SanderoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Aumento do giro quando vai realizar troca de marcha
Como usar Etanol X Gasolina EmptyTer Fev 27, 2024 8:39 am por ekabruno

» Luzes do painel de comando do Ar condicionado
Como usar Etanol X Gasolina EmptyQui Jan 11, 2024 7:14 pm por Paulo Pereira

» ELM327 OBD2 NÃO CONECTA ECU SANDERO STEPWAY 2013
Como usar Etanol X Gasolina EmptySáb Jun 24, 2023 2:08 pm por andersonmartins

» Desgaste prematuro da corrente de comando
Como usar Etanol X Gasolina EmptyQui maio 25, 2023 4:59 pm por Ricardo Souza

» Sandero Stepway 1.6 16v automático 2013/2014 tem correia dentada?
Como usar Etanol X Gasolina EmptyQui Abr 06, 2023 11:50 am por brunolima2000

» Luzes acende mas carro não dá partida
Como usar Etanol X Gasolina EmptyDom Mar 26, 2023 5:27 am por castellano_br

» FALHA NA IGNIÇÃO (PARTIDA)
Como usar Etanol X Gasolina EmptyDom Mar 26, 2023 5:24 am por castellano_br

» Limpeza nos dutos de Ar quente e frio
Como usar Etanol X Gasolina EmptySeg Mar 20, 2023 5:34 pm por Chico_2020

» trocar filtro do ar condicionado sandero 1.0 16v
Como usar Etanol X Gasolina EmptySeg Mar 20, 2023 5:32 pm por Chico_2020

» troca do filtro de cabine do sandero 1.6 2008 expression
Como usar Etanol X Gasolina EmptySeg Mar 20, 2023 5:31 pm por Chico_2020

Parceiros
SlyRacing

InFlow

TuningParts

AutoCustom

Notícias Automotivas

Forum Carros


Como usar Etanol X Gasolina

+5
Anderson_sandero
Luan Mauricio
falcao360
Russo-DF
Horacio Sandero Dynamique
9 participantes

Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por Horacio Sandero Dynamique Ter Abr 14, 2015 7:08 am

Ai pessoal eu ainda nao vi nenhum topico aqui falando sobre como usar Etanol e Gasolina nos veiculos.

Como devemos usar o Etanol e Gasolina nos carros? Eu por exemplo uso 7 tanques de Etanol por 1 de gasolina por mes, seria mais o menos assim, durante o mes gasto 2 tanques de etanol por semana, sempre na ultima semana do mes abasteço o 1 tanque de gasolina, esta correto? alguem faz diferente?

Abraços bounce bounce
Horacio Sandero Dynamique
Horacio Sandero Dynamique

Mensagens : 91
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/04/2015
Idade : 49
Cidade : fim do mundo

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Re: Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por Russo-DF Ter Abr 14, 2015 8:28 am

essa conversa de alcool x gasolina... 7 x 1... é tao subjetivo quanto escolher marca de roupa ou tipo de comida... vc diz que gasta dois tanques de alcool por semana, eu já gasto um de gasolina... mas nossos percursos são completamente diferentes, além das caracteristicas proprias de cada motorista, do percentual de alcool na gasolina, do tipo de gasolina, da potencia do motor, do tipo de pavimento, altimetria, desgaste de componentes, etc...

Russo-DF

Mensagens : 212
Reputação : 35
Data de inscrição : 09/04/2014
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Re: Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por Horacio Sandero Dynamique Ter Abr 14, 2015 8:45 am

Sim entendo, é q rodo cerca de 800km por semana e o meu sandero esta fazendo em media 8,5km/L no Etanol conforme midia nave informa, mas tem aquele lance de usar sempre Etanol muitas X e quando for usar gasolina ter algum problema, ja ouviram falar sobre isto? bounce
Horacio Sandero Dynamique
Horacio Sandero Dynamique

Mensagens : 91
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/04/2015
Idade : 49
Cidade : fim do mundo

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Re: Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por falcao360 Ter Abr 14, 2015 9:28 am

o que geralmente da bug e isso não é um problema em si, é o sistema se "atrapalhar" com essa mudança... infelizmente comigo ja aconteceu no clio sedam que tinha e agora no sandero. Precisei davar um pulo no mecanico para fazer uma aprendizagem, de manha o carro ficava oscilando o rpm ia em 1000 e chegava quase a morrer e em alguns casos morria ai fiz a aprendizagem lá e de uma taxa de 32 caiu pra 21 e parou com isso e parou com a frescura.

Mas isso se deu ao aumento da taxa de alcool na gasosa, se nao mexerem mais nisso o carro fica tranquilo e sereno.
falcao360
falcao360

Mensagens : 637
Reputação : 42
Data de inscrição : 07/04/2014
Idade : 40
Cidade : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Re: Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por Luan Mauricio Qua Abr 15, 2015 12:40 pm

carro flex pode ser utilizado de qualquer maneira, não tem um padrão definido de quantidade de tanques de um combustível terá que adicionar outro, isso é mito.
se fosse para fazer isso perderia o sentido de comprar um carro flex.
2 pontos a se observar.
1-tanquinho de partida a frio, se utiliza muito etanol em dias frios é bom ficar de olho nele.
2-quando trocar de combustível de gasolina para etanol ou vice e versa andar pelo menos 5 km, é pedido essa km para o sistema ler e se adequar ao combustível que predomina no tanque.
Luan Mauricio
Luan Mauricio

Mensagens : 1501
Reputação : 102
Data de inscrição : 02/08/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Etanol Vs Gasolina

Mensagem por Anderson_sandero Qua Jul 08, 2015 8:39 pm

Realmente pode ser usado de qualquer maneira, mas fato é que a gasolina cria borra no sistema. Por isso aconselhável é que se faça revezamento para limpeza, pois o etanol não cria borra e limpa por completo o motor e tubulações e sem contar que garante um pouco mais de força no motor.
Quanto a distância percorrida para o reconhecimento de combustível depende um pouco, em alguns casos precisa-se percorrer 5Km, em outros 10Km.

Anderson_sandero

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 08/07/2015
Idade : 35
Cidade : bnu

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Re: Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por andersonmartins Qui Jul 09, 2015 6:28 pm

Em contrapartida, já li que a gasolina aditiva limpa bem melhor os bicos injetores e usar apenas álcool desgasta mais rápido o sistema de escapamento.

Por isto, e também pelo menor preço do álcool e bom consumo do meu Sandero, costumo fazer este Alemanha x Brasil aí (7 x 1).

Só pra constar, pra mim é muito vantajoso. No posto que abasteço, o álcool está R$ 1,69 e meu Sandero Stepway 1.6 16 V faz, em média, 9 KM/L. Se não pegar muito trânsito, faz até mais. Conta feita na mão. Computador de bordo não traz o consumo médio exato. Talvez mostre apenas o consumo do momento em que se estiver conferindo por ele.

andersonmartins

Mensagens : 207
Reputação : 27
Data de inscrição : 21/05/2013
Idade : 39
Cidade : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Re: Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por Luan Mauricio Sex Jul 10, 2015 6:42 pm

Esse é meu segundo sandero e dificilmente coloco etanol pelo preço estar absurdo aqui no RJ 2,759, utilizo o carro para trabalhar e não dá nem tempo da gasolina parar e criar goma, são no mínimo dois tanques por semana.
acho que a gasolina comum é prejudicial no tanque para quem fica com ela muito tempo sem renovar, meu sogro por exemplo tem gnv no carro e um tanque de gasolina no carro dele dura uns 4 meses ficando velha e sendo propensa a entupir filtros e bicos.
Luan Mauricio
Luan Mauricio

Mensagens : 1501
Reputação : 102
Data de inscrição : 02/08/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Re: Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por Johefer Ferraz Dom Ago 30, 2015 5:30 pm

Boas a todos! Concordo com grande parte do que foi dito acima pelos colegas. No carro flex não há regras definidas para utilização de combustível ficando a critério do proprietário do automóvel. Contudo, devido ás diferentes características de cada combustível se faz necessário observar alguns detalhes para conseguir maior rendimento do carro, economia e também durabilidade do motor, câmbio e escapamento.
1º - Utilizar um único combustível ou tipo de mistura por muito tempo vicia a sonda lambda e quando houver mudança o carro vai falhar ou nem pegar.
2º - O álcool deixa o carro mais forte mas se utilizado por muito tempo exige que a troca de óleo seja antecipada e pode sim abreviar a vida útil do escapamento já que contém água.
3º - Fazer as contas conforme o preço do litro de combustível e também do rendimento do carro. O que difere muito conforme a cidade e conforme o trânsito. EX: Aqui em BHte o álcool esta R$1,89 e a gasolina R$3,09. Álcool!!!!!! Meu Sandero faz 10,3 na gasolina e 7,7 no álcool (OBS: essa média esta aumentado mas isso é assunto pra outro post). Então? Álcool!!!!
Por último: No caso do nosso colega que abriu o post eu recomendaria que intercalasse no máximo 3 tanques de álcool com um de gasolina. Rodando como ele relatou, a lubrificação do motor vai ficar prejudicada devido à diminuição da viscosidade do óleo causada pelo álcool. Colocando gasolina com mais frequência vai diminuir esse efeito. Fica a dica.


Última edição por Johefer Ferraz em Dom Ago 30, 2015 5:32 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : corrigir erros de digitação)
Johefer Ferraz
Johefer Ferraz

Mensagens : 375
Reputação : 40
Data de inscrição : 24/06/2015
Idade : 48
Cidade : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Re: Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por Luan Mauricio Seg Ago 31, 2015 1:04 pm

Johefer Ferraz escreveu:Boas a todos! Concordo com grande parte do que foi dito acima pelos colegas. No carro flex não há regras definidas para utilização de combustível ficando a critério do proprietário do automóvel. Contudo, devido ás diferentes características de cada combustível se faz necessário observar alguns detalhes para conseguir maior rendimento do carro, economia e também durabilidade do motor, câmbio e escapamento.
1º - Utilizar um único combustível ou tipo de mistura por muito tempo vicia a sonda lambda e quando houver mudança o carro vai falhar ou nem pegar.
2º - O álcool deixa o carro mais forte mas se utilizado por muito tempo exige que a troca de óleo seja antecipada e pode sim abreviar a vida útil do escapamento já que contém água.
3º - Fazer as contas conforme o preço do litro de combustível e também do rendimento do carro. O que difere muito conforme a cidade e conforme o trânsito. EX: Aqui em BHte o álcool esta R$1,89 e a gasolina R$3,09. Álcool!!!!!! Meu Sandero faz 10,3 na gasolina e 7,7 no álcool (OBS: essa média esta aumentado mas isso é assunto pra outro post). Então? Álcool!!!!
Por último: No caso do nosso colega que abriu o post eu recomendaria que intercalasse no máximo 3 tanques de álcool com um de gasolina. Rodando como ele relatou, a lubrificação do motor vai ficar prejudicada devido à diminuição da viscosidade do óleo causada pelo álcool. Colocando gasolina com mais frequência vai diminuir esse efeito. Fica a dica.

Aqui no RJ alcool está a 2,759 e gasolina 3,599. Como trabalho com o carro e tenho que rodar bastante não vale a pena utilizar o alcool.
Quando vou a SP a situação ja muda, cheguei a abastecer a 1,399 alcool e com 50 reais saí de Aparecida do Norte-SP e cheguei a Itaboraí-RJ com sobra.
Luan Mauricio
Luan Mauricio

Mensagens : 1501
Reputação : 102
Data de inscrição : 02/08/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Re: Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por Johefer Ferraz Ter Set 01, 2015 12:01 pm

Luan Mauricio escreveu:
Johefer Ferraz escreveu:Boas a todos! Concordo com grande parte do que foi dito acima pelos colegas. No carro flex não há regras definidas para utilização de combustível ficando a critério do proprietário do automóvel. Contudo, devido ás diferentes características de cada combustível se faz necessário observar alguns detalhes para conseguir maior rendimento do carro, economia e também durabilidade do motor, câmbio e escapamento.
1º - Utilizar um único combustível ou tipo de mistura por muito tempo vicia a sonda lambda e quando houver mudança o carro vai falhar ou nem pegar.
2º - O álcool deixa o carro mais forte mas se utilizado por muito tempo exige que a troca de óleo seja antecipada e pode sim abreviar a vida útil do escapamento já que contém água.
3º - Fazer as contas conforme o preço do litro de combustível e também do rendimento do carro. O que difere muito conforme a cidade e conforme o trânsito. EX: Aqui em BHte o álcool esta R$1,89 e a gasolina R$3,09. Álcool!!!!!! Meu Sandero faz 10,3 na gasolina e 7,7 no álcool (OBS: essa média esta aumentado mas isso é assunto pra outro post). Então? Álcool!!!!
Por último: No caso do nosso colega que abriu o post eu recomendaria que intercalasse no máximo 3 tanques de álcool com um de gasolina. Rodando como ele relatou, a lubrificação do motor vai ficar prejudicada devido à diminuição da viscosidade do óleo causada pelo álcool. Colocando gasolina com mais frequência vai diminuir esse efeito. Fica a dica.


Aqui no RJ alcool está a 2,759 e gasolina 3,599. Como trabalho com o carro e tenho que rodar bastante não vale a pena utilizar o alcool.
Quando vou a SP a situação ja muda, cheguei a abastecer a 1,399 alcool e com 50 reais saí de Aparecida do Norte-SP e cheguei a Itaboraí-RJ com sobra.

Realmente nesse caso o mais indicado pra você é a utilização de gasolina mas, mesmo que economicamente inviável, seria importante utilizar o álcool de vez em quando pra não deixar o sistema viciado. Abraço!
Johefer Ferraz
Johefer Ferraz

Mensagens : 375
Reputação : 40
Data de inscrição : 24/06/2015
Idade : 48
Cidade : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Re: Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por Walter Chagas Jr Seg Jul 17, 2017 2:23 pm

A regra é clara! Alcool só compensa se ele estiver abaixo de 70% do preço da gasolina. Caso contrário use gasolina mesmo.
Walter Chagas Jr
Walter Chagas Jr

Mensagens : 54
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/07/2017
Idade : 58
Cidade : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Re: Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por daan0094 Seg Jul 17, 2017 2:47 pm

Walter, essa regra dos 70% é uma média de todos os veículos. Uns tem 60% de proporção (ou seja, rende mais com Gasolina), outros tem 80% (rende mais com Etanol).
Durante 2 anos com meu Sandero, e colocando todos os dados de consumo e preço em planilha, cheguei a conclusão de que meu Sandero é muito mais econômico com Etanol, chegando a 78% da proporção. A Gasolina precisa estar muito barata, ou o Etanol muito caro, (ou os 2) para eu abastecer com Gasolina.

daan0094

Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 29
Cidade : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Re: Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por Walter Chagas Jr Seg Jul 17, 2017 3:15 pm

daan0094 escreveu:Walter, essa regra dos 70% é uma média de todos os veículos. Uns tem 60% de proporção (ou seja, rende mais com Gasolina), outros tem 80% (rende mais com Etanol).
Durante 2 anos com meu Sandero, e colocando todos os dados de consumo e preço em planilha, cheguei a conclusão de que meu Sandero é muito mais econômico com Etanol, chegando a 78% da proporção. A Gasolina precisa estar muito barata, ou o Etanol muito caro, (ou os 2) para eu abastecer com Gasolina.

A propósito, você já usou gasolina Podium nele? Se sim, sentiu quais melhoras? No portal da Petrobras diz que a gasolina podium só resolve o problema da batida de pino nos motores flex quando usam gasolina comum e é obrigatória nos importados do nível dos BMW e Volvos da vida. Mas se o carro tem taxa de compressão mais alta, ele deveria ter um desempenho melhor com gasolina de alta octanagem
Walter Chagas Jr
Walter Chagas Jr

Mensagens : 54
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/07/2017
Idade : 58
Cidade : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Re: Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por daan0094 Ter Jul 18, 2017 8:33 am

Sim, já utilizei meio tanque de Podium duas vezes.
Como meu carro é 1.0, não houve uma diferença gritante (só o preço mesmo kkkk).
Na primeira vez senti bastante diferença, carro mais macio, responde mais rápido, motor mais silencioso, mas nada que justificasse o alto preço.
Na segunda eu fiz uma viagem, e tive problemas para dar partida no destino na manhã seguinte, mas não posso afirmar que estava relacionada com a Podium.
Consegui fazer uma média um pouco maior, mas acredito que seja por ter menos etanol misturado, e por precisar pisar menos para render mais.
Se tivesse dinheiro sobrando, faria um tanque cheio para colocar na minha planilha e calcular se o rendimento extra compensa o valor no final do tanque. Mas acredito que não, esse combustível é só para carro esportivo e/ou importado.
Queria também "experimentar" a Shell Racing.

daan0094

Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 29
Cidade : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Re: Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por Walter Chagas Jr Ter Jul 18, 2017 9:05 am

daan0094 escreveu:Sim, já utilizei meio tanque de Podium duas vezes.
Como meu carro é 1.0, não houve uma diferença gritante (só o preço mesmo kkkk).
Na primeira vez senti bastante diferença, carro mais macio, responde mais rápido, motor mais silencioso, mas nada que justificasse o alto preço.
Na segunda eu fiz uma viagem, e tive problemas para dar partida no destino na manhã seguinte, mas não posso afirmar que estava relacionada com a Podium.
Consegui fazer uma média um pouco maior, mas acredito que seja por ter menos etanol misturado, e por precisar pisar menos para render mais.
Se tivesse dinheiro sobrando, faria um tanque cheio para colocar na minha planilha e calcular se o rendimento extra compensa o valor no final do tanque. Mas acredito que não, esse combustível é só para carro esportivo e/ou importado.
Queria também "experimentar" a Shell Racing.

Ok, a proxima viagem que eu for fazer com meu carro vou abastecer todo com Podium e publicar os resultados aqui.
Walter Chagas Jr
Walter Chagas Jr

Mensagens : 54
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/07/2017
Idade : 58
Cidade : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Re: Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por daan0094 Ter Jul 18, 2017 12:36 pm

Acho que a podium compensou mais na cidade, no anda/para

daan0094

Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 29
Cidade : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar Etanol X Gasolina Empty Re: Como usar Etanol X Gasolina

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos