Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
Parceiros
SlyRacing

InFlow

TuningParts

AutoCustom

Notícias Automotivas

Forum Carros

Pressão dos Pneus

Ir em baixo

Pressão dos Pneus

Mensagem por augustomaciel em Qua Dez 18, 2013 4:02 pm

Primeiramente me desculpem tantas dúvidas, mas acho que aqui é o lugar certo para discutirmos.

Bom hoje resolvi dar uma olhada nos pneus do meu carro (1 semana de uso).
A pressão dos pneus estava 27psi nos 4. Estavam frios, saí do trabalho, não andei 100m e já tem um posto.

Daí veio a dúvida. Esses 27 psi sairam assim da concessionária. A etiqueta da porta diz que o correto é 35 nos dianteiros e 32 nos traseiros. Eu coloquei isso, mas fiquei meio contrariado. Tive a impressão de ter ficado um tanto quanto "seco". Vocês proprietários de Stepway, com pneu 195 60 R16 usam o recomendado na etiqueta?

augustomaciel

Reputação : 0

Re: Pressão dos Pneus

Mensagem por andersonmartins em Ter Abr 08, 2014 8:24 pm

Eu uso 35 nos dianteiros e 33 nos traseiros, conforme indicado no manual para o Stepway.

andersonmartins

Reputação : 25

Mensagem por Russo em Ter Abr 08, 2014 9:38 pm

Aqui em Sp eu já perguntei isso em 12 Cc diferentes e as respostas foram todas divergertes!! ou seja !! nem a Renault sabe qual é a calibragem correta !!

Russo

Reputação : 1

Mensagem por Antonio Bonfim em Qua Abr 09, 2014 9:27 am

Tem um adesivo (na porta motorista) especificando a calibragem, mas eu sou uso quando vou pegar estrada, na cidade ando mais macio (todos 30).

__________________________________________________________________________________
A. Bonfim
Antonio Bonfim

Reputação : 17

Mensagem por Russo em Qua Abr 09, 2014 2:31 pm

mifnob56 escreveu:Tem um adesivo (na porta motorista) especificando a calibragem, mas eu sou uso quando vou pegar estrada, na cidade ando mais macio (todos 30).  
Ai q esta a Bucha quando eu reclamei isso na RPoint la tinha 1 Engº da fabrica Renault e ele me falou q este adesivo esta errado e o manual tb esta errado q era para eu usar 30 nas 4, outras Cc diz para usar 29, outras 30 , outras 32, outras manda usar oq o manual diz, então eu pergunto qual usar?? o Sac falou para eu usar oq esta na etiqueta, eu falei o nome do Eng q me falou para usar 30, o Sac mudou de idéia e me falou para eu seguir a dica do Engº, eu pergunto vou acreditar em quem?

Russo

Reputação : 1

Mensagem por Luan Mauricio em Qui Abr 10, 2014 8:42 pm

use 30 se for andar em piso muito irregular e de 32 a 34 se for andar so em pista.

__________________________________________________________________________________
sandero VIBE 1.6 2010
sandero expression 1.6 2014 cheers
Luan Mauricio

Reputação : 102

Mensagem por moises2015 em Sex Jan 20, 2017 12:02 pm

Eu uso 30 nos quatro, mas de acordo com manual 29 nas frentes, e 32 atrás... eu acho estranho essa diferença...
moises2015

Reputação : 7

Mensagem por daan0094 em Seg Jan 23, 2017 8:54 am

Você imagina que o resultado da função da pressão correta nos pneus possuem milhares de variáveis (tipo de pneu, peso em cada pneu, tipo de asfalto, temperatura ambiente, temperatura do solo, pressão ambiente e etc) na qual chega impossível encontrar a calibragem perfeita, mas podemos chegar em um valor próximo levando em consideração todas as variáveis, os prós e contras.

Fato: Quanto mais vazio o pneu, maior é a área de contato da borracha com o solo e consequentemente, mais atrito e menos economia de combustível. Do contrário, menor a área de contato, mais economia, porém uma pequena perda da vida útil do pneu

Com o carro vazio, geralmente e em média, com mais ou menos 26~28 PSI, se você olhar para o pneu, de frente, em contato com o chão, ele vai fazer um "U" (possui contato no chão mas as laterais ficam arredondadas), Conforme você vai adicionando peso, esse "U" começa a se deformar, ter mais área de contato da borracha com o solo.
O ideal é então que não fique um "U" pontudo demais (cheio em excesso), nem quadrado (vazio).

Geralmente coloca mais pressão na frente pois o peso do carro está concentrado na frente (por conta do motor), para os 4 pneus terem a mesma área de contato com o solo (independente da pressão) mas com o bagageiro cheio isso muda, você deve manter a mesma pressão alta para os 4. Agora, se você vai andar de bagageiro cheio, mas sabe que vai pegar estrada de terra com pedregulhos, você deve diminuir a pressão para não correr o risco de furar, rasgar e/ou estourar.

Enfim, conforme disse no começo, não é um resultado fácil de chegar, Engenheiro nenhum vai te saber dizer a pressão correta.

Eu mesmo só ando com 32psi nos 4 e dane-se kkkkkkkkkk, mas esse assunto voltou a me intrigar, sempre tenho a sensação que os pneus da frente possuem mais área de contato no solo do que os de trás, vou experimentar diminuir 1psi atrás e aumentar 1psi na frente.

daan0094

Reputação : 62

Mensagem por moises2015 em Seg Jan 23, 2017 11:08 am

eu sempre uso trinta, mas quero fazer uma experiência, usar num momento 32 em todos... e usando 32 em todos como fica o consumo de combustível?
moises2015

Mensagem por daan0094 em Seg Jan 23, 2017 12:30 pm

Na teoria, aumentar a pressão dos pneus melhora a economia de combustível por ter menor área de atrito da borracha com o solo, mas se aumentar a pressão demais sem necessidade (quando não há carga por exemplo), aumenta a sensibilidade contra rasgos, perfurações e estouros (principalmente se o pneu já estiver gasto), e reduzirá a vida útil do mesmo.

Eu sou aficionado por economia de combustível, então com 32psi, nesse ultimo tanque atingiu a reserva com 687km (considerando 45L já que os outros 5L são da reserva, isso me dá 15,27KM/L), mas não sei te dizer como ficaria a média com pressão diferente. Podemos testar e jogar nossos resultados aqui.

Claramente meus pneus frontais estão com maior área de contato do que os traseiros (por conta do peso do motor), vou tentar nivelar isso utilizando a pressão, mas só posso dar uma resposta dentro de 1 mês Sad

daan0094

Mensagem por moises2015 em Qua Jan 25, 2017 3:34 pm

entendo... estou por enquanto usando 30 em todos, mas assim que calibrar outra vez os mesmos, estarei usando 32 para fazer uma avaliação e achar um denominador comum para a questão da economia do combustível.
moises2015

Mensagem por daan0094 em Qui Jan 26, 2017 8:27 am

Ontem no posto coloquei 33 nos da frente e 31 nos de trás, estavam com 29 nos 4 pneus. Estava sem carga no carro e somente eu dirigindo.
Visualmente, os pneus da frente agora estão mais nivelados igual aos de trás.
Ao dirigir, sai do posto e senti a diferença na primeira guia da calçada, ele fica mais duro, menos confortável, porém as respostas são mais ágeis, parece que dá para sentir melhor o que há no solo. como 80% do meu trajeto é pista, achei que no geral ficou melhor. Ainda não posso afirmar nada em relação a economia de combustível

daan0094

Mensagem por moises2015 em Qui Jan 26, 2017 11:13 am

O importante é encontrar o ponto de equilíbrio que possa permitir o conforto e economia de combustível.
moises2015

Mensagem por daan0094 em Qui Jan 26, 2017 12:54 pm

Concordo, eu nunca testei acima de 33 por medo de perder um pneu (mas já ouvi relatos de pessoas que usam 40~45 nesses pneus comuns utilitários de passeio), eu não arriscaria

daan0094

Mensagem por moises2015 em Qui Jan 26, 2017 12:57 pm

É muita loucura... e falta de segurança... para a nossa segurança e dos outros é necessário bom senso
moises2015

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: