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Consumo exagerado do meu sandero stepway automatico

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Consumo exagerado do meu sandero stepway automatico Empty Consumo exagerado do meu sandero stepway automatico

Mensagem por Franklin Ramalho Dom Nov 16, 2014 6:02 pm

Comprei um sandero stepway 1.6 16 v automático 2013/2014, recebi em 10/10/2013, hoje com 20600 km, está consumindo muito, com etanol na cidade está fazendo 4,9 km/l, na estrada 9 km/l, e na gasolina se pegar transito muito lento não faz nem 7 km/l, estou muito preocupado, pois na revisão de 20.000 me disseram que este consumo está certo, não era isso que esperava do sandero.

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Mensagem por Luan Mauricio Seg Nov 17, 2014 4:45 am

amigo, com transito travado qualquer carro vai beber mais.
lembre-se que você está em um carro grande e com motor potente, economia em transito parado só 1.0 mesmo e não vai mudar tanto pois quando sair do transito e for para a pista o seu sandero iguala o consumo.
o meu fica na faixa de 10 as vezes 11, contando que meu carro não é automatico e são rodas 15.
na estrada é só alegria.
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Mensagem por Russo-DF Seg Nov 17, 2014 1:10 pm

perai... sem querer discordar do Luan... mas carro grande e motor potente ja nao convence e na mesma frase nao empolga! Eu gosto é de ser realista.

O Sandero tem peso de 1.095 kg, com um propulsor de 112 hp e torque de 15 kgfm.... é tao comum quanto um zilhao de carros que estao em volta dele no transito. Aqui em casa temos dois carros, um é sandero 1.6 8v, ambos com uma media de 11 km/l com gasolina na cidade. Praticamente nao abastecemos com mijanol.

O peso medio dos carros populares com motor 1.6 gira em torno de 960 a 1.100 kg e com consumo bem melhor se comparados com o carro do Franklin. O carro dele fazendo de 5 a 7 km/l na cidade ta muito alto. Isso é consumo pra carro grande e potente como uma F250 ou Suburban, motores de 4, 5 ou até 6 litros.

Um carro grande e potente como um corolla 2.0 automatico faz de 7 a 9 km/l.


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Mensagem por Edgar Vieira Ter Nov 18, 2014 12:09 pm

4,9 km/l na cidade ... Tá com o pé muito pesado.
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Mensagem por Luan Mauricio Ter Nov 18, 2014 2:32 pm

como o Edgar disse, pode estar com o pé pesado também.
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Mensagem por Skymaster Qui Jan 08, 2015 6:50 pm

O consumo exagerado é influenciado por uma série de fatores, dentro eles ressalto:

- Calibragem/Alinhamento dos pneus
- Peso (pessoas/bagagem)
- Forma de dirigir (rodar em alta rotação, arrancadas, trânsito pesado)
- Manutenção (velas, filtros)
- Combustível adulterado

Tente identificar onde está a sua causa raiz.

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Mensagem por Luan Mauricio Sex Jan 09, 2015 4:35 am

Skymaster escreveu:O consumo exagerado é influenciado por uma série de fatores, dentro eles ressalto:

- Calibragem/Alinhamento dos pneus
- Peso (pessoas/bagagem)
- Forma de dirigir (rodar em alta rotação, arrancadas, trânsito pesado)
- Manutenção (velas, filtros)
- Combustível adulterado

Tente identificar onde está a sua causa raiz.

concordo com tudo que você escreveu e só acrescentaria uma verificada no tbi e se necessário uma limpeza.
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Mensagem por J Vitorino Dom Jan 25, 2015 5:47 pm

Tive um 2012 também, gastava muito 5,5 km na cidade.

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Mensagem por nacastro Ter maio 26, 2015 2:05 pm

Tenho um Sandero Privilege automático e faz 8.4 na cidade em trânsito moderado. O câmbio automático do Sandero, com 4 marchas e trocas em alta rotação (por padrão) bebe muito mesmo...

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Mensagem por falcao360 Ter maio 26, 2015 6:06 pm

Concordo com o nacastro ,.

As marchas são mt mais esticadas só pela ausência de uma.
A média desse carro e de 9km/l msm e isso eu sendo bem otimista.
Também concordo com o pé do motora, se for pesado não há gasolina que aguente
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Mensagem por Miqueias Ter Fev 23, 2016 9:05 am

Ola Pessoal, sou novo aqui no clube. Mas lendo as mensagens de vcs me entristeci mais ainda pois o sandero de vcs é manual e faz quase de consumo como o meu. Ou seja, quando comprei o meu Tweed (em São Luis-MA) no dia 20/05/14, dois dias depois peguei a estrada (de volta a minha cidade Parauapebas-PA-distancia de 1.000 Km) numa media de 160km/h (quase que constantes) Nessa viagem o computador tava marcando 7.8Km/l durante toda a viagem e com ar ligado sempre (sempre com gasolina). Quando comecei as rodar aqui em minha cidade ele foi aumentando o consumo gradativamente até chegar em 6.4. Logo após a primeira revisão (de 1 ano) achei que fosse melhorar o consumo. Como não melhorou levei na AUTORIZADA pra olharem esse alto consumo e o mecanico passou o scanner e não achou nada de errado então fez apenas a "reinicialização" do sistema. Imediatamente o computador passou a marcar 7.2. Ele falou pra eu abastecer uma vez com alcool para que o modulo de injeção "memorizasse num sei o que la". Fiz isso e ao voltar para gasolina o consumo fez foi piorar para 5.2 gradativamente em menos de 1 semana. Depois de uns 3 meses rodando so na cidade, fiz uma viagem curta de apenas 20 Km em estrada subindo a serra dos carajas e após a descida da serra o carro melhorou pra 6.2. Mas quando voltei pra "vida real" da cidade o mesmo retornou, mas agora pra 5.7.
Pessoal não sei mais o que fazer: estou pesquisando pra colocar um kit hidrogenio com enganador de sonda lambda; ja pesquisei aquele turbo F1-z que coloca no duto de ar (é um ventiladorzinho); ja pesquisei um nitro OBD2 que refaz o mapa pra poder economizar; até vapor de gasolina ja pensei em testar pra ver se funciona.Passo o dia vendo videos, foruns e pesquisando algo que possa me socorrer pois segundo o que uns amigos meus me falam aqui, é que pra alto consumo não existe remedio inda mais sendo meu carro AUT-4marchas.
Porém olhando o site "opiniao do dono" vi uns propietarios de stepway AUT. que fazem de 4.4 gas. na cidade ate gente que faz 9 gas. na cidade e 10 na estrada.
Confesso que não entendi como um carro do mesmo tipo bebe demais e um outro é bem economico.
Não adianta dizer que é devido o modo de dirigir pois eu dirijo respeitando todos os "tempos" do motor.
Me ajudem pois PRECISO SABER O QUE POSSO FAZER PRA ECONOMIZAR.

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Mensagem por nacastro Ter Fev 23, 2016 9:44 am

Algumas dúvidas/comentários:
Esses consumos que vc colocou são no álcool ou na gasolina?
160km/h vai beber mesmo! Pé de chumbo = carro beberrão.
Comparar média de consumo na cidade é complicado. Varia muito dependendo do percurso. Na estrada, a 100, 120Km/h creio que o consumo fique em torno de 10Km/L na gasolina. Se tivesse uma quinta marcha, com certeza ficaria mais econômico na estrada, já que as perdas na transmissão automática não pesam tanto quando o carro permanece a velocidade constante.

Miqueias escreveu:Ola Pessoal, sou novo aqui no clube. Mas lendo as mensagens de vcs me entristeci mais ainda pois o sandero de vcs é manual e faz quase de consumo como o meu. Ou seja, quando comprei o meu Tweed (em São Luis-MA) no dia 20/05/14, dois dias depois peguei a estrada (de volta a minha cidade Parauapebas-PA-distancia de 1.000 Km) numa media de 160km/h (quase que constantes) Nessa viagem o computador tava marcando 7.8Km/l durante toda a viagem e com ar ligado sempre (sempre com gasolina). Quando comecei as rodar aqui em minha cidade ele foi aumentando o consumo gradativamente até chegar em 6.4. Logo após a primeira revisão (de 1 ano) achei que fosse melhorar o consumo. Como não melhorou levei na AUTORIZADA pra olharem esse alto consumo e o mecanico passou o scanner e não achou nada de errado então fez apenas a "reinicialização" do sistema. Imediatamente o computador passou a marcar 7.2. Ele falou pra eu abastecer uma vez com alcool para que o modulo de injeção "memorizasse num sei o que la". Fiz isso e ao voltar para gasolina o consumo fez foi piorar para 5.2 gradativamente em menos de 1 semana. Depois de uns 3 meses rodando so na cidade, fiz uma viagem curta de apenas 20 Km em estrada subindo a serra dos carajas e após a descida da serra o carro melhorou pra 6.2. Mas quando voltei pra "vida real" da cidade o mesmo retornou, mas agora pra 5.7.
Pessoal não sei mais o que fazer: estou pesquisando pra colocar um kit hidrogenio com enganador de sonda lambda; ja pesquisei aquele turbo F1-z que coloca no duto de ar (é um ventiladorzinho); ja pesquisei um nitro OBD2 que refaz o mapa pra poder economizar; até vapor de gasolina ja pensei em testar pra ver se funciona.Passo o dia vendo videos, foruns e pesquisando algo que possa me socorrer pois segundo o que uns amigos meus me falam aqui, é que pra alto consumo não existe remedio inda mais sendo meu carro AUT-4marchas.
Porém olhando o site "opiniao do dono" vi uns propietarios de stepway AUT. que fazem de 4.4 gas. na cidade ate gente que faz 9 gas. na cidade e 10 na estrada.
Confesso que não entendi como um carro do mesmo tipo bebe demais e um outro é bem economico.
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Mensagem por Erick Viana Seg Fev 29, 2016 6:24 am

Ola Miqueias, moro também em Parauapebas - PA comprei um Sandero Stepway em abril de 2015, o meu vem apresentando problema no consumo também, e vem só baixando, o melhor consumo que tive foi de 8.4 km/l na estrada, isso porque ando no máximo a 120 km/h, na cidade hoje em dia ele tá fazendo 6.0 km/l, ou seja, tá consumindo mais que a S10 2.8 do meu cunhado que faz 7.3 km/l na cidade com gasolina. Comprei o carro na época por indicação de um amigo, exatamente pela questão do consumo de combustível, o dele faz 10.3 km/l na cidade, não foi só porque ele me falou, ele me mostrou o consumo no computador de bordo do carro, achei que só meu carro estava apresentando esse problema aqui na cidade, já tinha falado com vários outros proprietários e nenhum tinha esse problema. Tem muita gente aqui falando de pé pesado e outras desculpas com condições do transito, calibragem dos pneus e tudo mais, não sou nenhum especialista, mas, tenho certeza que o consumo do veículo não cairia quase que pela metade só por esses fatores, moro no interior engarrafamento aqui não existe, já abasteci em vários postos diferentes inclusive em cidades diferentes, isso nunca fez diferença alguma, troca de marchas de acordo com o indicado pelo carro e com estrelas quase que completas no computador de bordo indicando que faço tudo certo, moro na cidade da gasolina mais cara do País R$ 4,29 e com um consumo desses é de matar, Miqueias no adesivo do carro tem as aferições feita pelo IMETRO, na cidade média de 10,2 km/l na cidade, entre em contato comigo pelo email: erick.viana@hotmail.com, vamos entrar com uma reclamação no procon, já cansei de correr atrás da renault pra resolverem o problema.

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Mensagem por Miqueias Seg Fev 29, 2016 9:33 am

So usei gasolina sempre. So uma vez usei alcool como falei. E quando falei que andei a 160Km/h, não foi constante. Andei um grande pedaço de 100 a 120Km/h e sempre teve em torno de 7.5 o consumo.
E tbm quando eu estive a 160km/h o contagiro não ultrapassou os 4 mil rpm.

Assim como o erick falou esse negocio ta errado.



nacastro escreveu:Algumas dúvidas/comentários:
Esses consumos que vc colocou são no álcool ou na gasolina?
160km/h vai beber mesmo! Pé de chumbo = carro beberrão.
Comparar média de consumo na cidade é complicado. Varia muito dependendo do percurso. Na estrada, a 100, 120Km/h creio que o consumo fique em torno de 10Km/L na gasolina. Se tivesse uma quinta marcha, com certeza ficaria mais econômico na estrada, já que as perdas na transmissão automática não pesam tanto quando o carro permanece a velocidade constante.

Miqueias escreveu:Ola Pessoal, sou novo aqui no clube. Mas lendo as mensagens de vcs me entristeci mais ainda pois o sandero de vcs é manual e faz quase de consumo como o meu. Ou seja, quando comprei o meu Tweed (em São Luis-MA) no dia 20/05/14, dois dias depois peguei a estrada (de volta a minha cidade Parauapebas-PA-distancia de 1.000 Km) numa media de 160km/h (quase que constantes) Nessa viagem o computador tava marcando 7.8Km/l durante toda a viagem e com ar ligado sempre (sempre com gasolina). Quando comecei as rodar aqui em minha cidade ele foi aumentando o consumo gradativamente até chegar em 6.4. Logo após a primeira revisão (de 1 ano) achei que fosse melhorar o consumo. Como não melhorou levei na AUTORIZADA pra olharem esse alto consumo e o mecanico passou o scanner e não achou nada de errado então fez apenas a "reinicialização" do sistema. Imediatamente o computador passou a marcar 7.2. Ele falou pra eu abastecer uma vez com alcool para que o modulo de injeção "memorizasse num sei o que la". Fiz isso e ao voltar para gasolina o consumo fez foi piorar para 5.2 gradativamente em menos de 1 semana. Depois de uns 3 meses rodando so na cidade, fiz uma viagem curta de apenas 20 Km em estrada subindo a serra dos carajas e após a descida da serra o carro melhorou pra 6.2. Mas quando voltei pra "vida real" da cidade o mesmo retornou, mas agora pra 5.7.
Pessoal não sei mais o que fazer: estou pesquisando pra colocar um kit hidrogenio com enganador de sonda lambda; ja pesquisei aquele turbo F1-z que coloca no duto de ar (é um ventiladorzinho); ja pesquisei um nitro OBD2 que refaz o mapa pra poder economizar; até vapor de gasolina ja pensei em testar pra ver se funciona.Passo o dia vendo videos, foruns e pesquisando algo que possa me socorrer pois segundo o que uns amigos meus me falam aqui, é que pra alto consumo não existe remedio inda mais sendo meu carro AUT-4marchas.
Porém olhando o site "opiniao do dono" vi uns propietarios de stepway AUT. que fazem de 4.4 gas. na cidade ate gente que faz 9 gas. na cidade e 10 na estrada.
Confesso que não entendi como um carro do mesmo tipo bebe demais e um outro é bem economico.
Não adianta dizer que é devido o modo de dirigir pois eu dirijo respeitando todos os "tempos" do motor.
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Consumo exagerado do meu sandero stepway automatico Empty Re: Consumo exagerado do meu sandero stepway automatico

Mensagem por nacastro Seg Fev 29, 2016 12:11 pm

Se andar na estrada sem deixar passar muito das 3000rpm e estiver consumindo 7,5km/l na gasolina, com certeza tem algo errado com o seu carro! Pode ser vela, TBI, cabos de vela, problemas de sensores ou programação da central da injeção eletrônica... Como disse, o meu chega a fazer 11km/l na estrada, mesmo sendo automático. Não que isso seja uma maravilha, já que o meu Fit CVT fazia 15km/l nas mesmas condições, mas para a tecnologia jurássica do meu Pandero, 11km/l está de bom tamanho.

Miqueias escreveu:So usei gasolina sempre. So uma vez usei alcool como falei. E quando falei que andei a 160Km/h, não foi constante. Andei um grande pedaço de 100 a 120Km/h e sempre teve em torno de 7.5 o consumo.
E tbm quando eu estive a 160km/h o contagiro não ultrapassou os 4 mil rpm.

Assim como o erick falou esse negocio ta errado.



nacastro escreveu:Algumas dúvidas/comentários:
Esses consumos que vc colocou são no álcool ou na gasolina?
160km/h vai beber mesmo! Pé de chumbo = carro beberrão.
Comparar média de consumo na cidade é complicado. Varia muito dependendo do percurso. Na estrada, a 100, 120Km/h creio que o consumo fique em torno de 10Km/L na gasolina. Se tivesse uma quinta marcha, com certeza ficaria mais econômico na estrada, já que as perdas na transmissão automática não pesam tanto quando o carro permanece a velocidade constante.

Miqueias escreveu:Ola Pessoal, sou novo aqui no clube. Mas lendo as mensagens de vcs me entristeci mais ainda pois o sandero de vcs é manual e faz quase de consumo como o meu. Ou seja, quando comprei o meu Tweed (em São Luis-MA) no dia 20/05/14, dois dias depois peguei a estrada (de volta a minha cidade Parauapebas-PA-distancia de 1.000 Km) numa media de 160km/h (quase que constantes) Nessa viagem o computador tava marcando 7.8Km/l durante toda a viagem e com ar ligado sempre (sempre com gasolina). Quando comecei as rodar aqui em minha cidade ele foi aumentando o consumo gradativamente até chegar em 6.4. Logo após a primeira revisão (de 1 ano) achei que fosse melhorar o consumo. Como não melhorou levei na AUTORIZADA pra olharem esse alto consumo e o mecanico passou o scanner e não achou nada de errado então fez apenas a "reinicialização" do sistema. Imediatamente o computador passou a marcar 7.2. Ele falou pra eu abastecer uma vez com alcool para que o modulo de injeção "memorizasse num sei o que la". Fiz isso e ao voltar para gasolina o consumo fez foi piorar para 5.2 gradativamente em menos de 1 semana. Depois de uns 3 meses rodando so na cidade, fiz uma viagem curta de apenas 20 Km em estrada subindo a serra dos carajas e após a descida da serra o carro melhorou pra 6.2. Mas quando voltei pra "vida real" da cidade o mesmo retornou, mas agora pra 5.7.
Pessoal não sei mais o que fazer: estou pesquisando pra colocar um kit hidrogenio com enganador de sonda lambda; ja pesquisei aquele turbo F1-z que coloca no duto de ar (é um ventiladorzinho); ja pesquisei um nitro OBD2 que refaz o mapa pra poder economizar; até vapor de gasolina ja pensei em testar pra ver se funciona.Passo o dia vendo videos, foruns e pesquisando algo que possa me socorrer pois segundo o que uns amigos meus me falam aqui, é que pra alto consumo não existe remedio inda mais sendo meu carro AUT-4marchas.
Porém olhando o site "opiniao do dono" vi uns propietarios de stepway AUT. que fazem de 4.4 gas. na cidade ate gente que faz 9 gas. na cidade e 10 na estrada.
Confesso que não entendi como um carro do mesmo tipo bebe demais e um outro é bem economico.
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Mensagem por Johefer Ferraz Seg Fev 29, 2016 4:42 pm

So usei gasolina sempre. So uma vez usei alcool como falei. E quando falei que andei a 160Km/h, não foi constante. Andei um grande pedaço de 100 a 120Km/h e sempre teve em torno de 7.5 o consumo.
E tbm quando eu estive a 160km/h o contagiro não ultrapassou os 4 mil rpm.

Assim como o erick falou esse negocio ta errado.

Amigo, o nacastro deu uma boa dica do que é preciso conferir pra tentar descobrir o porque desse consumo no teu Sandero. Mas uma pergunta ficou no ar: Como você aferiu esse consumo relatado? O modo mais seguro de saber o rendimento do carro é através do calculo após o abastecimento. O CB não erra por muito mas em alguns casos pode apresentar médias equivocadas tanto pra mais quanto pra menos. Meu conselho é completar o tanque, zerar todos os contadores, rodar pelo menos uns 200km e depois completar de novo o tanque pra dividir a quilometragem pela quantidade de litros gasta no percurso.
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Mensagem por Miqueias Ter Mar 01, 2016 11:10 am

Pois é Johefer, são varios topicos que o Nocastro colocou que são importantes e vou ver o que farei sobre isso pois aqui na cidade desconheço alguma oficina que tenha especialização em automaticos. Claro que uma autoeletrica de respeito daria jeito, mas não tenho nenhuma de confiança.
Johefer, o meu CB infelizmente está correto. Cara, eu coloco 100 reais de gasolina e vão embora rapidinho. Está tao rapido que penso que o CB esteja errado pra menos.
O negocio é tao estranho que tanto faz eu usar o carro com ou sem ar, o consumo é o mesmo. Não muda.
Outra questão é que quando pego a estrada melhora um pouquinho.
Mas esse do Nocastro seria meu sonho de consumo.
Vou procurar uma oficina aqui e prometer um presente pro tecnico/mecanico que resolver meu problema. Tenho que apelar pra isso. Só pode!!!

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Mensagem por Johefer Ferraz Ter Mar 01, 2016 1:11 pm

Miqueias escreveu:Pois é Johefer, são varios topicos que o Nocastro colocou que são importantes e vou ver o que farei sobre isso pois aqui na cidade desconheço alguma oficina que tenha especialização em automaticos. Claro que uma autoeletrica de respeito daria jeito, mas não tenho nenhuma de confiança.
Johefer, o meu CB infelizmente está correto. Cara, eu coloco 100 reais de gasolina e vão embora rapidinho. Está tao rapido que penso que o CB esteja errado pra menos.
O negocio é tao estranho que tanto faz eu usar o carro com ou sem ar, o consumo é o mesmo. Não muda.
Outra questão é que quando pego a estrada melhora um pouquinho.
Mas esse do Nocastro seria meu sonho de consumo.
Vou procurar uma oficina aqui e prometer um presente pro tecnico/mecanico que resolver meu problema. Tenho que apelar pra isso. Só pode!!!

Veja o que o nosso colega henrique do PR escreveu em um dos tópicos sobre consumo aqui no fórum. Pode ser a solução para o teu problema:

"Boa tarde..... vi que muitos dos senhores estão com problemas no consumo de combustível no sandero, eu comprei um sandero gt-line 1.6 8v , com 54.000 km, nao passava de 6,5 ou 7 km/l na cidade. Como sou mecânico, fiz todas as regulagens possíveis, sendo que a media permaneceu a mesma. Entrei em contato com um amigo meu da Renault, que disse acontecer isso mesmo com alguns modelos, pois a central de injeção deles não são auto-adaptativas e, conforme o desgaste do motor, a injeção não acompanha, causando o gasto excessivo.

solução: levar na concessionaria e PEDIR para que se faça um TELECARREGAMENTO da central, o qual deve ser gratuito. Depois que fiz no meu, o consumo na cidade mudou de 6,5 para 11,5 e na br de 7,5 para 15,5. lembrando que deve-se fazer a regulagem da injeção antes, regular válvulas, ver velas, injetores. Esse telecarregamento não e anunciado por alguns motivos, e se você não pedir, ele nunca sera feito....isto e uma atualização da central. espero ter ajudado."
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Consumo exagerado do meu sandero stepway automatico Empty Re: Consumo exagerado do meu sandero stepway automatico

Mensagem por Miqueias Qua Mar 02, 2016 9:00 am

Johefer Ferraz acredito existir mesmo relação do meu problema com o TELECARREGAMENTO, ate pq meu carro tem apenas 12 mil km (ano 2014) e outras partes, acredito não estarem danificadas sendo isso comprovado na primeira revisão que fiz ate agora.
Vejam essa materia que tirei de outro forum:

Re: INFORMAÇÕES SOBRE TELECARREGAMENTO
Mensagempor Blietzkrieg » Qua Out 21, 2015 11:31

Prezado Amigo,

Assim como o meu Parceiro Dias, vou tentar ajudá-lo.

O que é um telecarregamento?

É a substituição dos códigos hexadecimais, contidos nos endereços de célula, que dão a identidade ao veículo.


Por que muitos veículos necessitam de telecarregamento?

Tensões de alimentação abaixo do valor de corte durante um determinado tempo, causam uma espécie de amnésia no sistema da memória Flash do veículo ou qualquer outro tipo de memória não volátil. Variações bruscas na tenção de alimentação, descargas eletrostáticas proferidas pelo próprio operador ao manusear o módulo, Sistemas de Som não estabilizados causam o que chamamos de Fast Transients, ou transientes rápidos, que são ruídos de alta frequência que que atingem o módulo, quando este não possui filtros eficientes, entre outros fatores.

O que é uma falha OBD?

Quando a Central interpreta uma não conformidade no sistema, e isso tende à causar um FRAME nas memória não voláteis.

Por que passar o scanner para apagar uma avaria do sistema?

Uma falha, mesmo ja estando sanada, tende à criar códigos hexadecimais diferentes dos parâmetros veiculares. Um Scanner nada mais é do que um instrumento que "bate na porta" da memória EEPROM volátil e solicita e solicita uma cópia dos parâmetros gravados neste tipo de memória. Porém o Scanner possui somente a permissão de solicitar os dados certos a fim de recolocá-lo no endereço que o parâmetro errado está alocado. Somente isso. O scanner "nunca entra na memória eeprom, ele sempre espera na porta pelos dados corretos. Por que isso? Os equipamentos de Fábrica e Concessionárias são os únicos com a chave mestre e devida permissão para entrarem e modificarem uma EEPROM.

O que é uma codificação de fábrica ou Autorizada:

É um procedimento restrito apenas à determinados equipamentos, com permissão de entrarem em uma memória volátil e escreverem parâmetros. Um scanner nunca entrará em uma EEPROM, ele precisa de uma "senha" então o máximo é esperar na porta.

Agora se por algum motivo, o módulo perde sua codificação, a maneira correta é inserí-la através de um equipamento com acesso livre à EEPROM. Por que? Simplesmente pois ele grava os parâmetros tanto na memoria não volatil, mas também possui liberdade para entrar na memória volátil e gravar o mesmo nesta memória. Por que isso é importante? No caso de uma falha de parâmetros na memória não volátil, as informações corretas permanecem na memória volátil. Basta "bater na porta" e dizer "olha, a célula tal está com um parâmetro errado, preciso do parâmetro certo para corrigí-la".

No caso de um telecarregamento com equipamentos inapropriados, as informações são gravadas somente na memória não volátil, e na memória volátil permanece somente fragmentos de parâmetros que não foram afetados. Esses programadores não possuem a capacidade de acessarem uma Gateway, eles sempre param na porta da EEPROM.

Por isso isso um veículo que sofreu uma recarga através de um equipamento qualquer, ele recebe as mesmas informações de fábrica, porém diante de algumas falhas ele vai buscar os parâmetros corretos na memória EEPROM e bate a cara na porta, já que justamente aquele parâmetros desapareceu ou foi apagado. E qual a solução? Realizar uma nova recarga.

Conclusão: muitas vezes o barato sai caro.

Existe como acessar uma memória volátil sem um scanner devidamente apropriado? Sim! e inclusive inserir os parâmetros, porém isso requer saber programação Assembler.

Att;

Leandro Zamaro
Leandro Almendro Zamaro
Colaborador Oficina Brasil
Especialista Titulado – Ministério da Ciência e Tecnologia
Pesquisa e Desenvolvimento - Sistemas Eletroeletrônicos Automotivos
Laboratório de Compatibilidade Eletromagnética - Institutos Lactec
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ZD Automotive - Consultoria e Reparação Automotiva

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Mensagem por Johefer Ferraz Qua Mar 02, 2016 10:13 am

Isso mesmo Miqueias, esse texto foi direto ao ponto e esclareceu a fundo do que se trata o tal "telecarregamento". Se compararmos a um computador é o mesmo que atualizar ou regravar as informações da BIOS que fica na placa-mãe.
Entra em contato com a CCS Renault e faz o agendamento do serviço. Assim que concluir o procedimento e andar novamente no carro avisa como ficou o consumo. Abraço!
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Mensagem por Miqueias Qua Mar 02, 2016 10:54 am

Pode deixar Johefer. Farei.
Aliás, liguei agora a pouco pra CCS aqui de Parauapebas-PA (michuruca) e relatei à atendente que fiz ha uns meses atras uma "reinicialização" no modulo de injeção e que tal procedimento na havia resolvido meu problema de alto consumo. Ela então me falou que quando não ha essa melhora devo levar o carro la novamente pra eles verificar dinovo. Foi então que falei a ela sobre o TELECARREGAMENTO. Ela, por nao ser do depto. tecnico, pediu que eu ligasse hj a tarde pois iria perguntar aos mecanicos se eles fazem "isso" e caso eles não soubessem ela iria ligar na regional em Marabá-PA (distante daqui 170km) pra ver tal situação.
Olha, tenho certeza que chegando na concessionaria eles vão querer trocar velas, bicos, sensores e o "diabo a quatro". Mas como ja pesquisei muito sobre o assunto e sei que não resolve, vou "dar varada" (cair fora) neles caso eu tiver que pagar por essas peças! Vou ate ser ironico e falar a eles que se o consumo voltar ao normal eu pago ate os parafusos que forem gastos... Caso não resolva, terão que devolver o dinheiro!
Qualquer novidade falarei aqui pra vcs galera.

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Mensagem por Maico2013 Qui Mar 03, 2016 7:10 pm

Além do Sandero, tinha uma Duster automática, a media dela 50% cidade com etanol dava 7,5 km/l, porem ela tem um diferencial longo; a 2500 giros da 110 Km/h, no Sandero 2500 giros da 90 km/h.

O sintoma de consumo igual em qualquer condição indica falha da sonda lamda (sensor de oxigênio).
Ela fica contaminada se entrar em contato com silicone spray, vedação das tampas com silicone e até com uso de WD-40.
vejam o arquivo: http://www.tomco-inc.com/Tech_Tips/ttt10.pdf

Revendedor de carro costuma passar silicone no motor para deixar brilhando.

A ideia de reprogramar o Eprom e boa também.

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Mensagem por Erick Viana Seg Mar 07, 2016 7:15 am

Pessoal também estou com o mesmo problema do Miqueias, inclusive somos da mesma cidade, estamos reunindo todas as informações que temos aqui para levar a Renault da nossa cidade e se não der jeito ao PROCON, gostaria de pedir a todos que tenham o modelo Sandero Stepway que mandei uma foto do consumo que aparece no NAVI, apenas consumo na cidade com gasolina, isso nos ajudara na avaliação deles quanto ao nosso problema, mandem ao meu email: erick.viana@hotmail.com se possível com o modelo e o ano do carro, ajudem por favor, obrigado.

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Mensagem por Miqueias Seg Mar 07, 2016 9:33 am

Para minha tristeza esse fim de semana meu consumo na cidade passou de 5.7 para 5.6. Poucos minutos antes de acontecer isso, o carro apagou durante meu percurso aqui na cidade. Detalhe: meu sandero é automatico, não "pode" apagar!.

Na vdd esqueci de informar, mas ele ja apagou pelo menos 12 vezes desde que tenho ele. Apagou tanto em marcha alta quanto em marcha baixa (tipo passando em quebra-molas). Esse fim de semana quando ele apagou ele acendeu antes a luz da injeção e a mesma apagou logo após.

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Consumo exagerado do meu sandero stepway automatico Empty Re: Consumo exagerado do meu sandero stepway automatico

Mensagem por Miqueias Seg Abr 04, 2016 8:05 pm

Olá pessoal, notícias novas: hj fui na autorizada daqui de Parauapebas (tem apenas dois mecânicos) e fiz dinovo o mesmo procedimento que fiz na última vez referente ao alto consumo. Da última vez saí da oficina com 7.2 km/l e hj depois da reinicialização sai da oficina e dei a volta de 30km metade rua metade estrada e o marcador foi a 10.6km/l. Na estrada mantive de 80 a 120 e na rua 40km/h.
Cheguei em casa tava marcando 10.1km/l
Se o carro se manter assim ficarei feliz. Porém o pessoal da oficina pediu q eu fizesse o seguinte: quando o carro entrar na reserva da gasolina atual eu abastecer com álcool pelo menos uns 15 litros e se após retornar com gasolina o consumo cair novamente eu devo levar em Marabá onde a autorizada tem o COTEC (tecn. Especializado) até pq lá já teve caso igual o meu é foram resolvidos conforme a moça me falou hj.
PS: hj estava na oficina uma duster 2.0 automática onde o proprietário me mostrou que a mesma faz 9.5 na cidade. Daí tive certeza q meu carro estava errado demais com os 5.5.
Agora irei analisar e posto os resultados aqui.
Mas com esses 10 km/l eu já tô pulando de alegria

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Mensagem por Maiara.Araujo Seg maio 23, 2016 9:17 am

Bom dia,

Comprei Sandero Stepway 1.6 16v automático 2014 na semana passada, nos primeiros dias o consumo estava com 5.2 km/l, ontem ele chegou a 6.1 km/l, com o mesmo cenário, na cidade e com alcool. Achei estranho por que ele esta aumentando porem o cenario é o mesmo isso é normal? Pressionei o botão por 10 segundos (para resetar o computador de bordo) e nada mudou, será que o reset deu certo?

Achei o consumos muito alto, o de vocês é assim também? o carro está com 49.000 km rodados

Desde já Obrigada!!

Maiara.Araujo

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Consumo exagerado do meu sandero stepway automatico Empty Re: Consumo exagerado do meu sandero stepway automatico

Mensagem por hotnikq Ter maio 24, 2016 5:39 pm

Maiara.Araujo escreveu:Bom dia,

Comprei Sandero Stepway 1.6 16v automático 2014 na semana passada, nos primeiros dias o consumo estava com 5.2 km/l, ontem ele chegou a 6.1 km/l, com o mesmo cenário, na cidade e com alcool. Achei estranho por que ele esta aumentando porem o cenario é o mesmo isso é normal? Pressionei o botão por 10 segundos (para resetar o computador de bordo) e nada mudou, será que o reset deu certo?

Achei o consumos muito alto, o de vocês é assim também? o carro está com 49.000 km rodados

Desde já Obrigada!!

Sim, o consumo está "normal" do modelo Sandero Stepway 1.6 16v automático 2014
o câmbio do Sandero Automatico tem 4 marchas e a troca é efetuada com auto giro,
assim como vários modelos automaticos o consumo aumenta em relação ao manual




Tenho um Sandero 1.6 8v Manual, percebi que a dirigibilidade do Sandero é diferente dos outros carros,
1 - por ter pouca aerodinâmica, em alta velocidade o carro consome muito
90km/h = 17km/L
100km/h = 15km/L
110km/h = 13km/L
120km/h = 10km/L
130km/h = 7km/L
180km/h = 5km/L (final de quinta marcha, consíderar erro de leitura do sensor de combustivel para pior)

2- por ser um carro pesado, ele possui muita inércia, para o trecho de cidade acaba consumindo muito (10km/L)

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