Problema na Partida com o motor quente
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SanderoClube :: Oficina :: Manutenção
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Problema na Partida com o motor quente
Boa noite a todos!
Tenho um Sandero 1.6 8V 2013/14, após um ano de carro, o mesmo vem a falhar algumas vezes após poucos minutos em que o carro foi desligado (Ou seja, motor ainda quente), em nenhum momento o carro deixou de ligar de primeira quando o motor está frio, como por ex o primeiro uso pela manhã. Já levei duas vezes a concessionária, mas o problema nunca ocorreu com eles. O único problema que foi identificado na segunda revisão foi a necessidade de realizar a descarbonização da injeção eletrônica, no qual pensei que fosse o motivo causador deste problema. Como não entendo nada de mecânica automotiva, a única coisa que sei é que isso deve ter sido combustível batizado.
Vou exemplificar dois cenários onde pode ocorrer a falha na ignição:
cenário 1: Após andar 10km, estaciono e desligo o carro onde voltarei a liga-lo por volta de uns 10 a 15min depois. Nesses casos ocorreram vezes de o motor só pegar na 4ª ou 5ª tentativa.
cenário 2: Desligo o carro no posto, abasteço e pago. Acredito levar uns 2 a 3 minutos, e o carro não pega de primeira. Parece estar piorando, pois isso me aconteceu nas duas últimas vezes que fui ao posto.
Alguns cenários que NUNCA tive problemas ao ligar o carro:
cenário 3: Pela manhã ou no primeiro uso do dia.
cenário 4: Se desligado e só retomado após 1h ou mais, nunca tive problemas.
----------------
Acho que não seria a bateria, já que não tenho tido problemas em ligar o carro com o motor frio.
Espero que possam me ajudar, pois não acredito mas na autorizada e preciso de uma pista na hr de procurar uma oficina.
Tenho um Sandero 1.6 8V 2013/14, após um ano de carro, o mesmo vem a falhar algumas vezes após poucos minutos em que o carro foi desligado (Ou seja, motor ainda quente), em nenhum momento o carro deixou de ligar de primeira quando o motor está frio, como por ex o primeiro uso pela manhã. Já levei duas vezes a concessionária, mas o problema nunca ocorreu com eles. O único problema que foi identificado na segunda revisão foi a necessidade de realizar a descarbonização da injeção eletrônica, no qual pensei que fosse o motivo causador deste problema. Como não entendo nada de mecânica automotiva, a única coisa que sei é que isso deve ter sido combustível batizado.
Vou exemplificar dois cenários onde pode ocorrer a falha na ignição:
cenário 1: Após andar 10km, estaciono e desligo o carro onde voltarei a liga-lo por volta de uns 10 a 15min depois. Nesses casos ocorreram vezes de o motor só pegar na 4ª ou 5ª tentativa.
cenário 2: Desligo o carro no posto, abasteço e pago. Acredito levar uns 2 a 3 minutos, e o carro não pega de primeira. Parece estar piorando, pois isso me aconteceu nas duas últimas vezes que fui ao posto.
Alguns cenários que NUNCA tive problemas ao ligar o carro:
cenário 3: Pela manhã ou no primeiro uso do dia.
cenário 4: Se desligado e só retomado após 1h ou mais, nunca tive problemas.
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Acho que não seria a bateria, já que não tenho tido problemas em ligar o carro com o motor frio.
Espero que possam me ajudar, pois não acredito mas na autorizada e preciso de uma pista na hr de procurar uma oficina.
rafaelllins- Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/05/2016
Idade : 36
Cidade : Jaboatão dos Guararapes
Motor de partida!
Acredito que tenha achado a resposta. Quando pesquisei em outro forum, encontrei um tópico onde pessoas relatam o mesmo problema que tenho tido. O problema estaria no motor de partida!
A quem interessar, segue o link do tópico: forum do renaultclube
A quem interessar, segue o link do tópico: forum do renaultclube
rafaelllins- Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/05/2016
Idade : 36
Cidade : Jaboatão dos Guararapes
Re: Problema na Partida com o motor quente
Estou com o mesmo problema, mas aparentemente só acontece com Gasolina.
Faz uns 8 meses que só abasteço com Etanol V-Power, quando estava frio ele puxava a Podium do tanquinho normal, quando não estava dava partida normal. E ele sempre pega super rápido, o motor de partida quase não arranha.
Como a entressafra da cana aumentou os preços aqui em uns 30%, está compensando colocar gasolina, então abasteci com Gasolina V-power, de lá pra cá tive alguns problemas em dar a partida SOMENTE com o motor "meio" quente.
-De manhã, com o motor frio, ele pega de primeira, quase sem arranhar o motor de partida.
- Hoje fui almoçar, demorou um pouco para pegar mas pegou, mas na hora de sair do restaurante.... foi difícil.´
Por razões de testes, cheguei aqui na empresa, desliguei, aguarde 5 segundos e tentei novamente, normal. tentei de novo, normal.
-Ontem na saída da faculdade foi difícil também.
Eu acredito que não possa ser sujeira em alguma parte de combustível pois uso somente aditivada V-Power.
Também acredito não ser a bateria já que em uso intenso de equipamentos elétricos não tenho queda brusca de alimentação (apesar de não ter feito testes nela há 1 ano).
Faz uns 8 meses que só abasteço com Etanol V-Power, quando estava frio ele puxava a Podium do tanquinho normal, quando não estava dava partida normal. E ele sempre pega super rápido, o motor de partida quase não arranha.
Como a entressafra da cana aumentou os preços aqui em uns 30%, está compensando colocar gasolina, então abasteci com Gasolina V-power, de lá pra cá tive alguns problemas em dar a partida SOMENTE com o motor "meio" quente.
-De manhã, com o motor frio, ele pega de primeira, quase sem arranhar o motor de partida.
- Hoje fui almoçar, demorou um pouco para pegar mas pegou, mas na hora de sair do restaurante.... foi difícil.´
Por razões de testes, cheguei aqui na empresa, desliguei, aguarde 5 segundos e tentei novamente, normal. tentei de novo, normal.
-Ontem na saída da faculdade foi difícil também.
Eu acredito que não possa ser sujeira em alguma parte de combustível pois uso somente aditivada V-Power.
Também acredito não ser a bateria já que em uso intenso de equipamentos elétricos não tenho queda brusca de alimentação (apesar de não ter feito testes nela há 1 ano).
daan0094- Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 30
Cidade : Campinas
Re: Problema na Partida com o motor quente
Pelos relatos, está parecendo um problema cronico que tive com meu antigo Corsa 1.0 1998. Acontecia exatamente a mesma coisa que o colega relatou: depois de uns 10 a 15 min parado com o motor quente, ele custava a pegar.
O problema estava em 2 bicos injetores que GOTEJAVAM quando quente, fazendo o carro afogar. Quando eles esfriavam, não dava problema. Troquei os bicos e resolveu!
Cada carro é um carro, mas não custa conferir os bicos pra ver se está tudo OK com eles. Fazer todos os testes possíveis e tal, principalmente com eles QUENTE!!!
Abs.
O problema estava em 2 bicos injetores que GOTEJAVAM quando quente, fazendo o carro afogar. Quando eles esfriavam, não dava problema. Troquei os bicos e resolveu!
Cada carro é um carro, mas não custa conferir os bicos pra ver se está tudo OK com eles. Fazer todos os testes possíveis e tal, principalmente com eles QUENTE!!!
Abs.
RodrigoVolta- Mensagens : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/10/2016
Idade : 48
Cidade : Campinas
Re: Problema na Partida com o motor quente
Isso só acontecia quando o tanque estava com metade Gasolina e metade Etanol (Ambos V-Power), reabasteci só com Gasolina e o problema parou.
Existe uma discussão em outros fóruns por ai, em que dizem que a mistura de Etanol anidro (Sem água na composição, encontrado na Gasolina) com Etanol hidratado (4 a 6% de água na composição, encontrado nas bombas de Etanol) faz com que as móleculas H2O se separem do Etanol Hidratado.
Não sei se procede a informação, se sim, pode ter sido isso, gostaria de encontrar uma resposta concreta para esse caso
Existe uma discussão em outros fóruns por ai, em que dizem que a mistura de Etanol anidro (Sem água na composição, encontrado na Gasolina) com Etanol hidratado (4 a 6% de água na composição, encontrado nas bombas de Etanol) faz com que as móleculas H2O se separem do Etanol Hidratado.
Não sei se procede a informação, se sim, pode ter sido isso, gostaria de encontrar uma resposta concreta para esse caso
daan0094- Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 30
Cidade : Campinas
Re: Problema na Partida com o motor quente
Eu nunca curti muito misturar os combustíveis. Eu sempre espero chegar na reserva pra trocar.daan0094 escreveu:Isso só acontecia quando o tanque estava com metade Gasolina e metade Etanol (Ambos V-Power), reabasteci só com Gasolina e o problema parou.
Existe uma discussão em outros fóruns por ai, em que dizem que a mistura de Etanol anidro (Sem água na composição, encontrado na Gasolina) com Etanol hidratado (4 a 6% de água na composição, encontrado nas bombas de Etanol) faz com que as móleculas H2O se separem do Etanol Hidratado.
Não sei se procede a informação, se sim, pode ter sido isso, gostaria de encontrar uma resposta concreta para esse caso
Quando peguei o carro, o tanque estava so com gasosa, mas nem sei se era aditivada ou não. Uma vez o carro demorou um pouco pra pegar, coisa de 3 ou 4 segundos. Achei estranho, mas como foi só uma vez que ocorreu, nem me preocupei.
Esperei chegar na reserva e meti cana nele. Hj, liga de primeira, mesmo com o motor frio, injetando Podium.
Hj não está sendo muito viável colocar etanol por causa do preço. Vou esperar chegar na reserva pra colocar gasosa nele.
A mistura deixa a UCE um pouco "doida"...
RodrigoVolta- Mensagens : 44
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/10/2016
Idade : 48
Cidade : Campinas
Re: Problema na Partida com o motor quente
Eu mencionei em outro post sobre realizar a mistura de combustível, mas não obtive respostas para minha principal pergunta:
http://forum.sanderoclube.com.br/t2436-desempenho-alcool-gasolina?highlight=gasolina
Em resumo, eu consegui a mesma potência do etanol, com a mesma durabilidade da gasolina usando metade dos dois.
Também sempre defendi utilizar somente um único combustível no tanque, mas depois de ter me acontecido isso, comecei a rever esse conceito, só que para eu me convencer de um fato, gosto de ter muitas análises em mãos. Se puder e se interessar, dá uma olhada nos últimos 5 posts do link que mencionei acima.
http://forum.sanderoclube.com.br/t2436-desempenho-alcool-gasolina?highlight=gasolina
Em resumo, eu consegui a mesma potência do etanol, com a mesma durabilidade da gasolina usando metade dos dois.
Também sempre defendi utilizar somente um único combustível no tanque, mas depois de ter me acontecido isso, comecei a rever esse conceito, só que para eu me convencer de um fato, gosto de ter muitas análises em mãos. Se puder e se interessar, dá uma olhada nos últimos 5 posts do link que mencionei acima.
daan0094- Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 30
Cidade : Campinas
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