SanderoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Aumento do giro quando vai realizar troca de marcha
Gnv 5 geração morrendo!!! EmptyTer Fev 27, 2024 8:39 am por ekabruno

» Luzes do painel de comando do Ar condicionado
Gnv 5 geração morrendo!!! EmptyQui Jan 11, 2024 7:14 pm por Paulo Pereira

» ELM327 OBD2 NÃO CONECTA ECU SANDERO STEPWAY 2013
Gnv 5 geração morrendo!!! EmptySáb Jun 24, 2023 2:08 pm por andersonmartins

» Desgaste prematuro da corrente de comando
Gnv 5 geração morrendo!!! EmptyQui maio 25, 2023 4:59 pm por Ricardo Souza

» Sandero Stepway 1.6 16v automático 2013/2014 tem correia dentada?
Gnv 5 geração morrendo!!! EmptyQui Abr 06, 2023 11:50 am por brunolima2000

» Luzes acende mas carro não dá partida
Gnv 5 geração morrendo!!! EmptyDom Mar 26, 2023 5:27 am por castellano_br

» FALHA NA IGNIÇÃO (PARTIDA)
Gnv 5 geração morrendo!!! EmptyDom Mar 26, 2023 5:24 am por castellano_br

» Limpeza nos dutos de Ar quente e frio
Gnv 5 geração morrendo!!! EmptySeg Mar 20, 2023 5:34 pm por Chico_2020

» trocar filtro do ar condicionado sandero 1.0 16v
Gnv 5 geração morrendo!!! EmptySeg Mar 20, 2023 5:32 pm por Chico_2020

» troca do filtro de cabine do sandero 1.6 2008 expression
Gnv 5 geração morrendo!!! EmptySeg Mar 20, 2023 5:31 pm por Chico_2020

Parceiros
SlyRacing

InFlow

TuningParts

AutoCustom

Notícias Automotivas

Forum Carros


Gnv 5 geração morrendo!!!

+13
thiagomr
Elizabeth brenneman
jorgeantonyo
thiagoluna
francisco_neto
Ricardo v machado
Luan Mauricio
Junior Moreira
Rodrigo Agon
Nilson Macedo da Silva
Renata Lara
ALEXNIT - RJ
stronger_jpa
17 participantes

Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por stronger_jpa Qua Dez 03, 2014 10:37 pm

Olá amigo tudo bem? Estou aqui primeiramente a agradecer esse fórum que ajuda demais nas nossas dúvidas, mas eu queria falar é o seguinte:

Eu tenho um Sandero 1.6 8v expression 2013/2014 e instalei o meu GNV 5 geração no carro, isso já tem uns 8 meses já instalado, ai de uns tempos para cá estava acontecendo o seguinte com o carro:

O meu carro de manhã cedo pega norma no alcool e passa automaticamente para GNV depois de atingir a temperatura ideal.

mas quando Eu desligo o carro e depois de 1 hora mais ou menos eu tento ligar, ele até pega mais em seguida morre...

Eu tenho q ficar acelerando para ele pegar e no entanto ai sim pega.

Eu fui na loja, e ele passaram o scanner no carro para regular e disseram que é um dos bicos injetores que está com defeito. Estou na garantia e vou troca - los na semana que vem. Mas o carro anda bem, só tinha esse probleminha.

O funcionário da loja disse que esse bico injetor do gas pode está confundindo a central do carro, e ele até me fez uma pergunta que se estava acendendo a luz da injeção de vez enquanto, e eu disse que SIM...

Eu queria saber se voces, se já aconteceu isso com voces e partilhar essa idéia com informações ok?

abraços!!! Very Happy

stronger_jpa

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2014
Idade : 41
Cidade : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por ALEXNIT - RJ Qui Dez 04, 2014 8:29 am

Ola, também estou com este problema.
Comprei o Novo Sandero 2015 em Julho/2014 logo coloquei o GNV5.
O sistema do GNV está funcionando normalmente, mas de umas semanas pra cá todo dia de manhã quando vou ligar ele pega e morre umas 3 vezes, só depois que pega e estabiliza.
Ainda não tive tempo de levar no meu mecânico, para ver se é alguma coisa na partida a frio ou se é alguma coisa do GNV.
Caso alguém tenha informações agradeço.
Abçs.
ALEXNIT - RJ
ALEXNIT - RJ

Mensagens : 47
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/10/2014
Idade : 53
Cidade : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por Renata Lara Seg Dez 08, 2014 9:58 am

Olá pessoal,
Eu tenho um modelo 2013/2014 automático e estou assustada com o consumo.
Por isso estou pensando em fazer a conversão para GNV.
Sou do RJ também e gostaria de saber onde vcs fizeram a conversão e quanto custou.
Muito obrigada desde já pela ajuda!

Renata Lara

Mensagens : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/12/2013
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por Nilson Macedo da Silva Qui Dez 25, 2014 6:49 am

Renata bom dia,
Sou do RJ,
Eu comprei o sandero modelo dynamique 14/15, instalei o kit de 3ª geração no meu carro, haja visto que todas as lojas convertedoras orientam(intimam) a instalar o 5ª geração, pode ser melhor? claro pra eles? pois o custo e praticamente o dobro.
No meu caso optei pelo 3ª geração, pois uso também no meu agile ltz 2012/13, perfeito!!
Eu instalei o meu na loja em jacarepagua (Gas cata preta) na est. bandeirantes, próximo ao mercado MUNDIAL. no dia da instalação lá acabou de estacionar outro sandero 14/15, batendo papo com o dono deste carro, o mesmo me falou que ele instalou o 3ª geração com sucesso, foi lá somente para regulagem simples.
hoje tenho no meu carro o 3ª geração, só que o tamanho do cilindro é 8 M³ , pois o modelo new sandero só perimte este devido ao step dentro da mala, caso o cliente queira instalar o de 10 M³, terá que alterar o tamanho do step de seu veículo.
conclusão: meu carro precisou de 3 visitas para melhorar o funcionamento, sendo que hoje encontra-se funcionando perfeitamente, sem nenhum problema, graça a Deus só alegria.
Espero ter ajudado com estas informações.
caso queira posso passar o tel da loja.

Nilson Macedo da Silva

Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/09/2014
Idade : 66
Cidade : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por Rodrigo Agon Sex Dez 26, 2014 12:43 am

ALEXNIT - RJ escreveu:Ola, também estou com este problema.
Comprei o Novo Sandero 2015 em Julho/2014 logo coloquei o GNV5.
O sistema do GNV está funcionando normalmente, mas de umas semanas pra cá todo dia de manhã quando vou ligar ele pega e morre umas 3 vezes, só depois que pega e estabiliza.
Ainda não tive tempo de levar no meu mecânico, para ver se é alguma coisa na partida a frio ou se é alguma coisa do GNV.
Caso alguém tenha informações agradeço.
Abçs.

To tendo esse mesmo problema, só que o meu foi instalado tem cerca de duas semanas. Devo voltar lá esses dias.

O carro só pega normal se ligar direto no GNV (chave pra esquerda). Se colocar no meio, assim que entra o GNV, morre. Se colocar na gasolina, arranca, tonteia e morre. Depois de umas boas aceleradas normaliza, e se fizer a mudança já em movimento e em velocidade razoável não dá nada. Tem dias que não acontece nada disso. E se acontece , é sempre depois do carro ficar mais de 6 horas parado.

Vamos ver o que me dizem. É de emputecer você pagar uma nota pra colocar o kit no carro e já começar a dar problema. Mas tá na garantia. Não vou desembolsar nada além de paciência.

Saudações

Rodrigo Agon

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/12/2014
Idade : 41
Cidade : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por Renata Lara Sex Dez 26, 2014 12:27 pm

Oi Nilson,

Obrigada pelo retorno.
Já fiz a conversão no meu carro. Coloquei o de 3ª geração e cilindro de 10m³.
Tá funcionando bem, mas tá consumindo pra caramba.
Faço só uns 65km com 10m³... Tava deixando passar o Natal para voltar lá.
Qual é o consumo do seu?
Seu carro é automático ou manual?

Grande abraço.
Renata

Renata Lara

Mensagens : 6
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/12/2013
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por Nilson Macedo da Silva Sáb Dez 27, 2014 12:30 pm

Renata, meus carros são manuais tanto o sandero quanto o agiile.
No agile kit de 10M³, sem utilizar o ac faz em média 140 km.
no sandero utilizando o ac neste forno que é o RJ, tá fazendo média de 80 km, kit de 8 M³.

Nilson Macedo da Silva

Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/09/2014
Idade : 66
Cidade : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por Junior Moreira Sáb Jan 24, 2015 3:47 pm

Olá Pessoal! É minha primeira vez aqui no Fórum e, como  todos sabem "a primeira vez a gente nunca esquece". Estou a vésperas de adquirir um Sandero Expression 1.6 12/12 (será meu 5º Renault, porém o primeiro Sandero). Como uso muito o veículo, necessito do GNV e, em pesquisas, de fato, o GNV5 está em média o dobro do preço. Confesso que me assustei com tamanha disparidade, mas estava disposto a me esforçar e instalá-lo. Todavia,  depois dessa passada por aqui, percebo que o GNV5 não é a melhor opção para o carro. Acreditava ser por tratar-se de tecnologia de ponta. Assim, agradeço à todos e, vou em busca do GNV3, assim que meu sonho chegar. Sou de Niterói e fotógrafo, se tiver algum encontro no RJ me chamem irei clicar com muito prazer! Muito obrigado!
Junior Moreira
Junior Moreira

Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/01/2015
Idade : 56
Cidade : NITEROI

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por Luan Mauricio Dom Jan 25, 2015 3:42 pm

é amigo, parece que o sandero se adapta melhor ao gnv 3ª geração.
teremos um encontro no próximo domingo dia 1/02/2015 aí em Niterói, se puder aparecer por lá ja aproveita para conhecer a galera aqui do Rio.
Luan Mauricio
Luan Mauricio

Mensagens : 1501
Reputação : 102
Data de inscrição : 02/08/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por ALEXNIT - RJ Seg Jan 26, 2015 6:56 am

Olá pessoal, bom dia!
Reescrevendo minha opinião já descrita a cima, já tive 02 carros instalados o GNV3ª, com os probleminhas normais de regulagem de sempre. Agora estou com o Novo Sandero 2015 adquirido em Julho/14. Instalei o GNV5ª e não me arrependo. No inicio deu um trabalhinho para regulagem, pode ter sido falta de experiência da instaladora, mas depois funcionou PERFEITAMENTE. Confesso que percebi uma melhora significativa na potência do carro, é quase imperceptível na passagem automática para o GNV, e a tecnologia é bem melhor.
Depois de 10.000Km rodados o carro apresentou o problema mencionado por outros colegas acima, de morrer quando liga depois de estar bem frio, mas esse problema foi resolvido depois que fiz a revisão com troca de óleo, filtro e velas, e também a revisão do GNV computadorizada.
Estou satisfeito com o GNV5ª até agora, meu consumo gira em torno de 140Km com cilindro de 9m3.
Abçs.
Alexandre.
ALEXNIT - RJ
ALEXNIT - RJ

Mensagens : 47
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/10/2014
Idade : 53
Cidade : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por Luan Mauricio Seg Jan 26, 2015 2:12 pm

ótimo consumo, você continua fazendo suas revisões na css?
Luan Mauricio
Luan Mauricio

Mensagens : 1501
Reputação : 102
Data de inscrição : 02/08/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Sandero 1.6 8v GNV

Mensagem por Ricardo v machado Qui Jan 29, 2015 8:06 pm

Ola pessoal! Tenho um sandero 1.6 8v 2008/2009 com GNV 5° geração marca LOVATO, e dá muito tranco. Toda vez que piso no acelerador, dá um corte antes de subir o giro. Ate agora ninguem consseguiu resolver, já troquei de oficina, vários técnicos já tentaram e já trocaram cabos, velas e até os bicos injetores do gas. Alguem já teve esse problema? ou melhor Alguem já encontrou solução para esse problema? ME AJUDEM POR FAVOR!

Ricardo v machado

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/01/2015
Idade : 48
Cidade : São paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Mesmo problema

Mensagem por francisco_neto Sáb Jun 06, 2015 10:17 pm

Ricardo v machado escreveu:Ola pessoal! Tenho um sandero 1.6 8v 2008/2009 com GNV 5° geração marca LOVATO, e dá muito tranco. Toda vez que piso no acelerador, dá um corte antes de subir o giro. Ate agora ninguem consseguiu resolver, já troquei de oficina, vários técnicos já tentaram e já trocaram cabos, velas e até os bicos injetores do gas.  Alguem já teve esse problema?  ou melhor Alguem já encontrou solução para esse problema? ME AJUDEM POR FAVOR!

Ricardo, tenho um sandero 1.6 8v 2010/2011 com GNV 5ª geração Lovato com o mesmo problema. Você conseguiu resolver?
No meu caso, troquei cabos e velas, mas continua do mesmo jeito. Fico imaginando se não é um problema da injeção eletrônica do sandero ( algum sensor defeituoso sem ser acusado pela luz de injeção, ou uma incompatibilidade mesmo dessa marca com o nosso carro).

Além disso a chave comutadora tá desligando do nada. Ela sempre liga alguns segundos depois, mas, às vezes passa muito tempo até ela comutar pra gás. Retirei hoje da convertedora pensando que tinham resolvido, mas pouco tempo depois voltou a apresentar esse mesmo problema. Evil or Very Mad

francisco_neto

Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/07/2014
Idade : 34
Cidade : cabedelo

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por Ricardo v machado Qua Jun 10, 2015 11:01 pm

Resolveu 90%, mas para isso tive que marcar com a oficina de levar o carro no dia que teriam uma visita do técnico do fabricante do equipamento, então falei pra ele que se estivesse abaixo de 2.000 giros e tentasse fazer subir, primeiro caia um pouco para depois subir, dando um tranco quando tava com a marcha engatada, ele regulou e a partir dai, depois que o carro esquenta, fica quase igual a quando está no etanol.
Lembando que, se você mandar regular com etanol no tanque não poderá colocar gasolina ou vise-versa.

Ricardo v machado

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/01/2015
Idade : 48
Cidade : São paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por thiagoluna Qui Dez 03, 2015 9:19 am

Boa tarde, pessoal!
Depois de ler as mensagens, ainda estou com dúvida.
Instalo 3ª ou 5ª geração no meu Sandero 1.6 8v 2012?
Mais alguém com essa experiência recentemente?
thiagoluna
thiagoluna

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/12/2015
Idade : 44
Cidade : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por jorgeantonyo Qua Dez 09, 2015 11:38 am

Olá Pessoal, tenho um sandeiro privilege 1.6 8v, com o gnv5 instalado, e ultimamente estou com problemas pois de um dia para o outro o carro esta morrendo e demora mto a pegar e tive que dar carga na bateria umas 3 vezes. Levei ao eletricista e ele verificou o meu carro e identificou que o gnv5 consome mto a bateria msm com o carro desligado, a minha bateria hoje e a "Power free" de 50, e fui indicado para trocar pra uma heliar de 60 pois iria aguentar mais tempos com a bateria carregada. A sugestão que me foi dada e que de dois a dois dias virar a chave do carro para reabastecer a bateria.

Alguem ja passou por isso ? Se passou tem alguma sugestão ?

Abs!!!
jorgeantonyo
jorgeantonyo

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/12/2015
Idade : 40
Cidade : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por Elizabeth brenneman Ter Fev 23, 2016 12:29 pm

Oi pessoal, boa tarde.

Conversando com um amigo que trabalha em uma empresa de GNV, falei sobre os topicos e duvidas que estou lendo aqui. Principalmente que muita gente reclama que no g5, o carro morre muito.
Ele me mandou instalar o g3, que é o melhor para o sandero.
Eu vou lá instalar. Ele me informou uma empresa em Bonsucesso. ?Irei para conversar, mas ele já me disse que o valor deve estar por volta dos 3.500. Achei muito caro. Ele disse que a loja é realmente mais cara, mas o carro sairá sem problemas de lá. Alguem instalou o G3? Teve este problema?
Sabem me dizer se o preço está salgado mesmo?
E depois que instalar? Eu sei que tenho que passar por outra vistoria no detran, não é?

Elizabeth brenneman

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/02/2016
Idade : 40
Cidade : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por thiagomr Qua maio 18, 2016 12:39 pm

Pessoal, gostaria de uma opinião. Li varios posts e me deixou mais ainda em duvdida.

Tenho um Sandero Privilege 1.6 automatico. Estou querendo colocar GNV, mas estou em dúvida com o de 3a ou 5a geração. Li várias pessoas falando q por ser automatico, o mais recomendado seria o de 5a geração. Mas tb li dizendo q isso não importa, e q o de 5a geração a manutençao e regulagem são bem mais caros.
Gostaria de saber se por ser automático, nao teria problema usar o g3.
obrigado

thiagomr

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/05/2016
Idade : 42
Cidade : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Mesmo problema.

Mensagem por vitor.cao Ter Dez 20, 2016 1:10 pm

Ricardo v machado escreveu:Ola pessoal! Tenho um sandero 1.6 8v 2008/2009 com GNV 5° geração marca LOVATO, e dá muito tranco. Toda vez que piso no acelerador, dá um corte antes de subir o giro. Ate agora ninguem consseguiu resolver, já troquei de oficina, vários técnicos já tentaram e já trocaram cabos, velas e até os bicos injetores do gas.  Alguem já teve esse problema?  ou melhor Alguem já encontrou solução para esse problema? ME AJUDEM POR FAVOR!

Ricardo, estou na mesma luta que você... Instalei o kit, em agosto, e dela para cá, só problema... O carro no gás é impressionante, fica tremendo, o carro morre, já passei alguns sustos por causa do gnv complicados... O carro parado no sinal, ele fica tremendo muito, o giro sobe e desce, um negócio impressionante... Eu não sei se você é do Rio, mas eu vou levar na Bicar ou na Gazcar para ver o que pode ser feito, se é algo na instalação, sei lá....

vitor.cao

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 20/12/2016
Idade : 38
Cidade : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Mesmo problema

Mensagem por Rodrigo Brandão Ter Jan 31, 2017 4:31 pm


Olá pessoal! Tenho um Sandero Expression 1.0 2016 e instalei o GNV há 3 meses. Há 1 mês ele está com esse mesmo problema, no GNV ele treme, no ponto morto dá a impressão que ele vai morrer, o conta giros fica variando e fica com a luz da injeção piscando. O mecânico diz que o carro não tem nada de errado e diz que devo tratar o problema com a convertedora. A convertedora diz que o problema é o cabo de vela que veio com defeito. Estou com receio de trocar o cabo e não ser esse o problema, aí será dinheiro jogado fora. Por outro lado, se não for o cabo, tenho como argumentar com a convertedora. Estou nesse dilema. Sinceramente, acho que existe alguma incompatibilidade do GNV com esse modelo. Enfim... Aguardo respostas positivas aqui. Abraços

Rodrigo Brandão

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/01/2017
Idade : 44
Cidade : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por maxwellcravo Dom Set 17, 2017 9:24 am

Bom dia pessoal, Tenho um Sandero Stepway Rip Curl 2012 16v e estou pensando em colocar um kit gás, meu carro tem feito média de 8km não cidade e com a gasolina nesse valor atual, ta foda de manter o carango.

Porém tenho visto que muitas pessoas só comentam cobre problemas com a utilização do GNV, será que os que não tiveram problemas não estão comentando ou todas as pessoas do forum que instalaram algum kit tiveram os problemas citados acima?

é um investimento muito alto para ficar dando problema.

att,

maxwellcravo

Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 29/03/2017
Idade : 33
Cidade : Serra

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por brunobage Ter Mar 06, 2018 4:47 am

Meu Sandero 14/14 1.6 Automatico, GNV 16M da Landerenzo, Ja tenho 1 ano e meio com GNV.. Mas agora ele ta morrendo quando eu ligo o ar ! Só morre quando eu paro o carro num sinal por ex, COM AR LIGADO NO GNV, carro em movimento a 60km/hr+ pega bem... (No Etanol ele não morre) Oq pode ser ? Regulagem do GNV com a marcha lenta e ar ?

brunobage

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/03/2018
Idade : 38
Cidade : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gnv 5 geração morrendo!!! Empty Re: Gnv 5 geração morrendo!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos