.

Ontem a noite peguei transito pesado e as barras não oscilaram mais tanto. O que aconteceu é que em certo ponto ele subia 2 barras além das 4 normais. (Ficou com 6) e depois abaixava conforme andava com o carro.

E percebi uma outra questão o botão no painel do desembaçador traseiro está esquentando bastante, mesmo de dia.
gabrielbusanna
gabrielbusanna

Mensagens : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/05/2017
Idade : 28
Cidade : Blumenau

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor de Temperatura Empty Re: Sensor de Temperatura

Mensagem por daan0094 Ter maio 09, 2017 8:12 am

Os botões do meu painel também esquentam mais do que o normal quando o farol ou lantera estão acesos (o que faz com que a iluminação dos botões ficam acesas).
Acho que aquelas luzes não são de LED, deve ser algo do tipo incandescente, o que perde muito com calor. Aos poucos vou substituindo as luzes do carro por LED, a longo prazo deve aumentar a vida útil da bateria

daan0094

Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 29
Cidade : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor de Temperatura Empty Re: Sensor de Temperatura

Mensagem por daan0094 Ter Set 19, 2017 10:27 am

Venho aqui para relatar algo novo em relação ao sensor de temperatura.
1º é importante notar que hoje tive problemas com Sonda lambda, e isso fez com que o ECU não reconhecesse mais a temperatura do líquido de arrefecimento. Pelo adaptador OBD2, ele mostrava entre 30Cº e 60Cº. Mais a frente entenderá o porquê não estava nessa temperatura.
2º, nunca peguei um trânsito tão monstro, fiquei mais de 1 hora parado.

As barras atingiram ao máximo e ficou um tempão, mas eu não ouvia a ventoinha acionar em nenhum momento, e o OBD2 não me mostrava a temperatura correta.

Em um determinado momento, todas as barras de temperatura sumiram, apagou, mas o carro continuou normal, já estava com medo e de olho nas luzes do painel.

De repente a sonda lambda voltou a trabalhar e me mostrou 114Cº no OBD2, a ventoinha começou a trabalhar loucamente, ao atingir 102Cº ele voltou a mostrar todas as barras de temperatura, até atingir 90Cº e depois disso voltou a ficar normal.

Rapaz, que loucura, que cagaço... depois de ver isso fiquei pensando, qual é o limite real máximo de temperatura ??? Sei que o líquido de arrefecimento começa a entrar em estado de ebulição a partir de 115Cº.
Por sorte não tive nenhum outro problema além disso, o carro (com exceção da sonda lambda que não tem a ver) está normal.

daan0094

Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 29
Cidade : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor de Temperatura Empty Re: Sensor de Temperatura

Mensagem por divalwind Qua Set 20, 2017 1:44 pm

Eu nao queria postar aqui , pois estou na bronca que muitos so abrem o site para tirar sua duvida e some , e geralmente é a primeira vez.
Nao poe preço de peças compradas em lugar confiavel .
Nao poe valor mao de obra após serviço realizado com sucesso
Nao colocam nome de oficinas boas e preço mao de obra.
Enfim estão deixando pra lá, cada um por sí.
Será q nao veem q so temos a ganhar.
Com relaçaõ a o falso aquecimento , o meusandero STW ficou no limite e oscilava com a ventoinha ligada.
Pesquisando por aqui mesmo, vi o problema do cabo da bateria( fio terra)
tem um video na net, passei para o celular e levei para o eletricista ver.
O mesmo fez um procedimento de uma hora que resolveu o problema
de falso aquecimento, pois viajei neste fim semana no sol de 12 horas e ficou tudo beleza. Mas também pelo tempo de uso troquei a agua do sistema com máquina na loja.
Além deste problema foi resolvido uns trancos , tipo soluco na aceleração.

divalwind

Mensagens : 718
Reputação : 8
Data de inscrição : 26/10/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor de Temperatura Empty Re: Sensor de Temperatura

Mensagem por daan0094 Qua Set 20, 2017 3:17 pm

Eu também estou de bronca aqui, mas ultimamente tem vindo postagens novas sobre assuntos repetitivos (principalmente consumo, pqp), tudo escrito em CAIXA ALTA (ninguém merece, não dá nem pra ler).
Eu sempre respondo quando posso (se não souber do assunto nem falo nada), mas realmente as pessoas resolvem um problema e some, sem dizer qual foi a solução.. Só volta se tiver outro problema.
Sobre a falsa medição, eu na verdade já sabia que é o cabo negativo, só estou com preguiça de correr atrás kkkkkk, só fiquei muito impressionado quando as barrinhas sumiram e decidi relatar.

daan0094

Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 29
Cidade : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor de Temperatura Empty Re: Sensor de Temperatura

Mensagem por divalwind Sex Set 22, 2017 9:20 am

Este serviço no negativo do sandero realmente acabou a oscilaçao falsa do ponteiro de temperatura, sem acender a luz vermelha no painel. Troquei também a agua do sistema com a máquina, serviço limpo e rápido.
O serviço no cabo ficou baratinho 80,00 oficina bem simples e serviço de 1 hora, mas com pessoal muito esperto no bom sentido.

divalwind

Mensagens : 718
Reputação : 8
Data de inscrição : 26/10/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor de Temperatura Empty Re: Sensor de Temperatura

Mensagem por divalwind Sex Set 22, 2017 9:21 am

Deixo claro que oscilava no marcador , e ia até o máximo ,mas a luz nunca acendeu, com tudo funcionando corretamente.

divalwind

Mensagens : 718
Reputação : 8
Data de inscrição : 26/10/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor de Temperatura Empty Tô com problema parecido

Mensagem por RafaeldaZ Ter Abr 30, 2019 8:35 am

Fiz uma viagem de 600 km e a temperatura não sobe mais que dois traços e não aciona a ventoinha. Para me precaver liguei o ar condicionado e vim de boa. Ao retirar o sensor de temperatura a ventoinha ficou assinada direta me parece, e ao colocar ela desliga. Então retirei o sensor de temperatura e fiz o teste de multímetro na escala omica e notei que ao esquentar com o esqueiro na ponta do sensor ela baixava os valores residência normalmente e depois subia...mas mesmo assim fiquei desconfiado que seria problema no sensor....como não tinha a pronta entrega e eu precisava usar o carro, eu fiz uma limpeza no sensor com car 80 e lixa e coloquei ele novamente... Fiz o reset da bateria e calibrei o painel...e deixei em marcha lenta....pela minha surpresa começo com nenhum traço, depois de um tempinho subiu 2 e depois de alguns minutos ficou em 4 traços....e depois de uns minutos armou a ventoinha. Acho que voltou ao normal

RafaeldaZ

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/04/2019
Idade : 42
Cidade : Iguatemi

Ir para o topo Ir para baixo

Sensor de Temperatura Empty Re: Sensor de Temperatura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos