SanderoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Aumento do giro quando vai realizar troca de marcha
TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto EmptyTer Fev 27, 2024 8:39 am por ekabruno

» Luzes do painel de comando do Ar condicionado
TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto EmptyQui Jan 11, 2024 7:14 pm por Paulo Pereira

» ELM327 OBD2 NÃO CONECTA ECU SANDERO STEPWAY 2013
TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto EmptySáb Jun 24, 2023 2:08 pm por andersonmartins

» Desgaste prematuro da corrente de comando
TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto EmptyQui maio 25, 2023 4:59 pm por Ricardo Souza

» Sandero Stepway 1.6 16v automático 2013/2014 tem correia dentada?
TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto EmptyQui Abr 06, 2023 11:50 am por brunolima2000

» Luzes acende mas carro não dá partida
TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto EmptyDom Mar 26, 2023 5:27 am por castellano_br

» FALHA NA IGNIÇÃO (PARTIDA)
TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto EmptyDom Mar 26, 2023 5:24 am por castellano_br

» Limpeza nos dutos de Ar quente e frio
TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto EmptySeg Mar 20, 2023 5:34 pm por Chico_2020

» trocar filtro do ar condicionado sandero 1.0 16v
TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto EmptySeg Mar 20, 2023 5:32 pm por Chico_2020

» troca do filtro de cabine do sandero 1.6 2008 expression
TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto EmptySeg Mar 20, 2023 5:31 pm por Chico_2020

Parceiros
SlyRacing

InFlow

TuningParts

AutoCustom

Notícias Automotivas

Forum Carros


TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

+7
brunolima2000
victorubens
Admin
Pinafi
fred.trilha
GabrielNoronha
Russo-DF
11 participantes

Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por Russo-DF Seg Jun 16, 2014 2:02 pm

Acho a parte de trás do sandero um pouco escura à noite, pois só tem luminária na parte central dianteira. Com o objetivo de instalar luzes extras para atender os passageiros e deixar o carro mais claro internamente, pesquisei alguns modelos de luzes de cortesia. A que encontrei e avaliei como a mais adequada foi o modelo utilizado pela VW e aplicada em diversos modelos desde o jetta até o Fox e Spacefox. Não encontrei para comprar um par delas na concessionária, então procurei em desmancei e encontrei um par novinho, com rabicho da tomada e lampada. Cada kit tem um interruptor de três posições: ligada direto, desligada e stand-by.

CUSTO TOTAL: R$ 165,00 reais
- Pela luz central do megane foram 55 reais.
-  Pelas luminarias, luzes de cortesia, plafons, etc, completas e funcionando, paguei 40 reais;
- Como não sou eletricista e não quis arriscar, gastei  com um profissional 50 reais;
- Um par de lampadas tipo torpedo, 32mm, com 2 leds, por 10 reais; e
- Três lampadas, tipo w5w, esmagada, com 9 leds, por 20 reais.

FERRAMENTAS:
- Chave torx, estilete pequeno afiado, alicate, régua, lápis, tesoura e papel tipo etiqueta.

INSTALANDO:

1º Passo - Comprei e conferi toda lista de material, principalmente se as luminarias estavam com as lampadas funcionando e com o rabicho da tomada - menos a central que já estava com a fiação pronta:

Conferindo o material:

- Central:
TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Fb9gj

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto D6hp2

Ela é plug and play, basta desconectar a original, com duas lâmpadas, e instalar a nova, com três pontos.

- Para os passageiros:

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto 2i89

Observe o lado direito da luminaria. Tem uma pequenas extensão que é o local onde se conecta a tomada de força.
TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Lsb9

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto 7x0q

- Onde vai ser instalada? logo depois da alça de segurança (PQP)
TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto 1kn5

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Wj4vu
Observe as cores:

- Em AZUL. Atrás do forro há um corte no metal, em forma de retângulo, com os cantos arredondados, medindo mais ou menos 10 x 3,7 cm. É nosso local que a luminaria vai se encaixar e o corte do forro deve coincidir com ele;

- Em VERMELHO, seria a luminária já instalada;

- Em LARANJA, há quatro pontos que uso como referência aplicando agulhas para delimitar onde será o corte do forro, coincidindo o corte do metal.

Atenção para que a fiação siga na direção da dianteira do veículo.


2º Passo - Retirar as alças de segurança do teto (PQP);

3º Passo - Soltar parte da borracha da porta;

4º Passo - Medir e cortar na etiqueta dois retângulos medindo 8,5 x 2,2 cm. Esta é a medida da parte traseira das luminárias. Confira essas medidas para não haver erro.

5º Passo - Afaste com cuidado o forro e usando quatro agulhas ou similar, marque os limites do corte que existe no teto metálico, marcando quatro pontos. Entre esses quatro você vai colar o retângulo que cortou na etiqueta.

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto 579g

6º Passo - Confira novamente a marcação do retângulo a ser cortado. Retire as agulhas.

7º Passo - Faça um furo no meio do retângulo que acabou de marcar. Deve ser suficiente para passar somente a nova fiação (3 pernas).

8º Passo - Puxe a nova fiação a partir da que já existe na luminária central. 3 pernas de fio para cada lado do carro. Essa fiação vai possibilitar que, quando abrir qualquer uma das portas todas as lampadas irão se acender. Irão se apagar quando travar o alarme ou acender o painel. Observação: Não liguei no interruptor da porta, individualizando o circuito, para facilitar. Quando pronto a fiação para as novas lampadas ficará deste jeito:

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Cs90c


Última edição por Russo-DF em Seg Jun 16, 2014 2:15 pm, editado 1 vez(es)

Russo-DF

Mensagens : 212
Reputação : 35
Data de inscrição : 09/04/2014
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por Russo-DF Seg Jun 16, 2014 2:14 pm

9º Passo - Cortar o forro do teto. Cuidado pois o lado de trás da forração tem fibra de vidro que causa incômodo. Corte com cuidado pois a fiação já está instalada e precisamos de um trabalho limpo e reto.

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Qw3o

10º Passo - Cada luminaria tem uma grade de metal. Ela vai ser encaixada no forro que foi cortado. Sua função, além de dar o acabamento do corte, ajudar na fixação do conjunto.

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Y9xq

Instalada:

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Snz9

Terminando a instalação:

11º Passo - Testar o funcionamento de todas as luminarias.

- O sistema do meu carro se comporta da seguinte maneira:
a) todas as lampadas se acendem quando se destrava o carro e permanecem acessas até que o carro seja travado novamente ou até o motorista girar a chave e acender o painel;

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto 12ti

b) A lampada central tem 3 interruptores. O interruptor central tem 3 posições, ligar todas as 3 dianteiras, desligar todas as dianteiras, stand-by. Os 2 interruptores laterais da luminaria central tem 2 posições, ligar um ou outro lado e stand-by; e

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Hse4

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Aps8

c) cada luminaria traseira tem 3 posições, stand-by, ligada individualmente ou desligada individualmente.

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Wwdqd

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto K6u59


O resultado final é que à noite, mesmo com pelicula escura, acionando o alarme o interior se ilumina completamente. As luzes iluminam muito bem e você por identificar tudo e qualquer coisa que esteja dentro do carro antes de entrar nele, evitando ser surpreendido. E ainda se tiver crianças ou lidando com pacotes, você pode iluminar o interior, todo ou em partes, facilitando o trabalho.

Abraços

Russo-DF

Mensagens : 212
Reputação : 35
Data de inscrição : 09/04/2014
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por GabrielNoronha Seg Jun 16, 2014 6:14 pm

Ótimo turorial! Agora é só criar coragem e fazer!
GabrielNoronha
GabrielNoronha

Mensagens : 111
Reputação : 1
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Parabéns!

Mensagem por fred.trilha Ter Jun 17, 2014 12:25 pm

Belíssimo tutorial!
Vou fazer no meu Sandero também, mas com as luzes laterais traseiras da Scenic!

Russo, percebi que ligastes no chicote do plafon por questões de faclidade! Eu ainda estou pensando nas possibilidades de ligar no chicote do plafon dianteiro OU ligar no chicote do botão de porta traseira, cada plafon no respectivo botão de sua porta - TALVEZ use menos fio e dê menos trabalho para levar o novo chicote até o local.

Penso em empreender a segunda possibilidade. E minha dúvida inicial: o chicote tem três fios... quem é quem? Presumo que um deles seja Terra (chassi) e os outros dois positivos - um direto - 12v constante para acender a lâmpada com a porta fechada e outro que passa pelo botão da porta, permitindo que ela acenda ao abrí-la. É essa a lógica?

Mais uma vez, parabéns! Elucidou a minha dúvida em relação ao local de instalação e se realmente havia o tal buraco na longarina lateral da estrutura do teto! Agora, é ter coragem para empreender tudo, pois o que mais "dói" e demora, é desmontar.

Abraço!
fred.trilha
fred.trilha

Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/05/2014
Idade : 46
Cidade : Floripa

http://www.fredtrilha.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por Russo-DF Ter Jun 17, 2014 6:47 pm

Ola Fred. Obrigado por suas palavras.

Sobre as suas perguntas:

Sobre a fiação passei essa tarefa para um eletricista e optei por facilitar ligando somente no plafon dianteiro pois para ligar nos botões das portas traseiras ia precisar deslocar banco, borrachas e carpete. Não sei dizer quem é positivo ou negativo, isto ficou a cargo do profissional.

Sobre as luzes traseiras do Scenic, eu dei uma olhada nelas no proprio scenic, no desmanche, e pude retirar do local e examinar com calma. Porque não as coloquei? Esteticamente considerei as que escolhi mais bonitas que as do scenic (minha opinião). As do scenic que avaliei para ligar ou desligar você gira a luminaria para cima ou para baixo. As que utilizei apenas um clique para a direita ou esquerda.

Outro detalhe importante é a profundidade da lanterna do scenic, ela tem mais ou menos 4,5 cm. Sendo mais "profunda" a minha preocupação foi que não encaixasse.

De repente um scenic de ano diferente do que olhei a lanterna pode ter alterações. Atente para esses detalhes quando for fazer a sua opção. Como eu expliquei, como era algo "novo" a se fazer no sandero eu dei uma pequena pesquisada antes de decidir sobre o que e como fazer.

Quanto ao tempo levou uns 45 minutos entre chegar, ser atendido e sair. Teria levado uns 30 a 35 pois o dia estava começando e o eletricista ainda conversou com outros clientes algumas vezes. A minha dificuldade maior foi realmente encontrar um que fizesse o serviço, pois toma algum tempo e não custou muito caro, 50 reais de mão de obra, então eles tendem a resisitir e não querer fazer.

Boa sorte!

Russo-DF

Mensagens : 212
Reputação : 35
Data de inscrição : 09/04/2014
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por fred.trilha Ter Jun 17, 2014 11:09 pm

Cara... vi melhor a situação. Dá medo mexer! Medo em vários aspectos: cortar o forro (achei mole demais), medir e marcar o local exato do buraco na longarina para cortar o buraco para o plafon, a simetria dos locais nos dois lados, a passagem dos fios... enfim.

Já tinha comprado os plafons da Scenic e tenho quase certeza que cabem em profundidade! Inspecionei o chicote do botão da porta e dele partem somente dois fios. Me convenci de que a instalação deve realmente partir do plafon dianteiro. Mas... e o espaço para emendar fiação, passar fios...

E para cortar o forro? Existe dificuldade? A estrutura é mole e tenho medo de deformá-la/dobrá-la.

Como te disse... falta coragem!

Abraço!
fred.trilha
fred.trilha

Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 05/05/2014
Idade : 46
Cidade : Floripa

http://www.fredtrilha.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por Russo-DF Qua Jun 18, 2014 8:40 am

Bem Fred, isso é opção individual, fazer ou não fazer.

O forro tem três camadas, a que vc vê de dentro, tecido cinza claro, uma camada de espuma e uma camada de fibra de vidro. A primeira é o acabamento, a segunda dá textura macia e a última dá firmeza. Não tive problema nenhum para cortar com um estilete de lâmina afiada e tomando cuidado para não esfregar demais os dedos na fibra de vidro. No meu tutorial eu uso um retangulo grudado no tecido para delimitar a area, e depois de ter certeza que ele está na posição ideal, aí sim corto em volta dele. Para colocá-lo no lugar espetei quatro agulhas de um lado e olhei do outro pra ver se estavam coincidindo com a longarina de metal. Mais fácil que isso só usando solda TIG ou grampeador pneumatico. Brincadeira!

Quanto à fiação, depois de fazer a emenda no plafon dianteiro, o eletricista não desmontou nada a não ser tirar a parte superior da borracha das portas e as alças (PQP). Depois foi passando com cuidado e ajeitando os fios por baixo do teto.


Russo-DF

Mensagens : 212
Reputação : 35
Data de inscrição : 09/04/2014
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por Pinafi Qui Jun 19, 2014 10:48 am

Caro Russo bom dia!
Estou com dificuldade de encontrar as peças aqui em Indaiatuba (interior de SP), nos locais que vc comprou as peças tem mais algumas? vc poderia intermediar isso pra mim?
Pinafi
Pinafi

Mensagens : 13
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/06/2014
Idade : 42
Cidade : Indaiatuba

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por Russo-DF Sex Jun 20, 2014 8:13 am

Olá Pinafi!

Me passa uma MP com as informações!

Abs

Russo-DF

Mensagens : 212
Reputação : 35
Data de inscrição : 09/04/2014
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por Admin Sáb Jun 21, 2014 5:59 pm

Excelente Tutorial!
Admin
Admin
Reputação

Mensagens : 362
Reputação : 12
Data de inscrição : 07/10/2011
Idade : 41
Cidade : Rio de Janeiro

http://forum.sanderoclube.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Show de bola.

Mensagem por Pinafi Ter Jul 22, 2014 7:32 am

Cara coloquei no meu sandero techrun e ficou muito bom, ilumina muito, porém não coloquei led.
Uma dica, cuidado na hora de fixar a luminária para não marcar o forro, no meu caso marcou um pouco.
Pinafi
Pinafi

Mensagens : 13
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/06/2014
Idade : 42
Cidade : Indaiatuba

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por Russo-DF Qua Jul 23, 2014 9:56 am

Que bom que lhe agradou Pinafi!

Realmente a iluminação extra faz uma baita diferença.

Coloca fotos pra gente compartilhar os resultados.

Abs

Russo-DF

Mensagens : 212
Reputação : 35
Data de inscrição : 09/04/2014
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por Pinafi Qua Jul 23, 2014 8:52 pm

Cara, até gostaria, mas não sei como coloca foto neste forum, tentei mas sem sucesso.
Pinafi
Pinafi

Mensagens : 13
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/06/2014
Idade : 42
Cidade : Indaiatuba

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por victorubens Ter Out 06, 2015 8:05 am

Alguém sabe me dizer qual o modelo da conexão da lâmpada do teto do Sandero 2014? Acho ela muito fraca e queria trocar por uma mais forte, preferencialmente led. Ou se alguém tem alguma dica pra me ajudar com outro modelo é só dizer. Valeu

victorubens

Mensagens : 45
Reputação : 1
Data de inscrição : 30/06/2015
Idade : 33
Cidade : Serra

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por Pinafi Ter Out 06, 2015 8:48 am

Olá Vitor.
O encaixe é tipo chupetinha, se vc dor colocar led, usa a super led porque a de led normal dica mais escuro que as originais eu coloquei e não gostei acabei voltando para as originais.
Espero ter ajudado.
Abraços...
Pinafi
Pinafi

Mensagens : 13
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/06/2014
Idade : 42
Cidade : Indaiatuba

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por victorubens Qua Out 07, 2015 7:46 am

Valeu Pinafi!

Esse modelo eu consigo adaptar no Sandero?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-690585032-luz-interna-teto-porta-brakelight-renaut-megane-cartao-_JM#D[S:HOME,L:HISTORY,V:2]

Assim conseguiria colocar 3 lâmpadas e a iluminação ficaria melhor.

victorubens

Mensagens : 45
Reputação : 1
Data de inscrição : 30/06/2015
Idade : 33
Cidade : Serra

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por brunolima2000 Dom Nov 08, 2015 8:46 pm

Também queria fazer esta instalação, pena que não está mais aparecendo as fotos do tutoria. Outra coisa, por que não colocar no fundo a mesma luminaria da parte da frente?

brunolima2000

Mensagens : 36
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/07/2013
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por Adilson91 Seg Dez 07, 2015 9:03 pm

Galera, coloca de novo as fotos do tutorial!!!!

Grande abraço!

Adilson91

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2015
Idade : 33
Cidade : Rondonópolis

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Cadê as imagens?

Mensagem por Jorge Aires Dom Mar 13, 2016 2:52 pm

As imagens foram retiradas?
Obrigado.

Jorge Aires

Mensagens : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/03/2016
Idade : 72
Cidade : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por Rodrigo Gonçalves Silva Qui maio 26, 2016 8:32 pm

Boa Noite galera!
Sou novo aqui na equipe e me interessei muito nas luzes, porem não consegui ver as imagens!
queria reviver o topico e ver se alguem poderia postar imagens novas.
Vlw ai.

Rodrigo Gonçalves Silva

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 29
Cidade : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Tutorial para instalação

Mensagem por Fabricio Lelis Ter Ago 30, 2016 10:34 am

Galera,

com base em um outro tutorial que achei na internet, instalei a lâmpada extra.
Mas, como fiz algumas modificações, fiz um novo tutorial. Espero que seja útil.

Vou fazer um vídeo mostrando a diferença que faz e posto aqui depois!


Abraço a todos
Fabricio Lelis
Fabricio Lelis

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 43
Cidade : Lavras

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto Empty Re: TUTORIAL - Instalando luzes extras no teto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos