Expression 1.0 16 v - 2011 - 5km/l
3 participantes
Página 1 de 1
Expression 1.0 16 v - 2011 - 5km/l
Olá pessoal!
Comprei meu carro há 3 anos, e ele sempre foi muito gastão, fazendo uma média de 5~6 km/l de etanol com uso urbano.
Já troquei velas, limpeza de bicos, aditivos e etc.. Até agora nada..
De acordo com os mecânicos, aparentemente não existe nada de anormal com o carro..
Alguém sabe o que pode estar causando isso?
Agradeço a ajuda!!
Comprei meu carro há 3 anos, e ele sempre foi muito gastão, fazendo uma média de 5~6 km/l de etanol com uso urbano.
Já troquei velas, limpeza de bicos, aditivos e etc.. Até agora nada..
De acordo com os mecânicos, aparentemente não existe nada de anormal com o carro..
Alguém sabe o que pode estar causando isso?
Agradeço a ajuda!!
pb_ribeiro- Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/07/2017
Idade : 27
Cidade : São Paulo
Re: Expression 1.0 16 v - 2011 - 5km/l
Bom dia.
Se o mecânico olhou e garantiu estar tudo certo, e se realmente está tudo certo, só tem uma última variável a se considerar, você mesmo.
Muitas pessoas não percebem, mas usam mais do acelerador do que realmente precisa.
Meu 2008 faz 9~10km/l com etanol aditivado na cidade, na pista faz uns 12~13km/l. Motor está impecável, e tento seguir todas as regras existentes para economia de combustível.
Sempre que alguém vem aqui no fórum falar sobre economia de combustível, recomendo o seguinte vídeo do Dr. Carro:
Se o mecânico olhou e garantiu estar tudo certo, e se realmente está tudo certo, só tem uma última variável a se considerar, você mesmo.
Muitas pessoas não percebem, mas usam mais do acelerador do que realmente precisa.
Meu 2008 faz 9~10km/l com etanol aditivado na cidade, na pista faz uns 12~13km/l. Motor está impecável, e tento seguir todas as regras existentes para economia de combustível.
Sempre que alguém vem aqui no fórum falar sobre economia de combustível, recomendo o seguinte vídeo do Dr. Carro:
daan0094- Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 30
Cidade : Campinas
CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL
daan0094 escreveu:Bom dia.
Se o mecânico olhou e garantiu estar tudo certo, e se realmente está tudo certo, só tem uma última variável a se considerar, você mesmo.
Muitas pessoas não percebem, mas usam mais do acelerador do que realmente precisa.
Meu 2008 faz 9~10km/l com etanol aditivado na cidade, na pista faz uns 12~13km/l. Motor está impecável, e tento seguir todas as regras existentes para economia de combustível.
Sempre que alguém vem aqui no fórum falar sobre economia de combustível, recomendo o seguinte vídeo do Dr. Carro:
Tudo o que foi dito no vídeo pelo Dr Carro tem sentido e é diretamente conexo ao assunto "consumo excessivo de combustível". Agregue também ao tópico o fato do Sandero vir equipado com acelerador eletrônico, ou seja, não adianta "afundar" o pé para obter resposta imediata, a aceleração é liberada proporcional à necessidade de rpm (bem diferente acelerador mecânico, que responde por atuação de um cabo). Por experiência, sugiro também verificar o catalisador, que quando se encontra no seu limite de uso (80.000 km), vai acumulando impurezas na colmeia que fica dentro do compartimento logo após a saída de escape do motor, e isto atuará em perda de potência, provocando um comportamento de aceleração e troca de marchas fora dos padrões normais e estabelecidos pelo fabricante (normalmente a troca de marcha é saudável entre 2.500 a 3.000 rpm's... no máximo 3.500 rpm's, devendo evitar ao máximo esta última, pois é interpretado como "dar aquela esticada" que fará aumentar também o consumo).
MM-DF- Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/09/2017
Idade : 63
Cidade : Brasília
Re: Expression 1.0 16 v - 2011 - 5km/l
Obrigado por agregar mais conhecimento ao tópico, não sabia dessa do Catalisador, vou pedir para dar uma olhada da próxima vez que eu levar ao mecânico.
Essa do acelerador eletrônico o ponto positivo é a economia, o negativo é a resposta tardia e a não entrega da total potência. Mas uma vez andei em um Siena que o acelerador eletrônico era umas 4x mais lerdo que o do Sandero, um horror.
Um cara aqui no fórum diz que seu corta-giro financeiro bate no 3.000RPM kkkkkk. Adotei essa frase também, entre 2.500 e 3.000, mas quando necessário eu estico.
Essa do acelerador eletrônico o ponto positivo é a economia, o negativo é a resposta tardia e a não entrega da total potência. Mas uma vez andei em um Siena que o acelerador eletrônico era umas 4x mais lerdo que o do Sandero, um horror.
Um cara aqui no fórum diz que seu corta-giro financeiro bate no 3.000RPM kkkkkk. Adotei essa frase também, entre 2.500 e 3.000, mas quando necessário eu estico.
daan0094- Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 30
Cidade : Campinas
FATORES QUE INFLUENCIAM NA ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL
daan0094 escreveu:Obrigado por agregar mais conhecimento ao tópico, não sabia dessa do Catalisador, vou pedir para dar uma olhada da próxima vez que eu levar ao mecânico.
Essa do acelerador eletrônico o ponto positivo é a economia, o negativo é a resposta tardia e a não entrega da total potência. Mas uma vez andei em um Siena que o acelerador eletrônico era umas 4x mais lerdo que o do Sandero, um horror.
Um cara aqui no fórum diz que seu corta-giro financeiro bate no 3.000RPM kkkkkk. Adotei essa frase também, entre 2.500 e 3.000, mas quando necessário eu estico.
Sobre seus comentários pontuais:
Catalisador: importante lembrar que essa peça no escapamento possui uma vida útil de eficácia de 80.000 km, apesar de às vezes não estar apresentando qualquer defeito aparente. Por isto, fique consciente que este mecanismo, após a quilometragem de vida útil, não estará mais respondendo com a excelência para a qual foi construída, e que estará afetando também num maior consumo de combustível, já que a saída do escape já está sendo dificultada pelo acúmulo de resíduos gerados pelo motor.
Acelerador eletrônico: infelizmente, ou não, o sistema vislumbra prestigiar em prioridade a economia, e para condutores que estavam acostumados ao velho e bom acelerador cabeado, que dá resposta imediata na aceleração, resta a necessidade de uma reeducação nos hábitos. Minha experiência com o acelerador eletrônico foi de radical mudança de conduta, inclusive sobre o aspecto de ter muita cautela ao arrancar para ingressar numa via de grande fluxo, já que a resposta é de fato muito lenta e pode culminar em risco de colisão. O mais prudente mesmo é reciclar e adaptar-se ao novo sistema de acelerador, e entrar no fluxo da via - arrancar - com uma segurança de espaço real.
RPM: Em algumas situações, inclusive por influência do acelerador eletrônico, também me vejo obrigado a praticar a tal "esticada" até 3.500 rpm, e claro,
influenciará num consumo maior de combustível. O Sandero é de fato econômico,
mesmo quando em fluxo urbano intenso, sendo que as queixas de consumo alto normalmente estão vinculadas a desobediência das recomendações listadas no manual do veículo, quer seja por manutenção parcial/inexistente ou em ciclos posteriores aos previstos em quilometragem, e mais diretamente aos hábitos de condução impróprios e agressivos para uma motorização 1.0.
Motorização maior (Sandero Expression 1.0 16v Flex): Estou com este veículo a menos de 1 ano, e considerando minhas experiências com outros veículos 1.0 que eu tive, posso compará-lo ao Corsa Sedan Life no quesito "baixa potência X estrutura grande do carro", isto é, força insuficiente para carregar uma estrutura pesada, e dá para perceber assim que começamos a dirigi-los. Claro que isto atua de forma negativa nos índices de economia de combustível (ex.: razão do sucesso absoluto do modelo Celta 1.0 da GM, onde a pequena estrutura do carro faz com que a potência fique com uma aparente "sobra de força"). Em função deste detalhe,
fica clara a evidente satisfação dos proprietários do Sandero Expression com motor 1.6, onde eu classificaria como muito satisfatória (aí o carro fica legal: design elegante/esportivo, melhor espaço interno da categoria e força/dirigibilidade compatíveis sem perder o quesito economia).
MM-DF- Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/09/2017
Idade : 63
Cidade : Brasília
Re: Expression 1.0 16 v - 2011 - 5km/l
Eu gosto muitíssimo do meu 1.0 16v, acho que valeu o preço que paguei, não sou do tipo de correr e esticar, então coube perfeito.
Eu costumo dirigir certinho visando extrema economia de combustível, normalmente faço entre 11 e 12 km/L com Etanol V-Power. Mas esse mês eu exagerei por conta de alguns problemas e diversos imprevistos., 100~110KM/h na pista, arrancadas e esticadas mais bruscas e mesmo assim, o tanque chegou hoje na reserva e pude calcular na minha planilha, 10,89KM/L, para mim isso é extremamente econômico, não esperava chegar a tudo isso esse mês.
Eu costumo dirigir certinho visando extrema economia de combustível, normalmente faço entre 11 e 12 km/L com Etanol V-Power. Mas esse mês eu exagerei por conta de alguns problemas e diversos imprevistos., 100~110KM/h na pista, arrancadas e esticadas mais bruscas e mesmo assim, o tanque chegou hoje na reserva e pude calcular na minha planilha, 10,89KM/L, para mim isso é extremamente econômico, não esperava chegar a tudo isso esse mês.
daan0094- Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 30
Cidade : Campinas
Re: Expression 1.0 16 v - 2011 - 5km/l
daan0094 escreveu:Eu gosto muitíssimo do meu 1.0 16v, acho que valeu o preço que paguei, não sou do tipo de correr e esticar, então coube perfeito.
Eu costumo dirigir certinho visando extrema economia de combustível, normalmente faço entre 11 e 12 km/L com Etanol V-Power. Mas esse mês eu exagerei por conta de alguns problemas e diversos imprevistos., 100~110KM/h na pista, arrancadas e esticadas mais bruscas e mesmo assim, o tanque chegou hoje na reserva e pude calcular na minha planilha, 10,89KM/L, para mim isso é extremamente econômico, não esperava chegar a tudo isso esse mês.
MM-DF- Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/09/2017
Idade : 63
Cidade : Brasília
Tópicos semelhantes
» Alto Consumo - Expression 1.0 16V 2011
» Sandero Expression 2011 possui porta OBD
» Esquema dos fusíveis do sandero 1.0 expression ano 2011
» defeito nas travas e alarme do sandero expression 2011
» [VENDO RJ] RENAULT SANDERO 1.6 EXPRESSION 8V FLEX 5P 2010/2011
» Sandero Expression 2011 possui porta OBD
» Esquema dos fusíveis do sandero 1.0 expression ano 2011
» defeito nas travas e alarme do sandero expression 2011
» [VENDO RJ] RENAULT SANDERO 1.6 EXPRESSION 8V FLEX 5P 2010/2011
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter Fev 27, 2024 8:39 am por ekabruno
» Luzes do painel de comando do Ar condicionado
Qui Jan 11, 2024 7:14 pm por Paulo Pereira
» ELM327 OBD2 NÃO CONECTA ECU SANDERO STEPWAY 2013
Sáb Jun 24, 2023 2:08 pm por andersonmartins
» Desgaste prematuro da corrente de comando
Qui maio 25, 2023 4:59 pm por Ricardo Souza
» Sandero Stepway 1.6 16v automático 2013/2014 tem correia dentada?
Qui Abr 06, 2023 11:50 am por brunolima2000
» Luzes acende mas carro não dá partida
Dom Mar 26, 2023 5:27 am por castellano_br
» FALHA NA IGNIÇÃO (PARTIDA)
Dom Mar 26, 2023 5:24 am por castellano_br
» Limpeza nos dutos de Ar quente e frio
Seg Mar 20, 2023 5:34 pm por Chico_2020
» trocar filtro do ar condicionado sandero 1.0 16v
Seg Mar 20, 2023 5:32 pm por Chico_2020
» troca do filtro de cabine do sandero 1.6 2008 expression
Seg Mar 20, 2023 5:31 pm por Chico_2020