Map, Tempo de Injeção Alto e Marcha Lenta Irregular
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Map, Tempo de Injeção Alto e Marcha Lenta Irregular
Boa noite, tudo bom? Tenho um Stepway 1.6 16V K4M que está com o seguinte sintoma: Motor tremendo muito em marcha lenta (chega a chacoalhar a carroceria).
Como os mecânicos por aqui não dão jeito, comprei um scanner portátil que conecto no meu smartphone.
Defeitos presentes: Baixa eficiência do catalisador (este eu troquei em fevereiro por um novo).
Leituras anormais: Em marcha lenta e aquecido, o MAP informa 450mbar mais ou menos e o tempo de injeção em torno de 4,2ms.
A rotação oscila entre 785 e 835 o tempo todo (ele da tipo uns trancos como se fosse morrer, daí sobe o giro).
Recentemente foi feita a retifica do Cabeçote, mas esse problema já existia antes mesmo dessa retifica. A retifica foi necessária por conta da junta ter queimado (sem superaquecimento, extranho, não?
Não sei se é normal, mas o consumo urbano de etanol fica em torno de 6.0km/l andando leve.
Alguma sugestão ou ideia do que possa causar esses problemas?
Um último detalhe: No painel, as barras da temperatura ficam 2 palitos até atingir 92° no scanner, aí sobem pra 4. Dias atrás subia pra 4 palitos ao atingir 80°.
Como os mecânicos por aqui não dão jeito, comprei um scanner portátil que conecto no meu smartphone.
Defeitos presentes: Baixa eficiência do catalisador (este eu troquei em fevereiro por um novo).
Leituras anormais: Em marcha lenta e aquecido, o MAP informa 450mbar mais ou menos e o tempo de injeção em torno de 4,2ms.
A rotação oscila entre 785 e 835 o tempo todo (ele da tipo uns trancos como se fosse morrer, daí sobe o giro).
Recentemente foi feita a retifica do Cabeçote, mas esse problema já existia antes mesmo dessa retifica. A retifica foi necessária por conta da junta ter queimado (sem superaquecimento, extranho, não?
Não sei se é normal, mas o consumo urbano de etanol fica em torno de 6.0km/l andando leve.
Alguma sugestão ou ideia do que possa causar esses problemas?
Um último detalhe: No painel, as barras da temperatura ficam 2 palitos até atingir 92° no scanner, aí sobem pra 4. Dias atrás subia pra 4 palitos ao atingir 80°.
JonWLDW- Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/09/2018
Idade : 32
Cidade : Várzea Grande
Re: Map, Tempo de Injeção Alto e Marcha Lenta Irregular
JonWLDW o meu Sandero 1.6 8v também estava assim e consegui resolver trocando as vedações do sensor de ar e melhorando o aterramento do motor. Puxei cabos direto do negativo da bateria para o motor e para a carcaça da Centralina.
Melhou muito e parou de trepidar. A marcação da temperatura voltou ao normal. Também troquei o relê auxiliar da ventoinha.
Espero que te ajude.
Boa sorte.
Melhou muito e parou de trepidar. A marcação da temperatura voltou ao normal. Também troquei o relê auxiliar da ventoinha.
Espero que te ajude.
Boa sorte.
Oquimar Barreto- Mensagens : 24
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/05/2019
Idade : 71
Cidade : Belém
Pode ser simples para resolver!
Olá amigo, tenho um Stepway 1.6 16v K4M também, o meu é 2012. Estes sintomas parecem de central de comando (módulo) sobrecarregada de informações. Se der um RESET no módulo, boa parte dos problemas pode resolver.
1) Com o carro desligado e frio, abra o capô, pegue uma chave 10 ou similar e retire o conector negativo da bateria;
2) Sem retirar o positivo, encoste o negativo no positivo por uns 10 segundos, não dará curto-circuito;
3) Coloque o negativo novamente e aperte bem;
4) Entre no carro e acione a chave até os indicadores acenderem e aguarde os que devem apagar;
5) Dê partida no carro e não mexa em nada, nadinha, não acelere, não bata na seta ou limpador de para-brisa. Porque neste momento em que colocou o negativo na bateria você resetou o sistema eletrônico do carro e ele volta com alguns parâmetros de fábrica. Se der um comando vai atrapalhar a leitura.
6) Após dar partida, saia e espere a ventoinha acionar 3x. Ela vai demorar um pouco é normal. A ventoinha dispara e fica uns 2min e desliga, espere fazer isso 3x. Após isso, desligue o motor.
7) Gire a chave até os indicadores acenderem, espere apagar (igual ao tópico 04);
Pronto! Carro resetado! No mínimo a marcha lenta volta ao normal.
CUIDADO COM O CÓDIGO DO SOM! SE NÃO POSSUIR, TEM QUE FAZER UM PROCEDIMENTO PARA OBTER. QUANDO RESETAR, O SOM RESETA JUNTO E PEDE SENHA.
Espero ter ajudado!
1) Com o carro desligado e frio, abra o capô, pegue uma chave 10 ou similar e retire o conector negativo da bateria;
2) Sem retirar o positivo, encoste o negativo no positivo por uns 10 segundos, não dará curto-circuito;
3) Coloque o negativo novamente e aperte bem;
4) Entre no carro e acione a chave até os indicadores acenderem e aguarde os que devem apagar;
5) Dê partida no carro e não mexa em nada, nadinha, não acelere, não bata na seta ou limpador de para-brisa. Porque neste momento em que colocou o negativo na bateria você resetou o sistema eletrônico do carro e ele volta com alguns parâmetros de fábrica. Se der um comando vai atrapalhar a leitura.
6) Após dar partida, saia e espere a ventoinha acionar 3x. Ela vai demorar um pouco é normal. A ventoinha dispara e fica uns 2min e desliga, espere fazer isso 3x. Após isso, desligue o motor.
7) Gire a chave até os indicadores acenderem, espere apagar (igual ao tópico 04);
Pronto! Carro resetado! No mínimo a marcha lenta volta ao normal.
CUIDADO COM O CÓDIGO DO SOM! SE NÃO POSSUIR, TEM QUE FAZER UM PROCEDIMENTO PARA OBTER. QUANDO RESETAR, O SOM RESETA JUNTO E PEDE SENHA.
Espero ter ajudado!
Convidado- Convidado
Re: Map, Tempo de Injeção Alto e Marcha Lenta Irregular
Retífica de cabeçote pode ser vários agravantes: combustível adulterado usado em excesso, arrefecimento danificado, etc.
No álcool o Stepway é beberrão mesmo. Uso apenas gasolina e faz uns 8,5Km/l, e aqui é uma lombada a cada 50m
Pode ser a sonda lambda. A depender do ano, são duas!
No álcool o Stepway é beberrão mesmo. Uso apenas gasolina e faz uns 8,5Km/l, e aqui é uma lombada a cada 50m
Pode ser a sonda lambda. A depender do ano, são duas!
Convidado- Convidado
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