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Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios

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Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios Empty Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios

Mensagem por nigthingale Qui Out 20, 2016 7:27 pm

Pois bem, amigos, eu me adaptei bem ao Sandero 1.6 8v 2011, apesar do carro não ser muito econômico e não acelerar de 100 a 150 km com rapidez igual meu carro anterior fazia (um Gol G4 1.0).

Resolvi trocar o kit da correia dentada e da correia de acessórios pois, apesar de ainda não ter completado 60k km, o carro já tem mais de 5 anos - pra aproveitar o ensejo, incluí a troca da bomba de água. Aí começou a dor de cabeça.

Como eu tenho dificuldade de ficar sem o carro e a mesma dificuldade de achar um dia com o mecânico que eu mexo, eu quis comprar as peças numa cidade e não pela Internet, devido à demora e o medo de vir alguma peça errada. Fui nas autopeças da minha cidade e o pessoal simplesmente não sabia indicar as peças. Pediram pra trazer as amostras. Daí eu argumentava: "Se eu desmancho o carro, trago as peças e vocês não as têm, aí tô lascado!". E no meio desse disse-me-disse, algumas lojas consultaram os catálogos das marcas de peças (para a bomba de água, por exemplo, só Urba ou Schadek, pois eu sei que são as marcas que são boas) e consegui comprar o kit da correia dentada e a correia do alternador - as duas polias do alternador não consegui em lugar nenhum - e a bomba de água.

Chega na hora de desmontar o carro... a bomba de água e o tensor da correia não eram os certos. Essas 2 peças eu comprei em lojas distintas. As autopeças dizem que foi o que os catálogos indicaram - ou seja, segundo eles, todos os catálogos estão errados. Um cara de uma autopeças, já mais de idade, chegou a me falar: "Se você tivesse um golzinho seria bem mais fácil, esse Sandero é muito complexo." Rapaz... esse sujeito teve sorte de ser senhor de idade, na moral. Olha o que o sujeito me fala! Sandero é BMW, Mercedes ou o raio que o parta pra ser um carro complexo?! Devolvi a respectiva peça e fui embora.

Ou seja, somente as correias dentadas se aproveitaram. Teria que usar a mesma bomba de água e o mesmo tensor que estavam no carro - peças que, segundo o mecânico, estavam boas. Serviço feito, e...

Voltei com o carro e quando fui subir uma ladeira, com o ar ligado, o carro não tinha força alguma pra subir de 2ª marcha. Quando parei o carro, noto que estava pingando água por baixo, o que parecia ser coisa do ar, o que eu nunca tinha reparado. No dia seguinte, percebo que o carro está com um barulho quando acelera, uma espécie de "róóóóóó". A potência e a força aparentemente melhoraram, mas não pude avaliar se voltou ao normal. O mecânico olhou, suspeitou que pudesse ser algo com o filtro de ar. Troquei o filtro e nada! Ele ficou sem saber o que pode ser o barulho. Sugeriu desmontar tudo e pensa que pode ser o tensor, mas não tem certeza alguma. Peguei a estrada pra voltar pra minha cidade e agora o carro começou a fazer um barulho similar a um grilinho. Achei que pudesse ser o ar, mas o barulho não parou quando desliguei. Chego na minha cidade e ao subir a mesma ladeira, já noto que o carro está mais fraco de novo, quase morrendo pra subir de segunda. Guardo o carro na garagem e neste exato momento estou escutando um "clique" intermitente vindo do motor - o que eu suspeito que é algo com o ar. Detalhe: nesse meio tempo, rodando pouco, o carro consumiu bem acima do normal.

Enfim, o mecânico que eu mexo é um cara experiente, faz anos que vou somente nele e nunca teve um problema como esse. O cara mexe com tudo que é tipo de veículo, desde os simples aos sofisticados. Ele mesmo sabe muito bem que o Sandero é um carro sem muitos segredos. Mas é a primeira vez que eu fico bem frustrado com um serviço dele. Não sei se ele poderia ter procedido com a troca das correias sem ter trocado o sensor; ou se as correias também vieram erradas e ele não identificou o fato; ou sei lá o quê... Foi passado o scanner e não se notou nenhum parâmetro anormal, não se notou qualquer folga do motor nem nada... Não sei o que fazer. Tenho medo de comprar o restante das peças e mandarem as peças erradas, de mexer e trocar as peças e não resolver nada e eu perder mais dinheiro... penso até mesmo em levar na CSS e tomar um belo prejuízo quanto ao preço...

Alguma ideia, amigos?

nigthingale

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Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios Empty Re: Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios

Mensagem por 288vm Sex Out 21, 2016 12:03 pm

https://youtu.be/w5Ko2mt2erU?t=16m31s
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Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios Empty Re: Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios

Mensagem por nigthingale Dom Out 30, 2016 5:36 pm

Foi trocado tudo, incluindo a bomba, e o barulho continua. Não sei mais o que fazer. Estou vendo que a única solução é deixar na CSS...

https://vimeo.com/189458928

nigthingale

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Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios Empty Re: Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios

Mensagem por daan0094 Seg Out 31, 2016 8:21 am

Cuidado que o Sandero tem um problema crônico na coifa da caixa de marchas, ela rasga, o óleo do cambio sai por ela mas não pinga no chão.
Eu nunca tive esse problema, mas pelos relatos aqui, o motor faz um barulho estranho, parecido com o "róóóóóó" que você citou, e quando as engrenagens quebram de vez, aí sim é um valor lascado para trocar a caixa de marchas.

daan0094

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Mensagem por nigthingale Seg Out 31, 2016 8:44 am

Amigo, o engraçado é que o carro não tinha nada até mexerem nele.

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Mensagem por daan0094 Seg Out 31, 2016 11:15 am

Sim, tem razão, mas se for voltar ao mecânico, peça para ver se não há nada de errado com a coifa.
Infelizmente alguns mecânicos tem preguiça de aprender um pouco mais sobre os motores europeus, ai colocam peça de outro veiculo da Renault achando que vai servir nesse Sad

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Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios Empty Re: Barulhos após troca de correia dentada e de acessórios

Mensagem por RodrigoVolta Ter Nov 01, 2016 3:57 pm

Se for chiado, é problema de tensor e correias. Peça pra verificar. No video não deu pra notar muito bem o chiado.

Se não tem força, provavelmente está fora de ponto. Peça pra verificar. As polias tem marcas, só alinhar.

Como vc reaproveitou os esticadores, é bem provável que seja um deles. Pegue uma mangueira de jardim e ligue o carro em marcha lenta. Molhe devagar e com pouca água um dos esticadores e veja se o barulho some. Faça isso em todos os esticadores e correias. Estes barulhos vem geralmente da correia de acessórios.

Abs.
RodrigoVolta
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