Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios
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Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios
Pois bem, amigos, eu me adaptei bem ao Sandero 1.6 8v 2011, apesar do carro não ser muito econômico e não acelerar de 100 a 150 km com rapidez igual meu carro anterior fazia (um Gol G4 1.0).
Resolvi trocar o kit da correia dentada e da correia de acessórios pois, apesar de ainda não ter completado 60k km, o carro já tem mais de 5 anos - pra aproveitar o ensejo, incluí a troca da bomba de água. Aí começou a dor de cabeça.
Como eu tenho dificuldade de ficar sem o carro e a mesma dificuldade de achar um dia com o mecânico que eu mexo, eu quis comprar as peças numa cidade e não pela Internet, devido à demora e o medo de vir alguma peça errada. Fui nas autopeças da minha cidade e o pessoal simplesmente não sabia indicar as peças. Pediram pra trazer as amostras. Daí eu argumentava: "Se eu desmancho o carro, trago as peças e vocês não as têm, aí tô lascado!". E no meio desse disse-me-disse, algumas lojas consultaram os catálogos das marcas de peças (para a bomba de água, por exemplo, só Urba ou Schadek, pois eu sei que são as marcas que são boas) e consegui comprar o kit da correia dentada e a correia do alternador - as duas polias do alternador não consegui em lugar nenhum - e a bomba de água.
Chega na hora de desmontar o carro... a bomba de água e o tensor da correia não eram os certos. Essas 2 peças eu comprei em lojas distintas. As autopeças dizem que foi o que os catálogos indicaram - ou seja, segundo eles, todos os catálogos estão errados. Um cara de uma autopeças, já mais de idade, chegou a me falar: "Se você tivesse um golzinho seria bem mais fácil, esse Sandero é muito complexo." Rapaz... esse sujeito teve sorte de ser senhor de idade, na moral. Olha o que o sujeito me fala! Sandero é BMW, Mercedes ou o raio que o parta pra ser um carro complexo?! Devolvi a respectiva peça e fui embora.
Ou seja, somente as correias dentadas se aproveitaram. Teria que usar a mesma bomba de água e o mesmo tensor que estavam no carro - peças que, segundo o mecânico, estavam boas. Serviço feito, e...
Voltei com o carro e quando fui subir uma ladeira, com o ar ligado, o carro não tinha força alguma pra subir de 2ª marcha. Quando parei o carro, noto que estava pingando água por baixo, o que parecia ser coisa do ar, o que eu nunca tinha reparado. No dia seguinte, percebo que o carro está com um barulho quando acelera, uma espécie de "róóóóóó". A potência e a força aparentemente melhoraram, mas não pude avaliar se voltou ao normal. O mecânico olhou, suspeitou que pudesse ser algo com o filtro de ar. Troquei o filtro e nada! Ele ficou sem saber o que pode ser o barulho. Sugeriu desmontar tudo e pensa que pode ser o tensor, mas não tem certeza alguma. Peguei a estrada pra voltar pra minha cidade e agora o carro começou a fazer um barulho similar a um grilinho. Achei que pudesse ser o ar, mas o barulho não parou quando desliguei. Chego na minha cidade e ao subir a mesma ladeira, já noto que o carro está mais fraco de novo, quase morrendo pra subir de segunda. Guardo o carro na garagem e neste exato momento estou escutando um "clique" intermitente vindo do motor - o que eu suspeito que é algo com o ar. Detalhe: nesse meio tempo, rodando pouco, o carro consumiu bem acima do normal.
Enfim, o mecânico que eu mexo é um cara experiente, faz anos que vou somente nele e nunca teve um problema como esse. O cara mexe com tudo que é tipo de veículo, desde os simples aos sofisticados. Ele mesmo sabe muito bem que o Sandero é um carro sem muitos segredos. Mas é a primeira vez que eu fico bem frustrado com um serviço dele. Não sei se ele poderia ter procedido com a troca das correias sem ter trocado o sensor; ou se as correias também vieram erradas e ele não identificou o fato; ou sei lá o quê... Foi passado o scanner e não se notou nenhum parâmetro anormal, não se notou qualquer folga do motor nem nada... Não sei o que fazer. Tenho medo de comprar o restante das peças e mandarem as peças erradas, de mexer e trocar as peças e não resolver nada e eu perder mais dinheiro... penso até mesmo em levar na CSS e tomar um belo prejuízo quanto ao preço...
Alguma ideia, amigos?
Resolvi trocar o kit da correia dentada e da correia de acessórios pois, apesar de ainda não ter completado 60k km, o carro já tem mais de 5 anos - pra aproveitar o ensejo, incluí a troca da bomba de água. Aí começou a dor de cabeça.
Como eu tenho dificuldade de ficar sem o carro e a mesma dificuldade de achar um dia com o mecânico que eu mexo, eu quis comprar as peças numa cidade e não pela Internet, devido à demora e o medo de vir alguma peça errada. Fui nas autopeças da minha cidade e o pessoal simplesmente não sabia indicar as peças. Pediram pra trazer as amostras. Daí eu argumentava: "Se eu desmancho o carro, trago as peças e vocês não as têm, aí tô lascado!". E no meio desse disse-me-disse, algumas lojas consultaram os catálogos das marcas de peças (para a bomba de água, por exemplo, só Urba ou Schadek, pois eu sei que são as marcas que são boas) e consegui comprar o kit da correia dentada e a correia do alternador - as duas polias do alternador não consegui em lugar nenhum - e a bomba de água.
Chega na hora de desmontar o carro... a bomba de água e o tensor da correia não eram os certos. Essas 2 peças eu comprei em lojas distintas. As autopeças dizem que foi o que os catálogos indicaram - ou seja, segundo eles, todos os catálogos estão errados. Um cara de uma autopeças, já mais de idade, chegou a me falar: "Se você tivesse um golzinho seria bem mais fácil, esse Sandero é muito complexo." Rapaz... esse sujeito teve sorte de ser senhor de idade, na moral. Olha o que o sujeito me fala! Sandero é BMW, Mercedes ou o raio que o parta pra ser um carro complexo?! Devolvi a respectiva peça e fui embora.
Ou seja, somente as correias dentadas se aproveitaram. Teria que usar a mesma bomba de água e o mesmo tensor que estavam no carro - peças que, segundo o mecânico, estavam boas. Serviço feito, e...
Voltei com o carro e quando fui subir uma ladeira, com o ar ligado, o carro não tinha força alguma pra subir de 2ª marcha. Quando parei o carro, noto que estava pingando água por baixo, o que parecia ser coisa do ar, o que eu nunca tinha reparado. No dia seguinte, percebo que o carro está com um barulho quando acelera, uma espécie de "róóóóóó". A potência e a força aparentemente melhoraram, mas não pude avaliar se voltou ao normal. O mecânico olhou, suspeitou que pudesse ser algo com o filtro de ar. Troquei o filtro e nada! Ele ficou sem saber o que pode ser o barulho. Sugeriu desmontar tudo e pensa que pode ser o tensor, mas não tem certeza alguma. Peguei a estrada pra voltar pra minha cidade e agora o carro começou a fazer um barulho similar a um grilinho. Achei que pudesse ser o ar, mas o barulho não parou quando desliguei. Chego na minha cidade e ao subir a mesma ladeira, já noto que o carro está mais fraco de novo, quase morrendo pra subir de segunda. Guardo o carro na garagem e neste exato momento estou escutando um "clique" intermitente vindo do motor - o que eu suspeito que é algo com o ar. Detalhe: nesse meio tempo, rodando pouco, o carro consumiu bem acima do normal.
Enfim, o mecânico que eu mexo é um cara experiente, faz anos que vou somente nele e nunca teve um problema como esse. O cara mexe com tudo que é tipo de veículo, desde os simples aos sofisticados. Ele mesmo sabe muito bem que o Sandero é um carro sem muitos segredos. Mas é a primeira vez que eu fico bem frustrado com um serviço dele. Não sei se ele poderia ter procedido com a troca das correias sem ter trocado o sensor; ou se as correias também vieram erradas e ele não identificou o fato; ou sei lá o quê... Foi passado o scanner e não se notou nenhum parâmetro anormal, não se notou qualquer folga do motor nem nada... Não sei o que fazer. Tenho medo de comprar o restante das peças e mandarem as peças erradas, de mexer e trocar as peças e não resolver nada e eu perder mais dinheiro... penso até mesmo em levar na CSS e tomar um belo prejuízo quanto ao preço...
Alguma ideia, amigos?
nigthingale- Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/08/2016
Idade : 40
Cidade : MG
Re: Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios
https://youtu.be/w5Ko2mt2erU?t=16m31s
288vm- Mensagens : 226
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Cidade : Jundiaí
Re: Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios
Foi trocado tudo, incluindo a bomba, e o barulho continua. Não sei mais o que fazer. Estou vendo que a única solução é deixar na CSS...
https://vimeo.com/189458928
https://vimeo.com/189458928
nigthingale- Mensagens : 4
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Data de inscrição : 18/08/2016
Idade : 40
Cidade : MG
Re: Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios
Cuidado que o Sandero tem um problema crônico na coifa da caixa de marchas, ela rasga, o óleo do cambio sai por ela mas não pinga no chão.
Eu nunca tive esse problema, mas pelos relatos aqui, o motor faz um barulho estranho, parecido com o "róóóóóó" que você citou, e quando as engrenagens quebram de vez, aí sim é um valor lascado para trocar a caixa de marchas.
Eu nunca tive esse problema, mas pelos relatos aqui, o motor faz um barulho estranho, parecido com o "róóóóóó" que você citou, e quando as engrenagens quebram de vez, aí sim é um valor lascado para trocar a caixa de marchas.
daan0094- Mensagens : 405
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Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 30
Cidade : Campinas
Re: Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios
Amigo, o engraçado é que o carro não tinha nada até mexerem nele.
nigthingale- Mensagens : 4
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Data de inscrição : 18/08/2016
Idade : 40
Cidade : MG
Re: Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios
Sim, tem razão, mas se for voltar ao mecânico, peça para ver se não há nada de errado com a coifa.
Infelizmente alguns mecânicos tem preguiça de aprender um pouco mais sobre os motores europeus, ai colocam peça de outro veiculo da Renault achando que vai servir nesse
Infelizmente alguns mecânicos tem preguiça de aprender um pouco mais sobre os motores europeus, ai colocam peça de outro veiculo da Renault achando que vai servir nesse
daan0094- Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 30
Cidade : Campinas
Re: Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios
Se for chiado, é problema de tensor e correias. Peça pra verificar. No video não deu pra notar muito bem o chiado.
Se não tem força, provavelmente está fora de ponto. Peça pra verificar. As polias tem marcas, só alinhar.
Como vc reaproveitou os esticadores, é bem provável que seja um deles. Pegue uma mangueira de jardim e ligue o carro em marcha lenta. Molhe devagar e com pouca água um dos esticadores e veja se o barulho some. Faça isso em todos os esticadores e correias. Estes barulhos vem geralmente da correia de acessórios.
Abs.
Se não tem força, provavelmente está fora de ponto. Peça pra verificar. As polias tem marcas, só alinhar.
Como vc reaproveitou os esticadores, é bem provável que seja um deles. Pegue uma mangueira de jardim e ligue o carro em marcha lenta. Molhe devagar e com pouca água um dos esticadores e veja se o barulho some. Faça isso em todos os esticadores e correias. Estes barulhos vem geralmente da correia de acessórios.
Abs.
RodrigoVolta- Mensagens : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/10/2016
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Cidade : Campinas
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