Sandero Stepway 1.6 16v 2010 - Impressões e problemas.
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Sandero Stepway 1.6 16v 2010 - Impressões e problemas.
Boa noite pessoal, sou novo no forum, porém possuo um Renault Sandero Stepway 2010, adquirido em junho de 2018. Gostaria de compartilhar algumas impressões que tive do carro, assim como pedir ajuda sobre alguns defeitos que apareceram de umas semanas pra cá.
Desde já, adianto que o Renault (Dacia) Sandero, é um carro muito sólido, espaçoso e econômico. vamos lá:
Quando comprei ele em junho de 2018, tinha vendido um VW Polo sedã 1.6 8v 2003, que tinha comprado em 2016, O carro era ótimo, porém com a quinta extremamente curta, do tipo de vc estar a 120 km/h e 4 mil rpm em 5° (!!!) não era muito confortável em viagens longas e se tornava beberrão devido as rpms elevadas...
Ai, assim que vendi o mesmo, juntei uma graninha e comprei o Sandero, Stepway, cor Preto metálico (?) Escolha da minha esposa, pois nunca tinha dado bola pro hatch da Renault. Mas o Sandero tem um visual bacana, ótima altura do solo e um espaço absurdo, bem mais largo e amplo do que o Polinho.
Os freios são bons e apesar do carro ter uma suspensão bem elevada (quase exagerada), ele não tem medo de curvas. contorna bem curvas de alta com muito pouco balanço da carroceria. Ótimo acerto da suspensão, firme sem ser dura. Ao contrario de um Crossfox que me fazia sentir num barquinho em um oceano revolto. Já tive um Crossfox e aquele carro dava medo nas curvas.
Sempre tinha ouvido falar bem do motor k4m 1.6 16v que equipou diversos carros da marca e que no Clio, o transformava num pequeno demônio do asfalto. E no Sandero não foi muito diferente. É bem adequado ao carro. Trata se de um carro muito ágil, puxa muito bem desde as baixas rotações, os 15,7 kgfm de torque estão numa curva bem plana e o torna elástico e econômico. A 120 km/h o k4m gira a razoáveis 3.500 rotações... contudo, notei que é um motor áspero acima disso ai. Esse motor aparenta estar numa rotação acima daquela que é mostrada no tacômetro. Embora seja um motor brilhante que esbanja performance, me sinto incomodado em explorar as rotações dele. já viajei com ele a 140 km/h e parecia que o mundo ia se acabar... Claro! é um carro de baixo custo, com isolamento acústico pobre. Já desmontei ele todo, removi os bancos, carpete, apliquei manta asfáltica com um feltro mais grosso e coloquei uma manta no capô tb, pra tentar amenizar o ingresso do ruido do k4m dentro do habitáculo. Adiantou pouca coisa, e ainda sinto a aspereza desse motor.
Mais tarde, após pesquisar sobre esse motor, que é muito elogiado, e de fato, muito robusto e que não te enche o saco com probleminhas crônicos... esse motor possui r/l ruim. de 0.314 (quem quiser dar uma lida sobre o assunto, recomendo esse artigo do Bestcars website e vcs entenderão do que estou falando.)
Hoje já planejo me desfazer desse carro, só por causa dessa característica, que me encomoda muito. Já tive um Gm Astra 2010, que comprei desde zero, aquele de 140cv. excelente carro, cujo motor GM família II girava alto insensível. eu só percebia que ele estava atingindo os 5.800 rpm se eu olhasse pro painel. Ótimo motor diga se de passagem, muito suave e torcudo.
Então meus amigos, gostei muito do carro, da altura do solo, do espaço interno, da robustes e da peformance. O carro anda bem e não bebe nada.
Há um tempinho atrás, o carro começou a apresentar os seguintes problemas:
Ao fazer uma viagem, a luz da injeção acendeu (aquele icone laranja que tem uma telinha em cima e um fio enrolado em baixo) no painel e notei que o carro dava trancos ao se tirar o pé do acelerador, e ao tornar a acelerar. note que a resposta do acelerador ficou muito mais brusca, e pra evitar os trancos, tinha que queimar embragem nas saídas. O velocimetro tb parava de funcionar em paralelo. Essa luz acendia por uns minutos, mas apagava logo em seguida, o velocimetro voltava a funcionar e os sintomas cessavam tb.
quando cheguei na minha cidade, parei o carro pra ir no mercado, quando retornei, o carro não queria pegar mais! estava abastecido 100% etanol. insisti várias vezes, mas sem sucesso. Fiquei com medo de arriar a bateria. aguardei mais alguns minutos, insisti na ignição por uns 20 segundos aí o motor pegou novamente e fui pra casa.
No dia seguinte o carro estava normal, pegava na hora. mas se o icone acendesse, ocorria todos os sintomas denovo.
Esperimentei colocar gasolina, e assim, mesmo com a luz de injeção acesa, o carro pegava prontamente, com etanol demorava bastante com o arranque girando rápido e limpo.
Levei ao mecanico onde foi passado um scaner onde acusou "falha na mistura nos cilindros" ... o que poderia ser?
O mecanico não soube diagnosticar na hora e disse que teria que trocar várias peças... não concordei e voltei pra casa.
O carro continua com esse defeito intermitente. peço a ajuda aos amigos do clube.
Abraços a todos e perdoe o texto grande, mas queria contar um pouco da minha história.
Quando cheguei na minha cidade. a luz acendeu novamente
Desde já, adianto que o Renault (Dacia) Sandero, é um carro muito sólido, espaçoso e econômico. vamos lá:
Quando comprei ele em junho de 2018, tinha vendido um VW Polo sedã 1.6 8v 2003, que tinha comprado em 2016, O carro era ótimo, porém com a quinta extremamente curta, do tipo de vc estar a 120 km/h e 4 mil rpm em 5° (!!!) não era muito confortável em viagens longas e se tornava beberrão devido as rpms elevadas...
Ai, assim que vendi o mesmo, juntei uma graninha e comprei o Sandero, Stepway, cor Preto metálico (?) Escolha da minha esposa, pois nunca tinha dado bola pro hatch da Renault. Mas o Sandero tem um visual bacana, ótima altura do solo e um espaço absurdo, bem mais largo e amplo do que o Polinho.
Os freios são bons e apesar do carro ter uma suspensão bem elevada (quase exagerada), ele não tem medo de curvas. contorna bem curvas de alta com muito pouco balanço da carroceria. Ótimo acerto da suspensão, firme sem ser dura. Ao contrario de um Crossfox que me fazia sentir num barquinho em um oceano revolto. Já tive um Crossfox e aquele carro dava medo nas curvas.
Sempre tinha ouvido falar bem do motor k4m 1.6 16v que equipou diversos carros da marca e que no Clio, o transformava num pequeno demônio do asfalto. E no Sandero não foi muito diferente. É bem adequado ao carro. Trata se de um carro muito ágil, puxa muito bem desde as baixas rotações, os 15,7 kgfm de torque estão numa curva bem plana e o torna elástico e econômico. A 120 km/h o k4m gira a razoáveis 3.500 rotações... contudo, notei que é um motor áspero acima disso ai. Esse motor aparenta estar numa rotação acima daquela que é mostrada no tacômetro. Embora seja um motor brilhante que esbanja performance, me sinto incomodado em explorar as rotações dele. já viajei com ele a 140 km/h e parecia que o mundo ia se acabar... Claro! é um carro de baixo custo, com isolamento acústico pobre. Já desmontei ele todo, removi os bancos, carpete, apliquei manta asfáltica com um feltro mais grosso e coloquei uma manta no capô tb, pra tentar amenizar o ingresso do ruido do k4m dentro do habitáculo. Adiantou pouca coisa, e ainda sinto a aspereza desse motor.
Mais tarde, após pesquisar sobre esse motor, que é muito elogiado, e de fato, muito robusto e que não te enche o saco com probleminhas crônicos... esse motor possui r/l ruim. de 0.314 (quem quiser dar uma lida sobre o assunto, recomendo esse artigo do Bestcars website e vcs entenderão do que estou falando.)
Hoje já planejo me desfazer desse carro, só por causa dessa característica, que me encomoda muito. Já tive um Gm Astra 2010, que comprei desde zero, aquele de 140cv. excelente carro, cujo motor GM família II girava alto insensível. eu só percebia que ele estava atingindo os 5.800 rpm se eu olhasse pro painel. Ótimo motor diga se de passagem, muito suave e torcudo.
Então meus amigos, gostei muito do carro, da altura do solo, do espaço interno, da robustes e da peformance. O carro anda bem e não bebe nada.
Há um tempinho atrás, o carro começou a apresentar os seguintes problemas:
Ao fazer uma viagem, a luz da injeção acendeu (aquele icone laranja que tem uma telinha em cima e um fio enrolado em baixo) no painel e notei que o carro dava trancos ao se tirar o pé do acelerador, e ao tornar a acelerar. note que a resposta do acelerador ficou muito mais brusca, e pra evitar os trancos, tinha que queimar embragem nas saídas. O velocimetro tb parava de funcionar em paralelo. Essa luz acendia por uns minutos, mas apagava logo em seguida, o velocimetro voltava a funcionar e os sintomas cessavam tb.
quando cheguei na minha cidade, parei o carro pra ir no mercado, quando retornei, o carro não queria pegar mais! estava abastecido 100% etanol. insisti várias vezes, mas sem sucesso. Fiquei com medo de arriar a bateria. aguardei mais alguns minutos, insisti na ignição por uns 20 segundos aí o motor pegou novamente e fui pra casa.
No dia seguinte o carro estava normal, pegava na hora. mas se o icone acendesse, ocorria todos os sintomas denovo.
Esperimentei colocar gasolina, e assim, mesmo com a luz de injeção acesa, o carro pegava prontamente, com etanol demorava bastante com o arranque girando rápido e limpo.
Levei ao mecanico onde foi passado um scaner onde acusou "falha na mistura nos cilindros" ... o que poderia ser?
O mecanico não soube diagnosticar na hora e disse que teria que trocar várias peças... não concordei e voltei pra casa.
O carro continua com esse defeito intermitente. peço a ajuda aos amigos do clube.
Abraços a todos e perdoe o texto grande, mas queria contar um pouco da minha história.
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