SanderoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» ATUALIZAÇÃO DE MAPAS MEDIANAV
Dicas de manutenção! (50mil Km) EmptySeg Abr 12, 2021 7:52 pm por emersonfgodoi

» Midia nav 4.0.3
Dicas de manutenção! (50mil Km) EmptySex Mar 26, 2021 8:48 am por Buzzy

» barulho no motor
Dicas de manutenção! (50mil Km) EmptyQui Mar 25, 2021 10:09 am por denisbr

» fusivel queimando
Dicas de manutenção! (50mil Km) EmptySeg Fev 08, 2021 6:49 am por accept497

» Dúvida sobre o óleo do MOTOR F4R
Dicas de manutenção! (50mil Km) EmptyTer Fev 02, 2021 4:41 pm por ESMERILHADOR

» Friso lateral das portas Zen (azul iron) onde comprar
Dicas de manutenção! (50mil Km) EmptyDom Jan 31, 2021 10:40 am por rtavana

» Óleo lubrificante Castrol GTX
Dicas de manutenção! (50mil Km) EmptySeg Dez 21, 2020 2:59 pm por Johefer Ferraz

» Pneu dianteiro comendo só nas laterais
Dicas de manutenção! (50mil Km) EmptySeg Dez 21, 2020 2:33 pm por Johefer Ferraz

» radio original do sandero não conecta no iphone 8
Dicas de manutenção! (50mil Km) EmptySeg Dez 21, 2020 8:52 am por meimberg

» Criar grupo no watsapp
Dicas de manutenção! (50mil Km) EmptySab Dez 19, 2020 7:04 am por alvaroandrade

Parceiros
SlyRacing

InFlow

TuningParts

AutoCustom

Notícias Automotivas

Forum Carros

Dicas de manutenção! (50mil Km)

Ir em baixo

Dicas de manutenção! (50mil Km) Empty Dicas de manutenção! (50mil Km)

Mensagem por Jonas Moura Seg Abr 17, 2017 3:19 pm

Boa tarde a todos!
Olá, meu nome Jonas e sou novato por aqui.

Enfim... gostaria de algumas dicas de manutenção após os 50mil Km rodados. Trata-se de um Sandero 2012.
Apenas as revisões básicas foram efetuadas, aquelas na concessionária. Como, por exemplo, nunca foram trocadas as pastilhas de freio/lonas e tão pouco revisado os discos/tambores.

No aguardo!
Obrigado desde já!

Jonas Moura

Reputação : 0

Dicas de manutenção! (50mil Km) Empty Re: Dicas de manutenção! (50mil Km)

Mensagem por vagnersp Qua Abr 19, 2017 8:51 pm

Jonas Moura escreveu:Boa tarde a todos!

Enfim... gostaria de algumas dicas de manutenção após os 50mil Km rodados. Trata-se de um Sandero 2012.
Apenas as revisões básicas foram efetuadas, aquelas na concessionária. Como, por exemplo, nunca foram trocadas as pastilhas de freio/lonas e tão pouco revisado os discos/tambores.

No aguardo!
Obrigado desde já!

Olá! Tenho um sandero do mesmo do seu (2012 1.6 8v com 53 mil km rodados).
Você sabe se foi feita a revisão do carro em concessionária até os 40 mil km pelo menos?
Se sim, as velas já devem ter sido trocadas na css (aos 40 mil é o recomendado).
Como o carro já tem mais de 4 anos sugiro que faça a revisão igual eu fiz no meu em agosto do ano passado (estava com 44 mil km):
- troca do kit correia dentada (a renault recomenda 4 anos ou 60 mil km o que ocorrer primeiro) e não vale a pena trocar só a correia, troque o rolamento junto, pois é mais garantido e recomendado. A correia original é a da Gates e o kit está saindo por volta de 200 reais.

- troca do kit correia de acessórios (esta aqui se os rolamentos/tensionador automático estiverem bons dá pra trocar só a correia). Eu resolvi trocar o kit completo, mas o conjunto original é meio caro, deve estar por volta dos 500 reais na concessionária.

- caso as velas não tenham sido trocadas anteriormente, devem ser trocadas (também troquei nesta revisão).

- líquido de arrefecimento - avalie a possibilidade de troca, a Renault recomenda trocar aos 80 mil km, mas eu acho muito tempo e troquei o meu também nesta revisão. No entanto, fique atento a bomba d'agua, verifique com o mecânico, normalmente a bomba d'agua aguenta até a segunda troca de correia dentada, mas já que vai desmontar a correia, peça pra ele verificar o estado da bomba (pois se der problema depois, vai ter que pagar novamente a mão-de-obra para a troca da correia). No meu caso não foi preciso trocar a bomba d'agua.

- fluído de freio - o recomendado é a troca a cada 2 anos, pois o fluído com o tempo absorve umidade e perde suas características. O meu foi trocado.
aproveite que vai trocar o fluído e dê uma olhada nas pastilhas - há muitos relatos de que a pastilha do sandero não dura nada, se o antigo dono era pé de chumbo, possivelmente já trocou, mas é preciso verificar novamente. Também peça para o mecânico verificar as condições do disco de freio e as lonas traseiras. No meu caso não foi preciso trocar as pastilhas, meu carro está com 53 mil km, mas uso o carro mais no percurso rodoviário e uso mais a redução de marchas, ainda tenho 5 mm de pastilhas (é recomendado a troca quando estiver com 2 mm).

- troca de óleo 10w40 (e o anel do bujão), filtro de óleo, filtro de combustível, filtro da cabine (ar condicionado) e abra o compartimento do filtro do ar e avalie se é preciso trocar, pois dá pra ver no visual. Troquei todos os itens mencionados.

- fique atento a bateria, a minha ainda é original, mas acredito que não vá durar mais muito tempo, afinal o carro já tem mais de 5 anos com a mesma.

-troque também a bateria da chave, a minha arriou hoje, fui abrir o carro e a chave não destravava as portas, a bateria que vai dentro é a CR2016, você mesmo troca (eu comprei uma no chaveiro e troquei).

Como a manutenção foi meio pesada, eu fui comprando as peças aos poucos, comprei tudo original em uma concessionária da Renault no mercado livre (Renault Estoril) e consegui economizar 250 reais em relação aos preços cobrados na concessionária aqui próximo de casa. O óleo 10w40 (ELF 10w40 semi-sintético) você consegue comprar um troca de óleo ou no carrefour por 30 reais o litro, na concessionária vai sair 42. As únicas coisas que comprei na concessionária daqui foram os filtros).

Seguem os preços quando eu fiz a revisão:
kit correia dentada: 199 reais (correia + rolamento automático - tem dois tipos - pista externa de metal que é pra sandero até 2010 e o de plástico que é o nosso);
kit correia de acessórios (correia + tensor automático + tensor fixo): 389 reais (na concessionária daqui era quase 500).

óleo Elf 10w40 semi-sintético: 29 reais o litro, o sandero vai 3,5 litros - fique atento, pois muita gente coloca os 4 litros e ultrapassa o limite máximo da vareta de medição, o que não é recomendado).

jogo de velas: 96 reais

líquido de arrefecimento Glacelf supra amarelo: 30 reais o litro. (No sandero, a quantidade total de líquido é de 5,7 litros, então 3 litros de aditivo dá).

fluído de freio - varga DOT4 - este eu não sei, pois o mecânico que comprou e adicionou no valor da mão de obra.

filtro de ar: 120 reais na concessionária

filtro de óleo, filtro de cabine, filtro de combustível: em média 30 reais cada um.

Paguei 700 reais de mão de obra, em um mecânico especializado em franceses.

Espero ter ajudado.

-
vagnersp
vagnersp

Reputação : 4

Mensagem por Jonas Moura Qui Abr 20, 2017 11:47 am

vagnersp escreveu:
Jonas Moura escreveu:Boa tarde a todos!

No aguardo!
Obrigado desde já!

Olá! Tenho um sandero do mesmo do seu (2012 1.6 8v com 53 mil km rodados).
Você sabe se foi feita a revisão do carro em concessionária até os 40 mil km pelo menos?
Se sim, as velas já devem ter sido trocadas na css (aos 40 mil é o recomendado).
Como o carro já tem mais de 4 anos sugiro que faça a revisão igual eu fiz no meu em agosto do ano passado (estava com 44 mil km):
- troca do kit correia dentada (a renault recomenda 4 anos ou 60 mil km o que ocorrer primeiro) e não vale a pena trocar só a correia, troque o rolamento junto, pois é mais garantido e recomendado. A correia original é a da Gates e o kit está saindo por volta de 200 reais.

- troca do kit correia de acessórios (esta aqui se os rolamentos/tensionador automático estiverem bons dá pra trocar só a correia). Eu resolvi trocar o kit completo, mas o conjunto original é meio caro, deve estar por volta dos 500 reais na concessionária.

- caso as velas não tenham sido trocadas anteriormente, devem ser trocadas (também troquei nesta revisão).

- líquido de arrefecimento - avalie a possibilidade de troca, a Renault recomenda trocar aos 80 mil km, mas eu acho muito tempo e troquei o meu também nesta revisão. No entanto, fique atento a bomba d'agua, verifique com o mecânico, normalmente a bomba d'agua aguenta até a segunda troca de correia dentada, mas já que vai desmontar a correia, peça pra ele verificar o estado da bomba (pois se der problema depois, vai ter que pagar novamente a mão-de-obra para a troca da correia). No meu caso não foi preciso trocar a bomba d'agua.

- fluído de freio - o recomendado é a troca a cada 2 anos, pois o fluído com o tempo absorve umidade e perde suas características. O meu foi trocado.
aproveite que vai trocar o fluído e dê uma olhada nas pastilhas - há muitos relatos de que a pastilha do sandero não dura nada, se o antigo dono era pé de chumbo, possivelmente já trocou, mas é preciso verificar novamente. Também peça para o mecânico verificar as condições do disco de freio e as lonas traseiras. No meu caso não foi preciso trocar as pastilhas, meu carro está com 53 mil km, mas uso o carro mais no percurso rodoviário e uso mais a redução de marchas, ainda tenho 5 mm de pastilhas (é recomendado a troca quando estiver com 2 mm).

- troca de óleo 10w40 (e o anel do bujão), filtro de óleo, filtro de combustível, filtro da cabine (ar condicionado) e abra o compartimento do filtro do ar e avalie se é preciso trocar, pois dá pra ver no visual. Troquei todos os itens mencionados.

- fique atento a bateria, a minha ainda é original, mas acredito que não vá durar mais muito tempo, afinal o carro já tem mais de 5 anos com a mesma.

-troque também a bateria da chave, a minha arriou hoje, fui abrir o carro e a chave não destravava as portas, a bateria que vai dentro é a CR2016, você mesmo troca (eu comprei uma no chaveiro e troquei).

Como a manutenção foi meio pesada, eu fui comprando as peças aos poucos, comprei tudo original em uma concessionária da Renault no mercado livre (Renault Estoril) e consegui economizar 250 reais em relação aos preços cobrados na concessionária aqui próximo de casa. O óleo 10w40  (ELF 10w40 semi-sintético) você consegue comprar um troca de óleo ou no carrefour por 30 reais o litro, na concessionária vai sair 42. As únicas coisas que comprei na concessionária daqui foram os filtros).

Seguem os preços quando eu fiz a revisão:
kit correia dentada: 199 reais (correia + rolamento automático - tem dois tipos - pista externa de metal que é pra sandero até 2010 e o de plástico que é o nosso);
kit correia de acessórios (correia + tensor automático + tensor fixo): 389 reais (na concessionária daqui era quase 500).

óleo Elf 10w40 semi-sintético: 29 reais o litro, o sandero vai 3,5 litros - fique atento, pois muita gente coloca os 4 litros e ultrapassa o limite máximo da vareta de medição, o que não é recomendado).

jogo de velas: 96 reais

líquido de arrefecimento Glacelf supra amarelo: 30 reais o litro. (No sandero, a quantidade total de líquido é de 5,7 litros, então 3 litros de aditivo dá).

fluído de freio - varga DOT4 - este eu não sei, pois o mecânico que comprou e adicionou no valor da mão de obra.

filtro de ar: 120 reais na concessionária

filtro de óleo, filtro de cabine, filtro de combustível: em média 30 reais cada um.

Paguei 700 reais de mão de obra, em um mecânico especializado em franceses.

Espero ter ajudado.

-

Muito Obrigado Vagner, foi de grande ajuda todas essas informações, pois não tenho grande experiência com Sandero (Renault), na verdade, qualquer outro carro/marca.
Vou verificar com um mecânico indicado por um amigo e citar todas as possíveis manutenções que colocasse neste post, para ver o que é mais urgente verificar.
Tens alguma ideia dos itens mais urgentes? Digo pois não teremos verba R$ para uma manutenção completa como essa.
Também tem aquilo né, é possível que nem tudo necessite trocar!

Abraço!

Jonas Moura

Reputação : 0

Mensagem por daan0094 Qui Abr 20, 2017 12:14 pm

Pessoalmente, acredito que o mais importante agora é verificar sobre a correia. Provavelmente será um dos itens mais caros de tudo o que precisa ser feito (Na verdade a mão de obra é cara)
Se a correia der problema, o motor inteiro vai pro beleléu

daan0094

Reputação : 62

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: