SanderoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Aumento do giro quando vai realizar troca de marcha
GNV, quem tem? EmptyTer Fev 27, 2024 8:39 am por ekabruno

» Luzes do painel de comando do Ar condicionado
GNV, quem tem? EmptyQui Jan 11, 2024 7:14 pm por Paulo Pereira

» ELM327 OBD2 NÃO CONECTA ECU SANDERO STEPWAY 2013
GNV, quem tem? EmptySáb Jun 24, 2023 2:08 pm por andersonmartins

» Desgaste prematuro da corrente de comando
GNV, quem tem? EmptyQui maio 25, 2023 4:59 pm por Ricardo Souza

» Sandero Stepway 1.6 16v automático 2013/2014 tem correia dentada?
GNV, quem tem? EmptyQui Abr 06, 2023 11:50 am por brunolima2000

» Luzes acende mas carro não dá partida
GNV, quem tem? EmptyDom Mar 26, 2023 5:27 am por castellano_br

» FALHA NA IGNIÇÃO (PARTIDA)
GNV, quem tem? EmptyDom Mar 26, 2023 5:24 am por castellano_br

» Limpeza nos dutos de Ar quente e frio
GNV, quem tem? EmptySeg Mar 20, 2023 5:34 pm por Chico_2020

» trocar filtro do ar condicionado sandero 1.0 16v
GNV, quem tem? EmptySeg Mar 20, 2023 5:32 pm por Chico_2020

» troca do filtro de cabine do sandero 1.6 2008 expression
GNV, quem tem? EmptySeg Mar 20, 2023 5:31 pm por Chico_2020

Parceiros
SlyRacing

InFlow

TuningParts

AutoCustom

Notícias Automotivas

Forum Carros


GNV, quem tem?

+3
Antonio Bonfim
AlanLZR
Candal
7 participantes

Ir para baixo

GNV, quem tem? Empty GNV, quem tem?

Mensagem por Candal Qua Out 26, 2011 9:00 pm

Este tópico se destina a compartilhar as experiências do(a)s dono(a)s de Sandero adaptados ao gás natural, postem suas experiências.

Candal

Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/10/2011
Idade : 49
Cidade : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GNV, quem tem? Empty Relato de uso

Mensagem por Candal Qui Out 27, 2011 8:34 pm

Boa noite,vou relatar um pouco da minha experiência com GNV, para incentivar outros a postarem.Tive um Fiat Palio com motor fiasa 1.0L (55cv) com kit de 3ª geração,que foi instalado no mesmo ano de fabricação do carro, já peguei o carro com 5 anos de uso(inclusive o GNV) o carro, fazia 10km/l na cidade, tanto com gasolina quanto com GNV, e fazia 13km/l na estrada com gasoina e 15km/m³ com GNV, a perda de potência era sentida, mas ainda assim a economia compensava,já que o GNV custava menos da metade da gasolina(sem contar os 75% de desconto no valor do IPVA), não tive nenhum problema de manutenção com o carro nos 7 anos que fiquei com o carro(nunca fez motor, nem cabeçote,tampouco queimava óleo),vendi ele e o novo dono também não teve problema até hoje, depois deste, tive um celta 2008 1.0L VHC Flex, com 14000 Km rodados, carro da esposa de um amigo,bem cuidado; comecei a andar com ele e me assustei com o gasto com combustível, já que o carro fazia 10 km/l na gasolina na cidade, 14,5 km/l na estrada, com álcool, fazia 8 km/l e 12 km/l respectivamente, para mim, um alto consumo para um 1.0l, sendo assim, instalei um kit de 4ª geração, a diferença entre este kit e o de 3ª geração é que o de 4ª possui um controle eletrônico da injeção de gás no lugar daquela regulagem manual no motor, esta regulagem eletrônica permite uma economia maior com uso do GNV, já que a válvula que permite a passagem do gás é controlada eletronicamente por um motor de passo(elétrico) e um controlador eletrônico,que libera somente a passagem da quantidade de gás necessária ao funcionamento do motor em cada momento,chegando até a cortar completamente a passagem no caso de redução de marcha em freio motor, diferente do kit de 3ª geração, que tem uma regulagem mecânica para qualquer regime do motor, perdendo potência com esta regulagem única, voltando ao relato da instalação, pesquisei bastante sobre os kit´s e as instaladoras antes de instalar, pois isto é bem importante, e resolvi instalar o kit de 4ª geração com dois cilindros de 7,5 litros, instalados um em cima do outro na mala e emulador de bicos, variador de avanço e de sonda lâmbda.O resultado foi o seguinte, o Celta passou a fazer 10,5 km/m³ na cidade e em média, fazia 16,5 km/m³ na estrada, chegando em algumas viagens em que andei mais devagar, a fazer até 18,8km/m³, ou seja, muito vantajoso, vendi o carro com 25500 km sem nenhuma reclamação e novamente o atual proprietário está muito feliz, especialmente nesta época de gasolina a R$3,00 e álcool à R$2,30; depois disso adiquiri o Sandero 1.6l e confesso que novamente tomei um susto com o consumo, já que comprei o carro para depois pesquisar sobre ele, ele fazia 6 km/l na cidade e 8km/l na estrada com álcool e 9,5km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina, sendo assim, decidi jogar a garantia para o alto e instalar GNV também no Sandero, porém ao pesquisar bastante, descobri que a maioria das instaladoras não recomendava a instalação de Kit´s que não fossem de 5ª geração, pois havia o perigo de "back fire", um retorno de queima pelo coletor de admissão que ocorre em alguns casos(geralmente por falta de manutenção, mas que às vezes ocorre mesmo com a manutenção em dia) e consequente risco de danos ao coletor do Sandero(que é de plástico), instalei então o referido Kit de 5ª geração,a diferença dele para os outros é que é todo eletrônico, tendo uma centralina própria, se comunicando com a central eletrônica do carro e com diversos sensores do carro, além de trabalhar com pressão positiva e quatro bicos injetores de gás que injetam somente a quantidade de gás necessária para ofuncionamento, calculada diversas vezes por segundo, além de interromper a injeção em caso de uso do freio motor, variador de avanço, emulador de bicos e de sonda lâmbda, válvula de abastecimento no bocal do tanque de combustível, enfim, o que há de mais moderno em GNV atualmente e o resultado foi: consumo de 10km/m³ na cidade e 14,5km/m³ na estrada, isto tudo pagando R$1,49 o m³, rodo mais km pagando a metade, do preço; o carro estava com 18400 km quando o comprei e atualmente está com 29800 km, até agora não mudou em nada o comportamento do carro, pois uma das características deste kit de 5ª geração é que devido à eletrônica, a perda de potência é de cerca de 2 a 3%, ou seja, quase imperceptível, enfim juntando o preço do GNV(R$1,49), o desconto no IPVA(75%) e a diminuição do consumo considerável, a diminuição drástica na emissão de poluentes, não penso duas vezes em indicar o seu uso em qualquer carro, mesmo nos 1.0l.
Espero ter contribuído com meu relato e peço desculpas pelo tamanho do post.
Abraços.

Candal

Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/10/2011
Idade : 49
Cidade : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GNV, quem tem? Empty segue link de matéria sobre back fire(esplosão dentro do coletor de admissão) do site Oficina Brasil e abaixo parte da matéria.

Mensagem por Candal Qui Out 27, 2011 8:57 pm



Abaixo segue trecho da matéria:

"Um fenômeno bastante conhecido dos reparadores é o backfire, também conhecido como retrocesso de chama.
Neste fenômeno, quando ocorre a centelha no interior da câmara de combustão, esta passa pela válvula de admissão e segue pelo coletor, podendo chegar ao corpo de borboleta ou ao carburador.
O backfire pode ser facilmente detectado por “estouros” ou chama na admissão. Este problema pode causar danos ao filtro de ar, ao seu alojamento, ou ainda, ao coletor de admissão, se este for de plástico.
Geralmente, o backfire acontece em motores convertidos para GNV com kit aspirado, isto é, sem turbo compressor, principalmente quando se exige plena carga do motor em baixas rotações. Nesta condição, quando ocorrer o cruzamento de válvulas (as válvulas de admissão abertas ao mesmo tempo, pois o cilindro está terminando o ciclo de escape e iniciará o de admissão), parte da mistura presente na câmara ainda está sendo queimada e será forçada para dentro do coletor de admissão.
O backfire é causado principalmente por falhas no sistema de ignição. Isso ocorre porque o GNV tem alta resistência elétrica, requerendo assim um aumento da tensão para o centelhamento da vela (geração da faísca).
Isto, aliado à manutenção inadequada do sistema de ignição com um todo, causa falhas na ignição que passam despercebidas pelo condutor quando este roda com o motor funcionando com o combustível líquido (gasolina ou álcool). Devido a isto, alguns proprietários de veículos ainda são muito resistentes quando o assunto é a manutenção da ignição, em especial quando a troca envolve outros componentes além dos cabos e alas. Nestas circunstâncias, estes proprietários alegam que o motor não apresenta falhas no funcionamento quando utiliza o combustível líquido.
Desta forma, cabe ao técnico reparador explicar este efeito a seus clientes e orientá-los sobre a importância da manutenção preventiva feita no prazo adequado.
Se o ponto de ignição estiver atrasado, quando o motor for alimentado com GNV, a ocorrência do backfire também será favorecida. Lembre-se que uma das características do GNV é ter velocidade de queima mais lenta quando comparado com álcool ou gasolina e, por causa disto, a centelha deve ser disparada ainda mais cedo. Como comparação, a queima da gasolina ou do etanol ocorre a cerca de 20 ou 30 m/s, enquanto a do GNV fica em torno de 0,5 m/s.
Outro fator que colabora para a ocorrência de backfire é que, se houver mistura pobre demais na câmara. Se quantidade de combustível não for suficiente para uma queima completa devido ao excesso de ar, a queima irá ocorrer de forma ainda mais lenta.

Algumas sugestões para diminuir a incidência de backfire:

- Mantenha o sistema de ignição sempre revisado: observe se os cabos de vela não apresentam rachaduras ou trincas. Observar também se não existem marcas de “flash over” (desgaste por passagem de corrente elétrica) no corpo das velas de ignição ou dos cabos. Fugas de corrente na bobina de ignição ou no distribuidor, quando houver, também devem ser eliminadas;

- Utilize um variador de avanço para corrigir o ponto de ignição: este dispositivo irá garantir que a centelha será disparada no momento mais adequado para a combustão;

- Mantenha a mistura ar/combustível bem regulada: evite regular a injeção de GNV para muito pobre e, preferencialmente, use kit de conversão com gerenciador de fluxo de GNV.

Observe o correto dimensionamento do redutor de pressão e do mesclador (misturador), mantendo o misturador sempre o mais próximo possível do corpo de borboleta;

- Nos motores com coletores plásticos muito longos, a ocorrência de um único backfire pode danificar o coletor de maneira definitiva. Nestes casos, recomendamos a instalação do kit de quinta geração, também chamado de pressão positiva, que elimina este problema;

- Opte, sempre que possível, por velas específicas para GNV, pois possuem maior resistência térmica. Se isto não for possível, reduza o tempo de revisão das velas para a metade do recomendado pelo fabricante." texto retirado do site Oficina Brasil.

Candal

Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/10/2011
Idade : 49
Cidade : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GNV, quem tem? Empty Re: GNV, quem tem?

Mensagem por AlanLZR Dom Jan 08, 2012 9:21 am

Candal, Você poderia indicar algum local especializado em GNV?
AlanLZR
AlanLZR

Mensagens : 44
Reputação : 2
Data de inscrição : 06/01/2012
Cidade : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

GNV, quem tem? Empty Re: GNV, quem tem?

Mensagem por Candal Seg Jan 09, 2012 6:04 am

Bom dia, coloquei na Invest Gas, não tive problemas, já indiquei para três amigos e todos estão satisfeitos com a instalação.Lembro que no caso do Sandero, deve ser instalado o kit de 5ª geração.Abraços.

Candal

Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/10/2011
Idade : 49
Cidade : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GNV, quem tem? Empty Re: GNV, quem tem?

Mensagem por Candal Seg Jan 09, 2012 6:10 am

Perdão, só agora vi que você é de São Paulo, sendo assim, não posso opinar. Alguém de Sampa pode ajudar?

Candal

Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/10/2011
Idade : 49
Cidade : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

GNV, quem tem? Empty Re: GNV, quem tem?

Mensagem por AlanLZR Seg Jan 09, 2012 8:25 am

opa, eu tb não me atentei a isso! Bom, de qualquer forma fica a dica para os que moram no RJ. Valew ae kara!
AlanLZR
AlanLZR

Mensagens : 44
Reputação : 2
Data de inscrição : 06/01/2012
Cidade : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

GNV, quem tem? Empty Re: GNV, quem tem?

Mensagem por Antonio Bonfim Sáb Mar 16, 2013 1:04 pm

ESTOU PENSANDO EM COLOCAR KIT GÁS 5ª GERAÇÃO, ALGUM CONSELHO. gostaria de opiniões?
Antonio Bonfim
Antonio Bonfim

Mensagens : 728
Reputação : 17
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 67
Cidade : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

GNV, quem tem? Empty Re: GNV, quem tem?

Mensagem por gabrielfrias Seg Abr 01, 2013 6:46 pm

Parabéns, Candal, excelente explanação, acho que sana qualquer tipo de dúvida referente a instalação do GNV!
Gostaria de saber quanto você gastou com a instalação do referido kit?
Acho que o duro mesmo é abrir mão da garantia...

Abraços!

gabrielfrias

Mensagens : 10
Reputação : 0
Data de inscrição : 01/04/2013
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

GNV, quem tem? Empty Re: GNV, quem tem?

Mensagem por Franklin Macedo Seg Set 18, 2017 6:16 pm

Boa noite galera! Sou novo aqui no fórum que por sinal tem muito conteúdo bom.

Então, estou querendo colocar o gás no meu Sandero 1.6 8v, agora estou recioso por conta que ele já vai nos 86.718 km rodado...

O que vcs acham? Vou ter que segurar o carro por 3 a 4 anos ainda é eu rodo muito, mais de 100km por dia, trabalho de uber.

Gostaria da opinião de vcs a respeito a isso pois estou com medo de estragar o motor.

Se eu colocar o gás consigo manter ele por mais de 3 anos? Como é a durabilidade?

Franklin Macedo

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/09/2017
Idade : 31
Cidade : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

GNV, quem tem? Empty Re: GNV, quem tem?

Mensagem por Thiago Soares Seg Nov 19, 2018 7:42 am

Olá amigos , TENHO um authentique 1.0 16v 2017.
Alguém colocou GNV 3 geração no sandero 1.0 e poderia dizer se teve problemas ?

Thiago Soares

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/11/2018
Idade : 37
Cidade : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

GNV, quem tem? Empty Re: GNV, quem tem?

Mensagem por Hugo Lopes Sáb Fev 23, 2019 3:10 pm

Eu estou tendo problema o carro está perdendo potência na lenta

Hugo Lopes

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/08/2017
Idade : 37
Cidade : São Gonçalo

Ir para o topo Ir para baixo

GNV, quem tem? Empty Re: GNV, quem tem?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos