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Sandero Stepway deveria ter 6ª marcha

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Mensagem por grafernando Ter Fev 24, 2015 7:10 am

Pessoal, acho que é lugar comum repetir que o consumo do Sandero Stepway é deveras elevado. Achei que a grande influência era sua altura, mas vi que o Sandero Dynamique (também 1.6 16v) tem o mesmo consumo. Mas há outros fatores que interferem demais no desempenho dele.

O meu Stepway é ano/modelo 2009/2010, comprei ele em 2012, com 3 anos de uso, encantado por seu conforto, segurança, ótimo espaço interno por um preço relativamente baixo. Porém, tomei um susto quando comecei a acompanhar o consumo dele via Computador de Bordo. Na rodovia, andando a 110 km/h, ele faz 12,5 km/l na gasolina e 8,5 km/l no álcool.

Claro que nosso combustível é uma bela porcaria. Como falei, no início atribuí este revés a sua elevada altura, mas também culpei o combustível. Moro no noroeste do estado de São Paulo e em algumas viagens feitas a Belo Horizonte-MG, percebi que ao abastecer com gasolina mineira, o desempenho mudava. Andando nos mesmos 110 km/h o consumo passou para uma média de 14 km/l.

Foi algo que, de certa forma, amenizou a insatisfação com este que é o grande defeito dos Sanderos (pelo menos dos 1.6 - especialmente os 16v). Mas, como moro numa região onde o desempenho do carro é aquele citado no segundo parágrafo, o incômodo continuou.

Depois disso, começaram a qualificar alguns carros com aquele selo do Inmetro de acordo com o consumo e vi que o Fluence 2.0 16v com câmbio manual de seis marchas fazia 14,5 km/l quando abastecido com gasolina. Imaginei que aquela sexta marcha 'imitasse" o propósito dos câmbios CVT, que é manter o giro mais baixo possível para aumentar a economia do carro.

Com isso na cabeça, comecei a fazer testes com meu Sandero Stepway. A 110 km/h, o RPM chega a cerca de 3300. Li em alguns fóruns que o Fluence só chega aos 3000 giros a 130 km/h (em 6ª marcha). Encontrei, assim, o maio vilão do Sandero: rotação elevada (demais) a 110 km/h (em 5ª marcha).

Para comprovar esta teoria, comecei a andar nas rodovias de olho no ponteiro do RPM, procurando deixar a rotação na casa de 2750, o que resultou numa velocidade média de 90 km/h. Agora pasmem: rodando sempre com duas pessoas, ar ligado e ocupando 50% do porta-malas com equipamento, ele faz 17,5 km/l na gasolina e 12 km/l no álcool; e consegui mais quando baixei os giros para 2500 (média de 80 km/h): 18,5 km/l na gasolina e 12,6 no álcool.

Percebi também que, pelo menos o 1.6 16v, nestas velocidades, tem força suficiente para enfrentar a maioria das ladeiras. O que me faz chegar a simples conclusão: o Sandero (stepway, principalmente) precisa de 6 marchas.

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Mensagem por Francisco Neto Sex Abr 17, 2015 1:51 pm

Realmente, mais uma marcha para os 1.6 (e até o 1.0) poderia ser um atrativo.
No início dos anos 2000, a Fiat tinha um Palio e uma Weekend com motor 1.0 e com 6 marchas e um amigo que tinha uma, gostava dela.
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Mensagem por Luan Mauricio Sex Abr 17, 2015 6:17 pm

para motores 1.6 eu concordo, mais para os 1.0 ficariam muito ruim como as weekend que são pesadas e fracas.
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Mensagem por Maico2013 Dom Abr 19, 2015 5:16 pm

Um colega comprou uma Duster 2.0 que veio com 6 marchas.

Ele informou a 120 KM/h na quinta marcha da 3100 rpm na sexta marcha 2800 rpm.

Alguém tem informação se esta caixa de cambio é compatível com o Sandero?

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Mensagem por Luan Mauricio Ter Abr 21, 2015 6:14 pm

Esta pensando em trocar sua caixa de marchas? terá que mexer em muitas coisas para pouca economia.
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Mensagem por Denise Vicentini Qua Set 16, 2015 1:42 pm

Meu Stepway 16v 2012 ,tem diversas médias diferentes: na cidade marcou 8,4 e na estrada 15,6 com Gasolina, depois marcou 6,8 com Etanol na cidade. Percebi que a média altera também bastante conforme o Posto que abasteço e tbm , é claro, se corro mais ou menos.
Como é 2012, levei ontém para uma revisão e o mecânico disse que estava com os bicos bem sujos talvez o motivo de estar gastando mais combustível.
Obs.: Abasteci com Etanol e não rendeu nada.... :-(
Agora só abasteço com Gasolina mesmo pq rende bem mais.
Estou com ele há 4 meses, estou adorando.

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Mensagem por Denise Vicentini Qua Set 16, 2015 1:57 pm

Concordo referente 6a marcha, pq coloco 5a em 100 p/h e parece que está em 3a. Aí olho para ver se está mesmo em 5a e está!
Como o Stepway 16v tem o mesmo motor da Duster acredito que é por isso que gasta mais combustível pq o torna + pesado também
Já fiz um teste na estrada por causa que não saia do 120k/h. aí embalei e chegou a 140k/h , fiquei bastante satisfeita com a 5a.marcha pq não senti que forçou mas na Anchieta coloco 5a. e realmente como é 90p/h parece que judia do carro.

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Mensagem por Denise Vicentini Qua Set 16, 2015 2:01 pm

6a. Marcha no Stepway (alto) com um motor Duster seria interessante mas, por ser um carro tipo OffRoad........

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Sandero Stepway deveria ter 6ª marcha Empty QUERO A 6ª MARCHA

Mensagem por spbarroso Ter Set 22, 2015 8:24 am

Concordo plenamente que a sexta marcha é necessária para o modelo 1.6, eu postei meu consumo http://forum.sanderoclube.com.br/post?p=14150&mode=quote , já nesta semana eu tentei andar com uma média de velocidade um pouco maior, girando em torno dos 120 e 140 km/h e percebi que o carro eleva demais a rotação que fica entre 2500 e 3500 rpm, se tivéssemos uma 6 ª marcha isso cairia e assim reduziríamos muito o consumo do veiculo e velocidades mais altas. Mas isso se tratando do mercado brasileiro se torna quase uma utopia pois, a relação consumidor e fabricante é muito ruim e nem carros mais potentes tem a 6ª marcha. (Meu carro ainda é pouco rodado 1800 km talvez isso influencie)


Fica ai mais uma opnião.
Obrigado

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Mensagem por Johefer Ferraz Ter Set 22, 2015 1:08 pm

Maico2013 escreveu:Um colega comprou uma Duster 2.0  que veio com 6 marchas.

Ele informou a 120 KM/h na quinta marcha da 3100 rpm na sexta marcha 2800 rpm.

Alguém tem informação se esta caixa de cambio é compatível com o Sandero?

Amigo, um motor 2.0 tem potência e principalmente torque para rodar com essa sexta marcha sem ficar frouxo. Já no motor 1.6 você só conseguiria usar essa marcha em situações bem específicas como em retas longas, sem trânsito, ou em viagens. Do contrário seria colocar a sexta e ter de voltar pra quinta pouco tempo depois. Vejo muita gente reclamando da quinta marcha do Sandero e fico até curioso em saber que carro tinham antes. Se tem uma coisa que o Sandero não faz é trabalhar com giro alto em baixas velocidades justamente por ter esse câmbio longo. Meu carro anterior era chevrolet, famosa por fazer câmbios longos e bem escalonados. Eu estranhei o Sandero no início justamente pela quinta dele ser mais longa ainda do que a da chevrolet. Com raríssimas exceções, os carros nacionais, acima de 120km vão trabalhar com giro próximo a 4.000 rpms. O Sandero é um carro bastante solto, ao contrário de alguns modelos de outras montadoras que o motor fica "esgoelando" quando precionamos o pedal do acelerador.
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Mensagem por germanio Ter Dez 01, 2015 8:02 am

Johefer Ferraz escreveu:
Maico2013 escreveu:Um colega comprou uma Duster 2.0  que veio com 6 marchas.

Ele informou a 120 KM/h na quinta marcha da 3100 rpm na sexta marcha 2800 rpm.

Alguém tem informação se esta caixa de cambio é compatível com o Sandero?

Amigo, um motor 2.0 tem potência e principalmente torque para rodar com essa sexta marcha sem ficar frouxo. Já no motor 1.6 você só conseguiria usar essa marcha em situações bem específicas como em retas longas, sem trânsito, ou em viagens. Do contrário seria colocar a sexta e ter de voltar pra quinta pouco tempo depois. Vejo muita gente reclamando da quinta marcha do Sandero e fico até curioso em saber que carro tinham antes. Se tem uma coisa que o Sandero não faz é trabalhar com giro alto em baixas velocidades justamente por ter esse câmbio longo. Meu carro anterior era chevrolet, famosa por fazer câmbios longos e bem escalonados. Eu estranhei o Sandero no início justamente pela quinta dele ser mais longa ainda do que a da chevrolet. Com raríssimas exceções, os carros nacionais, acima de 120km vão trabalhar com giro próximo a 4.000 rpms. O Sandero é um carro bastante solto, ao contrário de alguns modelos de outras montadoras que o motor fica "esgoelando" quando precionamos o pedal do acelerador.

O problema do Sandero 1.6 16v (já tive o 1.6 8v e não tinha tanto problema disso) é que em quinta, aos 100km/h ele já belisca em 3.000rpm, se tu chegar em 110km/h ele chega em quase 3.500rpm e daí pra cima só piora.

Eu rodo 3.000km por mês com meu Stepway e em 80% do tempo rodo em rodovias e, mesmo trocando constantemente de posto, pra fazer 12km/l no asfalto só se andar à 90km/h o tempo todo, mas em rodovia duplicada com limite de 110km/h quem aguenta andar a 90?

Eu acho sim que não poderiam ser dois cambios idênticos para motores com torques e potências diferentes (o 8 e 0 16v). Não seria necessariamente o caso de ter uma 6ª marcha (embora meu Sentra 2.0 e 143cv com 6 marchas fazia frouxo 13km/l na estrada de pé embaixo) mas da quarta pra quinta deveria ser mais alongada mesmo, quase um overdrive.

Agora, quer ver consumo é o Stepway automático... um amigo tem um e bebe mais que eu em formatura...

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Mensagem por Johefer Ferraz Ter Dez 01, 2015 8:46 am

O problema do Sandero 1.6 16v (já tive o 1.6 8v e não tinha tanto problema disso) é que em quinta, aos 100km/h ele já belisca em 3.000rpm, se tu chegar em 110km/h ele chega em quase 3.500rpm e daí pra cima só piora.

Eu rodo 3.000km por mês com meu Stepway e em 80% do tempo rodo em rodovias e, mesmo trocando constantemente de posto, pra fazer 12km/l no asfalto só se andar à 90km/h o tempo todo, mas em rodovia duplicada com limite de 110km/h quem aguenta andar a 90?

Eu acho sim que não poderiam ser dois cambios idênticos para motores com torques e potências diferentes (o 8 e 0 16v). Não seria necessariamente o caso de ter uma 6ª marcha (embora meu Sentra 2.0 e 143cv com 6 marchas fazia frouxo 13km/l na estrada de pé embaixo) mas da quarta pra quinta deveria ser mais alongada mesmo, quase um overdrive.

Agora, quer ver consumo é o Stepway automático... um amigo tem um e bebe mais que eu em formatura...

É fato que o stepway consome mais, principalmente o automático. Mas agora que lí o seu relato fiquei pensando sobre o consumo que relatou. Em que condições de trânsito e de relevo você roda? Tenho ouvido relatos aqui no fórum de outros proprietários de stepway que na estrada conseguem médias melhores que 12km/l. Com relação ao consumo do 16v em relação ao 8V eu discordo em partes. Tive um Corsa GSI 1.6 16V (109 CV) e o consumo na cidade era pouca coisa maior que do corsa 1.6 8V mas na estrada era melhor já que o motor multiválvulas é mais eficiente nessa situação, além de andar MUITO. O seu consumo é com ar ligado o tempo todo? Sem o ar ele teria de dar pelo menos uns 14km/l se for o caso. Pesquisa aqui no fórum e você vai comprovar o que digo.
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Sandero Stepway deveria ter 6ª marcha Empty Re: Sandero Stepway deveria ter 6ª marcha

Mensagem por Luiz Humberto Seg Jan 18, 2016 6:27 pm

Johefer Ferraz escreveu:
O problema do Sandero 1.6 16v (já tive o 1.6 8v e não tinha tanto problema disso) é que em quinta, aos 100km/h ele já belisca em 3.000rpm, se tu chegar em 110km/h ele chega em quase 3.500rpm e daí pra cima só piora.

Eu rodo 3.000km por mês com meu Stepway e em 80% do tempo rodo em rodovias e, mesmo trocando constantemente de posto, pra fazer 12km/l no asfalto só se andar à 90km/h o tempo todo, mas em rodovia duplicada com limite de 110km/h quem aguenta andar a 90?

Eu acho sim que não poderiam ser dois cambios idênticos para motores com torques e potências diferentes (o 8 e 0 16v). Não seria necessariamente o caso de ter uma 6ª marcha (embora meu Sentra 2.0 e 143cv com 6 marchas fazia frouxo 13km/l na estrada de pé embaixo) mas da quarta pra quinta deveria ser mais alongada mesmo, quase um overdrive.

Agora, quer ver consumo é o Stepway automático... um amigo tem um e bebe mais que eu em formatura...

É fato que o stepway consome mais, principalmente o automático. Mas agora que lí o seu relato fiquei pensando sobre o consumo que relatou. Em que condições de trânsito e de relevo você roda? Tenho ouvido relatos aqui no fórum de outros proprietários de stepway que na estrada conseguem médias melhores que 12km/l. Com relação ao consumo do 16v em relação ao 8V eu discordo em partes. Tive um Corsa GSI 1.6 16V (109 CV) e o consumo na cidade era pouca coisa maior que do corsa 1.6 8V mas na estrada era melhor já que o motor multiválvulas é mais eficiente nessa situação, além de andar MUITO. O seu consumo é com ar ligado o tempo todo? Sem o ar ele teria de dar pelo menos uns 14km/l se for o caso. Pesquisa aqui no fórum e você vai comprovar o que digo.
O meu é 1.6 8v andando a 100/110 com o ar desligado não faz mais que 12 a 12,5 na pista na cidade na faixa dos 8,5 só uso gasolina. Acredito que uma sexta marcha não mudaria muito já que colocando a 6ª com toda certeza encurtariam a 4 e 5.

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