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Falha ao acelerar

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Mensagem por Convidado Sex Ago 02, 2013 12:10 am

Pessoal,
Meu Sandero (2012) tem um problema crítico... 90% das vezes, ao arrancar, ele engasga e sai 'pinoteando'. Percebi que há um certo atraso entre pisar no acelerado e a resposta do motor, parecendo uma engasgada.
Tenho um amigo que possui um Sandero e que disse ser "normal" deste carro fazer isso... Shocked 
Alguém pode me orientar a respeito desta 'falha'? Há uma solução?
Abraço!

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Mensagem por Murilo Botto Sex Ago 02, 2013 2:03 am

Opa, Clairton! Não acho normal não! Deve dar uma olhada! O Sandero tem acelerador eletrônico, deve dar um "atraso", mas imperceptível, como se não houvesse o atraso. Se você realmente nota o atraso e o carro falha também, pode levar na CCS e ver! Problema em alguma parte do acelerador eletrônico! Espero ter ajudado! Abraços e seja muito bem vindo ao Sandero Clube!
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Mensagem por Antonio Bonfim Sex Ago 02, 2013 3:51 pm

Como o Murilo falou esta certo, seu carro esta na garantia de fabrica ainda, por isso joga na responsabilidade das concessionarias!
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Mensagem por Kim Soares de Souza Sáb Ago 03, 2013 10:35 am

Diga uma coisa pessoal, eu fiz apenas a revisao dos 10.000 km na Css,
nao fiz dos 20.000 km e nem dos 30.000 km ou seja mesmo se eu levar na Css (sabendo que estou sem garantia) eles podem se negar de fazer uma vistoria pra verificar esse problema de engasgar?
Pois troquei recentemente o Filtro do motor e ele ficou bom, porem andei 1.200 km e voltou a engasgar denovo.

Sera que pode ser Gasolina.
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Mensagem por Antonio Bonfim Sáb Ago 03, 2013 8:20 pm

(Voce só perdeu a garantia dos itens revisados)
Não tem nada a ver revisão com a garantia , a não ser que o problema seja em alguma peça que você tenha trocado fora da css. O problema que vc descreve não diz respeito a nenhuma das revisões que foi realizada. Pode entrar no site da renault e tirar duvidas por telefone ou online, caso os caras da concessionaria criem dificuldades. Corra atrás, pois, o seu problema só tende em aumentar.
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Mensagem por Kim Soares de Souza Dom Ago 04, 2013 3:35 pm

Valeu pela dica Antonio.
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Mensagem por carlos marchiori Qua Ago 07, 2013 8:14 pm

Meu Sandero também está apresentando o mesmo problema e a falha ao acelerar é mais perceptível quando faço a troca da primeira para a segunda marcha. Já foram três visitas à oficina e o problema persiste:

Na primeira vez o mecânico fez limpeza de bicos troca de cabos, velas e filtro combustível. O problema voltou;

Na segunda vez foi trocada a Bobina/distribuidor. O problema voltou:

Na terceira vez foi trocado o sensor map. Ao retornar ao mecânico para reclamar
o problema que voltara, ele me disse que o scanner dele tem limitações apresentando o erro - Biblioteca, que significaria um erro que somente pode ser lido por scanner de concessionária autorizada.

Fiquei indignado com sua explicação, tb achei muito estranho a explicação.
E o problema continua.

Se você ou algum outro membro teve esse problema solucionado, por favor diga o que foi que resolveu pois não estou mais na garantia e o custo de uma concessionária é ruim de encarar.

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Mensagem por Convidado Sex Ago 09, 2013 12:36 pm

Pessoal, como já havia dito ao Carlos Marchiori, resolvi pesquisar a respeito do assunto (falha ao acelerar) e, por conta própria, tentar resolver o problema.
Bem, coincidência ou não, tal falha não tem ocorrido desde que fiz os passos a seguir:

- 1º - comprei um descarbonizante de motores, chamado CAR-80, ao custo de R$12,00 aqui na região aonde moro (só não confunda com o lubrificante W40). Acredito que qualquer outro descarbonizante que cumpra a função sirva também. Com tal produto efetuei a limpeza do corpo da borboleta (TBI). Este procedimento é bem simples, bastando aplicar o produto diretamente na peça, com o motor ligado e mantendo uma certa aceleração (2.000 a 3.000 rpm). O ideal é ter alguém que possa acelerar o motor enquanto você aplica o descarbonizante. Há diversos vídeos no youtube que mostram como proceder, é simples.

- 2º - Após feita a limpeza, desliguei o borne (cabo) NEGATIVO da bateria e uni o mesmo ao borne POSITIVO por certa de 10 segundos, efetuando, assim, um reset das leituras dos sensores do veículo, gravados na central. Teoricamente, a partir disto, a leitura dos mesmos passou a ser a leitura de fábrica, sem vícios. Nesta etapa tive o cuidado de pegar ANTES, junto a concessionária, o 'code' de meu rádio pois, ao ligar a bateria, o mesmo pediu tal código, que é ÚNICO.

- 3º - Antes de efetuar a partida, liguei a chave (parte em que acendem todas as luzes do painel) e aguardei por cerca de 2 minutos, tempo o suficiente da central fazer a leitura do censor do TBI e ajustar a abertura correta da entrada de ar, bem como dos demais sensores.

- 4º (e último) - Dei a partida no motor, SEM ACELERAR, e deixei-o assim até que a ventuinha do radiador ligasse (isto levou cerca de 20 minutos). Acredito que, com isso, a central tenha feito todas as leituras de todos os sensores e guardado em sua memória, sem 'vícios' algum.

Como disse antes, coincidência ou não, meu carro parou de "pinotear"!
Não sou especialista no assunto, muito menos mecânico ou representante de produtos destinados a este fim. O que relatei foi a forma que achei de resolver o problema, a mais sensata e não prejudicial ao veículo, sem contar a MAIS ECONÔMICA.

Testem e, por favor, postem caso tenham algum sucesso também!

Enfim, espero ter ajudado!

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Mensagem por carlos marchiori Qua Ago 14, 2013 7:34 am

Bom dia Clairton e demais!

Segui teus passos e o como o problema parecia ter ficado apenas 80 % resolvido, fui num amigo meu que tem vários cursos de mecânica eletrônica.

Lá ele escaneou com três aparelhos diferentes. Em dois a memória apareceu zerada e num terceiro apareceram erros "passados" de sensor de velocidade), Apagada a memória com esse escaner que acusava o erro anterior, o motor ficou redondinho e não apresentou, deste então( já fazem cinco dias), mais falhas.

OBS1: esse meu amigo mecânico disse nunca ter ouvido falar em errro de biblioteca ser algum tipo de erro que somente poderia ser reconhecidoem uma concessionária.

OBS2: quando tirei a tampa do filtro para acessar o corpo de borboleta, percebi que o filtro do ar estava mal colocado, permitindo a entrada de ar direto, sem filtragem. Não sou especialista, mas creio que isso tb pode originar problemas.
Agradeço a dica de Clairton.

Lição: os mecânicos de hoje, dada a tecnologia de centrais eletrônicas e tal, tornaram-se meros trocadores de peça. Não existe mais a frase: " deixa aqui que eu vou descobrir e arrumar", hoje é assim: " deixa aqui que vou escanear a central e substituir o que for indicado na leitura".

Obrigado Clairton e a oportunidade desse forum.


Última edição por carlos marchiori em Qua Ago 14, 2013 7:36 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : agradecimento)

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Mensagem por Antonio Bonfim Qua Ago 14, 2013 1:52 pm

Caro Clairton,
Sua dica é muito boa e importante, peço licença para copiar na integra o seu relato no TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA), pois reforça como é positivo a limpeza do TBI.
Uma abraço.
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Mensagem por Convidado Sáb Ago 24, 2013 12:45 pm

Antonio Bonfim escreveu:Caro Clairton,
Sua dica é muito boa e importante, peço licença para copiar na integra o seu relato no TUTORIAL - LIMPANDO CARBONIZAÇÃO NO TBI (CORPO DA BORBOLETA), pois reforça como é positivo a limpeza do TBI.
Uma abraço.

Olá Antonio!
Fique a vontade em copiar na íntegra meu relato (já vi que você colocou lá). Sempre que puder ajudar, o farei!
Percebi que tem um pessoal com problemas na altura da embreagem e que as concessionárias nada fazem... Pois bem, eu mesmo regulei a minha e não levou mais de 5 minutos para fazê-lo.
Vou tirar algumas fotos e tentar mostrar como fazer esta regulagem, é bem simples!
Abraço!!!

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Mensagem por Antonio Bonfim Sáb Ago 24, 2013 2:28 pm

faça isso, vai ser muito utíl.
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Mensagem por marcus pimentel Sáb Ago 24, 2013 7:19 pm

É isso aí pessoal, com essa dupla, nós estamos bem servidos. Tambem estou aguardando as dicas de regulagem de embreagem do sandero 1.6 8v.Deus abençôe a todos, atraves de Nosso Senhor Jesus Cristo, Amem, Amem, Amem.

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Mensagem por marcus pimentel Seg Ago 26, 2013 7:51 am

Já vi as dicas no tópico - embreagem alta- valeu Clairton. Suas colaborações são ótimas. Deus te abençôe.

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Mensagem por andersonmartins Ter Dez 10, 2013 6:46 am

Bom dia.

Meu Sandero Stepway (1.6 16V) 2010 estava fraco, com baixa rotação, assim que eu ligava. Demorava alguns segundos pra ligar (abastecido no álcool) e melhorava após alguns minutos / metros percorridos.

Este problema permaneceu mesmo após a troca de velas e bateria.

Só resolveu este problema após a limpeza e ajuste do TBI (borboleta), bicos injetores e troca de filtro de combustível.

Resta saber se o consumo no álcool melhora, pois até cerca de três semanas atrás eu conseguia fazer pouco mais de 10 KM/L e, após este período, estava fazendo menos de 7 KM/L. Voltarei aqui para  informar.

Fiz esta manutenção ontem na mecânica Shazan,  em Pirituba, Zona Norte de São Paulo, e gastei 350,00. Recomendo lá: www.shazan.com.br

Obs.: Eles disseram que a limpeza e ajuste do TBI em motores 1.6 do Sandero é bem mais cara devido à mão de obra, comparado com motor 1.0.


Última edição por andersonmartins em Ter Dez 10, 2013 3:32 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Antonio Bonfim Ter Dez 10, 2013 3:25 pm

ANDERSON,
QUANTO A LIMPEZA DO TBI, ISSO É SÓ BLA, BLA, BLA, AQUI NOS TUTORIAIS TEM UM QUE ENSINA, E NÃO TEM NADA DE COMPLICADO, E SOBRE O AJUSTE TEM VÁRIOS VIDEOS. FICA A DICA; TUDO, COMO FUNCIONA, COMO FAZER, COMO CONSERTAR TEM NA NET, E É BOM A GENTE SEMPRE PESQUISAR PARA Não SER ENGANADO.
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