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Sandero Exp. 1.0 16v 2009/2010 - motor retificado mudança tipo de óleo

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Sandero Exp. 1.0 16v 2009/2010 - motor retificado mudança tipo de óleo Empty Sandero Exp. 1.0 16v 2009/2010 - motor retificado mudança tipo de óleo

Mensagem por paulosilva2019 Dom maio 05, 2019 11:51 am

Boa tarde!

Possuo um Sandero Expression 1.0 16V 2019/2010 e com Km superior a 111.0000, precisei mandar retificar o motor em Julho/2018, após o serviço voltei a usar o mesmo óleo de motor de sempre (recomendado no manual carro = 10W40 - SJ ou superior). Há cerca de 2 meses começou a sair uma fumaça cinza pelo escapamento, fui numa oficina de escapamento e me disseram estar tudo Ok, que não era nada no escapamento. Verificamos que o óleo do carro está baixando rápido (coisa que não fazia antes), verificamos tb que não há vazamento de óleo do motor (nem por cima e nem por baixo).

Conversando com um mecânico ele disse que após o motor ter sido retificado o ideal seria passar a usar o óleo 20W50, por ser um óleo mais grosso, pelo ano e km do carro ocorre um desgaste natural das peças do motor.

Esta informação repassada pelo mecânico está correta ?

Att.,

PAULO.

paulosilva2019

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Sandero Exp. 1.0 16v 2009/2010 - motor retificado mudança tipo de óleo Empty Re: Sandero Exp. 1.0 16v 2009/2010 - motor retificado mudança tipo de óleo

Mensagem por Johefer Ferraz Qui maio 23, 2019 2:48 pm

paulosilva2019 escreveu:Boa tarde!

Possuo um Sandero Expression 1.0 16V 2019/2010 e com Km superior a 111.0000, precisei mandar retificar o motor em Julho/2018, após o serviço voltei a usar o mesmo óleo de motor de sempre (recomendado no manual carro = 10W40 - SJ ou superior). Há cerca de 2 meses começou a sair uma fumaça cinza pelo escapamento, fui numa oficina de escapamento e me disseram estar tudo Ok, que não era nada no escapamento. Verificamos que o óleo do carro está baixando rápido (coisa que não fazia antes), verificamos tb que não há vazamento de óleo do motor (nem por cima e nem por baixo).

Conversando com um mecânico ele disse que após o motor ter sido retificado o ideal seria passar a usar o óleo 20W50, por ser um óleo mais grosso, pelo ano e km do carro ocorre um desgaste natural das peças do motor.

Esta informação repassada pelo mecânico está correta ?

Att.,

PAULO.

Boas Paulo, tudo bem?

Isso já foi discutido aqui no fórum em outros tópicos e não concordo. Ouvi relatos de proprietários de veículos com quilometragem superior a 200 mil e que continuaram usando o óleo recomendado no manual do carro. Quando se faz uma retífica é justamente para que o motor volte a ter as características originais de fábrica, ou seja, com os mesmos níveis de folga entre as peças então o natural é continuar com o óleo recomendado. Essa fumaça pode indicar que há sim um vazamento, mas interno, tipo passagem de óleo para o cilindro. Esse óleo mistura com o combustível, é queimado na detonação e sai pelo escapamento. Pra saber com certeza o motivo só abrindo novamente.
Johefer Ferraz
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