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Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

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Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por fsand em Ter Nov 04, 2014 8:13 pm

Boa noite turma,

Tive um carro que no manual mostrava a velocidade ideal para troca de marchas, basicamente o torque máximo era 3000RPM, a velocidade recomendada para a troca acabava atingindo aproximadamente 3500RPM e na troca caia para 2500RPM, ou seja, na média do torque máximo.

Porém a Renault não informa isso, só sei que para o 1.0 16v o torque máximo é 4350RPM, bem alto, não consigo chegar nessa rotação, sinto um certo incomodo, vocês conseguem chegar nessa rotação pra trocar as marchas?

Estou trocando em aproximadamente 3000RPM, e no transito (1ª e 2ª) máximo 2500RPM.

Para ter a melhor economia é obrigatório eu atingir esses 4350RPM?

Quais as dicas nesse caso?

fsand

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por ozp em Sab Nov 15, 2014 5:27 pm

o esquema do econômetro sugere trocar com 2500 em media

mas troque com 6 mil se precisar de potencia

ozp

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por eusoucarlos em Qui Nov 20, 2014 8:23 pm

ultimamente tenho feito essa de 2500 a 3500 rpm e o meu tem feito de 11,4 a 12,1 km/L na cidade. Estou bem satisfeito.

Sei que não é bem o foco do tópico, mas aproveitando que disse em satifação. As únicas coisas que me incomodam um pouco são: primeiro a falta de retomada quando vou quase parando na preferencial e quando vejo que não tem carro quero acelerar, mas o carro parece sofrer pra sair do lugar. Diferente de quando tá totalmente parado.

Outra coisa é quando ligo o ar, a potência some. Recentemente dirigi um uno vivace também 1.0 e mesmo com o ar ligado no máximo ele andava muito bem.

Alguma sugestão para esses dois "problemas"?
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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por Luan Mauricio em Sex Nov 21, 2014 7:53 pm

o primeiro problema pode ser resolvido com uma reduzida de marchas.
a questão do ar é que qualquer carro perde potência com ele ligado e a uno pelo motor ser 8v responderá mais rápido.
minha uno quando ligava o ar era uma carroça e olha que era o motor fire que com o ar desligado embalava bem.

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por Francisco Neto em Ter Dez 02, 2014 11:39 am

Tenho um Sandeirinho 1.0 14/15 e vou contar minha experiencia:
Para economizar procuro usar entre 2500 e 3000 (Consigo 10,3 na Gasolina e 8,3 no Álcool).
Nas subidas é lógico que tenho que esticar um pouco mais.
Para andar mais rápido (ou menos lento, he he), estico entre 4000 e 5000 ou até 6000 se estiver subindo serra. Fui a Tiradentes, partindo do RJ e pisei até o tapete de borracha amassar. Aos 6000 giros o computador corta o motor. Que canseira. Quero um 1.6 na minha próxima compra!!!

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por Robgo2014 em Qua Fev 11, 2015 10:19 am

Cara, o motor 1.0 16v é fraco de arrancada mesmo. Tenho um Expression 08/09. Se ligar o AC, fique na faixa da direita pra não ficarem te enchendo o saco pedindo passagem na estrada rsrsrs
Na subida, a potência some e vc precisa de algumas reduzidas pra não se arrastar e isso eleva o consumo.
Eu não costumo observar o conta giros pra trocas de marchas, mas sim o velocímetro.
Na prática, engreno a 1ª apenas pra dar movimento no carro e já passo a segunda. Aos 20km/h passo a 3ª e aos 40 km/h passo a 4ª.
Jogo a 5ª quando chego a 55km/h e vou nessa.
Sempre dirigi meu Sand assim e o consumo é muuito bom!
Já cheguei a fazer 13 km/l, com ar ligado 50% do trajeto na volta da região dos lagos.

Obs: Só abasteço gasolina comum da ALE.
Curto muito meu carro! É demais !!!

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por Francisco Neto em Sex Fev 13, 2015 7:49 pm

Falaí amigão.
Estive na Região dos Lagos Fluminenses e andando devagar, na ida o Sandero fez 18,5 Km/L . Usando gasolina BEM comum. Só eu e Deus dentro do carro, ar-condicionado desligado (que beleza o vento) e sem bagagens. Na volta, fez 15,5 Km/L (voltei um "tantinho" menos devagar)..
E durante uma semana (no ano passado) levei e busquei minha nora na zona sul do Rio (07:00 da manhã e 20:00, ou seja só engarrafamento) e o Sandero fez 9 Km/L usando álcool e sem ar-condicionado.
Fora isto, ele já fez 6,3 na gasolina aqui na minha cidade com engarrafamento e com ar-condicionado o tempo todo...

Procuro dirigir "soltando" as marchas e quase não acelerando para economizar, mas a conclusão que chego, é que mesmo andando devagar, quando uso o ar-condicionado, o carro se torna um beberão.

Abraços.

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por Luan Mauricio em Seg Fev 16, 2015 7:51 am

o meu sandero andando até 80 km/h com ar ou sem ar faz uma média acima dos 18 por litro fácil.
só observei diferença com o ar ligado quando ando mais rápido, acima dos 100 km/h mais nada absurdo, fica na média de 16 km/h.

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por victorubens em Qua Set 16, 2015 2:25 pm

Luan,
você usa algum tipo de aditivo ou coisa parecida pra aumentar a economia de combustível? A média do seu carro é muito boa.

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por falcao360 em Qui Set 17, 2015 2:46 pm

minha opinião: de 2000 a 2.500 rpm acima disso só pra fazer ultrapassagens, e isso somente quando for necessário.

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por Johefer Ferraz em Sex Set 18, 2015 7:05 am

falcao360 escreveu:minha opinião: de 2000 a 2.500 rpm acima disso só pra fazer ultrapassagens, e isso somente quando for necessário.

Concordo com o falcão360. Vai ser realmente difícil encontrar essa informação mas já que o torque máximo do 1.0 16v vem com o giro um puco acima de 4.000 rpms você terá de "esticar" as marchas pelo menos até 50% desse giro para fazer a troca. Variações no trânsito, no relevo (subida) ou no peso (passageiros e carga) podem exigir mais giro e com isso influenciar na economia. Mesmo no 1.6 isso acontece. Quando estou sozinho no carro e dirigindo no plano coloco quinta marcha a menos de 50km/h e com giro a 1.500 rpm. Com mais pessoas ou em uma subida já não é possível fazer isso.

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por falcao360 em Sex Set 18, 2015 9:25 am

Johefer Ferraz escreveu:
falcao360 escreveu:minha opinião: de 2000 a 2.500 rpm acima disso só pra fazer ultrapassagens, e isso somente quando for necessário.

Concordo com o falcão360. Vai ser realmente difícil encontrar essa informação mas já que o torque máximo do 1.0 16v vem com o giro um puco acima de 4.000 rpms você terá de "esticar" as marchas pelo menos até 50% desse giro para fazer a troca. Variações no trânsito, no relevo (subida) ou no peso (passageiros e carga) podem exigir mais giro e com isso influenciar na economia. Mesmo no 1.6 isso acontece. Quando estou sozinho no carro e dirigindo no plano coloco quinta marcha a menos de 50km/h e com giro a 1.500 rpm. Com mais pessoas ou em uma subida já não é possível fazer isso.

Se tivesse emoticons de palmas eu postava ehehehe

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por Luan Mauricio em Sex Set 18, 2015 10:27 am

victorubens escreveu:Luan,
você usa algum tipo de aditivo ou coisa parecida pra aumentar a economia de combustível? A média do seu carro é muito boa.

Victor utilizo sempre gasolina aditivada no tanque e o segredo em viagens é tentar manter uma velocidade constante.
quando vou viajar eu sempre que possivel tento sair de casa 1 hora antes e vou andando de boa 80km/h as vezes um pouco a mais.
tem uma galera aqui do Sanderoclube-RJ que ja conhece meu modo de andar e me sacaneia pra caramba. kkkk

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por Johefer Ferraz em Sex Set 18, 2015 1:58 pm

Luan Mauricio escreveu:
victorubens escreveu:Luan,
você usa algum tipo de aditivo ou coisa parecida pra aumentar a economia de combustível? A média do seu carro é muito boa.

Victor utilizo sempre gasolina aditivada no tanque e o segredo em viagens é tentar manter uma velocidade constante.
quando vou viajar eu sempre que possivel tento sair de casa 1 hora antes e vou andando de boa 80km/h as vezes um pouco a mais.
tem uma galera aqui do Sanderoclube-RJ que ja conhece meu modo de andar e me sacaneia pra caramba. kkkk

Boas Luan, não esquenta com a gozação da rapaziada! KKkk.... Você esta cuidando do seu Sandero, do seu bolso e diminuindo muito o risco de acidente em uma viagem. Eu já fui "pé quente" (pra não dizer fervendo!) nas estradas mas hoje também adoto um estilo de condução mais prudente e responsável. Abraço! Very Happy

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por InslleyRoberth em Sex Set 18, 2015 6:22 pm

Realmente não tem informação referente à troca de machas, porém já vi no manual a informação para uma melhor vida útil do motor que e sugerida uma condução abaixo do 2500rmp na faixa dos 55KM/h e não passar dos 3000rpm condição ideal, em uma velocidade de 75KM/h já está neste limite de 3000rpm.

Sobre o consumo....

Em uma viagem de São Gonçalo para Macaé mesmo o meu sandero não tendo o sistema econõmetro no mídia navi, a media ficou em 17,...17,5 KM/L     S/ AR, já com o Ar ligado no meu caso na posição 2 o consumo da um salto Significativo.

Retomada de aceleração em velocidades baixas,  mesmo  empurrando a 2º o carro não tem uma retomada rápida, neste quesito as palios e unos fire dão show. Na retomada em velocidades elevadas em possível encache da 3º  já acho que e condizente com o motor 1.0/16V e tem uma resposta razoável. Porém de 0... a 100 o carro não tem uma arrancada rápida.

Cambio; sempre tenho a percepção de que as  machas são mais curtas com isso tenho uma troca bem mais rápida “curtas”  porém com o ar ligado essas trocas parecem encaixar bem mais suave e num tempo  bem mais confortável. Trocando miúdos... fica mais gostoso a sensação das trocas de machas Com ar ligado.
O carro tem uma boa constante de velocidade em  media e longa troca de machas entre a 3º .... 5º.

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por Luan Mauricio em Seg Set 21, 2015 2:29 pm

Johefer Ferraz escreveu:
Luan Mauricio escreveu:
victorubens escreveu:Luan,
você usa algum tipo de aditivo ou coisa parecida pra aumentar a economia de combustível? A média do seu carro é muito boa.

Victor utilizo sempre gasolina aditivada no tanque e o segredo em viagens é tentar manter uma velocidade constante.
quando vou viajar eu sempre que possivel tento sair de casa 1 hora antes e vou andando de boa 80km/h as vezes um pouco a mais.
tem uma galera aqui do Sanderoclube-RJ que ja conhece meu modo de andar e me sacaneia pra caramba. kkkk

Boas Luan, não esquenta com a gozação da rapaziada! KKkk.... Você esta cuidando do seu Sandero, do seu bolso e diminuindo muito o risco de acidente em uma viagem. Eu já fui "pé quente" (pra não dizer fervendo!) nas estradas mas hoje também adoto um estilo de condução mais prudente e responsável. Abraço! Very Happy

eu não esquento com a zuação da galera não, também sou bem sacana e se deixarem passar alguma coisa entro sacaneando também, claro que uma brincadeira com respeito não faz mal.
na empresa alguns me chamam de tartaruga que ando devagar e tal mais não sabem eles que com a economia da manutenção e combustível a tartaruga está muito tranquilo. kkkkkk
tem uno mille na empresa que bebe mais que meu sandero 1.6 8v, mais a galera anda igual a uns loucos.

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por Ivan Mizukawa em Seg Fev 01, 2016 8:35 pm

Pessoal boa noite,

Adquiri agora o meu Sandero, porém estou com duvidas em relação ao seu consumo. O meu esta marcando no computador 7,9 Km/L na cidade, utilizando menos de 30% o ar do carro. O carro esta apenas com 20 mil km.
É normal este consumo? Lembrando que não passo dos 2,5K RPM

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por 288vm em Ter Fev 02, 2016 6:53 am

Ivan Mizukawa escreveu:Pessoal boa noite,

Adquiri agora o meu Sandero, porém estou com duvidas em relação ao seu consumo. O meu esta marcando no computador 7,9 Km/L na cidade, utilizando menos de 30% o ar do carro. O carro esta apenas com 20 mil km.
É normal este consumo? Lembrando que não passo dos 2,5K RPM

Gasolina ou etanol?

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por Ivan Mizukawa em Ter Fev 02, 2016 7:55 am

288vm

No etanol

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por 288vm em Ter Fev 02, 2016 8:03 am

Ivan Mizukawa escreveu:288vm

No etanol

Mesmo usando o ar apenas 30% do tempo, o consumo é isso mesmo...minha media erá de 9/9,5km/l quando peguei o carro sem a/c.Depois de um tempo mudei meu trajeto e minha media subiu para 10/10,5...Hj não vejo mais vantagem usar etanol e passei a usar gasolina comum...minha ultima media foi 15,2km/l na bomba(no computador de bordo estava marcando 15,8km/l) tudo isso com a/c off, pois se ligar o a/c essa media cai para 13 a 14 na gasolina


Última edição por 288vm em Ter Fev 02, 2016 1:28 pm, editado 1 vez(es)

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por Ivan Mizukawa em Ter Fev 02, 2016 1:25 pm

288vm escreveu:quote="Ivan Mizukawa"]288vm

No etanol

Mesmo usando o ar apenas 30% do tempo, o consumo é isso mesmo...minha media erá de 9/9,5km/l quando peguei o carro sem a/c.Depois de um tempo mudei meu trajeto e minha media subiu para 10/10,5...Hj não vejo mais vantagem usar etanol e passei a usar gasolina comum...minha ultima media foi 15,2km/l na bomba(no computador de bordo estava marcando 15,8km/l) tudo isso com a/c off, pois se ligar o a/c essa media cai para 13 a 14 na gasolina[/quote]

Muito Obrigado pelas as informações, hoje manerei no uso do AC e subiu para 8,5. Acredito então que o grande vilão seja o Alcool misturado com o AC ligado.

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por 288vm em Ter Fev 02, 2016 1:40 pm

Ivan Mizukawa escreveu:
288vm escreveu:
Ivan Mizukawa escreveu:288vm

No etanol

Mesmo usando o ar apenas 30% do tempo, o consumo é isso mesmo...minha media erá de 9/9,5km/l quando peguei o carro sem a/c.Depois de um tempo mudei meu trajeto e minha media subiu para 10/10,5...Hj não vejo mais vantagem usar etanol e passei a usar gasolina comum...minha ultima media foi 15,2km/l na bomba(no computador de bordo estava marcando 15,8km/l) tudo isso com a/c off, pois se ligar o a/c essa media cai para 13 a 14 na gasolina

Muito Obrigado pelas as informações, hoje manerei no uso do AC e subiu para 8,5. Acredito então que o grande vilão seja o Alcool misturado com o AC ligado.

Isso mesmo, motor do Sandero 1.0 ou de qualquer outro 1.0 é fraco e pagasse na bomba o conforto de usar o a/c ( no Sandero um pouco mais pois o carro é grande, se não me engano o maior da sua categoria, motor 16V = torque baixo em baixas rotações)
Em casa o Sandero é o carro do dia a dia e dificilmente uso ele quando estou com minha família, então eu nem ligo o a/c.

Forte Abraço e boa sorte com o carro

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

Mensagem por André Athanasio em Qua Fev 03, 2016 2:42 pm

boa tarde, sou novo aqui e mais novo Sanderista !! acabei de ver um video onde o piloto de testes da Renault,em um Sandero, diz que o ideal para a troca de marcha é a 1º nos 3.000 RPM e as demais nos 3.200 RPM. não consegui postar o link, por ser novato eu acho Smile

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Re: Faixa de rotação ideal para troca de marchas 1.0 16v (não tem no manual)

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