Dicas de manutenção! (50mil Km)
3 participantes
SanderoClube :: Oficina :: Dicas
Página 1 de 1
Dicas de manutenção! (50mil Km)
Boa tarde a todos!
Olá, meu nome Jonas e sou novato por aqui.
Enfim... gostaria de algumas dicas de manutenção após os 50mil Km rodados. Trata-se de um Sandero 2012.
Apenas as revisões básicas foram efetuadas, aquelas na concessionária. Como, por exemplo, nunca foram trocadas as pastilhas de freio/lonas e tão pouco revisado os discos/tambores.
No aguardo!
Obrigado desde já!
Olá, meu nome Jonas e sou novato por aqui.
Enfim... gostaria de algumas dicas de manutenção após os 50mil Km rodados. Trata-se de um Sandero 2012.
Apenas as revisões básicas foram efetuadas, aquelas na concessionária. Como, por exemplo, nunca foram trocadas as pastilhas de freio/lonas e tão pouco revisado os discos/tambores.
No aguardo!
Obrigado desde já!
Jonas Moura- Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/04/2017
Idade : 35
Cidade : Pelotas
Re: Dicas de manutenção! (50mil Km)
Jonas Moura escreveu:Boa tarde a todos!
Olá, meu nome Jonas e sou novato por aqui.
Enfim... gostaria de algumas dicas de manutenção após os 50mil Km rodados. Trata-se de um Sandero 2012.
Apenas as revisões básicas foram efetuadas, aquelas na concessionária. Como, por exemplo, nunca foram trocadas as pastilhas de freio/lonas e tão pouco revisado os discos/tambores.
No aguardo!
Obrigado desde já!
Olá! Tenho um sandero do mesmo do seu (2012 1.6 8v com 53 mil km rodados).
Você sabe se foi feita a revisão do carro em concessionária até os 40 mil km pelo menos?
Se sim, as velas já devem ter sido trocadas na css (aos 40 mil é o recomendado).
Como o carro já tem mais de 4 anos sugiro que faça a revisão igual eu fiz no meu em agosto do ano passado (estava com 44 mil km):
- troca do kit correia dentada (a renault recomenda 4 anos ou 60 mil km o que ocorrer primeiro) e não vale a pena trocar só a correia, troque o rolamento junto, pois é mais garantido e recomendado. A correia original é a da Gates e o kit está saindo por volta de 200 reais.
- troca do kit correia de acessórios (esta aqui se os rolamentos/tensionador automático estiverem bons dá pra trocar só a correia). Eu resolvi trocar o kit completo, mas o conjunto original é meio caro, deve estar por volta dos 500 reais na concessionária.
- caso as velas não tenham sido trocadas anteriormente, devem ser trocadas (também troquei nesta revisão).
- líquido de arrefecimento - avalie a possibilidade de troca, a Renault recomenda trocar aos 80 mil km, mas eu acho muito tempo e troquei o meu também nesta revisão. No entanto, fique atento a bomba d'agua, verifique com o mecânico, normalmente a bomba d'agua aguenta até a segunda troca de correia dentada, mas já que vai desmontar a correia, peça pra ele verificar o estado da bomba (pois se der problema depois, vai ter que pagar novamente a mão-de-obra para a troca da correia). No meu caso não foi preciso trocar a bomba d'agua.
- fluído de freio - o recomendado é a troca a cada 2 anos, pois o fluído com o tempo absorve umidade e perde suas características. O meu foi trocado.
aproveite que vai trocar o fluído e dê uma olhada nas pastilhas - há muitos relatos de que a pastilha do sandero não dura nada, se o antigo dono era pé de chumbo, possivelmente já trocou, mas é preciso verificar novamente. Também peça para o mecânico verificar as condições do disco de freio e as lonas traseiras. No meu caso não foi preciso trocar as pastilhas, meu carro está com 53 mil km, mas uso o carro mais no percurso rodoviário e uso mais a redução de marchas, ainda tenho 5 mm de pastilhas (é recomendado a troca quando estiver com 2 mm).
- troca de óleo 10w40 (e o anel do bujão), filtro de óleo, filtro de combustível, filtro da cabine (ar condicionado) e abra o compartimento do filtro do ar e avalie se é preciso trocar, pois dá pra ver no visual. Troquei todos os itens mencionados.
- fique atento a bateria, a minha ainda é original, mas acredito que não vá durar mais muito tempo, afinal o carro já tem mais de 5 anos com a mesma.
-troque também a bateria da chave, a minha arriou hoje, fui abrir o carro e a chave não destravava as portas, a bateria que vai dentro é a CR2016, você mesmo troca (eu comprei uma no chaveiro e troquei).
Como a manutenção foi meio pesada, eu fui comprando as peças aos poucos, comprei tudo original em uma concessionária da Renault no mercado livre (Renault Estoril) e consegui economizar 250 reais em relação aos preços cobrados na concessionária aqui próximo de casa. O óleo 10w40 (ELF 10w40 semi-sintético) você consegue comprar um troca de óleo ou no carrefour por 30 reais o litro, na concessionária vai sair 42. As únicas coisas que comprei na concessionária daqui foram os filtros).
Seguem os preços quando eu fiz a revisão:
kit correia dentada: 199 reais (correia + rolamento automático - tem dois tipos - pista externa de metal que é pra sandero até 2010 e o de plástico que é o nosso);
kit correia de acessórios (correia + tensor automático + tensor fixo): 389 reais (na concessionária daqui era quase 500).
óleo Elf 10w40 semi-sintético: 29 reais o litro, o sandero vai 3,5 litros - fique atento, pois muita gente coloca os 4 litros e ultrapassa o limite máximo da vareta de medição, o que não é recomendado).
jogo de velas: 96 reais
líquido de arrefecimento Glacelf supra amarelo: 30 reais o litro. (No sandero, a quantidade total de líquido é de 5,7 litros, então 3 litros de aditivo dá).
fluído de freio - varga DOT4 - este eu não sei, pois o mecânico que comprou e adicionou no valor da mão de obra.
filtro de ar: 120 reais na concessionária
filtro de óleo, filtro de cabine, filtro de combustível: em média 30 reais cada um.
Paguei 700 reais de mão de obra, em um mecânico especializado em franceses.
Espero ter ajudado.
-
vagnersp- Mensagens : 108
Reputação : 4
Data de inscrição : 09/10/2011
Marcos Aquino gosta desta mensagem
Re: Dicas de manutenção! (50mil Km)
vagnersp escreveu:Jonas Moura escreveu:Boa tarde a todos!
Olá, meu nome Jonas e sou novato por aqui.
Enfim... gostaria de algumas dicas de manutenção após os 50mil Km rodados. Trata-se de um Sandero 2012.
Apenas as revisões básicas foram efetuadas, aquelas na concessionária. Como, por exemplo, nunca foram trocadas as pastilhas de freio/lonas e tão pouco revisado os discos/tambores.
No aguardo!
Obrigado desde já!
Olá! Tenho um sandero do mesmo do seu (2012 1.6 8v com 53 mil km rodados).
Você sabe se foi feita a revisão do carro em concessionária até os 40 mil km pelo menos?
Se sim, as velas já devem ter sido trocadas na css (aos 40 mil é o recomendado).
Como o carro já tem mais de 4 anos sugiro que faça a revisão igual eu fiz no meu em agosto do ano passado (estava com 44 mil km):
- troca do kit correia dentada (a renault recomenda 4 anos ou 60 mil km o que ocorrer primeiro) e não vale a pena trocar só a correia, troque o rolamento junto, pois é mais garantido e recomendado. A correia original é a da Gates e o kit está saindo por volta de 200 reais.
- troca do kit correia de acessórios (esta aqui se os rolamentos/tensionador automático estiverem bons dá pra trocar só a correia). Eu resolvi trocar o kit completo, mas o conjunto original é meio caro, deve estar por volta dos 500 reais na concessionária.
- caso as velas não tenham sido trocadas anteriormente, devem ser trocadas (também troquei nesta revisão).
- líquido de arrefecimento - avalie a possibilidade de troca, a Renault recomenda trocar aos 80 mil km, mas eu acho muito tempo e troquei o meu também nesta revisão. No entanto, fique atento a bomba d'agua, verifique com o mecânico, normalmente a bomba d'agua aguenta até a segunda troca de correia dentada, mas já que vai desmontar a correia, peça pra ele verificar o estado da bomba (pois se der problema depois, vai ter que pagar novamente a mão-de-obra para a troca da correia). No meu caso não foi preciso trocar a bomba d'agua.
- fluído de freio - o recomendado é a troca a cada 2 anos, pois o fluído com o tempo absorve umidade e perde suas características. O meu foi trocado.
aproveite que vai trocar o fluído e dê uma olhada nas pastilhas - há muitos relatos de que a pastilha do sandero não dura nada, se o antigo dono era pé de chumbo, possivelmente já trocou, mas é preciso verificar novamente. Também peça para o mecânico verificar as condições do disco de freio e as lonas traseiras. No meu caso não foi preciso trocar as pastilhas, meu carro está com 53 mil km, mas uso o carro mais no percurso rodoviário e uso mais a redução de marchas, ainda tenho 5 mm de pastilhas (é recomendado a troca quando estiver com 2 mm).
- troca de óleo 10w40 (e o anel do bujão), filtro de óleo, filtro de combustível, filtro da cabine (ar condicionado) e abra o compartimento do filtro do ar e avalie se é preciso trocar, pois dá pra ver no visual. Troquei todos os itens mencionados.
- fique atento a bateria, a minha ainda é original, mas acredito que não vá durar mais muito tempo, afinal o carro já tem mais de 5 anos com a mesma.
-troque também a bateria da chave, a minha arriou hoje, fui abrir o carro e a chave não destravava as portas, a bateria que vai dentro é a CR2016, você mesmo troca (eu comprei uma no chaveiro e troquei).
Como a manutenção foi meio pesada, eu fui comprando as peças aos poucos, comprei tudo original em uma concessionária da Renault no mercado livre (Renault Estoril) e consegui economizar 250 reais em relação aos preços cobrados na concessionária aqui próximo de casa. O óleo 10w40 (ELF 10w40 semi-sintético) você consegue comprar um troca de óleo ou no carrefour por 30 reais o litro, na concessionária vai sair 42. As únicas coisas que comprei na concessionária daqui foram os filtros).
Seguem os preços quando eu fiz a revisão:
kit correia dentada: 199 reais (correia + rolamento automático - tem dois tipos - pista externa de metal que é pra sandero até 2010 e o de plástico que é o nosso);
kit correia de acessórios (correia + tensor automático + tensor fixo): 389 reais (na concessionária daqui era quase 500).
óleo Elf 10w40 semi-sintético: 29 reais o litro, o sandero vai 3,5 litros - fique atento, pois muita gente coloca os 4 litros e ultrapassa o limite máximo da vareta de medição, o que não é recomendado).
jogo de velas: 96 reais
líquido de arrefecimento Glacelf supra amarelo: 30 reais o litro. (No sandero, a quantidade total de líquido é de 5,7 litros, então 3 litros de aditivo dá).
fluído de freio - varga DOT4 - este eu não sei, pois o mecânico que comprou e adicionou no valor da mão de obra.
filtro de ar: 120 reais na concessionária
filtro de óleo, filtro de cabine, filtro de combustível: em média 30 reais cada um.
Paguei 700 reais de mão de obra, em um mecânico especializado em franceses.
Espero ter ajudado.
-
Muito Obrigado Vagner, foi de grande ajuda todas essas informações, pois não tenho grande experiência com Sandero (Renault), na verdade, qualquer outro carro/marca.
Vou verificar com um mecânico indicado por um amigo e citar todas as possíveis manutenções que colocasse neste post, para ver o que é mais urgente verificar.
Tens alguma ideia dos itens mais urgentes? Digo pois não teremos verba R$ para uma manutenção completa como essa.
Também tem aquilo né, é possível que nem tudo necessite trocar!
Abraço!
Jonas Moura- Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 17/04/2017
Idade : 35
Cidade : Pelotas
Re: Dicas de manutenção! (50mil Km)
Pessoalmente, acredito que o mais importante agora é verificar sobre a correia. Provavelmente será um dos itens mais caros de tudo o que precisa ser feito (Na verdade a mão de obra é cara)
Se a correia der problema, o motor inteiro vai pro beleléu
Se a correia der problema, o motor inteiro vai pro beleléu
daan0094- Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 30
Cidade : Campinas
Marcos Aquino gosta desta mensagem
Tópicos semelhantes
» Manutençao Preventiva
» Manutenção preventiva
» Dicas de compra
» Dicas para arranhões
» Tá c/pouco $$ para Manutenção
» Manutenção preventiva
» Dicas de compra
» Dicas para arranhões
» Tá c/pouco $$ para Manutenção
SanderoClube :: Oficina :: Dicas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter Fev 27, 2024 8:39 am por ekabruno
» Luzes do painel de comando do Ar condicionado
Qui Jan 11, 2024 7:14 pm por Paulo Pereira
» ELM327 OBD2 NÃO CONECTA ECU SANDERO STEPWAY 2013
Sáb Jun 24, 2023 2:08 pm por andersonmartins
» Desgaste prematuro da corrente de comando
Qui maio 25, 2023 4:59 pm por Ricardo Souza
» Sandero Stepway 1.6 16v automático 2013/2014 tem correia dentada?
Qui Abr 06, 2023 11:50 am por brunolima2000
» Luzes acende mas carro não dá partida
Dom Mar 26, 2023 5:27 am por castellano_br
» FALHA NA IGNIÇÃO (PARTIDA)
Dom Mar 26, 2023 5:24 am por castellano_br
» Limpeza nos dutos de Ar quente e frio
Seg Mar 20, 2023 5:34 pm por Chico_2020
» trocar filtro do ar condicionado sandero 1.0 16v
Seg Mar 20, 2023 5:32 pm por Chico_2020
» troca do filtro de cabine do sandero 1.6 2008 expression
Seg Mar 20, 2023 5:31 pm por Chico_2020