Completar o óleo
+7
cirobage
marcus pimentel
Luan Mauricio
CristianoPE
Murilo Botto
Antonio Bonfim
wandokosta
11 participantes
SanderoClube :: Oficina :: Manutenção
Página 1 de 1
Completar o óleo
troquei o óleo e rodei 4 mil km e esqueci de verificar o óleo, hoje verifiquei e tava baixo, tinha meio litro no carro que sobrou e coloquei, mas acho que ainda ficou baixo, qual seria o nivel ideal? ficou na parte marcada entre maximo e minimo. vou comprar outro e colocar mais. Espero não ter prejudicado o motor, agora verificar a cada mil km.
wandokosta- Mensagens : 77
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/02/2013
Idade : 47
Re: Completar o óleo
não prejudicou em nada, o nível correto é o mostrado na vareta nem + nem - , e lembre se trocar o óleo tem que trocar filtro.
Antonio Bonfim- Mensagens : 728
Reputação : 17
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 67
Cidade : Salvador
Re: Completar o óleo
Não tem que se preocupar com nível de óleo, se trocar sempre no prazo determinado. Por precaução, eu troco a cada 5000km. Ele nunca vai baixar do minimo se trocar corretamente. Ele vai realmente baixar um pouco, mas é normal! Querendo ou não, o motor "consome" um pouco de óleo. Se alguma vez baixar mais que o mínimo, é porque seu carro está usando óleo de mais, e aí quer dizer que tem algum problema e precisa ser visto por um especialista. Agora, como eu disse, se baixar um pouco, não tem problema nenhum, e não aconselho completar o óleo! Só vai jogar dinheiro fora... DE VERDADE!
Abraços!
Abraços!
Murilo Botto- Mensagens : 852
Reputação : 8
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 30
Cidade : Curitiba
Re: Completar o óleo
Murilo, no manual o óleo é pra 10mil km e vc troca com 5 mil, e vc tb troca o filtro? Acabei completando o óleo ontem e vou deixar ele fechar os 70 mil km pra fazer isso que vc disse, ai o óleo vai ter 6 mil.
wandokosta- Mensagens : 77
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/02/2013
Idade : 47
Re: Completar o óleo
Troco a cada 5000km. Melhor trocar antes do que tarde de mais e gerar problemas, borras, etc... Fora que eu troco antes pois uso óleo mais fino. O Sandero usa 15w40 ou 10w40, não lembro. Eu uso 5w30, bem mais fino, consequentemente deixa o motor trabalhar mais livre... Pra não ter dor de cabeças recomendo trocar o óleo precocemente. Só pra você ter uma idéia do porque os Mareas são mal falados: Nos primeiros Mareas a Fiat recomendava no manual 10mil km... porém tiveram muitos casos de borras e consequentemente quebras de motor por conta disso. Aí a Fiat revisou tudo e nos mais novos o manual foi alterado pra 7000km. Eu troco sempre com 5000km, e uso a mesma "tática" no Sandero. Assim não tem risco algum e o motor trabalha melhor pois o óleo está sempre renovado, logo não está "grosso", está "fino" ainda, sem problemas de desgastes precoces, sujeiras, borras, etc... é o melhor a se fazer. 10mil km é o que recomendam, mas eu particularmente fico com os meus 5000km. Não se esqueça que esses 10000km que recomendam são com testes com o motor e funcionamento constante e tals. Mas os 10000km que rodamos no odômetro, não é os 10000km reais do motor, pois quando você está parado 30 minutos, por exemplo, com o carro ligado, ele está trabalhando... mas no odometro não marca a km pois você está parado e ele só funciona com quilometragem, logo, com movimento... 5000km e não tem com o que se procupar, Wando e Antônio.
Com relação ao filtro de óleo, deve ser trocado juntamente com o óleo em todas as trocas. Não adianta colocar óleo limpo e o filtro estar sujo e não 'limpar' o óleo.
E filtro de ar também é muito recomendado trocar a cada troca de óleo também. Geralmente na km da troca do óleo ele está sujo já também. Mas o filtro de ar eu não troco pois uso o K&N, que é esportivo. Além de deixar mais ar entrar, ele também filtra melhor, por ser de fibras de algodão e ser adicionado ainda um óleo filtrante que retém as menores partículas de sujeira... Aí ele é lavável, e deve ser lavado a cada 40000km! Ou seja, nem esquento a cabeça com filtro de ar... Fora que nunca mais troca-se o filtro, pois ele pode rodar tranquilamente 1milhão de milhas, o equivalente a mais de 1milhão e 600mil quilômetros!
Espero ter te ajudado! Abraços!
Com relação ao filtro de óleo, deve ser trocado juntamente com o óleo em todas as trocas. Não adianta colocar óleo limpo e o filtro estar sujo e não 'limpar' o óleo.
E filtro de ar também é muito recomendado trocar a cada troca de óleo também. Geralmente na km da troca do óleo ele está sujo já também. Mas o filtro de ar eu não troco pois uso o K&N, que é esportivo. Além de deixar mais ar entrar, ele também filtra melhor, por ser de fibras de algodão e ser adicionado ainda um óleo filtrante que retém as menores partículas de sujeira... Aí ele é lavável, e deve ser lavado a cada 40000km! Ou seja, nem esquento a cabeça com filtro de ar... Fora que nunca mais troca-se o filtro, pois ele pode rodar tranquilamente 1milhão de milhas, o equivalente a mais de 1milhão e 600mil quilômetros!
Espero ter te ajudado! Abraços!
Murilo Botto- Mensagens : 852
Reputação : 8
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 30
Cidade : Curitiba
Re: Completar o óleo
galera, ñ confie em manual da Renault, o que mais vimos na rua é Renault fumando, a disposição do manual é muito errada, tem que saber interpretar direitinho, o ideal é trocar a cada 5.000 km junto do filtro.
CristianoPE- Mensagens : 151
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/07/2013
Idade : 37
Re: Completar o óleo
sempre troco com 5k, ja tive que fazer um motor por outros motivos e nao
quero fazer outro e gastar milhares a toa.
é melhor prevenir do que remediar...
quero fazer outro e gastar milhares a toa.
é melhor prevenir do que remediar...
Luan Mauricio- Mensagens : 1501
Reputação : 102
Data de inscrição : 02/08/2013
Idade : 34
Re: Completar o óleo
Valeu Murilo. Sua dica está corretíssima. Ainda não tinha pensado no fato do motor estar trabalhando em ponto morto- engarrafamentos de centenas de horas- e a quilometragem ser a mesma pois com o carro parado a quilometragem não anda e o pior é que em marcha lenta a circulação de óleo deve ser menor ou mais fraca não é mesmo?Vou seguir seu conselho.PS.:Acho que li sobre a troca aos 5.000 no manual- trânsito pesado,trajetos curtos etc.
marcus pimentel- Mensagens : 23
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/07/2013
Idade : 65
Cidade : Salvador
Re: Completar o óleo
Pessoal, meu Sandero completou 110k e fazendo a manutenção e trocas sempre a cada 10k. Não baixa óleo e está rodando que é uma beleza. Uso só produtos recomendados pela Renault e não deixo de fazer nenhuma troca fora do período correto. Na minha opinião, trocar óleo a cada 5k, se não for uso severo, é gastar dinheiro.
cirobage- Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/12/2013
Idade : 43
Re: Completar o óleo
Ok.
Tenho uma história pra contar.
Fui responsável pela manutenção dos veículos da Fundação de Saúde de Niterói.
Numa certa ocasião em 1996, um mecânico me procurou e disse que tinham "socado" graxa no motor de uma ambulância nova (com cerca de 40.000Km).
Nós dois "amaldiçoamos o safado" que fez isto.
Imediatamente, ordenei a troca do óleo e filtro de óleo, com uma pré limpeza com produto apropriado. Depois de 1.000Km, mandei que trocasse novamente o óleo e o filtro por medida de precaução (poderia ter ficado algum resíduo daquela "maldita" graxa).
Só que na semana seguinte, apesar de todos termos "ficado de olho" para pegar o bandido graxeiro, outra ambulância nova com mais ou menos a mesma quilometragem, apresentou aquele mesmo problema.
Novamente o mesmo procedimento foi feito (produto/óleo novo/ filtro novo/ + óleo novo/filtro novo...).
Comecei a achar que o problema era por culpa da fábrica (Chevrolet) e fui à concessionária reclamar, pois a Prefeitura tinha comprado 11 ambulâncias zero Km, e estavam começando a dar problemas recorrentes.
O atendente da concessionária me ouviu com atenção e respeito, enquanto eu explicava que era criterioso e até chato com as trocas de óleo, e que religiosamente aos 10.000 Km trocava o óleo e o filtro de óleo conforme havia lido no Manual do Proprietário (embora o mecânico idoso sempre me recomendasse trocar o filtro de óleo apenas vez sim, vez não).
O "japonês" (apelido do atendente), me respondeu:
Por favor, vire a página e continue a leitura.
Estava escrito o seguinte: ..."ou na metade do prazo, em caso de uso severo.Ambulâncias, carros de Bombeiros, Táxis, carros de Polícia, são indicados trocar o óleo e o filtro na metade do prazo".
E, continuava o texto explicando o que era o tal do uso severo.
Fiquei vermelho de vergonha , pois bastava eu ter lido direito para evitar aquela situação.
A partir daquela experiência, sempre leio e releio o Manual e sempre encontro a mesma recomendação. E sempre cumpro o prazo de metade da quilometragem conforme recomenda o Manual.
Amigos meus (dois deles) já tiveram problema de borra com Fiat novo, mesmo trocando óleo sintético e filtro com 10.000 Km. Um deles duvidou da minha explicação, aí eu mandei um e-mail pra Fiat que me respondeu que o certo seria ele ter trocado o óleo com 5.000 Km.
Em resumo: O óleo sintético duraria com eficiência ATÉ 10.000 Km, se alguém no mundo (e pode ser que existam até 3 pessoas em todo o planeta), utilizasse o carro como descreve o Manual.
Para nós, a esmagadora maioria, a regra é trocar na metade do prazo.
Esse é o normal.
Abraços.
Tenho uma história pra contar.
Fui responsável pela manutenção dos veículos da Fundação de Saúde de Niterói.
Numa certa ocasião em 1996, um mecânico me procurou e disse que tinham "socado" graxa no motor de uma ambulância nova (com cerca de 40.000Km).
Nós dois "amaldiçoamos o safado" que fez isto.
Imediatamente, ordenei a troca do óleo e filtro de óleo, com uma pré limpeza com produto apropriado. Depois de 1.000Km, mandei que trocasse novamente o óleo e o filtro por medida de precaução (poderia ter ficado algum resíduo daquela "maldita" graxa).
Só que na semana seguinte, apesar de todos termos "ficado de olho" para pegar o bandido graxeiro, outra ambulância nova com mais ou menos a mesma quilometragem, apresentou aquele mesmo problema.
Novamente o mesmo procedimento foi feito (produto/óleo novo/ filtro novo/ + óleo novo/filtro novo...).
Comecei a achar que o problema era por culpa da fábrica (Chevrolet) e fui à concessionária reclamar, pois a Prefeitura tinha comprado 11 ambulâncias zero Km, e estavam começando a dar problemas recorrentes.
O atendente da concessionária me ouviu com atenção e respeito, enquanto eu explicava que era criterioso e até chato com as trocas de óleo, e que religiosamente aos 10.000 Km trocava o óleo e o filtro de óleo conforme havia lido no Manual do Proprietário (embora o mecânico idoso sempre me recomendasse trocar o filtro de óleo apenas vez sim, vez não).
O "japonês" (apelido do atendente), me respondeu:
Por favor, vire a página e continue a leitura.
Estava escrito o seguinte: ..."ou na metade do prazo, em caso de uso severo.Ambulâncias, carros de Bombeiros, Táxis, carros de Polícia, são indicados trocar o óleo e o filtro na metade do prazo".
E, continuava o texto explicando o que era o tal do uso severo.
Fiquei vermelho de vergonha , pois bastava eu ter lido direito para evitar aquela situação.
A partir daquela experiência, sempre leio e releio o Manual e sempre encontro a mesma recomendação. E sempre cumpro o prazo de metade da quilometragem conforme recomenda o Manual.
Amigos meus (dois deles) já tiveram problema de borra com Fiat novo, mesmo trocando óleo sintético e filtro com 10.000 Km. Um deles duvidou da minha explicação, aí eu mandei um e-mail pra Fiat que me respondeu que o certo seria ele ter trocado o óleo com 5.000 Km.
Em resumo: O óleo sintético duraria com eficiência ATÉ 10.000 Km, se alguém no mundo (e pode ser que existam até 3 pessoas em todo o planeta), utilizasse o carro como descreve o Manual.
Para nós, a esmagadora maioria, a regra é trocar na metade do prazo.
Esse é o normal.
Abraços.
Francisco Neto- Mensagens : 50
Reputação : 2
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 70
Cidade : Niterói
Re: Completar o óleo
O que acontece é o seguinte, a melhor forma de mensurar a vida útil do óleo de um motor não é bem a Km, e sim o tempo de funcionamento a uma performance média. As montadoras geralmente calculam uma quantidade de km rodados por hora de funcionamento e chegam a essa conta! Portanto deve-se entender como utilização severa um motor que permanece muito tempo ligado. Atualmente no RJ, no meu caso trafego numa velocidade média de 30km/h, em razão de passar mais tempo em engarrafamento do que em outra coisa... Também costumo trocar a cada 5mil, tinha um clio e trocava a cada 10, o óleo saia preto, parecia petróleo.
edulunard- Mensagens : 11
Reputação : 1
Data de inscrição : 29/04/2014
Idade : 42
Cidade : Rio de Janeiro
Re: Completar o óleo
Tenho um sandero stepway 2012 1.6.16 v
Qual óleo usar ELF ? 5 ou 10 w 40 e devo trocar o filtro
Qual óleo usar ELF ? 5 ou 10 w 40 e devo trocar o filtro
Jegavioesdafiel- Mensagens : 20
Reputação : 1
Data de inscrição : 04/01/2016
Idade : 38
Cidade : São Paulo
Re: Completar o óleo
Jegavioesdafiel escreveu:Tenho um sandero stepway 2012 1.6.16 v
Qual óleo usar ELF ? 5 ou 10 w 40 e devo trocar o filtro
Amigo, você tem o manual do carro? Segue o manual. Você não é obrigado a usar o oléo ELF mas um que tenha a mesma especificação inclusive de API que tem de ser no mínimo SL.
Johefer Ferraz- Mensagens : 375
Reputação : 40
Data de inscrição : 24/06/2015
Idade : 47
Cidade : Belo Horizonte
Tópicos semelhantes
» Fluído Direção Hidraulica, Trocar ou Completar??
» Óleo 5w 30
» Óleo de arrefecimento
» Óleo 5w30
» Troca de Óleo
» Óleo 5w 30
» Óleo de arrefecimento
» Óleo 5w30
» Troca de Óleo
SanderoClube :: Oficina :: Manutenção
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Ter Fev 27, 2024 8:39 am por ekabruno
» Luzes do painel de comando do Ar condicionado
Qui Jan 11, 2024 7:14 pm por Paulo Pereira
» ELM327 OBD2 NÃO CONECTA ECU SANDERO STEPWAY 2013
Sáb Jun 24, 2023 2:08 pm por andersonmartins
» Desgaste prematuro da corrente de comando
Qui maio 25, 2023 4:59 pm por Ricardo Souza
» Sandero Stepway 1.6 16v automático 2013/2014 tem correia dentada?
Qui Abr 06, 2023 11:50 am por brunolima2000
» Luzes acende mas carro não dá partida
Dom Mar 26, 2023 5:27 am por castellano_br
» FALHA NA IGNIÇÃO (PARTIDA)
Dom Mar 26, 2023 5:24 am por castellano_br
» Limpeza nos dutos de Ar quente e frio
Seg Mar 20, 2023 5:34 pm por Chico_2020
» trocar filtro do ar condicionado sandero 1.0 16v
Seg Mar 20, 2023 5:32 pm por Chico_2020
» troca do filtro de cabine do sandero 1.6 2008 expression
Seg Mar 20, 2023 5:31 pm por Chico_2020