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Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

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Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por daan0094 em Sex Mar 03, 2017 8:47 am

Eu concordo 1000% com a frase "O consumo é proporcional ao pé do motorista".
Aos poucos vou fazendo as alterações, pois consigo ter muito controle do pé para economia

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enquadramento do comando de válvulas

Mensagem por ivan faria em Dom Mar 05, 2017 2:50 pm

Boa tarde Johefer. Grato pela resposta, mas preciso ainda ser melhor informado para fazer o enquadramento do comando de válvulas do meu Sandero. Já fiz a troca do filtro por outro esportivo e instalei um difusor de escapamento que já deu uma boa aliviada no sistema cardio-respiratório do meu carro (rsss...). Quando você citou o que as fábricas deixam de fornecer para economizar, está correto. Mas acho que não se aplica a regulagens ou se aplica? substituir o coletor original por um customizado melhora e a fábrica não coloca um coletor melhor para economizar. Mas o enquadramento do comando e reconfiguração da central são regulagens que não envolvem instalação de peças. A não ser que o enquadramento tomaria tanto tempo a mais que a fábrica deixa de fazer, mas não acredito que seja isso. Você tem mais alguma informação a relatar sobre isso?

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Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por Johefer Ferraz em Dom Mar 05, 2017 8:11 pm

Amigo,
O que sei é que o carro chegou ao dinamômetro original de fábrica com pouco mais de 22,000 km e a medição marcou 104cv, ou seja, 2cv a menos que o informado no documento e 15,2 de torque. Após os ajustes os números subiram para 118cv e 17,2kgf. Um abraço!

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Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por ivan faria em Seg Mar 06, 2017 6:14 am

Caro Johefer. Desculpe a insistência mas pelo visto você realmente não tem a resposta para minha primeira pergunta que é SE O ENQUADRAMENTO DO COMANDO TRARIA ALGUMA CONTA INDICAÇÃO OU SE DIMINUIRIA A VIDA ÚTIL DO MOTOR, tendo em vista que o aumento de potência fora dos padrões de fábrica poderia ser considerado como uma espécie de "VENENO SUAVE", aumentando a taxa de compressão do motor e fazendo que trabalhe em regimes de rotação superiores. Mesmo porque, para um motor funcionar bem com álcool, que é o caso dos motores Flex atuais ou dos antigos a gasolina, quando convertidos para o álcool, foi preciso aumentar esta taxa de compressão para funcionar com este combustível, o que antes nos meios esportivos era considerado "envenenar um motor". O que antes era condenado pela própria fábrica passou a ser normal com o advento do pro-álcool. Ou seja, os carros saem de fábrica já com meio veneno. Note que os motores puros a gasolina, principalmente os mais antigos rodavam mais de 200.000 KM sem necessidade de retífica (existem casos de mais de 400.000 KM), o que é impossível para motores a álcool, que pouco passam de 100.000 KM. Por isso que minha dúvida persiste e reitero a questão do porque esta regulagem não vem de fábrica, sendo que o fabricante poderia se beneficiar disso anunciando para venda um carro com o motor bem mais potente que o divulgado de 105 HP. Se alguém deste Forum tiver uma resposta mais conclusiva a respeito eu ficaria muito grato. Ao Johrefer agradeço a paciência que ele está tendo com tanta insistência sobre o assunto.

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Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por Johefer Ferraz em Seg Mar 06, 2017 8:11 am

ivan faria escreveu:Caro Johefer. Desculpe a insistência mas pelo visto você realmente não tem a resposta para minha primeira pergunta que é SE O ENQUADRAMENTO DO COMANDO TRARIA ALGUMA CONTA INDICAÇÃO OU SE DIMINUIRIA A VIDA ÚTIL DO MOTOR, tendo em vista que o aumento de potência fora dos padrões de fábrica poderia ser considerado como uma espécie de "VENENO SUAVE", aumentando a taxa de compressão do motor e fazendo que trabalhe em regimes de rotação superiores. Mesmo porque, para um motor funcionar bem com álcool, que é o caso dos motores Flex atuais ou dos antigos a gasolina, quando convertidos para o álcool, foi preciso aumentar esta taxa de compressão para funcionar com este combustível, o que antes nos meios esportivos era considerado "envenenar um motor". O que antes era condenado pela própria fábrica passou a ser normal com o advento do pro-álcool. Ou seja, os carros saem de fábrica já com meio veneno. Note que os motores puros a gasolina, principalmente os mais antigos rodavam mais de 200.000 KM sem necessidade de retífica (existem casos de mais de 400.000 KM), o que é impossível para motores a álcool, que pouco passam de 100.000 KM.  Por isso que minha dúvida persiste e reitero a questão do porque esta regulagem não vem de fábrica, sendo que o fabricante poderia se beneficiar disso anunciando para venda um carro com o motor bem mais potente que o divulgado de 105 HP. Se alguém deste Forum tiver uma resposta mais conclusiva a respeito eu ficaria muito grato. Ao Johrefer agradeço a paciência que ele está tendo com tanta insistência sobre o assunto.

Amigo, resposta pra isso nós temos mas dar garantia fica difícil. Ninguém vai lhe dar essa garantia mesmo porque pode ocorrer algum problema no carro, por outro motivo, mas você vai ficar tentado a acreditar que a causa foi a mudança no acerto. A preparação, leve ou pesada, assim como a instalação de um turbo ou de um compressor, pode diminuir a vida útil do motor ou não. Isso vai depender do modo de utilização. Mesmo quem não prepara o motor mas bate pega com o carro vai causar um desgaste prematuro e a necessidade de retífica vai chegar bem mais cedo. Todas as montadoras usam o mesmo motor em carros diferentes e com acertos diferentes apresentando aumento de potência e torque pra compensar a diferença de peso de um modelo para o outro. Na própria Renault nós temos o Sandero e o Duster 1.6 com o mesmo motor e acerto diferente. Os novos motores SCE do Sandero e Logan são derivados da Nissan e utilizados no Versa (sedan). A VW sofreu muitas críticas quando lançou o motor 1.0 de 03 cilindros que equipa o UP e pra dar uma resposta fez uma preparação com remapeamento e turbo que elevou a potência dos 105cv pra mais de 300cv. O Golf 1.0 turbo já esta saindo do forno. Um motor 1.0 pra empurrar o GOLF e não destruir a fama do carro tem de estar bem preparado concorda? Quanto isso vai diminuir a vida útil dele? Fica difícil saber e repito, vai depender do dono.
A discussão é boa e o fórum existe pra isso. Abraço!

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Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por ivan faria em Seg Mar 06, 2017 10:07 am

Gostei das explanações. Só ficou uma dúvida: O Duster 1.6 acho que é 16 válvulas é isso? se for realmente o 16 válvulas é mais potente que o 8 válvulas está correto?

ivan faria

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Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

Mensagem por Johefer Ferraz em Seg Mar 06, 2017 1:11 pm

ivan faria escreveu:Gostei das explanações. Só ficou uma dúvida: O Duster 1.6 acho que é 16 válvulas é isso? se for realmente o 16 válvulas é mais potente que o 8 válvulas está correto?

Correto, estava comparando o Stepway com o Duster. Os dois são equipados com o motor 1.6 16V e até a recém lançada OROCH tem essa mecânica. O que nos leva a crer e confirmar a teoria que muitos preparadores defendem de que na verdade quando o motor esta em um carro menor o motor esta sub utilizado, com o desempenho mínimo. Quando instalado em um carro maior a configuração é diferente pra aproveitar mais do seu potencial.

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Re: Comando de Valvulas esportivo sandero 1.6 8v

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