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Mensagem por wandokosta Seg Jul 22, 2013 3:37 pm

troquei o óleo e rodei 4 mil km e esqueci de verificar o óleo, hoje verifiquei e tava baixo, tinha meio litro no carro que sobrou e coloquei, mas acho que ainda ficou baixo, qual seria o nivel ideal? ficou na parte marcada entre maximo e minimo. vou comprar outro e colocar mais. Espero não ter prejudicado o motor, agora verificar a cada mil km.
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Mensagem por Antonio Bonfim Seg Jul 22, 2013 4:09 pm

não prejudicou em nada, o nível correto é o mostrado na vareta nem + nem - , e lembre se trocar o óleo tem que trocar filtro.
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Mensagem por Murilo Botto Seg Jul 22, 2013 8:45 pm

Não tem que se preocupar com nível de óleo, se trocar sempre no prazo determinado. Por precaução, eu troco a cada 5000km. Ele nunca vai baixar do minimo se trocar corretamente. Ele vai realmente baixar um pouco, mas é normal! Querendo ou não, o motor "consome" um pouco de óleo. Se alguma vez baixar mais que o mínimo, é porque seu carro está usando óleo de mais, e aí quer dizer que tem algum problema e precisa ser visto por um especialista. Agora, como eu disse, se baixar um pouco, não tem problema nenhum, e não aconselho completar o óleo! Só vai jogar dinheiro fora... DE VERDADE!

Abraços!
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Mensagem por wandokosta Ter Jul 23, 2013 1:12 pm

Murilo, no manual o óleo é pra 10mil km e vc troca com 5 mil, e vc tb troca o filtro? Acabei completando o óleo ontem e vou deixar ele fechar os 70 mil km pra fazer isso que vc disse, ai o óleo vai ter 6 mil.
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Mensagem por Murilo Botto Ter Jul 23, 2013 2:03 pm

Troco a cada 5000km. Melhor trocar antes do que tarde de mais e gerar problemas, borras, etc... Fora que eu troco antes pois uso óleo mais fino. O Sandero usa 15w40 ou 10w40, não lembro. Eu uso 5w30, bem mais fino, consequentemente deixa o motor trabalhar mais livre... Pra não ter dor de cabeças recomendo trocar o óleo precocemente. Só pra você ter uma idéia do porque os Mareas são mal falados: Nos primeiros Mareas a Fiat recomendava no manual 10mil km... porém tiveram muitos casos de borras e consequentemente quebras de motor por conta disso. Aí a Fiat revisou tudo e nos mais novos o manual foi alterado pra 7000km. Eu troco sempre com 5000km, e uso a mesma "tática" no Sandero. Assim não tem risco algum e o motor trabalha melhor pois o óleo está sempre renovado, logo não está "grosso", está "fino" ainda, sem problemas de desgastes precoces, sujeiras, borras, etc... é o melhor a se fazer. 10mil km é o que recomendam, mas eu particularmente fico com os meus 5000km. Não se esqueça que esses 10000km que recomendam são com testes com o motor e funcionamento constante e tals. Mas os 10000km que rodamos no odômetro, não é os 10000km reais do motor, pois quando você está parado 30 minutos, por exemplo, com o carro ligado, ele está trabalhando... mas no odometro não marca a km pois você está parado e ele só funciona com quilometragem, logo, com movimento... 5000km e não tem com o que se procupar, Wando e Antônio.

Com relação ao filtro de óleo, deve ser trocado juntamente com o óleo em todas as trocas. Não adianta colocar óleo limpo e o filtro estar sujo e não 'limpar' o óleo.

E filtro de ar também é muito recomendado trocar a cada troca de óleo também. Geralmente na km da troca do óleo ele está sujo já também. Mas o filtro de ar eu não troco pois uso o K&N, que é esportivo. Além de deixar mais ar entrar, ele também filtra melhor, por ser de fibras de algodão e ser adicionado ainda um óleo filtrante que retém as menores partículas de sujeira... Aí ele é lavável, e deve ser lavado a cada 40000km! Ou seja, nem esquento a cabeça com filtro de ar... Fora que nunca mais troca-se o filtro, pois ele pode rodar tranquilamente 1milhão de milhas, o equivalente a mais de 1milhão e 600mil quilômetros!

Espero ter te ajudado! Abraços!
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Mensagem por CristianoPE Dom Ago 25, 2013 11:41 am

galera, ñ confie em manual da Renault, o que mais vimos na rua é Renault fumando, a disposição do manual é muito errada, tem que saber interpretar direitinho, o ideal é trocar a cada 5.000 km junto do filtro.
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Mensagem por Luan Mauricio Dom Ago 25, 2013 1:11 pm

sempre troco com 5k, ja tive que fazer um motor por outros motivos e nao
quero fazer outro e gastar milhares a toa.
é melhor prevenir do que remediar...
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Mensagem por marcus pimentel Seg Ago 26, 2013 1:08 pm

Valeu Murilo. Sua dica está corretíssima. Ainda não tinha pensado no fato do motor estar trabalhando em ponto morto- engarrafamentos de centenas de horas- e a quilometragem ser a mesma pois com o carro parado a quilometragem não anda e o pior é que em marcha lenta a circulação de óleo deve ser menor ou mais fraca não é mesmo?Vou seguir seu conselho.PS.:Acho que li sobre a troca aos 5.000 no manual- trânsito pesado,trajetos curtos etc.

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Mensagem por cirobage Dom Mar 15, 2015 6:48 pm

Pessoal, meu Sandero completou 110k e fazendo a manutenção e trocas sempre a cada 10k. Não baixa óleo e está rodando que é uma beleza. Uso só produtos recomendados pela Renault e não deixo de fazer nenhuma troca fora do período correto. Na minha opinião, trocar óleo a cada 5k, se não for uso severo, é gastar dinheiro.

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Mensagem por Francisco Neto Qui Mar 19, 2015 8:17 pm

Ok.
Tenho uma história pra contar.

Fui responsável pela manutenção dos veículos da Fundação de Saúde de Niterói.
Numa certa ocasião em 1996, um mecânico me procurou e disse que tinham "socado" graxa no motor de uma ambulância nova (com cerca de 40.000Km).
Nós dois "amaldiçoamos o safado" que fez isto.
Imediatamente, ordenei a troca do óleo e filtro de óleo, com uma pré limpeza com produto apropriado. Depois de 1.000Km, mandei que trocasse novamente o óleo e o filtro por medida de precaução (poderia ter ficado algum resíduo daquela "maldita" graxa).
Só que na semana seguinte, apesar de todos termos "ficado de olho" para pegar o bandido graxeiro, outra ambulância nova com mais ou menos a mesma quilometragem, apresentou aquele mesmo problema.
Novamente o mesmo procedimento foi feito (produto/óleo novo/ filtro novo/  + óleo novo/filtro novo...).
Comecei a achar que o problema era por culpa da fábrica (Chevrolet) e fui à concessionária reclamar, pois a Prefeitura tinha comprado 11 ambulâncias zero Km, e estavam começando a dar problemas recorrentes.

O atendente da concessionária me ouviu com atenção e respeito, enquanto eu explicava que era criterioso e até chato com as trocas de óleo, e que religiosamente aos 10.000 Km trocava o óleo e o filtro de óleo conforme havia lido no Manual do Proprietário (embora o mecânico idoso sempre me recomendasse trocar o filtro de óleo apenas vez sim, vez não).
O "japonês" (apelido do atendente), me respondeu:
Por favor, vire a página e continue a leitura.
Estava escrito o seguinte: ..."ou na metade do prazo, em caso de uso severo.Ambulâncias, carros de Bombeiros, Táxis, carros de Polícia, são indicados trocar o óleo e o filtro na metade do prazo".
E, continuava o texto explicando o que era o tal do uso severo.

Fiquei vermelho de vergonha Embarassed , pois bastava eu ter lido direito para evitar aquela situação.

A partir daquela experiência, sempre leio e releio o Manual e sempre encontro a mesma recomendação. E sempre cumpro o prazo de metade da quilometragem conforme recomenda o Manual.

Amigos meus (dois deles) já tiveram problema de borra com Fiat novo, mesmo trocando óleo sintético e filtro com 10.000 Km. Um deles duvidou da minha explicação, aí eu mandei um e-mail pra Fiat que me respondeu que o certo seria ele ter trocado o óleo com 5.000 Km.

Em resumo: O óleo sintético duraria com eficiência ATÉ 10.000 Km, se alguém no mundo (e pode ser que existam até 3 pessoas em todo o planeta), utilizasse o carro como descreve o Manual.
Para nós, a esmagadora maioria, a regra é trocar na metade do prazo.
Esse é o normal.

Abraços.
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Mensagem por edulunard Qui Jun 02, 2016 9:07 pm

O que acontece é o seguinte, a melhor forma de mensurar a vida útil do óleo de um motor não é bem a Km, e sim o tempo de funcionamento a uma performance média. As montadoras geralmente calculam uma quantidade de km rodados por hora de funcionamento e chegam a essa conta! Portanto deve-se entender como utilização severa um motor que permanece muito tempo ligado. Atualmente no RJ, no meu caso trafego numa velocidade média de 30km/h, em razão de passar mais tempo em engarrafamento do que em outra coisa... Também costumo trocar a cada 5mil, tinha um clio e trocava a cada 10, o óleo saia preto, parecia petróleo.

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Mensagem por Jegavioesdafiel Seg Jun 20, 2016 7:06 pm

Tenho um sandero stepway 2012 1.6.16 v
Qual óleo usar ELF ? 5 ou 10 w 40 e devo trocar o filtro

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Mensagem por Johefer Ferraz Ter Jun 21, 2016 5:14 pm

Jegavioesdafiel escreveu:Tenho um sandero stepway 2012 1.6.16 v
Qual óleo usar ELF ? 5 ou 10 w 40 e devo trocar o filtro

Amigo, você tem o manual do carro? Segue o manual. Você não é obrigado a usar o oléo ELF mas um que tenha a mesma especificação inclusive de API que tem de ser no mínimo SL.
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