SanderoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Aumento do giro quando vai realizar troca de marcha
Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 EmptyTer Fev 27, 2024 8:39 am por ekabruno

» Luzes do painel de comando do Ar condicionado
Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 EmptyQui Jan 11, 2024 7:14 pm por Paulo Pereira

» ELM327 OBD2 NÃO CONECTA ECU SANDERO STEPWAY 2013
Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 EmptySáb Jun 24, 2023 2:08 pm por andersonmartins

» Desgaste prematuro da corrente de comando
Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 EmptyQui maio 25, 2023 4:59 pm por Ricardo Souza

» Sandero Stepway 1.6 16v automático 2013/2014 tem correia dentada?
Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 EmptyQui Abr 06, 2023 11:50 am por brunolima2000

» Luzes acende mas carro não dá partida
Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 EmptyDom Mar 26, 2023 5:27 am por castellano_br

» FALHA NA IGNIÇÃO (PARTIDA)
Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 EmptyDom Mar 26, 2023 5:24 am por castellano_br

» Limpeza nos dutos de Ar quente e frio
Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 EmptySeg Mar 20, 2023 5:34 pm por Chico_2020

» trocar filtro do ar condicionado sandero 1.0 16v
Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 EmptySeg Mar 20, 2023 5:32 pm por Chico_2020

» troca do filtro de cabine do sandero 1.6 2008 expression
Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 EmptySeg Mar 20, 2023 5:31 pm por Chico_2020

Parceiros
SlyRacing

InFlow

TuningParts

AutoCustom

Notícias Automotivas

Forum Carros


Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

+10
Luiz Flavio Curimbaba
Vinicius Leao
Wagner Oliveira
sand5
mellaroch
Luan Mauricio
Johefer Ferraz
Fulche
gomba
João Paulo Mattos
14 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 Empty Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por daan0094 Sex Mar 03, 2017 8:47 am

Eu concordo 1000% com a frase "O consumo é proporcional ao pé do motorista".
Aos poucos vou fazendo as alterações, pois consigo ter muito controle do pé para economia

daan0094

Mensagens : 405
Reputação : 62
Data de inscrição : 05/07/2016
Idade : 29
Cidade : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 Empty enquadramento do comando de válvulas

Mensagem por ivan faria Dom Mar 05, 2017 2:50 pm

Boa tarde Johefer. Grato pela resposta, mas preciso ainda ser melhor informado para fazer o enquadramento do comando de válvulas do meu Sandero. Já fiz a troca do filtro por outro esportivo e instalei um difusor de escapamento que já deu uma boa aliviada no sistema cardio-respiratório do meu carro (rsss...). Quando você citou o que as fábricas deixam de fornecer para economizar, está correto. Mas acho que não se aplica a regulagens ou se aplica? substituir o coletor original por um customizado melhora e a fábrica não coloca um coletor melhor para economizar. Mas o enquadramento do comando e reconfiguração da central são regulagens que não envolvem instalação de peças. A não ser que o enquadramento tomaria tanto tempo a mais que a fábrica deixa de fazer, mas não acredito que seja isso. Você tem mais alguma informação a relatar sobre isso?

ivan faria

Mensagens : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/02/2017
Idade : 72
Cidade : belo horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 Empty Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por Johefer Ferraz Dom Mar 05, 2017 8:11 pm

Amigo,
O que sei é que o carro chegou ao dinamômetro original de fábrica com pouco mais de 22,000 km e a medição marcou 104cv, ou seja, 2cv a menos que o informado no documento e 15,2 de torque. Após os ajustes os números subiram para 118cv e 17,2kgf. Um abraço!
Johefer Ferraz
Johefer Ferraz

Mensagens : 375
Reputação : 40
Data de inscrição : 24/06/2015
Idade : 47
Cidade : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 Empty Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por ivan faria Seg Mar 06, 2017 6:14 am

Caro Johefer. Desculpe a insistência mas pelo visto você realmente não tem a resposta para minha primeira pergunta que é SE O ENQUADRAMENTO DO COMANDO TRARIA ALGUMA CONTA INDICAÇÃO OU SE DIMINUIRIA A VIDA ÚTIL DO MOTOR, tendo em vista que o aumento de potência fora dos padrões de fábrica poderia ser considerado como uma espécie de "VENENO SUAVE", aumentando a taxa de compressão do motor e fazendo que trabalhe em regimes de rotação superiores. Mesmo porque, para um motor funcionar bem com álcool, que é o caso dos motores Flex atuais ou dos antigos a gasolina, quando convertidos para o álcool, foi preciso aumentar esta taxa de compressão para funcionar com este combustível, o que antes nos meios esportivos era considerado "envenenar um motor". O que antes era condenado pela própria fábrica passou a ser normal com o advento do pro-álcool. Ou seja, os carros saem de fábrica já com meio veneno. Note que os motores puros a gasolina, principalmente os mais antigos rodavam mais de 200.000 KM sem necessidade de retífica (existem casos de mais de 400.000 KM), o que é impossível para motores a álcool, que pouco passam de 100.000 KM. Por isso que minha dúvida persiste e reitero a questão do porque esta regulagem não vem de fábrica, sendo que o fabricante poderia se beneficiar disso anunciando para venda um carro com o motor bem mais potente que o divulgado de 105 HP. Se alguém deste Forum tiver uma resposta mais conclusiva a respeito eu ficaria muito grato. Ao Johrefer agradeço a paciência que ele está tendo com tanta insistência sobre o assunto.

ivan faria

Mensagens : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/02/2017
Idade : 72
Cidade : belo horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 Empty Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por Johefer Ferraz Seg Mar 06, 2017 8:11 am

ivan faria escreveu:Caro Johefer. Desculpe a insistência mas pelo visto você realmente não tem a resposta para minha primeira pergunta que é SE O ENQUADRAMENTO DO COMANDO TRARIA ALGUMA CONTA INDICAÇÃO OU SE DIMINUIRIA A VIDA ÚTIL DO MOTOR, tendo em vista que o aumento de potência fora dos padrões de fábrica poderia ser considerado como uma espécie de "VENENO SUAVE", aumentando a taxa de compressão do motor e fazendo que trabalhe em regimes de rotação superiores. Mesmo porque, para um motor funcionar bem com álcool, que é o caso dos motores Flex atuais ou dos antigos a gasolina, quando convertidos para o álcool, foi preciso aumentar esta taxa de compressão para funcionar com este combustível, o que antes nos meios esportivos era considerado "envenenar um motor". O que antes era condenado pela própria fábrica passou a ser normal com o advento do pro-álcool. Ou seja, os carros saem de fábrica já com meio veneno. Note que os motores puros a gasolina, principalmente os mais antigos rodavam mais de 200.000 KM sem necessidade de retífica (existem casos de mais de 400.000 KM), o que é impossível para motores a álcool, que pouco passam de 100.000 KM.  Por isso que minha dúvida persiste e reitero a questão do porque esta regulagem não vem de fábrica, sendo que o fabricante poderia se beneficiar disso anunciando para venda um carro com o motor bem mais potente que o divulgado de 105 HP. Se alguém deste Forum tiver uma resposta mais conclusiva a respeito eu ficaria muito grato. Ao Johrefer agradeço a paciência que ele está tendo com tanta insistência sobre o assunto.

Amigo, resposta pra isso nós temos mas dar garantia fica difícil. Ninguém vai lhe dar essa garantia mesmo porque pode ocorrer algum problema no carro, por outro motivo, mas você vai ficar tentado a acreditar que a causa foi a mudança no acerto. A preparação, leve ou pesada, assim como a instalação de um turbo ou de um compressor, pode diminuir a vida útil do motor ou não. Isso vai depender do modo de utilização. Mesmo quem não prepara o motor mas bate pega com o carro vai causar um desgaste prematuro e a necessidade de retífica vai chegar bem mais cedo. Todas as montadoras usam o mesmo motor em carros diferentes e com acertos diferentes apresentando aumento de potência e torque pra compensar a diferença de peso de um modelo para o outro. Na própria Renault nós temos o Sandero e o Duster 1.6 com o mesmo motor e acerto diferente. Os novos motores SCE do Sandero e Logan são derivados da Nissan e utilizados no Versa (sedan). A VW sofreu muitas críticas quando lançou o motor 1.0 de 03 cilindros que equipa o UP e pra dar uma resposta fez uma preparação com remapeamento e turbo que elevou a potência dos 105cv pra mais de 300cv. O Golf 1.0 turbo já esta saindo do forno. Um motor 1.0 pra empurrar o GOLF e não destruir a fama do carro tem de estar bem preparado concorda? Quanto isso vai diminuir a vida útil dele? Fica difícil saber e repito, vai depender do dono.
A discussão é boa e o fórum existe pra isso. Abraço!
Johefer Ferraz
Johefer Ferraz

Mensagens : 375
Reputação : 40
Data de inscrição : 24/06/2015
Idade : 47
Cidade : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 Empty Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por ivan faria Seg Mar 06, 2017 10:07 am

Gostei das explanações. Só ficou uma dúvida: O Duster 1.6 acho que é 16 válvulas é isso? se for realmente o 16 válvulas é mais potente que o 8 válvulas está correto?

ivan faria

Mensagens : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/02/2017
Idade : 72
Cidade : belo horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 Empty Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por Johefer Ferraz Seg Mar 06, 2017 1:11 pm

ivan faria escreveu:Gostei das explanações. Só ficou uma dúvida: O Duster 1.6 acho que é 16 válvulas é isso? se for realmente o 16 válvulas é mais potente que o 8 válvulas está correto?

Correto, estava comparando o Stepway com o Duster. Os dois são equipados com o motor 1.6 16V e até a recém lançada OROCH tem essa mecânica. O que nos leva a crer e confirmar a teoria que muitos preparadores defendem de que na verdade quando o motor esta em um carro menor o motor esta sub utilizado, com o desempenho mínimo. Quando instalado em um carro maior a configuração é diferente pra aproveitar mais do seu potencial.
Johefer Ferraz
Johefer Ferraz

Mensagens : 375
Reputação : 40
Data de inscrição : 24/06/2015
Idade : 47
Cidade : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 Empty Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por drsmoreira Seg Jul 31, 2017 12:22 pm

Olá!

Caro Johefer, eu tenho um GT Line também e fiquei bastante interessado no seu relato, eu acho que falta no meu torque em baixa, fazendo eu ter que baixar macha em estrada, além do consumo (cerca de 9km/l na cidade e 12km/l na estrada), ambos com gasolina. Vi que faz um tempo já que você vez o enquadramento, como está o comportamento do carro hoje? Consumo na estrada e cidade? Meu irmão vai morar em BH, estou pensando em leva-lo na oficina que você fez o seu para dar uma melhorada no meu.

Johefer Ferraz escreveu:
ivan faria escreveu:Gostei das explanações. Só ficou uma dúvida: O Duster 1.6 acho que é 16 válvulas é isso? se for realmente o 16 válvulas é mais potente que o 8 válvulas está correto?

Correto, estava comparando o Stepway com o Duster. Os dois são equipados com o motor 1.6 16V e até a recém lançada OROCH tem essa mecânica. O que nos leva a crer e confirmar a teoria que muitos preparadores defendem de que na verdade quando o motor esta em um carro menor o motor esta sub utilizado, com o desempenho mínimo. Quando instalado em um carro maior a configuração é diferente pra aproveitar mais do seu potencial.


drsmoreira

Mensagens : 25
Reputação : 3
Data de inscrição : 19/12/2015
Idade : 40
Cidade : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 Empty Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por Johefer Ferraz Seg Jul 31, 2017 8:59 pm

drsmoreira escreveu:Olá!

    Caro Johefer, eu tenho um GT Line também e fiquei bastante interessado no seu relato, eu acho que falta no meu torque em baixa, fazendo eu ter que baixar macha em estrada, além do consumo (cerca de 9km/l na cidade e 12km/l na estrada), ambos com gasolina. Vi que faz um tempo já que você vez o enquadramento, como está o comportamento do carro hoje? Consumo na estrada e cidade? Meu irmão vai morar em BH, estou pensando em leva-lo na oficina que você fez o seu para dar uma melhorada no meu.

Johefer Ferraz escreveu:
ivan faria escreveu:Gostei das explanações. Só ficou uma dúvida: O Duster 1.6 acho que é 16 válvulas é isso? se for realmente o 16 válvulas é mais potente que o 8 válvulas está correto?

Correto, estava comparando o Stepway com o Duster. Os dois são equipados com o motor 1.6 16V e até a recém lançada OROCH tem essa mecânica. O que nos leva a crer e confirmar a teoria que muitos preparadores defendem de que na verdade quando o motor esta em um carro menor o motor esta sub utilizado, com o desempenho mínimo. Quando instalado em um carro maior a configuração é diferente pra aproveitar mais do seu potencial.


Boas drsmoreira, tudo bem?

O carro esta funcionando bem. Não tenho do que reclamar já que o meu objetivo sempre foi aliar um bom desempenho com economia. O GT Line não é um esportivo então se quer um carro mais rápido tem de partir para uma receita de preparação aspirada ou turbo. A economia foi o melhor na minha opinião. Se manter uma velocidade abaixo de 120km/h consigo boas médias, entre 13 e 14 por litro. Agora se quiser andar vai gastar, não tem jeito, a média cai bastante. O problema que você relatou no seu carro foi o que mais estranhei quando viajei a primeira vez com o meu. A relação do Sandero é longa então ele fica lento nas retomadas e às vezes pede marcha na subida mesmo. Porém tudo tem dos lados, se o câmbio fosse curto ele seria um carro mais "esperto" e melhor em subidas mas ficaria chato nas retas, trabalhando com giro alto e preso na final.
Johefer Ferraz
Johefer Ferraz

Mensagens : 375
Reputação : 40
Data de inscrição : 24/06/2015
Idade : 47
Cidade : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 Empty Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por ivan faria Seg Fev 26, 2018 12:38 pm

na reprogramação da central seria necessário instalar um chip ou seria somente a reprogramação dos parâmetros?

ivan faria

Mensagens : 12
Reputação : 0
Data de inscrição : 25/02/2017
Idade : 72
Cidade : belo horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 Empty Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por Johefer Ferraz Seg Fev 26, 2018 4:50 pm

ivan faria escreveu:na reprogramação da central seria necessário instalar um chip ou seria somente a reprogramação dos parâmetros?

Amigo, foi mantido o chip original de fábrica. Feito somente a mudança dos parâmetros. A posição da correia dentada também faz diferença. Recentemente fiz a substituição das velas comuns pelas de Iridium da NGK. Fiz duas viagens em Janeiro e o carro esta funcionando muito bem. Como disse anteriormente, em baixas velocidades, de 120Km/h pra baixo consegui média de 15km/l na BR040 sentido Brasília.
Johefer Ferraz
Johefer Ferraz

Mensagens : 375
Reputação : 40
Data de inscrição : 24/06/2015
Idade : 47
Cidade : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 Empty Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por grafernando Sex Jul 31, 2020 9:51 am

Johefer Ferraz escreveu:
Boas Luan, antes de falar dos valores preciso compartilhar com você as questões técnicas. Sempre ouvimos falar nos programas especializados em automobilismo que potência declarada pelas montadoras no documento do veículo não é correta certo? Pude constatar que infelizmente é verdade. No CLRV do meu Sandero consta 106 cv. O carro foi para o dinamômetro e constou apenas 104. É natural alguns cavalos "morrerem" com o desgaste do motor mas isso depois de 100.000 Km e dependendo da utilização. Mas um carro menos de 25.000km rodados não poderia apresentar essa diferença. Na minha opnião mesmo que pequena não justifica. O torque bateu com os dados do fabricante, 15kgf. Detalhe: o carro estava com álcool que é o combustível que oferece potência e torque máximos.
Bem, apoś a reprogramação da central e a mudança no enquadramento do comando foi feita nova passagem no dinamômetro o carro rendeu exatos 118 cv e 17 kgf de torque. Números a parte fiquei BASTANTE satisfeito com o resultado. O carro esta muito mais forte na baixa e já senti diferença no consumo. Minha média com álcool nesse último tanque foi de 7,4 Km/l. No dia que peguei o carro na oficina chegou na reserva então reabasteci com álcool e zerei os contadores. Agora com a nova configuração do motor já chegou a marcar 8,4 km/l! Com ar fica em 7,9, nunca menos que isso. Veja que ganho considerável de economia. Isso sem contar o conforto ao dirigir. Como agora tem mais 2kgf de torque o carro esta dando 60 km/h com o giro muito baixo, entre 1.500 e 1.700 rpm. Com 2.000 rpm já esta a quase 100km/h. Detalhe: Sobe de quinta marcha que é uma beleza!!! Logicamente não estou falando de ladeiras muito íngremes. Era o que faltava, o carro na minha opinião chegou agora perto da perfeição no quesito desempenho.
O investimento ficou em R$850,00 que será recuperado por conta da economia no posto e no desgaste do motor que será menor já que estou acelerando bem menos pra ter o mesmo desempenho que tinha na configuração original. Até a embreagem vai durar muito mais agora já que vou fazer bem menos reduções de marcha. Recomendo a todos mas que seja feito em uma oficina especializada e com um preparador experiente.

Olá!
Tenho um Stepway 2015 1.6 8v com câmbio Easy-R (que comecem as críticas ... kkk) e reparo, justamente, que o motor parece sub-aproveitado.
É facilmente perceptível que a configuração do câmbio privilegia a economia, com trocas precoces de marcha. A 60km/h, por exemplo, ele já está em 5ª (mas, claro, se pisar mais, o gerenciamento do cambio adia as trocas e o giro sobe).
Além disso, qualquer esforço a mais para o motor parece o fim dos tempos. O Carro sente muito. Falta força e acelerar um pouco mais, mesmo que seja pra encarar uma subida leve, aumenta o consumo consideravelmente.
Sei que você não é representante da oficina que fez o trabalho no seu carro, mas você acha o câmbio Easy-R atrapalharia essa melhoria?
Além disso também sinto falta de uma 6ª marcha pra funcionar como overdrive na rodovia. Mesmo que subidas exigissem baixar pra 5ª (ou 4ª), a economia seria muito maior em trajetos planos.

grafernando

Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/02/2015
Idade : 42
Cidade : Urânia

Ir para o topo Ir para baixo

Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 Empty Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por Johefer Ferraz Sáb Ago 01, 2020 12:30 pm

grafernando escreveu:
Olá!
Tenho um Stepway 2015 1.6 8v com câmbio Easy-R (que comecem as críticas ... kkk) e reparo, justamente, que o motor parece sub-aproveitado.
É facilmente perceptível que a configuração do câmbio privilegia a economia, com trocas precoces de marcha. A 60km/h, por exemplo, ele já está em 5ª (mas, claro, se pisar mais, o gerenciamento do cambio adia as trocas e o giro sobe).
Além disso, qualquer esforço a mais para o motor parece o fim dos tempos. O Carro sente muito. Falta força e acelerar um pouco mais, mesmo que seja pra encarar uma subida leve, aumenta o consumo consideravelmente.
Sei que você não é representante da oficina que fez o trabalho no seu carro, mas você acha o câmbio Easy-R atrapalharia essa melhoria?
Além disso também sinto falta de uma 6ª marcha pra funcionar como overdrive na rodovia. Mesmo que subidas exigissem baixar pra 5ª (ou 4ª), a economia seria muito maior em trajetos planos.

Olá amigo, tudo bem? Eu não sei te responder isso. O funcionamento desse câmbio é diferente inclusive dos automáticos convencionais correto? Sempre ouvi dizer que os Stepway tem relações de marcha diferentes do Sandero comum justamente por ter essa proposta aventureira, ser mais alto e usar rodas maiores. O melhor seria você pegar uma indicação de alguém que conheça a oficina especializada no ramo pra você levar e o mecânico/preparador fazer a avaliação de qual seria o ganho possível no seu carro com a reprogramação da central. Se ele ganhar torque em baixa rotação, independente do tipo de câmbio que usa, vai trazer economia de combustível. Sobre a falta de uma 6ª marcha que você sente, pode ser reflexo de que o câmbio é "curto" e mesmo em 5ª marcha o giro fica alto e o consumo também. O problema de fazer muitas modificações dessa natureza é o risco de gastar muito e não chegar ao resultado esperado. No meu caso, como o carro tem câmbio manual é mais simples.
Johefer Ferraz
Johefer Ferraz

Mensagens : 375
Reputação : 40
Data de inscrição : 24/06/2015
Idade : 47
Cidade : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v  - Página 2 Empty Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos